Governo de Minas embarga mina da Samarco

MARIANA2

Do Estadão, disparado a melhor cobertura do desastre:

“A Samarco não pode mais extrair ou processar minério de ferro na mina de Germano, em Mariana. Segundo o subsecretário de Estado de Regularização Ambiental, Geraldo Abreu, o governo embargou a licença de operação da unidade. Na quinta-feira, 5, as barragens de Fundão e Santarém, que pertenciam à mina e recebiam rejeitos de minério de ferro, romperam-se e inundaram de lama o distrito de Bento Rodrigues. Até o início desta segunda-feira, 9, foram confirmadas duas mortes e 25 desaparecidos. 

Ainda segundo o subsecretário, a Samarco só voltará a operar na região depois de cumprir exigências de segurança feitas pelo Estado.”

Até que enfim a “teoria do terremoto” desabou e vamos, agora, ter uma apuração objetiva do que estava se passando por lá.

Não era possível que, depois de quatro dias do desastre ainda não se fale em informações objetivas sobre o estado de segurança das operações. Sabe-se, talvez por descuido, que a primeira barragem (Santarém) a desabar estava cheia, no máximo autorizado de acumulação e que a do Fundão, a que continha a lama e água misturadas, tinha pelo menos 95% de sua capacidade esgotada.

Há outras barragens, mais duas, de rejeitos, também com sua capacidade no limite. O embargo temporário da mina e do processamento era uma imposição dos fatos.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

14 Respostas

  1. Daniel disse:

    Se fosse a Petrobrás ou outra em que o Brasil tivesse maioria de capital e gestão…o PIG PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA estaria trucidadando PT…e a corajosa DILMA…agora essa empresa é subsidiada da Vale…a qual o fhc besta fera privatizou e sumiu com o dinheiro PODRE…dos precatórios…esse era o desgoverno do PSDBOSTA que agora querem dá o GOLPE Paraguaio

    • Vargas disse:

      Perfeito, Daniel! Isto mesmo.

      Fosse a Petrobrás, seria uma tragédia novelesca. Uma equipe daquela rede de … (organizações o quê mesmo ? ) já estaria de helipóptero (desculpas, não resisti, hehe) sobrevoando os escombros 24×7. Teria até o “Minuto da Tragédia”, com vinheta e tudo. A tragédia em zoom!

      Mas como é a Vale, aquela empresa doada pelo governo FHC, a mídia não fala nada. Foram “tremores de terra”. A culpa é … da natureza.

  2. Maria disse:

    Eu só quero saber quantas cidades há a jusante de depósitos de lama e de água…..no Brasil.

  3. Carlos disse:

    Tem que privatizar tudo! Os midiotas não veem a hora em que tudo esteja funcionando tão bem quanto a vivo, a claro, a tim, os planos de saúde, a vale, etc.

    • Luiz Gomes Moreira disse:

      CARLINHOS FORA DE PRUMO!!
      Olhe teus herois do PSDBESTAS! Olhe o grande cabo eleitoral do AECIO!! Cem anos de condenação, por matar funcionarios (fiscais). Bom prefeito!!!
      Esta tropa de assassinos deviam ter seus bens todos dedicados a uma reforma agraria, e eles enviados para um campo de trabalhos forçados, sem nenhum direito de reclamar. Seus bens todos confiscados. Olhe sobre o julgamento em BH, seu besta, desculpe, seu PSDBESTA .

  4. Ramiro Conceição disse:

    É fora do assunto, do post,
    mas não dá pra passar em branco… Soube, hoje, que a Joice Hasselmann, devido a 65 plágios associados a vários veículos de comunicação, foi demitida da OIA… Estou com peninha dela… Talvez, agora, a paladina da ética e da moral possa engrossar o acampamento dos desocupados, nos gramados de Brasília, junto ao Kim Katatitica que, de acordo com o pit bull católico, da JP, é um dos 30 jovens mais importantes do mundo….

    • Vargas disse:

      ” é um dos 30 jovens mais importantes do mundo”

      ihhh… quando vem com estes “títulos” é por que está com vento na camisa vindo do estrangeiro… Na verdade, um boneco nas mãos de quem ?

  5. Heitor disse:

    É questão de tempo para a mídia colocar a culpa no governo estadual de MG, que é do PT.
    Será a maneira ideal de proteger a Vale, financiadora do PSDB.

    • Re disse:

      Viu a matéria no Viomundo, associando Samarco, Lista de Furnas, Aécio? Historinha cavernosa, como várias, aliás. Por isso talvez o Estadão não vá além das questões técnicas do evento, a ver.

  6. Emilson Piau disse:

    As barragens arrebentam, inundam e matam. Depois, a empresa reconstrói, repactua, paga um salário mínimo a cada família e… enche novamente até o limite e… mais 25 ou 26 vidas serão interrompidas pela ganância do capital… uma antiga musica diz: O ouro afunda no mar/ Madeira fica por cima/ Ostra nasce do lodo/
    Gerando pérolas finas. As mortes e as memórias dos trabalhadores e dos residentes precisa ser honrada. a Punição da SAMARCO precisa ser exemplar. Aliás, os sócios deveriam partir à frente e propor uma mitigação do dano social e ambiental e uma reparação social dignas do instituto ETHOS, ao qual é filiada.
    No século XXI as empresas globais precisam ser admiradas por sua responsabilidade e proatividade par serem admiradas pelo seu lucro.

  7. baader disse:

    não houve e não há governo de Minas e sim governo para as minas. crime inimputável é o desfecho já desenhado.

  8. helio disse:

    Seguro para prejuízo da Samarco é bem maior que R$ 1 bilhão.Estranho…

  9. Danilo Stinghen disse:

    O pig gosta de terremotos, por isso quer convencer as pessoas da periculosidade de um tremor de nível 2 na escala Richter, pra desmontar o programa de energia nuclear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *