João Bosco: Esperança equilibrista é da democracia, não de quem a trai

equilibrista

A nota do compositor João Bosco, cuja inesquecível música “O Bêbado e a Equilibrista” , imortalizada por Elis Regina logo após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, no Doi-Codi paulista, sobre o uso de seu verso – “a esperança equilibrista” para batizar a investida policial sobre professores da Universidade Federal de Minas Gerais, seu estado:

Recebi com indignação a notícia de que a Polícia Federal conduziu coercitivamente o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Jaime Ramirez, entre outros professores dessa universidade. A ação faz parte da investigação da construção do Memorial da Anistia. Como vem se tornando regra no Brasil, além da coerção desnecessária (ao que consta, não houve pedido prévio, cuja desobediência justificasse a medida), consta ainda que os acusados e seus advogados foram impedidos de ter acesso ao próprio processo, e alguns deles nem sequer sabiam se eram levados como testemunha ou suspeitos. O conjunto dessas medidas fere os princípios elementares do devido processo legal. É uma violência à cidadania.

Isso seria motivo suficiente para minha indignação. Mas a operação da PF me toca de modo mais direto, pois foi batizada de “Esperança equilibrista”, em alusão à canção que Aldir Blanc e eu fizemos em honra a todos os que lutaram contra a ditadura brasileira. Essa canção foi e permanece sendo, na memória coletiva do país, um hino à liberdade e à luta pela retomada do processo democrático. Não autorizo, politicamente, o uso dessa canção por quem trai seu desejo fundamental.

Resta ainda um ponto. Há indícios que me levam a ver nessas medidas violentas um ato de ataque à universidade pública. Isso, num momento em que a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, estado onde moro, definha por conta de crimes cometidos por gestores públicos, e o ensino superior gratuito sofre ataques de grandes instituições (alinhadas a uma visão mais plutocrata do que democrática). Fica aqui portanto também a minha defesa veemente da universidade pública, espaço fundamental para a promoção de igualdades na sociedade brasileira. É essa a esperança equilibrista que tem que continuar.

Comentários no Facebook

18 Respostas

  1. JoãoP disse:

    Grande João Bosco! junto com Aldir, Chico, Gil, Caetano, Jobim,,,dá orgulho de ser brasileiro. Pena que as nossas instituições, com exceções, são insstumentos da Casa Grande, muitas vezes do capital internacional.

  2. Marat disse:

    Graaaaande João Bosco… Eu já gostava demais dele. Agora amo. Entrou de vez no meu Panteão!!!
    Sempre que me recordo que do lado de cá estão gente como João Bosco e Chico Buarque e, do lado de lá Roger e Lobão, minha percepção de que a verdade, a doçura, a poesia e a humanidade estão do nosso lado.
    Fora PF-SS, Fora $TF, Fora psdb, Fora pmdb… essa canalha ainda será julgada e incriminada pela sua enorme sordidez!!!

  3. Marat disse:

    Tudo o que vem desse verme imundo, o tal de Temer, é sujo, é podre! Ele é uma espécie de Midas ao contrário… Mas que sina esse triste país… Tinha potencial para ser nação, porém, caminha a passos rápidos para ser colônia estadunidense… Cade meu povo? Cade a rebelião??? Eu faço minha parte como posso: Brigo com os fascistas, falo mais alto que eles, humilho-os apenas com argumentação lógica… E vocês? Estão enfrentando essa matilha imunda???

  4. Marat disse:

    João Bosco deveria processar esses canalhas. Toda essa instituição podre… Vermes imundos ainda vão sofrer… vamos cobrar com juros! Amanhã vai ser outro dia!!!

  5. Marat disse:

    Essa corja imunda da Polícia Fascista jamais entenderia a profundidade da letra de “O bêbado e a equilibrista”. Preferem contar o vil metal…

  6. Marat disse:

    Trogloditas querendo usar de ironia só podia dar nisso mesmo… Lamentáveis… São tão imbecis, tão caricatos que nem o mais inspirado Woody Allen faria melhor…

  7. José Ademar disse:

    Estamos aí na espera pela renúncia de Romário Tiririca,que achava seria hoje,o cabra macho que na CPI do Futebol brasileiro se borrou todinho nas calças quando viu a máfia que ia ter que lidar e hoje é amiguinho da Globo.Um covarde que fala grosso com torcedor do Fluminense,companheiro de profissão(claro que tudo isso quando tá com os seguranças dele),mas no fundo é mais um medíocre da marca de Kajuru e afins.

    E que o CNJ da covarda Carmen Lúcia,se não estou enganado ex professora da UFMG!,aprecia logo o crime do grampo de Sérgio e ponha ele em cana por 2 anos.

    Estamos esperando também coercitivas nas Igreja de Malafaia,Unireal,Assembléia de tudo Menos de Deus,MasterCar Feliciano e dele:Waldomiro Santiago.

    Será que é pedir demais?

  8. Carlão disse:

    Valeu mesmo João.

    Obrigado por um alento desses no meio dessa escuridão toda. Dá um pouco mais de ânimo pra encarar essa tempestade brutal.

  9. Oraclio disse:

    Todo dependerá da unión de los movimientos sociales y también de los partidos de izquierdas con una sólo voz antes que sea tarde demás.

  10. Oraclio disse:

    Todo dependerá de la unión de los movimientos sociales y también de los partidos de izquierdas con una sólo voz antes que sea tarde demás.

  11. Messias Franca de Macedo disse:

    PF = Polícia Fascista

    Greve Geral nas Universidades, já!

    publicado 07/12/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/pf-policia-fascista

  12. Francisco disse:

    O que teve de professor universitário beneficiado pelas políticas públicas trabalhistas, que ficaram indiferentes ou eufóricos com o golpe, não tá no gibi.
    Pequeno burguês me dá ânsia de vômito…

  13. Maurilio disse:

    Ou o povo brasileiro deixa de pastar bovinamente ou terá uma bela surpresa em breve! Já passou da hora de reagir. Mas como, se até as Centrais Sindicais marcam e desmarcam greves – e há 500 milhões de reais em jogo!!!

  14. joao disse:

    Muito boa sua atitude, Joao Bosco, isto demonstra que voce esta sempre onde nao deve sair, na esperança equilibrista de nosso tao amado Brasil.Cada dia mais admirado por este ouvinte de suas belissimas composiçoes e pelo ato de repudiar seu uso.

  15. Messias Franca de Macedo disse:

    BOMBA? NÃO! MÍSSIL!
    Serviço de Inteligência europeu revela: discurso de Gilmar Mendes com estratégia para fraudar 2018!
    Por eméritos e intimoratos jornalistas Wellington Calasans e Romulus Mais – direto da Suíça e da Suécia. Blogue O Cafezinho
    https://www.youtube.com/watch?v=iX819B-JuII

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *