A imprensa sem povo de um povo sem imprensa

eppur

Não há nada de errado em ter-se uma imprensa partidária, com lado.

Só passa a haver quando essa imprensa quer proclamar-se “neutra”, “isenta” e, por isso, com autoridade insuspeita para opinar, como se fossem sábios de Marte, aqui recém chegados.

O impressionante ato popular de ontem, na Paraíba, é um exemplo acabado de jornais que não existem para mostrar, mas para esconder.

A Folha ainda registra com uma foto onde aparece gente, mas não a multidão impressionante que você vê no post anterior deste blog. E um “titulozinho chamada”, sem texto, como faz também o Estadão.

O Globo, nem isso.

Não podem servir para – seu papel mais importante hoje – de cartazes nas bancas de jornal.

Bem diferente do que faziam com as tais “famílias inteiras aproveitam o domingo de sol para lotar a avenida Paulista”.

Classe média é gente, o resto, não.

O povo só é “protagonista” quando se move em favor de seus interesses e suas carências só importam quando isso ajuda a questionar as insuficiências  de governos que não lhe agradam.

Nos chamam de blogs “sujos”, enquanto engolem verbas imensas governo após governo, enquanto nós vivemos. como se diz em Alagoas, “a pão e laranja”, sobrevivendo a custa de assinantes generosos, que não ganham nada a mais por assinar, e cliques nos anúncios do Google, que pelo menos não pergunte qual é nossa ideologia e pague muito menos que anunciantes convencionais.

Isso, em si, não teria importância se não fosse por um “detalhe”: uma imprensa sem povo é também um povo sem imprensa.

Salvo exceções, quase sobreviventes, os jornais que poderiam nos fazer ver melhor a cidade, o país, o mundo, se tornaram antolhos.

Temos de olhar apenas o que dizem para olharmos, mesmo que seja irrelevante ou, ainda pior, estúpido, como se faz hoje com a idolatria ao policialismo.

A multidão reunida em Monteiro, na Paraíba não existe. É verdade que quase nunca existiu, que aquela gente é invisível  às elites que fazem nossa “opinião que se publica”.

Aliás, eles n~´ao poderiam sequer se juntar, se fizeram isso é porque alguém lhes deu um pão com mortadela, não é?

Mas como no “eppur si muove” de Galileu na Inquisição, eles existem.

Existem e se movem, com a energia surda das placas tectônicas.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

18 Respostas

  1. renato arthur disse:

    No Brasil nós não temos imprensa e nem justiça. A democracia que tivemos, nos foi roubada por esses dois atores que sobrevivem do patrimonialismo.

  2. S Rod disse:

    Para nos que moramos no exterior nao e’ diferente, pois o PIG e’ internacional. O PIG fomenta o Reuters que funciona como uma repetidora das ilacoes e a desinformacao vinda do PIG para a midia internacional. E’ por isso que vendo de fora ha mais de 23 anos, assisto as noticias chegando aqui, iguaizinhas as fomentadas pela Globo. Cobertura total dos ricos batendo panelas, e nenhuma cobertura do ultimo dia 15 na Paulista. Os blogs tem que investir no exterior, fazer parcerias com brasileiros que moram em varios paises. English e’ a lingua do planeta, infelizmente. Ate o Mandarim chegar. Precisamos mudar isso. As mentiras do PIG chegam como verdades mesmo em Paises civilizados como aonde moro. Pois os jornalistas nao estao preocupados em saber a verdade de outros Paises. A minha maior decepcao e’ a BBC, que e’ estatal e nao passa de repetidora do PIG quando o assunto e’ o Brasil. The Guardian e’ o menos ruim, mas tambem as vezes aceitam as noticias de nosso PIG sem o filtro da verdade.

    • José Ricardo Romero disse:

      Os blogs brasileiros como este que você acessa “pega” em qualquer lugar do mundo em tempo real via internete. Não é justificativa dizer que está no exterior e por isso desinformado. Isto não existe mais há muito tempo. Se os jornais britânicos só dão notícias do pig é porque eles são iguais. Os britânicos só amam os próprios umbigos e os seus patrões, pois são um dos estados dos EUA. Morrem de inveja do Brasil que tem (tinha antes do golpe) uma economia tão grande quanto a deles e produz comida e energia, coisa que os ingleses precisam importar para viver. A má fé da imprensa mundial se torna cada vez mais evidente quando se sabe que cada vez mais os repórteres, jornalistas, não tiram mais a bunda da cadeira para noticiar o que quer que seja. Obtêm tudo via internete como as redes sociais, que todo mundo sabe que mentem o tempo todo. Assim, se quiserem ter notícias do Brasil pelos nossos blogs é só querer.

    • Tomás disse:

      Está circulando uma lista com apenas 14 empresas de comunicação global que controlam ideologicamente toda a informação que circula no chamado “mundo ocidental”. Dela fazem parte a brasileira (?) Rede Globo e a mexicana Televisa.

  3. Pereira disse:

    Os marinho esconderam o tempo todo a campanha das DIRETAS!

    É uma tragédia que só terá fim quando os marinho deixarem de existir economicamente.

    Ou o Brasil acaba com os marinho ou os marinhos acabem com o Brasil.

    Os marinho são um câncer em metástase destruindo o Brasil!

  4. Lenita disse:

    Impressionante FB ! O PIG vai assim confirmando dia a dia sua total podridão, não sobra nada além do Faceburro que tb esta moldando uma comunidade ignara, violenta e completamente sem noção. A guerra mediatica tem que ser enfrentada. Os blogs sujos precisam se unir pois são a unica força do contraditorio, da luta contra a pos-verdade que domina o planeta.

    • leonardo disse:

      e endeusada por muita gente aqui no brasil. esse facebook brasil? É UM DOS PILARES DESTE GOLPE QUE ESTÁ DESTRUINDO O BRASIL! enquanto nos países ricos é utilizado para outros meios, aqui é só para FUTILIDADES. é esse mesmo povo que quer Dória ou Bolsonaro! nosso destino é a falência.

      • Lenita disse:

        Vero ! O Faceburro é o mal do século com certeza. E num pais composto da classe mérdia mais viralata do planeta so’ podia dar nisso mesmo. Espero que outras midias alternativas acordem para esse pesadelo.

  5. Tomás disse:

    Nunca dantes neste país a Mírian Leitão havia gaguejado tanto, para tentar passar a impressão de que a Polícia Federal não teve culpa da super-asneirice que cometeu, no Bom Dia global de hoje. E para coroar sua trêmula intervenção, Mírian ainda falou que mais importante que exportar carne era o mercado interno do país. Um tiro certeiro no castigado pé da economo-jornalista. A Globo em saia tão justa pela estultice de seus queridos policiais, promotores e juízes, é coisa impagável.

  6. renato arthur disse:

    O que alenta é que os jornais brasileiros tiveram uma redução de tiragem impressa, em média, no ano passado, em torno de 20%. Infelizmente se reflete na demissão de centenas de pessoas que trabalham nas redações. O número de jornais e revistas que estão fechando devido a internet só aumenta. A publicidade está se direcionando para o Google, facebook, twiter, a Globo está em guerra com esses concorrentes, pois vê a suas verbas diminuírem dia a dia. Sobrevivem por meio de verbas generosas, e negócios escusos de governos golpistas, aos quais ajudam a implantar ( com auxilio dos coxinhas, sem cérebro).

  7. Luciano Prado disse:

    Mostrar povo, multidão numa manifestação de apoio a Lula e Dilma e em celebração a uma das obras mais importantes dos últimos tempos iria contra tudo que a valha imprensa tem feito até então, ou seja, destruir politicamente Lula e o PT. Portanto, a partidarização da grande imprensa no Brasil age criminosamente em favor de seus interesses e de seu grupo político ao mesmo tempo que trabalha para aniquilar interesses legítimos de parte importante da população. E esse não é o papel da imprensa.

    • !marivaldo disse:

      Por mais que tentem,nao conseguem esconder a verdade; a internet mostra pro Brasil e pro mundo, o povo sabe o que quer:Lulala em 2018.

  8. carlos costa disse:

    a imprensa escrita pode sim ser partidarizada ja que sao empresas privadas; ja radios e televisoes nao podem ser partidarizadas por serem concessoes publicas.

  9. Hcc disse:

    A globo é o cancerdeste país. Isto resume tudo.

  10. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Qual o fenômeno que existe sobre os coxinhas? O país sendo destroçado em todas as frentes e a única coisa de que eles falam é a prisão do Lula. E, mesmo assim, todo mes essa prisão é “prorrogada” para o mes seguinte. O que acontece com eles? Será que é ódio pela esquerda ou fizeram uma lavagem cerebral irreversível neles? Eu me recuso a aceitar que possa existir gente tão burra. Qual o segredo dessa estupidez toda? Volta Freud, você está fazendo uma falta danada aqui.

    • Lenita disse:

      hahahaha … Realmente é dificil entender, descobrimos um Brasil que jamais poderiamos ter imaginado se não fosse essa crise. Alias, devemos aproveitar para não nos enganarmos mais com esse ranço e essa gosma que pulula de todos os lados, mesmo nas entrelinhas de muitos que se dizem progressistas. Babam de odio ao outro e abandonam qualquer possibilidade do contraditorio. Realmente a cultura oligarca autoritaria e arrogante desvenda os coroneis engolidos pela pos-modernidade que afetou o cerebro deles. Deu branco, deu pane mesmo, por isso não conseguem mais raciocinar. Acho que nem Freud poderia explicar.

  11. Ale Nogueira disse:

    Avestruzes enfiam a cabeça num buraco quando se recusam a ver. Azar delas, porque ficam com o rabo de fora, e aí é que são pegas de surpresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *