Jobim verbaliza no Estadão o corte das asas de Moro

jobimmoro

Nélson Jobim está longe de ser esquerdista, muito menos santo de meu altar.

Foi ministro da Defesa dos governos Lula e Dilma, mas também foi Ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, que o nomeou para o Supremo Tribunal Federal, do qual foi presidente  e onde ainda tem grande interlocução.

Por isso, a sua entrevista ao Estadão – que, salvo surpresas, será a matéria de política mais importante do domingo de Carnaval –  tem um peso imenso e é um dos mais duros golpes assestados na atuação do MP e do juiz Sérgio Moro.

Ao dizer que há  “espetacularização” e “arbitrariedades” na Operação Lava Jato, Jobim não está falando por si.

E não fala pelo PT ou por Lula, porque se absteve de falar até agora.

Mas está falando pelos políticos, pelo governo e pela cúpula do Judiciário, com um som de tesoura pronta a cortar as asas do juiz Sérgio Moro e da tal “força tarefa”.

Jobim, sem citar nomes, não se furtou a apontar casos concretos dos quais todos sabem quem são os autores.

Inclusive contra o tribunal revisor das decisões de Moro, o Tribunal Regional Federal da 4a. Região, que tem homologado, por princípio, o que é decidido em Curitiba. E vai além de insinuar que Moro quer projeção política com o que faz.

Leia este trecho da entrevista de Jobim:

(…)há também, digamos, uma tendência, um equívoco, em que alguns juízes acham que têm de fazer justiça e não aplicar a lei. Quem diz ‘não, eu não vou aplicar a lei porque o que julgo é ilícito’, de onde vem esse poder? Do concurso público que o transformou em juiz? Essa discussão do projeto das 10 medidas anticorrupção (projeto que está na Câmara a ser enviado para o Senado), que foi oferecido pelo Ministério Público, inclui posições de alguns promotores ridículas. Tinha absurdos completos em termos de atribuição de uma espécie de um poder sacerdotal para efeito investigatório.

A Lava Jato tem ferido os direitos das defesas, por exemplo?

Há exageros. Inclusive nas prisões que são feitas em Curitiba (sede da operação sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro), em que as coisas vão se prolongando e resultam em delações. Outro exemplo, condução coercitiva. Ela só é admissível quando alguém se nega a ir em uma audiência em que foi previamente intimado. Mas não se admite que alguém que não foi convocado para depor seja levado coercitivamente para depor.

A do Lula foi arbitrária?

Sim, não tenha dúvida. Isso é muito bom quando você está de acordo com o fim, mas quando o fim for outro… O dia muda de figura quando acontece contigo. O que nós temos de deixar claro é essa coisa da exposição dos acusados. Vão pegar um sujeito em um apartamento e aparece gente com metralhadora, helicóptero. Tudo isso faz parte daquilo que hoje nós chamaríamos de ação-espetáculo, ou seja, a espetacularização de todas as condutas. O Judiciário não é ambiente para você fazer biografia individual. Biografia se faz em política. 

O sr. acredita em “desmonte” da Lava Jato?

Não, isso faz parte do discurso político. Evidente que quem está sendo perseguido vai querer fazer isso (desmontar), agora se afirmar que está acontecendo, é só discurso. Evidente que você tem de afastar a prática de violências de qualquer natureza. Nós não podemos pensar de que se algo foi malfeito, autoriza que seja mal feito também a forma de persegui-los.

Por exemplo?

A divulgação da gravação da presidente Dilma com Lula depois que havia encerrado o tempo de gravação, autorizado pelo próprio juiz que havia determinado a gravação. Você acha isso legítimo? Qual é a consequência disso? Esse episódio é seríssimo. Houve algum processo para verificar se houve algum abuso? Há um inquérito sobre isso? Que eu sabia, houve várias tentativas por parte dos interessados e que não aconteceu nada. Lembro bem que chegaram até a dizer: ‘Casos excepcionais requerem medidas excepcionais’. 

E conclui dizendo que densidade eleitoral “é uma coisa que não se constrói dentro do tribunal.”

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

35 Respostas

  1. Onda Vermelha disse:

    Tudo bem, mas por que o Jobim demorou tanto tempo para se pronunciar sobre as arbitrariedades cometidas contra o Lula? Muito estranho…o Jobim que, até onde sei, era ao PMDB, deve estar vocalizando mesmo os temores de um certa gente que já está ficando incomodada com a FT-OLJ em seus calcanhares. Mas enquanto perseguia petistas e a mídia dava grande repercussão, viviam rindo do destino dos adversários. Portanto, agora aguentem as consequências advindas do monstro que criaram…Por mim, agora, o Cunha fica preso até uma condenação final como TODOS os demais! Ou então libertem todos que ainda não tenham sido condenados em segunda instância. Inclusive, Dirceu, Vaccarri e Palocci…

    • ANAC disse:

      E o velho timing. Quando o golpe, q interessava a classe dominante q jobim é representante e defensor dos interesses, estava em andamento se omitiu diante do estupro da CF e da Justica pelo próprio judiciário moro com o beneplácito do stf. Agora q avança sobre os corruptos amigos diz o q até um calouro de direito sabe. Delendaglobo.

    • Oblivion disse:

      Exatamente. Uma declaração dessa depois de tanto tempo e tanta coisa não tem como não parecer mais uma tentativa de estancar a sangria. De duas uma, ou o juiz celebridade do pr está junto com eles, esperando que haja um consenso nacional de certas arbitrariedades nas prisões que justifiquem a soltura de pessoas do calibre de cunha (o herói secreto da classe média burra), ou estão puxando o tapete debaixo dos pés dele.

  2. Francisco disse:

    Ou é suruba pra todo mundo ou não tem suruba pra ninguém! Vamos surubar!!!

    PS. O salário do Moro é duas vezes o permitido por Lei. NINGUÉM questionou: nem STF, nem STJ, nem MP, nem PF, nem Jobim, nem ninguém. Quanto a Lula, Dilma e o PT são três abestalhados se cagando de medo que jamais cumpriram com seu DEVER: mandar investigar e prender servidor público que ganha por dois! Moro já está na suruba, é de hoje – ou a Globo nunca viu o contracheque dele?

  3. ANAC disse:

    O golpe ainda não foi consumado. O verdadeiro golpe visa extinguir direitos. Vingança da classe dominante – os filhotes dos senhores de engenho – pelo fim da escravatura quando foram prejudicado financeiramente. Eles não se esquecem e querem vingança mesmo q tardia.

  4. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Moro está comprometido até os ossos com este golpe. A perseguição à Lula é notória. E também a proteção que ele faz ao Temer e sua troupe. Assista ao vídeo:

    https://youtu.be/iHOpYn2RgHo

  5. Messias Franca de Macedo disse:

    JANIO: SOB “RISCO” DE AMPLIAR ALVOS, LAVA JATO ENROLOU PARA PRENDER JORGE LUZ

    Colunista Janio de Freitas criticou neste domingo, 26, a demora dos integrantes da operação Lava Jato para prender o lobista Jorge Luz, apontado como um dos principais operadores do pagamento de propina a políticos do PMDB; “Já o delator dos delatores, Paulo Roberto Costa, apontou-lhes o dedo ainda no início de sua nova e logo bem sucedida carreira”, afirma; “Jorge Luz –um nome fácil de guardar para sempre– está na ativa desde os tempos da ditadura. (…) Jorge Luz não pôde escapar da Lava Jato. Mas a Lava Jato não pôde escapar de Jorge Luz”, afirma

    26 DE FEVEREIRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/282356/Janio-sob-%E2%80%9Crisco%E2%80%9D-de-ampliar-alvos-Lava-Jato-enrolou-para-prender-Jorge-Luz.htm

    • Messias Franca de Macedo disse:

      MELLO FRANCO: DEPOIS DA MULA E DO PREPOSTO, SE APROXIMA HORA DE TEMER

      O colunista Bernardo Mello Franco afirmou neste domingo, 26, que o potencial das revelações feitas pelo empres

      26 DE FEVEREIRO DE 2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/282353/Mello-Franco-depois-da-mula-e-do-preposto-se-aproxima-hora-de-Temer.htm

      • Messias Franca de Macedo disse:

        GASPARI: “COMPETÊNCIA” DE SERRAGLIO NA ÉPOCA DE CUNHA TRAZ RISCO A TEMER

        Colunista Elio Gaspari afirmou neste domingo, 26, que o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), anunciado ministro da Justiça do governo de Michel Temer, traz um risco para a já combalida administração do peemedebista, que chegou ao poder após um golpe parlamentar em 2016; “Se Osmar Serraglio mostrar no Ministério da Justiça a competência que teve no trabalho de blindagem de seu aliado Eduardo Cunha, Michel Temer está frito. Cunha perdeu a presidência da Câmara, o mandato e a liberdade”, diz Gaspari

        26 DE FEVEREIRO DE 2017

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/282358/Gaspari-%E2%80%9Ccompet%C3%AAncia%E2%80%9D-de-Serraglio-na-%C3%A9poca-de-Cunha-traz-risco-a-Temer.htm

        • Messias Franca de Macedo disse:

          SE YUNES FOI “MULA” DE PADILHA, PADILHA FOI “MULA” DE TEMER

          “A narrativa montada pelo Palácio do Planalto e ‘comprada’ pela imprensa que aderiu ao golpe do impeachment que consiste em responsabilizar e criminalizar somente Eliseu Padilha e relativizar a participação de Michel Temer pode ser desmontada por qualquer aprendiz de Sherlock Holmes”, afirma Alex Solnik; “O Jaburu era a residência oficial de Temer, e não de Padilha. A maior autoridade presente no jantar era Temer, e não Padilha, portanto. Temer era o chefe de Padilha, e não o contrário”, lembra Solnik, sobre a reunião com o então presidente da Odebrecht; “Ou seja, depois do jantar, selado o acordo com a principal autoridade presente, Padilha saiu em campo para operacionalizar a entrega e o recebimento da bufunfa. Se Yunes, como confessou, foi ‘mula’ de Padilha, este, por sua vez foi ‘mula’ de Temer. Não há como engolir a versão do Planalto de que Temer atuou dentro da legalidade, mas Padilha, não. Ou ambos atuaram legalmente ou ambos ilegalmente”, diz ele

          25 de Fevereiro de 2017

          (…)

          FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/282277/Se-Yunes-foi-%E2%80%9Cmula%E2%80%9D-de-Padilha-Padilha-foi-%E2%80%9Cmula%E2%80%9D-de-Temer.htm

  6. Pedro Sanches disse:

    Pedro Paulo Salazar Sanches Works at TelexFREE
    Ele e heroi americano pois destruiu NOSSA economia para entrega-la aos americanos, ele e espiao ja delatado no site wikileaks em 2006, e bandido junto com os do lavajato e tambem a rede globo que trabalha para else os americanos. Estes bandido geraram 24 milhoes de desempregados no BRASIL milhoes ESTAO perdendo casas e carros poor conta deste golpe, e acabando com NOSSA SOBERANIA NACIONAL e tirando totalmente as nossas condicoes de MELHORA de Vida de nosso POVO albums anos atraz os americanos disseram que nao iam aceitar outra potencia independente e economicamente sustentavel ao sul deles, e ai esta o que eles haviam prometido, se utilisao de juizes, procuradores, promotores, policia federal, e de um monopolio de midias ONDE comandam 90 por cento da comunicacao para desestabilizarem um pais enganando a opinion publica

  7. Messias Franca de Macedo disse:

    [Nélson] JOHNbin o candidato do Colégio Eleitoral!
    Hã eleitoral!

    … Além de tentar blindar os verdadeiros corruptos do status quo dele, o ‘Nélson JOHNbin’ aproveita para se lançar, definitivamente, o candidato do colégio eleitoral pós golpe vagabundíssimo continuado de 2016…
    No entanto, a trupe do senhor ‘JOHNbin’ falta combinar com os(as) honestos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as):
    aceitar que um Congresso ‘NAZIonal’ pra lá de podre eleja um presidente biônico!
    Ainda mais o senhor, [Nélson] ‘JOHNbin’, tão próximo desta “gente cheirosa”, MT, (S)erra [vulgo ‘Careca’], Mineirinho, ‘Santo’, José SAIney et caterva…

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … A propósito,
      onde estava “a língua agora solta” do Nélson ‘JOHNbin’ quando o protofascista e juizeco de piso de quinta ‘mor(t)o’ atentou contra a Lei de Segurança Nacional ao ‘vazar’ criminosamente conversas telefônicas envolvendo a legítima e absolutamente honrada presidenta Dilma Rousseff durante a Operação “tudo pelo golpe vagabundíssimo”?
      E nos momentos posteriores à também criminoso e midiático sequestro do eterno e ilibado presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

      Com a palavra o Nélson ‘JOHNbin’!

      • Messias Franca de Macedo disse:

        … Ah, e o mesmo jurista “Legalista” – agora tão preocupado com relação à Legalidade (sic) – já se manifestou publicamente acerca do ‘Domínio do Fato’ que mantém o preso político José Dirceu em ‘prisão preventiva perpétua’?

        • Messias Franca de Macedo disse:

          … “Nove fora um”, o certo é que estas raposas velhacas peludas do conluio PMDB-PSDB-DEM nunca passarão sequer pelo passeio da cadeia!…

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … Já ia esquecendo de outro amigão do Nélson ‘JOHNbin’, o DEMoTucano ‘FHC Brasif Príncipe da Privataria’!…

  8. Messias Franca de Macedo disse:

    [O DEMoTucano ‘mor(t)o’ nas cordas!]

    Além de Padilha e Temer, denúncia de Yunes compromete Moro, por Jeferson Miola

    DOM, 26/02/2017 – 08:20

    por Jeferson Miola

    O depoimento que José Yunes prestou ao MP assumindo-se como simples “mula” para transportar os R$ 4 milhões da propina da Odebrecht destinada a Eliseu Padilha, é demolidor para o governo golpista.
    A denúncia do amigo de mais de meio século do Michel Temer põe luz sobre acontecimentos relevantes da história do golpe, e pode indicar que os componentes do plano golpista foram estruturados em pleno curso da eleição presidencial de 2014:
    1. a Odebrecht atendeu o pedido do Temer, dos R$ 10 milhões [os R$ 4 milhões ao Padilha são parte deste montante] operados através de Lucio Funaro, ainda durante o período eleitoral de 2014;
    2. mesmo sendo o candidato a vice-presidente da Dilma, na campanha Temer trabalhava pelo esquema do Eduardo Cunha [que na eleição apoiou Aécio Neves, e não a chapa do seu partido, o PMDB], que tinha como meta eleger uma grande bancada de deputados oposicionistas ao governo Dilma;
    2. a organização criminosa financiou com o esquema de corrupção a campanha de 140 deputados para garantir a eleição de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara;
    (…)
    A denúncia de Yunes reabre o questionamento sobre a decisão no mínimo estranha, para não dizer obscura e suspeita, do juiz Sergio Moro. Em despacho de 28/11/2016, Moro anulou por considerar “impertinentes” as perguntas sobre José Yunes que o presidiário Cunha endereçou a Temer, arrolado como sua testemunha de defesa.
    Moro tem agora a obrigação de prestar esclarecimentos mais convincentes e objetivos que o argumento subjetivo de “impertinência”, alegado no despacho. Caso contrário, ficará a suspeita de ter prevaricado para proteger Temer e encobrir o esquema criminoso que derrubaria o governo golpista. Afinal, sabendo do envolvimento direto de Michel Temer no esquema criminoso, Moro teria agido para ocultar o fato?
    (…)
    A cada dia fica mais claro que o Brasil está dominado pela cleptocacia que assaltou o poder de Estado com o golpe. O melhor que Temer faria ao país seria demitir toda a corja corrupta – a começar pelo Eliseu Padilha – e renunciar, porque perdeu totalmente a confiança política e a credibilidade.
    A permanência ilegítima de Temer na cadeira presidencial é um obstáculo instransponível à recuperação do Brasil, que assim seguirá o caminho acelerado do abismo.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/alem-de-padilha-e-temer-denuncia-de-yunes-compromete-moro-por-jeferson-miola

  9. Messias Franca de Macedo disse:

    O CANDIDATO A PRESIDENTE BIÔNICO NÉLSON ‘JOHNbin’!

    ***

    Jobim circula em campanha para presidente e se encontra com Temer

    15.dez.2016 [Dileto(a) leitor(a), atente para a data da matéria!]

    Em uma das mãos Nelson Jobim afaga Temer, na outra ele articula sua candidatura para 2017
    Nos bastidores do fim do governo de Michel Temer, que pode ser inviabilizado em 2017 por processo que corre na justiça, Nelson Jobim se articula como candidato nas eleições indiretas que podem acontecer no ano que vem. Segundo reportagem, “Em todos os lugares, o ex-ministro sempre se viu cercado por comentários sobre a possibilidade de ocupar mandato tampão até as eleições de 2018”.

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.poder360.com.br/governo/jobim-circula-em-campanha-para-presidente-e-se-encontra-com-michel-temer/

    • Messias Franca de Macedo disse:

      NÉLSON ‘JOHNbin’ O CANDIDATO A PRESIDENTE BIÔNICO DA PLUTOCRACIA GENOCIDA!

      $$$$$$$$$$$$$$$

      Nelson Jobim se torna sócio e membro do conselho do BTG
      Ex-presidente do STF e ex-ministro vira sócio de André Esteves.
      Jobim cuidará da área de relações institucionais e políticas de compliance.

      26/07/2016 13h51

      O BTG Pactual anunciou nesta terça-feira (26) Nelson Azevedo Jobim, ex-ministro da Defesa e da Justiça e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), como sócio do banco e membro do Conselho de Administração.
      Segundo o banco, Jobim será responsável por Relações Institucionais e Políticas de Compliance ( termo em inglês que se refere à respeito às leis e regras).
      “A vinda do ministro Nelson Jobim é mais um importante passo em direção ao aprimoramento da gestão do BTG Pactual. Sua notável trajetória, experiência e conhecimento contribuirão para aperfeiçoar ainda mais a governança do banco”, disse, em comunicado, Persio Arida, Presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual.
      Nelson Jobim foi ministro da Defesa entre 2007 e 2011 e ministro da Justiça de 1995 a 1997. Ele foi ministro do Supremo Tribunal Federal entre 1997 e 2006 e presidente da corte entre 2004 e 2006.
      O maior banco de investimento independente da América Latina, criado por André Esteves (…)
      (…)

      CASO ANDRÉ ESTEVES
      Banqueiro é investigado pela Lava Jato
      a prisão
      bilionário aos 40
      controle do btg
      stf retira restrições
      venda de ativos
      btg e cunha
      O maior banco de investimento independente da América Latina, criado por André Esteves,

      (…)

      FONTE: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/07/nelson-jobim-se-torna-socio-e-membro-do-conselho-do-btg.html

  10. Messias Franca de Macedo disse:

    MAIS MÍSSEIS NO COLO IMUNDO DOS NAZIGOLPISTAS &$ [MEGA]CORRUPTOS!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Z House: Negócio de um dos donos da Globo com o amigão do peito de Michel Temer envolve mansão em paraíso na Bahia

    Da Redação, com Garganta Profunda
    26 de fevereiro de 2017

    (…)
    Qual era o objetivo dos herdeiros de Yunes, da Globo e da Joven Pan ao montar a sociedade?

    Construir um condomínio exclusivo na maravilhosa praia de Maraú, na Bahia.

    Mais adiante, vejam que interessante manobra: em 25 de abril de 2015 a empresa original desfez-se em outras 11, uma para cada sócio.

    A gleba foi dividida. Ainda não sabemos se, ao fazer isso, a turma deixou de pagar as taxas de transferências devidas em cartório em transações imobiliárias.

    O fato é que João Roberto Marinho, um dos herdeiros da Globo, montou sua própria empresa para tratar do assunto: a Z House Administração e Participações, tendo como sócia a esposa Vania Maria Boghossian Marinho e como administradores Simone de Paula Nunes e Roberto Pinheiro da Silva.
    É uma nova versão da Casa de Paraty, esta agora completamente renegada pela família Marinho.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/z-house-negocios-de-um-dos-donos-da-globo-com-o-amigao-do-peito-de-michel-temer-envolvem-mansao-em-paraiso-na-bahia.html

    • Messias Franca de Macedo disse:

      (…)
      A própria Globo, de José Roberto Marinho, já foi pega na boca da botija numa destas operações joão-sem-braço.
      Montou nas ilhas Virgens Britâncias uma empresa de nome Empire. Enviou legalmente capital para a empresa. Lá na frente, desmontou a Empire e usou o dinheiro para comprar os direitos de transmissão da Copa do Mundo.
      Qual foi a vantagem? A Globo não tirou o dinheiro do Brasil especificamente para comprar os direitos do evento, mas para fazer um investimento externo. Com isso evitou a taxação obrigatória na compra dos direitos. A Receita Federal recebeu denúncia de autoridade estrangeira. Investigou e puniu a Globo. A certa altura, o processo simplesmente sumiu e teve de ser refeito integralmente. A Globo foi enrolando, enrolando, mas não conseguiu desfazer a multa e ao fim e ao cabo pagou R$ 1 bi à Receita em impostos, multas e atrasados.
      Valeu a pena? Sim, porque quando a empresa fez o que a Receita definiu como armação, lá atrás, atravessava profunda crise financeira. Quando pagou, nadava em dinheiro.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/z-house-negocios-de-um-dos-donos-da-globo-com-o-amigao-do-peito-de-michel-temer-envolvem-mansao-em-paraiso-na-bahia.html

  11. NeoTupi disse:

    E só o golpe dentro do golpe. Jobim foi um dos principais conspiradores – na surdina – pelo impeachment da Dilma e há indícios de que que é candidatissimo a tomar o lugar do Temer em eleições indiretas pelo Congresso cunhista. A solução Temer do Juca está fazendo água e Jobim teria mais estofo para manter a suruba do Juca entre 4 paredes dos três palácios da praça dos 3 poderes. De quebra Jobim emplacou o General Etchegoyen na GSI com poderes para saber tudo o que passa no Alvorada e no Planalto. Jobim é o cara do golpe dentro do golpe.

    O Estado de São Paulo, n. 44742, 17/04/2016. Política, p. A12

    G-8 DO IMPEACHMENT TEVE REUNIÕES DURANTE 1 ANO

    Heráclito (PSB-PI) oferece jantares a grupo restrito de parlamentares da oposição com direito a palestra do ex-ministro Nelson Jobim sobre impedimento
    Por: Luiz Maklouf Carvalho
    Luiz Maklouf Carvalho

    ENVIADO ESPECIAL / BRASÍLIA

    Durante um ano, entre abril do ano passado e este abril, dito o mais cruel dos meses, o deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) reuniu, em sua casa do Lago Sul, à média de dois jantares por mês, um grupo de parlamentares da oposição, experientes e/ou influentes, para discutir a crise político-econômica e, principalmente, o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

    O convidado mais ilustre, por três ocasiões, foi o ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim. Sua contribuição, tão discreta quanto fundamental, foi aprofundar a compreensão técnico-jurídica das possibilidades do impeachment – e sua formatação política em diversos cenários.

    Outro convidado, na área econômica, por duas vezes, foi o economista Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso. O senador e economista José Serra (PSDB-SP), compareceu com frequência.

    “Agora eu já posso contar”, disse Heráclito Fortes ao Estado no burburinho do café anexo ao plenário da Câmara dos Deputados. Muitas vezes deputado – desde 1982, pela Arena, e depois pelo PMDB, onde, deputado constituinte, ganhou a confiança de Ulysses Guimarães –, uma vez prefeito de Teresina e outra senador, Heráclito não conseguiu se reeleger em 2011. Administrou a paulada – que atribuiu parcialmente ao governo petista – e voltou, em 2014, como o mais improvável socialista que se possa imaginar.

    Não viu muita gente de confiança para jogar conversa fora, como nos velhos tempos. Angustiado com isso, fez um primeiro ‘jantar-laboratório’ na casa do Lago Sul. Era 15 de abril do ano passado. De lá para cá, convidou, quase quinzenalmente, oposicionistas que sabem mamar em onça, como ele próprio, ou que ainda estão aprendendo, mas já dão aula, entre eles Benito Gama (PTB-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Raul Jungmann (PPS-PE), Rodrigo Maia (DEM-RJ), senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pauderney Avelino (DEM-AM), Mendonça Filho (DEM-PE), Júlio Lopes (PP-RJ), Danilo Forte (PSB-CE), Carlos Marun (PMDB-MS), Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB-PE), Tadeu Alencar (PSB-PE). Na estimativa de Heráclito, 80 parlamentares participaram desses encontros.

    Dezoito convidados ouviram o ex-ministro Nelson Jobim, pela primeira vez, no primeiro mês da articulação. “Nós precisávamos ter uma noção técnica de um processo de impeachment. E ele foi perfeito. Mostrou os três lados da moeda”, lembrou o deputado piauiense.

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    A CANOA IMUNDA ESTÁ VIRANDO!
    E haja ratos “‘sartando’ fora” do lamação nazigolpista &$ [mega]corrupto!
    Perdão aos dignos e limpos ratos!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    “É INCESTUOSA A RELAÇÃO DO GOVERNO TEMER COM AS PETROLEIRAS”

    Em entrevista exclusiva ao 247, o empresário Cesar Prata, presidente do Conselho de Óleo e Gás, da Abimaq, denuncia a existência de uma relação incestuosa entre o governo de Michel Temer e as grandes petroleiras internacionais, como Shell, Exxon, Chevron, Total e Stataoil, que estão interessadas no pré-sal; “Praticamente acabaram com a exigência de conteúdo nacional no setor de óleo e gás”; segundo ele, no momento em que o mundo se torna mais protecionista, o Brasil decidiu andar na contramão e escancarar seu mercado; ele afirma que 1 milhão de empregos serão perdidos com o fim do conteúdo nacional e diz que os empresários foram “iludidos e traídos” por Temer; confira a íntegra

    26 DE FEVEREIRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/282363/%E2%80%9C%C3%89-incestuosa-a-rela%C3%A7%C3%A3o-do-governo-Temer-com-as-petroleiras%E2%80%9D.htm

  13. augusto2 disse:

    Messias, finalmente apareceu um, um unico que eu vi, empresario com voz (dada pela entidades patronais que preside) para gritar.
    Gritar que o Governo Suruba está roubando.
    Roubando o que?
    -nosso mercado atual e futuro.
    -nossos empregos
    -Nossa capacidade e oportunidade de criar tecnologia propria!
    -nossa esperança numa expansão de cadeia produtiva local,
    -ate propria capacidade de DECIDIR AS COISAS LOCALMENTE.
    Não é nada não o que estão e estarão levando de nós.
    É só o futuro.

    • Messias Franca de Macedo disse:

      Verdade, prezado e consciente Augusto,
      estes BANDIDOS párias antinacionalistas/entreguistas são também ‘futuricidas’ e infames lesa pátria!…

    • Nelson disse:

      Meu caro Augusto2. Postei o comentário abaixo lá no Viomundo, do Azenha. Creio que ele vem corroborar com o que tu escreveste.

      “Na América Latina, há três países de grande extensão e enorme riqueza que têm grande potencial de desenvolver-se e, com isso, disputar mercado e competir em tecnologia com os mais ricos, Estados Unidos, alguns da Europa Ocidental, Japão, Coreia, etc.

      Brasil, Argentina e México são esses países. Há outros países menores que também têm grande potencial, por também serem muito ricos: Colômbia, Venezuela e a própria Bolívia.

      Desses países, podemos dizer que, no momento, quatro “estão no papo” do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos. Os governos destes são cordeirinhos obedientes ao Sistema citado e vêm seguindo seus ditames.

      O México, se já vinha a reboque dos governos dos EUA há décadas, tornou-se uma mera colônia após a assinatura do Nafta, em 1994. Agora, com a eleição de Macri e o golpe que derrubou Dilma, a Argentina e o Brasil estão sendo levados à mesma condição mexicana.

      Não, não é o socialismo o problema. Nunca foi, afirma Noam Chomsky, Segundo o linguista e filósofo estadunidense, o problema sempre foi o desejo dos povos, de seguirem caminhos independentes e autônomos, de usufruírem de seu direito inalienável à autodeterminação e à soberania sobre seus territórios.

      Se um desses países for deixado livre para percorrer seu caminho, poderá, em um não muito longo espaço de tempo, 25 a 30, 35 anos, chegar a um nível de desenvolvimento tal que estará competindo com os que hoje mandam no planeta no tocante à tecnologia.

      Nada disso é novo, vem de longe. A mecânica é a mesma desde a metade do século 18, início da Primeiro Revolução Industrial, quando a grande potência da época, a Inglaterra, se utilizava de todos os meios e artifícios para impedir o desenvolvimento de outros países.

      A Inglaterra tinha que ser a manufatura do mundo. No Brasil, por exemplo, não podia ser construída uma fundição sequer e nem mesmo fábrica de sabão. É dentro desta lógica que o desenvolvimento da Índia e do Egito, países que tinham enorme potencial, foi sufocado.

      Não, o socialismo nunca foi o problema. O problema sempre foi a possibilidade de esses países virem a desenvolver o seu capitalismo e a prescindir da tecnologia do Império.

      E este problema persiste hoje. A meu ver, é o principal motivo para o golpe. Golpe que só se concretizou, porque teve “a mão” do Império a prestar o apoio decisivo aos vende-pátria costumeiros.”

  14. Luciano Prado disse:

    Óbvias conclusões, porém, tardias e no conforto da quase unanimidade.
    Jobim faz comentários e críticas sobre terra arrasada.
    Assim é mole. Por que não denunciou no momentos dos abusos?
    Há algo de muito conveniente nisso.
    Como também é imperdoável que jornalistas poupem as tardias e convenientes falas de Jobim porque no momento elas interessam.
    Uma coisa não impede a outra.

  15. Reinaldo Lopes disse:

    Esta entrevista foi apenas mais um parafuso ajustado na máquina golpista. Não afirmo que Jobim é ou não um golpista como outros, mas acho que foi usado pelo Estadão para ajustar o discurso. Agora que nomes de peixes graúdos começarão subir à superfície, será necessário trocar o instrumento de pesca. O PIG, o judiciário e os “especialistas das Leis”, a partir de agora, serão ferrenhos guardiões dos direitos dos cidadãos.

  16. Messias Franca de Macedo disse:

    O DEMoTucano/PMDBosta de ultradireita gilMAU “atirou na honrada e impávida e legítima presidenta Dilma Vana Rousseff, e acertou na máfia nazigolpista da infame tríade ‘TEMer-CUnha do Mineirinho’!
    “Transformaram o país num sindicato de ladrões”, diz Gilmar Mendes
    https://www.youtube.com/watch?v=ZELd9Hc7CLU

  17. Alex disse:

    Hum hipócrita! O peso dá opinião de Jobim surtiria um baita efeito quando o juiz moro começou a botar as mangas de fora.. quando mandou a PF ir buscar Lula a força. Onde estava Jobim que não chamou a mídia pra uma coletiva e soltou o verbo… Pq um cara desse fala com a mídia nativa a hora que ele quiser. Que colunista top não ouviria Jobim naquela hora? Agora que o país tá fudido..A instituições arrebentadas, o Alexandre, no STF.. aí vem Jobim soltando a língua? Ele é que vai pastar… O que interessa ele dizer agora que o juiz enfiou a constituição no fiofó?
    ..
    .

  18. assim falou Golbery disse:

    todo mundo sabe como acabar com tudo isso, apenas de fazem de besta. Basta mostrar uma safadeza que leve Lula pegar uns 20 anos de cadeia.

  19. ESPERANÇA SEMPRE, MOTIVADOS POR: ESTES (NJ) E OUTROS COMO E IGUAL A ESSE ACIMA O DR. SENHOR JOBIM, JORNALISTAS DE VERDADE COMO, E A EXEMPLO PHA, UM OUTRO O MINEIRO DE VERDADE NACIF, OS DESTE BLOGs E SIMILARES CARNAVALESTICAMENTE OS BLOCOS BAIANO (DO CARNAVAL VAIA ACM NETO – FORA TEMER-TEMA DO CARNAVAL 2017). TEMA CARNAVAL 2017:FORA TEMER. O MAIS LEGAL DEPOIS DE CANTAR CAETANO VELOSO APLAUDIDÍSSIMO CONCORDOU O FORA TEMER NA BAHIA E OUTROS QUE NÃO AIDA ATRAVÉS DESTE MEIO E DO VIOMUNDO, TIJOLAÇO, BRASIL 247, DCM OUTROS….
    E DIZEM DADO A VIOLÊNCIA NAS RUAS DO BRASIL, TEMOS DE FICAR PRESOS. E AGORA O PODER NAS MAOS DE UMA QUADRILHA DE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *