Itamar e Temer: a diferença que faz um político ter caráter

onca

Se alguém quer saber do caráter de um político, veja como ele se comporta diante da perspectiva de poder.

A segunda metade do século 20 tem vários exemplos.

Na primeira interrupção de mandato presidencial, Café Filho negou lealdade a Getúlio e saiu da História para entrar no esquecimento, tendo de renunciar, sob alegadas razões de saúde, já em meio às articulações de um golpe para impedir a posse de Juscelino Kubitschek.

Na segunda, com a renúncia de Jânio Quadros, não só Jango não teve qualquer participação como seu cunhado, Leonel Brizola, ofereceu o apoio para a resistência, se Jânio estivesse sendo vítima de algum golpe.

Pedro Aleixo, que assumiria a vaga pela doença e, a seguir, a morte de Costa e Silva teve seu mandato de vice extinto pelos detentores reais do poder.

Já na democracia, tivemos o episódio Collor. Itamar Franco já tinha rompido politicamente com o Presidente, mas não fez nenhuma articulação. Recolheu-se ao silêncio, não conspirou, não se exibiu, não se serviu da situação, mesmo já estando na cota de desafetos pessoais do presidente em desespero.

Em 2009, o site Terra rememorou a atitude de Itamar:

Durante esse período, Itamar Franco acompanhou de longe o desenrolar da crise. Mesmo com seus principais assessores da Vice-Presidência, como Henrique Hargreaves, a quem sempre se dirigiu como “irmão”, Itamar desconversava sempre que o assunto vinha à tona. “Durante todo o processo ele (Itamar Franco) não conversava com ninguém. Mesmo quando a crise aprofundou-se, eu disse a ele que deveria estar preparado porque poderia ter que assumir a Presidência da República. Itamar foi taxativo: ‘Não, isso não é assim e o governo vai saber sair disso'”, relatou Hargreaves.

Em 2 de outubro daquele ano, ao assumir provisoriamente a Presidência da República em decorrência do pedido de afastamento do então presidente Collor, Itamar permaneceu no gabinete da Vice-Presidência. A partir da tramitação do processo de impeachment no Senado, já autorizado pela Câmara, ele “se fechou” ainda mais com seus assessores.

Mesmo assim, Itamar Franco manteve um pequeno núcleo, incluindo Hargreaves, com quem discutia a crise. Não eram raros os momentos em que a sua assessoria de imprensa ligava para alguns poucos jornalistas que cobriam a Presidência da República para “tomar um cafezinho com o presidente”. Essa era a senha para conversas em off com esses repórteres e mesmo quando indagado sobre a sua efetivação no cargo a partir da cassação de Collor, o presidente em exercício apenas olhava vagamente para um ponto qualquer.

Julgue você mesmo o comportamento de Michel Temer, diante do procedimento de um homem de caráter.

Lembro a frase de Leonel Brizola, que talvez muitos conheçam: “a política ama a traição, mas logo passa a abominar o traidor.”

Comentários no Facebook

42 Respostas

  1. alvaro disse:

    Esse onça é um nanico político, vai acabar antes de começar.

  2. CaRLos disse:

    Fernando, fora de pauta. PHA tem uma matéria que fala sobre como é editado o “jornal nazional”. Confesso que isso foi além da conta, aliás, além de tudo e merece ser repudiado por todo o país.

  3. Antonio disse:

    Você confia em um velhote que compra uma mocinha?
    Pois é………esperar o que de um sujeito como esse que até na cara se diz “amigo da onça”.

    • Pafúncio Brasileiro disse:

      Antonio, não foi só a mocinha, foi também a família inteira dela. O pessoal de Paulínia sabe da história.

  4. reed disse:

    Perfeito!

    Alguém pode alegar que desconhece as atitudes do Sr. Michel Temer? Alguém pode corroborar com tamanha cafajestice?

    Penso que, para as duas perguntas, a resposta seja um sonoro NÃO.

    Contudo, mesmo diante de LOMBROSA imoralidade, mesmo diante de montanhas de crimes, fartamente documentados ao longo da história, cometidos pela direita – que pretende retornar ao governo via GOLPE – parcela cínica da nossa classe média se identifica com o estupro da nação.

    O que dizer?

    • iSKRA disse:

      Que dizer ?……Recomeçar amigo.
      Voltar as portas das fábricas, voltar as escolas , as universidades. voltar ao campo……voltar a politizar e jamais, veja bem , JAMAIS, voltar a defender o pacto com as elites.
      Esse é o erro, precisamos voltar a panfletar, papel mesmo , além da net , claro. Pois ainda há muita gente que não possui internet, aliás pra nossa sorte, pois o que se vê é um monte de memes idiotas transformando tudo em piada, até acidente aéreo.
      O Miguel está bolando a Brigada Herzog contra o GOLPE, esta deve continuar, mesmo vencendo o GOLPE. Precisamos aumentar a rede de ações e partir inevitavelmente para o corpo a corpo.
      Nunca haverá poesia enquanto de pé a burguesia existir.

      • Antonio disse:

        Perdoe-me, mas discordo de você!
        Vindo o impeachment, e ao que parece virá, o Brasil estará definitivamente de cócoras perante o mundo.
        A banca internacional se acertou antes da eleição que deveria ter sido vencida pelo Aécio ou pela Marina.
        O primeiro alcoólatra e viciado a segunda uma serviçal.
        Perderam!
        A eles se juntaram os rentistas brasileiros, moleques do tipo Kim Kataguri financiados por instituições americanas, políticos sem voto, canalhas por natureza querem ocupar o poder através de um golpe, juiz e promotores messiânicos serviço não se sabe de quem, vão conseguir.]
        Uma vez consumado, a data poderá ser comemorada como a da proclamação da República Federativa Bananeira do Brasil cujo regime será a Canalhocracia.
        Caminharemos céleres para sermos um novo México e nosso povo poderá fazer como tem feito o povo de Honduras.
        Poesias declamadas em saraus, audições de música e algumas reuniões para discutir o que poderíamos ter sido e o que seremos.
        FHC vendeu nosso subsolo, mas Deus nos deu mais uma chance.
        Descobrimos o pré sal que poderia ser a nossa redenção como pais permitindo que seguíssemos o caminho de sermos uma nação que por ignorância de uma classe média transformada em manada, estamos em vias de perder.

  5. Nito disse:

    Pôrra! Não é melhor o PMDB fora do Governo? Assim acaba de vez essa história de governo de coalizão. Governo de coalizão é o caralho. Quem ganhou a eleição foi o PT, quem tem que governar, então, é o PT, ponto. A presidenta Dilma deve vir a público e dizer alto e em bom som o que tem que fazer e o que não a deixaram fazer e quem não deixou. Se o Congresso não aprovar as medidas que ela preconiza, então diga-se à sociedade quem é quem no Congresso. Se baterem panelas, deixa bater. Uma hora vão ter que parar, nem que seja quando as panelas estiverem amassadas. Ela tem que falar incessantemente. Chega desse toma lá, dá cá. Quem ganhou foi o PT. quem tem que governar é o PT. Esquerda, volver!

    • Bruno disse:

      Você tem noção de que sem coalizão não há PT, certo?

      • Nito disse:

        O PMDB é o partido do “dando é que se recebe”. Esteve no governo desde sempre, com Sarney, com FHC, com Lula e agora com a Dilma. É o maior chupim do governo sem o ônus de governar. Já passou da hora de acabar com isso. Se eles querem governar que se apresentem com suas propostas e vamos ver se ganham as eleições. Eles querem é co-governar sem o desgaste de quem é governo. Já vão tarde, bando de sanguessugas.

    • iSKRA disse:

      Acho até ridículo a ênfase nessa debandada do PMDB, afinal o canalha do CUNHA não é dessa farsa chamada PMDB ? Não é esse crápula que toca o impeachment.
      A mídia vai fazer o maior fuá e os midiotas vão bater palmas pra gente da laia de Gedel Vieira Lima, Lúcio Vieira Lima, Eduardo Cunha, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Temer e o diabo a quatro, mas esses caras já estavam fora do Governo desde sempre, são abutres, só se reúnem em volta de carniça.
      Vamos fazer um governo NOSSO, de esquerda de verdade, rompendo o pacto com a direita e os almofadinhas de sempre.

    • iSKRA disse:

      A mídia é toda holofotes pra saída do PMDB do governo, mas afinal Eduardo Cunha é que desgraça senão PMDB ? O merda do Moreira Franco é o que se não PMDB ?
      O BOSTA do Simon é o que ? O CANALHA do Sartori é o que mesmo, senão PMDB ?
      Ahhhhh quer saber, manda oPMDB procurar uma R*….

  6. Jorge disse:

    O José Alencar, vice do Lula também foi correto em 2005. Temer é traidor da democracia, não só de Dilma.

  7. reed disse:

    Acabo de ler post no DCM, análise feita pelo Paulo Nogueira de uma passagem do livro “Devaneios Sobre a Atualidade do Capital”, cujo um dos autores é o filósofo Clovis Barros Filho.

    A passagem do livro descreve o diálogo travado entre William Bonner e Gilmar Mendes, ocorrido durante visita do autor a redação do JN. Segue:

    WB: ‘Vai decidir alguma coisa de importante hoje? Mando ou não mando o repórter?’.
    GM: ‘Depende. Se você mandar o repórter, eu decido alguma coisa importante.’

    Me lembro também de Lalo Leal Filho ter participado dessa visita e ter discorrido também sobre o evento.

    Acontecimentos como esse deveriam ser chocantes, repugnantes, deveriam implicar na demissão do apresentador do JN e no impeachment do meretríssimo.

    Mas pasmem, a classe média assina em baixo e depois manda a empregada empunhar cartaz na Paulista.

  8. C.Paoliello disse:

    Este Temer é um dos políticos mais mau-caráter que já passaram pela vida pública. Um energúmeno desses que é capaz de trair acintosamente sua companheira de chapa seria leal a qualquer novo aliado? Ninguém, mas ninguém mesmo, pode confiar nesse picareta.

    • Mark disse:

      Imagine o seguinte cenário: em caso de impeachment de Dilma, Temer assume. Em seguida, entra novo pedido de impeachment, de Temer no caso, que está afundado até o pescoço na Lava jato, além de ter co-responsabilidade nas tais pedaladas de Dilma. Aí assume, Eduardo Cunha, o Puro… Novo pedido de impeachment. Aí assume Gilmar Mendes. Palmas! Palmas! É o PSDB no poder!

      E a ópera bufa da “democracia” brasileira será alvo de gargalhadas pelo mundo afora.

  9. Lenita disse:

    Temer eh o cara da cartinha de crianca ofendida por nao poder brincar com a Dilma e o vice do Obama. Esse cara alem de decorativo eh traira e golpista. Renan, Cunha, Temer, Aecio, Serra, Gilmar, Alckmin, FHC, etc. Meu Deus, que momento sinistro ter esses caras na politica brasileira. Isso eh inferno astral pra ninguem botar defeito. Haja luz para combater tantos vampiros das trevas de uma so vez. NAO VAI TER GOLPE ! VAI TER LUTA ! NAO PASSARAO ! O Brasil nao pode ficar nas maos desses seres indecentes, ninguem merece destino assim tenebroso. MEGA ATO dia 31 pela democracia e pelo Brasil de Luz e de Esperanca !!

  10. iSKRA disse:

    PMDB prepara sua noite do Longos Punhais !

  11. Manu disse:

    Comparar Itamar com Temer é foda, Só uma passagem do Itamar que foi boicotado por FHC quando governou Minas, simplesmente decretou moratória da dívida e recuperou a parte da Cemig que foi vendida no governo anterior

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    Uma das poucas melhores notícias dos últimos tenebrosos anos sob o aríete dos nazifasciterroristas &$ golpistas &$ [mega]corrutos da [eterna] oPÓsição ao Brasil!

    ALVÍSSARAS

    ***

    Temer avisa Lula que PMDB aprovará saída do governo nesta terça

    28/03/2016 17h41

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1754822-temer-avisa-lula-que-pmdb-aprovara-saida-do-governo-na-terca.shtml

    $$$$$$$$$$$$$$

    Se piquem mesmos seus cafajestes do PMDBosta!
    Pra nunca mais alianças, seus energúmenos vulgares!

  13. Messias Franca de Macedo disse:

    … O Mimimichel TEMERoso TRAIDOR-MOR da nação &$ um dos capitães taradinhos do golpe bem que poderia dirigir mais atenção – e energias [risos] para a jovem esposa – em vez disto dedica tempo integral para disputar a hegemonia da bacia das almas dos caranguejos da [eterna] oPÓsição ao Brasil!
    Ô desperdício (sic)!
    “Cala-te boca!”

    • Messias Franca de Macedo disse:

      ajuste desprezível:

      … O Mimimichel TEMERoso TRAIDOR-MOR da nação &$ um dos capitães taradinhos do golpe bem que poderia dirigir mais atenção – e energias [risos] – para a jovem esposa!
      Em vez disto dedica tempo integral para disputar a hegemonia da bacia das almas dos caranguejos da [eterna] oPÓsição ao Brasil!
      Ô desperdício (sic) siô!

      “Cala-te boca!”

      • Messias Franca de Macedo disse:

        QUE DIA O TRAIDOR-MOR TEMERoso NÃO ESTARÁ MAIS NA FOLHA DE PAGAMENTO DA UNIÃO?

        … Golpe na lixeira da história, até quando o imoral sacripanta TEMERoso continuará na folha de pagamento dos servidores públicos federais, ‘bolsa alcova’ e as demais porras da indecência &$ tudo mais?!

        Com a palavra a Controladoria Geral da União!
        A conferir!

  14. Marco Antonio dos Santos disse:

    A estatura deste vice é mensurável mesmo pelo mais baixo canalha, este cara, não passará! Lembro um verso do Chico, meio verso pra esse cara basta: “..e mesmo nas galeras és nocivo, és um estorvo, és um tumor…”

  15. Alex Herren disse:

    De certa forma, é até bom deixar estes ignorantes golpistas postar seus complexos, seus recalques e frustrações aqui, pois como alguém já disse: “DEIXEM ELES SE JUNTAREM AOS BONS PARA DAR CONTRASTE”.

  16. Hcc disse:

    Esse pessoal é louco. Como preservar um governo temer/cunha depois do PT? Ambos saindo como golpistas e como ladrões que são depois de um governo sério e derrotado por bandidagem de setores desmoralizados. A base de apoio deles é a bandidagem geral como poer exemplo a da oab com saudades de 64.
    Vão ser expulsos pelo povo do planalto.
    O GOLPE é um caos. Os GOLPISTAS serão desmoralizados e destruidos.
    Apolítica adora a traição mas despreza e tem horror dos traidores e GOLPISTAS.

  17. Antonio disse:

    Realmente não tem comparação.
    Agora, a condecoração que Moro recebeu do exército pegou péssimo. As forças, certamente como 2 + 2=4, estão divididas. Como tudo nesse país nesse momento. O problema é saber pra que lado está pendendo a balança. E a cúpula do exército não se manifestou!!!

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    Mais lama atiçada pelos caranguejos golpistas!
    Perdão aos dignos – e limpos – caranguejos!

    EU NUNCA TIVE DÚVIDA:
    o Rodrigo Janot é uma crápula!
    Entenda mais um testemunho do infame cafajeste ignóbil!
    Canalha abjeto!
    Glutão suarento!
    Nojento!
    Asqueroso!
    Tchan!

    ***

    Janot defende nomeação de Lula, mas que investigação continue com Moro

    28/03/2018

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA]: http://www.valor.com.br/politica/4501168/janot-defende-nomeacao-de-lula-mas-que-investigacao-continue-com-moro

  19. Alex Herren disse:

    Se o pmdb vai deixar mesmo o governo, isso significa que o temer vai renunciar? Para o bem do Brasil,ele deveria desembarcar mesmo do governo e se juntar aos canalhas, C A N A L H A S, iguais a ele na oposição, que se existir justiça no Brasil, estarão na cadeia.

  20. Oblivion disse:

    Pessoal, concordo que é um golpe de estado e que o PMDB, que já foi símbolo de luta pela democracia, já se tornou um símbolo do golpismo. No município onde moro, eles podem ter como candidato o Rei da Inglaterra que jamais voltarei a votar no 15. Eu considero que esse golpismo não é simplesmente para tomar o poder, mas para os principais corruptos NÃO SEREM PRESOS. Claro que para isso precisam que uma mídia corrupta e parasita do Estado e membros corruptos do poder judiciário – o tal golpe midiático-jurídico. Muita chantagem e negociatas devem estar rolando. Eu, vocês, nossos vizinhos e o mundo já sabemos que um bando de picaretas, liderados por uma figurinha desprezível, estão liderando uma campanha para realizar o impeachment da Presidente da República sem que ela tenha cometido qualquer crime de responsabilidade. Isso, como todos já sabem também, vai ficar gravado na história.

  21. Messias Franca de Macedo disse:

    Um pouco acerca da ficha corrida do ‘HenRIQUINHO’!
    E certa corda de caranguejos golpistas &$, óbvio. [mega]corruprtos!
    Perdão aos dignos – e limpos – caranguejos!

    $$$$$$$$$$$$$$$$

    Os negócios suspeitos de Henrique Alves & CIA

    Presidente da Câmara e mais quatro parlamentares são questionados pelo Tribunal de Contas da União por participarem de empresas contratadas pelo governo. Esses negócios teriam propiciado a eles polpudos rendimentos

    01.Mar.13 – 21:00

    Por jornalista Izabelle Torres

    (…)
    CERCO
    TCU incluiu Maluf e Eunício Oliveira no relatório depois de cruzar dados da Receita
    (…)
    Henrique Alves entrou no relatório por sua ligação com a Newtec, uma produtora de eventos que realizou pelo menos dois contratos – obtidos sem licitação – com a Petrobras. Conforme documentos da Junta Comercial, anexados pelo TCU, a Newtec foi fundada pelo próprio Henrique Alves em 1994, quando ele cumpria o sexto mandato consecutivo na Câmara. Em 2005, quando se encontrava no oitavo mandato, o parlamentar passou 50% do capital a um sobrinho, Aluizio Alves, mantendo a participação restante. Embora tenha descoberto um número bem maior de congressistas vinculados a empresas privadas, o TCU decidiu concentrar sua atenção naqueles que tinham 50% ou mais de participação acionária. Foi por esse motivo que Henrique Alves acabou investigado e citado no relatório.
    (…)

    FONTE, pasme: http://www.istoe.com.br/reportagens/279734_OS+NEGOCIOS+SUSPEITOS+DE+HENRIQUE+ALVES+CIA

    • Messias Franca de Macedo disse:

      Certa corda de caranguejos golpistas &$, óbvio, [mega]corruptos!
      Perdão aos dignos – e limpos – caranguejos!

      http://www.istoe.com.br/reportagens/279734_OS+NEGOCIOS+SUSPEITOS+DE+HENRIQUE+ALVES+CIA

      • Messias Franca de Macedo disse:

        Um pouco acerca da ficha corrida do ‘HenRIQUINHO’!
        E certa corda de caranguejos golpistas &$, óbvio. [mega]corruprtos!
        Perdão aos dignos – e limpos – caranguejos!

        $$$$$$$$$$$$$$$$

        Os negócios suspeitos de Henrique Alves & CIA

        Presidente da Câmara e mais quatro parlamentares são questionados pelo Tribunal de Contas da União por participarem de empresas contratadas pelo governo. Esses negócios teriam propiciado a eles polpudos rendimentos

        01.Mar.13 – 21:00

        Por jornalista Izabelle Torres

        (…)
        CERCO
        TCU incluiu Maluf e Eunício Oliveira no relatório depois de cruzar dados da Receita
        (…)
        Henrique Alves entrou no relatório por sua ligação com a Newtec, uma produtora de eventos que realizou pelo menos dois contratos – obtidos sem licitação – com a Petrobras. Conforme documentos da Junta Comercial, anexados pelo TCU, a Newtec foi fundada pelo próprio Henrique Alves em 1994, quando ele cumpria o sexto mandato consecutivo na Câmara. Em 2005, quando se encontrava no oitavo mandato, o parlamentar passou 50% do capital a um sobrinho, Aluizio Alves, mantendo a participação restante. Embora tenha descoberto um número bem maior de congressistas vinculados a empresas privadas, o TCU decidiu concentrar sua atenção naqueles que tinham 50% ou mais de participação acionária. Foi por esse motivo que Henrique Alves acabou investigado e citado no relatório.
        (…)

        FONTE, pasme: http://www.istoe.com.br/reportagens/279734_OS+NEGOCIOS+SUSPEITOS+DE+HENRIQUE+ALVES+CIA

  22. Messias Franca de Macedo disse:

    O VERDADEIRO JUDAS

    Vive em você
    E vendeu seus ideais
    Por trinta moedas
    – Um pouco menos
    Ou muito mais.
    Por jornaalista e escritor Antonio Mello

    em
    http://blogdomello.blogspot.com.br/2016/03/o-verdadeiro-judas.html

  23. Flavio Guimaraes disse:

    Não percamos de vista o fato de que os culpados definitivos de tudo ter chegado ao ponto que chegou são apenas duas pessoas: Zé Eduardo Cardozo, que pra mim se vendeu ao esquema do golpe em nome de nomeação para o STF, e Dilma, que estranhamente com todas se indispôs para mantê-lo no cargo até não ter mais como reverter o quadro.

  24. Eliana disse:

    Esse Temer é um TRAIDOR…
    Se o PMDB vai deixar o governo, ele tem que renunciar.

    Tenha dignidade Temer, renuncie.

  25. Dilma Coelho disse:

    Não estou entendendo, por que as pessoas estão tão pessimistas. Só repetem termos negativos. Por favor, se não podem pensar e dizer coisas positivas, melhor seria, ficarem calados.
    A Dilma foi eleita por 54.000.000 de votos, não roubou, teve todo um congresso contra ela, porque a maioria não sabe votar ou as urnas foram fraudadas, enfrentou dificuldades que afetam o mundo inteiro, foi traída por confiar em canalhas, tem uma personalidade teimosa, manteve esse inútil do cardoso. Ela é a melhor pessoa para governar o Brasil neste momento. É inaceitável imaginar esses canalhas que estão no congresso tomarem o Brasil de assalto, uma quadrilha, uma máfia. Dilma vencerá. Acreditem nisso. Que bom que o PMDB saiu. Não prestavam para nada, com exceções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *