O que fazer agora?

ato

Uma das coisas boas em escrever um blog é que a gente sai do figurino frio do “jornalismo de jornal” onde, quase sempre que você encontrar uma matéria muito carregada de adjetivos, acredite, ela é contra você.

Então, sirvo-me desta licença para dizer que imagino que o leitor deste blog – salvo os trolls espíritos-de-porco que, como não têm ideias a defender, dedicam seu tempo a criticas as alheias – está, tal como eu, entre perplexo e angustiado com os acontecimentos de hoje.

Má hora para longos raciocínios, busca de erros, de razões profundas por termos chegado a este ponto: as ruas cheias por uma multidão que, de rica e remediada e branca que é, não tem nem mesmo os motivos da brutalidade e da deseducação formal para ser assim, odiosa e linchadora.

Hora, apenas, para um cair em si e ver o que devemos a este país, aos que ensaiaram sua modernização soberana, recusando a condição de colônia, aos que nos trouxeram de volta à democracia, às liberdades, ao direito de sermos o que somos e dizermos o que pensamos.

Tempo de medir, apenas, o que podem ser as ruas cheias do Brasil moreno, mestiço, sofrido, se ele perceber que pode voltar a confiar nos que, mal e mal, procuraram falar em seu nome e defender seus interesses.

Eu não vou às ruas defender o que o PT é ou o que foi, mas o que representou para o povo brasileiro, que seja mal e mal.

Porque é isso o que fica na História, como ficaram de Getúlio as conquistas sociais que são um nada, perto do ideal, mas são um infinito para os que eram escravos antes dele.

Vou defender um Lula e, até um PT -embora neste eu creia menos – que necessariamente serão mais incisivos, mais firmes, menos todos e concessivos do que foram.

Porque a fúria do conservadorismo que contra eles se voltou não pode ser pelos defeitos, porque defeitos – e muito mais graves-  vivemos por séculos e isso nunca foi motivo de uma campanha de extermínio como a que assistimos neste momento.

Não, nestes dias não vou procurar falar com quem ache o PT perfeito e a Lula um anjo.

Vou procurar falar com os que reclamam, recheiam-se de senões, falam de decepções e frustrações.

E perguntar-lhes: é por isso que você vai deixar haver um golpe, vai deixar que o país caia no fascismo, que nossas liberdades sejam aniquiladas e que o povo brasileiro seja despojado daquele pouco que, mal e mal, os governos petistas lhe proporcionaram?

Menos os homens fazem a história do que são feitos por ela.

A resposta á perplexidade só pode ser uma: decisão, na hora em que a liberdade e os direitos do povo brasileiro pedem por ela.

Não sei se Dilma o compreenderá. Sobre Lula, tenho boa dose de certeza.

E se de todos posso ter dúvidas, como você pode as ter, de nós mesmos não podemos tê-las, sem que isso represente uma deserção do que pensamos e sentimos.

É essa a pergunta que todos os dias farei e a resposta que a todos darei.

Não temos a máquina de manipulação da Justiça e da mídia, mas ainda temos a nós mesmos para falar, mostrar e ousar.

A direita encheu as ruas por conta de um longo processo de omissões daqueles que, agora, avança para destruir.

Se não quisermos fazer o mesmo, tudo o que não podemos fazer é cometer o mesmo erro da omissão.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

73 Respostas

  1. Messias Franca de Macedo disse:

    MAIS UM MÍSSIL NO COLO IMUNDO DOS GOLPISTAS FASCISTAS

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Claúdio Pracownik, da foto da babá, foi vice-presidente da Brasif, empresa que bancou amante de FHC

    13 de March de 2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/03/13/claudio-pracownik-da-foto-da-baba-foi-vice-presidente-da-brasif/

  2. Messias Franca de Macedo disse:

    Da Série ‘Na concentração das grandes manifestações dos dia 18 e 20 próximos’!

    ***

    … Sen-sa-ci-o-nal! Sensacional!

    O texto fez as águas acredito cristalinas da praia Santa Rita lavarem a jato (sic) a minha alma!…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$

    NOSSO REPÓRTER PARTICIPOU DA FAROFADA NA PRAIA DA PARATY HOUSE.
    Por Renan Antunes

    13/03/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nosso-reporter-participou-da-farofada-na-praia-da-paraty-house-por-renan-antunes/

    • Messias Franca de Macedo disse:

      (…)
      Qualquer pessoa que tivesse erguido honestamente aquele triplex se orgulharia de exibi-lo aos amigos, mas os Marinhos já negaram a propriedade tantas vezes que não podem mais nem confessar, mesmo contra todas as evidências.
      Só na farofada apareceram mais três delas, que podem ser usadas caso um dia o MPF queira mesmo saber quem é o dono: o testemunho do marinheiro Henrique, que fez vários fretes para Paula[Marinho], e os nomes de duas crianças, Diogo e Gisele, pintados na casinha da árvore, na praia – é só descobrir quem são seus pais.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nosso-reporter-participou-da-farofada-na-praia-da-paraty-house-por-renan-antunes/

  3. Fernanda Silva Ferreira disse:

    E isso ai! Como fazer para que as pessoas nao fiquem cegas e ignorantes, e sejam mais criticas?

  4. nilo walter disse:

    Aqui no meu Estado estarei presente dia 18 e continuarei falando o que penso- defender a democracia .

    Mesmo com meus 72 anos . Chega de ditadura.

  5. Assis disse:

    Podia ser dia 19 ou 20, em resumo no final de semana, para a gente que trabalha e mora na periferia ou subúrbio, fica difícil participar durante a semana. Triste ver que a esquerda se esqueceu do povo da periferia. Como disse o Boff deveríamos aprender com a direita que manifestação e no final de semana para
    Colocar mais pessoas.

  6. Tomás disse:

    Considero maravilhosa a situação depois de hoje. Considero que as manifestações são apenas a manifestação de uma parte setorializada do povo, a tal classe média. Considero que esta mesma classe deu provas de que não está satisfeita com as lideranças que querem lhes impor. Considero que houve a mais não poder, ajuda institucional para que elas se realizassem. Considero uma derrota terrível do golpismo, porque ele se identificou com apenas uma parte da população brasileira que nem é majoritária. Para mim, foi uma derrota cabal do movimento golpista. O povão, que votou na Dilma, não compareceu. Não está convencido de que votou errado. A Globo não tem mais nenhum cartucho para usar. Estou feliz. O povo brasileiro vai sustentar o governo pelo qual que ele votou. Moro é um herói das elites. E as massas de classe média, mostraram que não estão mais tão coesas no apoio a seus líderes políticos golpistas. Se o PMDB quiser entender errado o que houve, como o que houve sendo um apelo legítimo de todo o povo brasileiro, vai se acabar como partido político. Não sabe entender o andamento das horas. Estou feliz.

    • Alexandre Tambelli disse:

      Tomás. Seu comentário foi ótimo. A Política é dinâmica. A não-política esteve nas ruas ontem e mostrou que viver de não fazer Política dá nisto. O PSDB saiu vaiado da manifestação que ele mesmo patrocinou. Chegamos a um ponto de inflexão, ou se volta para a Política ou se acaba. O PT está no caminho certo. A Política de PMDB, PSDB e outros partidos até ontem estava refém dos meios de comunicação em troca de manter suas reputações, agora, isto se perdeu. As ruas em 13 de março já não olham para ninguém. E os que ficaram em casa propensos a votar em um partido que não seja o PT? Quem os guiará é outra agremiação política dentro da Política. PSDB e PMDB perderam. Creio, que voltarão ao seu lugar de esperar nova Eleição em 2018. Fabricaram a turma dos anti-políticos e dançaram. As ruas se tornaram a-políticas. Também, fiquei mais aliviado hoje, abraço, Alexandre!

      • Gerson disse:

        Não sei não, para mim o PMDB-PSDB vão colocar a cabeça de Dilma na guilhotina o mais rápido possível, apostando que eles se safam se a mídia diminuir a cobertura e esfriar a Lava-Jato, aliás como sempre fizeram.

        • Lenita disse:

          Gerson, até acho que ja esta tudo planejado e vão mesmo tentar, mas concordo com as analises feitas ai em cima… Pois, como farão isso sem o povo ? Como pensam poder passar por cima da Dilma assim ? Ela e o Lula vão mesmo deixar isso acontecer ? O que a esquerda (Requião, Jandira e outros) estão preparando para enfrentar essa investida que se anuncia bem proxima ? Não acredito que o governo não esteja se preparando. Enfim, sinto sim que a oposição mostra cada vez mais seu lado sordido e a-politico; agem como bandidos e não estão nem ai, é o poder pelo poder ! Esta semana vai mesmo pegar fogo… Temo até que o Lula seja preso e espero que o Planalto ja tenha decidido a questão do ministério assim como o Leonardo Boff e outros ja estão implorando para que o Lula aceite. Tem que ir pra guerra e se o PT não fizer isso agora, acho que ai sim que a besta, que ja esta linstalada no sofa do Planalto, vai concluir o golpe… rsrsrs…

  7. Everaldo disse:

    FB, o Moro enviou mensagem a uma jornalista dizendo, entre outras coisas, para que “as vozes das ruas sejam ouvidas”…
    Pois é… Veja você… Na posição dele falar desta e de qualquer manifestação já está incorreto…
    E se alguém na próxima manifestação pedir a cabeça dele, como fica esta declaração?
    Será que ele esqueceu que haverá manifestação dias 18 e 31/3?
    E porque devem ser ouvidas só estas vozes de hoje,13/3?
    Uma pessoa que deveria fazer o seu trabalho, de forma isenta, mostrou de que lado está, definitivamente….
    Pergunta básica: Alguma semelhança com o Joaquim Barbosa?

    • Hell Back disse:

      A propósito, por onde anda o ministro Barbosa? Já está morando em Miami, na sua casa “comprada” na época dos “julgamentos-espetáculo”?

    • Hell Back disse:

      A propósito, estou curioso para saber por onde anda o ministro Barbosa? Já está morando em Miami, na sua casa “comprada” na época dos “julgamentos-espetáculo”?

  8. Messias Franca de Macedo disse:

    ‘Coxinhas’ escorraçam o Aécio Furnas’ aos gritos de ‘fora vagabundo’!

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=33&v=eVDMN4ObvQY

  9. renato disse:

    Dia 18 ouvirei as vozes de minha direção.
    Faço o que mandarem, somos organizados..
    Estou pronto inclusive. para não só isto..
    Vou tentar arregimentar as pessoas daqui de perto.
    Vou me arriscar a ser um politico..

  10. Paulo disse:

    Nunca fui e também nunca deixei comentário, mas da mesma forma que estou fazendo meu primeiro comentário, estarei lá para defender a democracia, direito de votar e o Brasil.
    ***A propósito ótimo texto.

  11. Messias Franca de Macedo disse:

    Enquanto Aécio e Alckmin são hostilizados, Lula cai nos braços do povo – 13/03/16

    https://www.youtube.com/watch?v=JKT6crxTam8

  12. beijo no C* disse:

    [ as ruas cheias por uma multidão que, de rica e remediada e branca que é, não tem nem mesmo os motivos da brutalidade e da deseducação formal para ser assim, odiosa e linchadora. ] para um dia de domingo e tratando-se de gente que nada faz na vida, não tinha ninguém nas ruas. tais vendo fantasma

  13. Mais até agora essas pessoas que foram as ruas não me representam pois só tinha gente granfina e braquelas e essas pessoas não representam ninguem e o pior não tem voto vamos a luta companheiros e pão com mortadela é a minha alimentação predileta se eu tiver acesso a ela já me dou por satisfeito se os tucanos não me roubarem ela igual a merenda escolar

  14. Walter Rodrigues disse:

    Eu tinha certeza de que o nosso inimigo é um bando de loucos travestido no nazifascismo. Por isso, vejo que o PMDB e o PSDB, para garantir a sua própria sobrevivência política, vão ter que contar com o nosso sucesso nas manifestações de 18/03 e 21/03.

  15. Cláudio disse:

    :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando: Viva Lula ! ! ! ! Viva o BraSil ! ! ! !

    .:.

    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  16. Lenita disse:

    Somos todos Jararaca FB; o Brasil pertence sim a esse povo mestico, branco, preto, maravilhoso. Dia 13 foi o dia revisitado da vergonha; dia 18 sera o dia do protagonismo, do orgulho, do exercicio da cidadania e da soberania de todos brasileiros/as.

  17. Lauri Guerra disse:

    As manifestação deste domingo clarearam as águas do lado de lá.
    Foi o fascismo que tomou conta das ruas.
    Deixou claro que o golpe em curso é de matriz fascista – e as frentes de fachada da CIA no golpe (globo, mbl, etc.) mostraram claramente (para os ingênuos que não haviam percebido antes) que é o fascismo sua direção.
    Globo, bolsonaro e moro mostraram para quem quiser ver que tem alinhamento e coordenação na ação e o traço de unidade é o fascismo. Exemplos mais recentes desta coordenação são o vazamento do sequestro de Lula para a globo e a presença de bolsonaro em Curitiba esperando por Lula preso, o massacre midiático da globo endeusando moro e a mensagem de moro à globonews aderindo publicamente ao golpe.
    Para os golpistas alinhados ao fascismo o afastamento de Dilma é condição mas não o objetivo principal – este é a instauração de um sistema de poder dominado pelo fascismo judicial. Mas não descartam jogarem-se de cabeça na bárbárie fascista se considerarem necessário, neste caso bolsonaro assume relevância.
    Com todo o massacre midiático a adesão às manifestações não foi mais expressiva que no ano passado nas cidades em que estas ocorreram então. O incremento foi no número de cidades em que houveram manifestações e isso indica um avanço considerável do fascismo – não tanto em número de manifestantes mas na capilaridade de sua penetração.
    A tentativa de mostrar uma adesão massiva inflando os números é evidente e tem o papel mais que tudo de intimidar, tanto a opinião pública como as instituições. Isto faz parte do figurino clássico dos golpes fascistas, em que levar de roldão é o modo de ação. Inflacionar os números serve para mostrar empoderamento. Só para ilustrar os números inflados, na avenida paulista, em toda sua extensão, considerando a média de 4 pessoas por metro quadrado (o que de forma nenhuma acontece) o máximo que caberiam não passa de 300 mil, considerando que estivessem homogeneamente ocupados calçadas, pistas de veículos e canteiro central. A folha exagerou na estimativa de 400 mil (que não cabem) e alardeiam a estimativa da PM de 1,4 milhão. Em minha cidade, Caxias do Sul, a PM estimou em 30 mil (um exagero) e a imprensa local alardeia 50 mil, mas pelas imagens (e ficou mais fácil de estimar pois são filmagens do alto), este número não passa de 6 a 8 mil.

    Do nosso lado a primeira tarefa é colocar o povo na rua no ato de apoio a Lula no dia 18. Uma demonstração massiva de apoio pavimenta não só sua entrada no ministério como comandante das ações políticas do governo (a constatação é óbvia de que Dilma já não tem mais condições de comandar o processo político e antes que o fascismo a apeie do poder é necessário que se re-arranje o comando), como tambem de ser o interlocutor com as forças de oposição não alinhadas com o fascismo.
    Tarefa imediata tambem é a recomposição do governo com os movimentos sociais e Lula é quem tem condição de fazer isto. E não só para enfrentar o fascismo como para abrir espaço no governo é fundamental que os movimentos sociais façam manifestações massivas em todo o país – e para isto tem que ser nos domingos. Não entendo de onde tiram programar manifestações durante a semana – isto só se explica em situaçõe emergenciais, como foi o sequestro de Lula.

    Se alguem tinha dúvidas, os fatos recentes mostram que a CIA tem o comando de fato do golpe (globo, mbl, veja, folha, estadão e outros são operadores – com o comando operacional sendo feito através da globo).
    A ação de Janot é central no golpe, pois é ele quem determina o passo em que se desenvolvem as ações golpistas (como bem analisa Luis Nassif), assim como foi a de José Eduardo Cardozo (sem seu consentimento – e suspeito que com seu incentivo – a PF não teria chegado ao estágio que chegou).
    É urgente (para esta semana de preferência) que assuma um ministro da justiça capaz de colocar ordem na casa, a começar por enquadrar a PF às suas funções constitucionais e punir os desvios com rigor – o afastamento da cúpula da PF é uma imposição.

  18. alvaro disse:

    É isso aí! Dia 18 nas ruas pela Democracia, pela Soberania, pela Liberdade, pelo projeto do Governo Popular.

  19. Carlos oliveira disse:

    Primeira discordância – a imprensa é manipuladora mas não cria a insatisfação. Pensar que mais de 3 milhões de pessoas vieram pra rua somente por conta da imprensa é não entender nada da realidade.
    .
    Desgunda discordância – o pt e lula não têm a exclusividade do progresso. Outros atores independente de a esquerda ou direita possuem o potencial de fazer a nação avançar.
    .
    Terceira discordância – a classe média que esteve na rua é a parte mais esclarecida da população. Porque será que tendo feito tudo de bom que você alega o pt não conquistou este grupo?
    .
    Quarta discordância – não foi apenas a classe média quem esteve nas ruas.
    .
    Quinta discordância – ao chegar ao poder o pt esqueceu todas as propostas que a esquerda historicamente defendeu. No lugar destas reformas colocou um apego ao poder do qual passou a sugar seu sustento. Deixou-se contaminar pela desonestidade que tão bem condenava. Não deixou de fazer algumas boas políticas assistencialistas mas fez muito poucas politicas libertadoras.
    .
    Houve sim omissão. Omissão de denunciar a mutação que foi corroendo o partido por dentro. Houve sim omissão de não cobrar pelo menos a tentativa de materializar as reformas que tanto a esquerda defende desde sempre. Houve sim omissão de admitir que um partido orgânico não pode viver de um único líder. Houve sim omissão de admitir a alternância no poder, ainda que isso possa representar um aparente e temporário retrocesso. Houve sim omissão e esta omissão explica o que estamos passando.

    • Lenita disse:

      Carlos, com todo respeito, se você acredita que a imprensa não cria insatisfação, realmente fica dificil até de ler o resto de suas opiniões. Essa classe social que você defende sempre foi assim, acho que ela nunca mudara mesmo; é ignara, violenta e autoritaria. Por favor, leia um pouco a Marilena Chaui que tem analises bem mais realistas do que as suas. Bom dia pra você!

    • Carlos disse:

      Melhor você assumir que é partidário da direita entreguista do que tentar enrolar a gente com argumentos pífios.

    • Marco Antonio dos Santos disse:

      a classe média que esteve na rua é a parte mais esclarecida da população.

      Leia um pouco mais, vai lhe fazer bem.

    • Eduardo disse:

      Carlos, não vou questioná-lo sobre suas discordâncias. Mais, admitamos que você está certo em tudo. Mas não dá para entender que o que está em jogo é a Democracia, que será ferida de morte se vingar o que os manifestantes de ontem reivindicam? Você consegue imaginar o que acontecerá com o país se Dilma sair pelo golpe? Se o governo é ruim, o certo nao seria ter um pouquinho de paciência, não fazer essa oposição sórdida, e mudá-lo em 2018, democraticamente? Se Dilma sair agora, já viu quais são as opções? E sem questionar, apenas respondendo sua terceira discordância, a classe média mais esclarecida da população que foi à rua ontem não foi conquistada pelo PT porque tem objetivos próprios totalmente contrários ao PT e totalmente diferente de uma outra classe média esclarecida que não foi a rua ontem.

  20. Carlos disse:

    Eu não vou às ruas para defender a manutenção dos benefícios que o povo teve. O povo é burro, come merda se a mídia -sobretudo a globo- mandar e faz como aquele mesmo povo de milênios atrás fez: vai na conversa dos poderosos e fica ao lado de Barrabás contra Cristo. Para o povo estou pouco me lixando, ele não merece minha preocupação. Vou às ruas defender um projeto de país, um projeto de futuro, projeto de nação no qual acredito. Se ele melhora a vida do povo, já nem me importo mais. Quando a gente vê pobre burro da periferia atirando contra o próprio pé, a gente perde o respeito pelo “povo”.

    • Lenita disse:

      Calma Carlos, gente burra não escolhe classe social ja que estão representados em todas as classes sociais. Creia que a maioria do povo não é burra não, pelo menos não mais do que aqueles que não se consideram povo. Então você não é povo ? O que és ? Realmente, não entendi teu comentario… Se achas mesmo melhor do que aqueles que você julga serem “o povo” ? Pense bem e tente nos explicar um pouco sua indignação. Have a lovely day !

  21. Gerson disse:

    1ª discordãncia – A cobertura diária e desproporcional da imprensa cria sim insatisfação. A população só vê e lê a Rede Bobo.
    2ª discordãncia – Claro, Bolsonaro é um sinal evidente de progresso. Ou os militares . Assim como vimos durante duas décadas de ditadura. Agora não sei para quem é esse progresso.
    3ª discordãncia – Parte mais esclarecida da população por quê? Porque tem dinheiro, é isso? Não vi nenhum esclarecimento em pendurar em postes bonecos simulando negros ou moradores de rua ou cuspindo em quem não tem a aparência deles.
    4ª discordância – Não foi só a classe média que esteve nas ruas. Concordo, a classe alta também.
    5ª discordância – É só o PT que tem ânsia por poder. O PSDB está no governo mais de 20 anos em SP, mas só o PT que gosta de ganhar eleições.

    O negócio é o seguinte: vocês perderam a eleição e não se conformam com isso. Viram durante estes anos de governo do PT os espaços que sempre foram exclusivos da classe média e alta serem alcançados por uma grande parte da população que nunca teve direito a uma vida melhor. Tiveram que dividir avião, shoppings, universidades, lugar no trânsito e isso vocês não aguentam. Querem o poder novamente para acabar com tudo isso e voltar o que era antes.

    • Lenita disse:

      Além do que esse papo de “alternância” tem que ser ao menos logico. Depois de 500 anos de direita, os 13 anos de esquerda (que no fundo é bem capitalista) é ainda muito pouco. Para fazer jus a grandeza e o respeito que o povo brasileiro, negro, mestiço e branco merece, precisamos ainda de uns 50 anos de governos progressistas. Depois vocês poderão voltar, pelo voto (veja bem!) para governar um pais que foi emponderado e resolveu a questão nefasta de sua auto-estima. Enfim, ainda ha muito trabalho pela frente… Poderiam tentar um pouco de progressismo e ja irem eliminando Bolsonaros, BBBs e outros abjetos representantes dessa oligarquia em vias de virar po’ !! (Bom, é o meu desejo mais sincero!)

  22. Juventude esquerdista disse:

    Coloquem onibus para o interior convoque os mais 1 milhao de filiados que o pt tem e mande onibus para o interior, os diretorios municpais de todos os estados precisam se organizar, gostaria muito de ir em Salvador mas moro no interior entao gostaria que o sindicato colocasse onibus na minha cidade garanto que enche uns 5. O nosso povo e pobre por isso bos temos que busca-los.

  23. mz disse:

    A esquerda precisa fazer um reposicionamento estratégico, até mesmo a oposição depois dos ataques sofridos por Aécio e Alckmin. A grande perdedora foi a política, pelos recorrentes erros cometidos pelos políticos. Mas a democracia é isto, não dá saltos, quando um salto é dado normalmente não é pelas vias democráticas. A melhora do quadro depende de eleições dentro do cronograma normal. A terceira via que emergiu nas manifestações no Brasil mostrou sua cara, sabemos agora quem e o que deve ser combatido.
    Eu, posso estar equivocado, mas as críticas à conciliação que o PT tentou promover na sociedade devem ser reavaliadas. Não vejo futuro sem reconciliação. Com certeza a sociedade brasileira tem mais agendas comuns que díspares. Combate à corrupção, melhora dos serviços públicos, da infraestrutura, da urbanização, são do interesse de todas as correntes que que desejam um país melhor para se viver.

  24. Ruy disse:

    Podem e devem protestar mesmo, pois todos queremos o fim, ou pelo menos a reducao drastica da corrupcao. Mas se os candidatos da oposicao para 2018 sera’ ou aecio, ou serra, ou bolsonaro, ou Marina, ou alckimin, ou imbassahy do metro de Salvador, entao Lula e Ciro ja’ sao presidente e vice, nao necessariamente nesta ordem.

  25. ernesto disse:

    Os lulopetistas dizem querer ajudar os pobres. Mas isso se faz com uma economia dinâmica que gere, através da livre iniciativa e seus investimentos, empregos e impostos. Com um sistema financeiro saudável, moeda estável, responsabilidade fiscal para não deixar dívidas futuras, superávits primários para pagar a dívidas atual e diminuir os seus juros. Com um governo que não gaste fortunas só para se sustentar e, assim, tenha mais dinheiro para oferecer saúde e educação, além de ajudas para quem está muito mal. Mas, pera aí, esse parece o governo FHC. E também o início do Lula, quando ele cumpriu a Carta aos Brasileiros e seguiu a receita do FHC, só mudando o nome de Bolsa Escola para Família e coisas similares. Depois, o Lula ainda deu a sorte de pegar o boom das commodities, em que crescemos menos que os países como o nosso, mas mais que antes. E o que o PT fez? Pagou a dívida que era de 300 bilhões? Continuou as reformas estruturais que eram necessárias? Que nada, desperdiçou tudo pela glória passageira, pois boa parte da população é ignorante e acreditou que o país havia melhorado porque o PT estava no poder. Agora aí estamos, uma economia estagnada, um estado aparelhado e repleto de corrupção, que é máximo nos gastos e mínimo nos serviços, uma dívida de quase 3 trilhões. Desperdiçar 500 bi por ano em juros é ajudar os pobres? E tem gente que ainda defende a continuidade dessa desgraça que atrasou o país em décadas. Gente que, não tenho dúvida, vai criticar o próximo governo pela herança maldita que este deixou. Dizendo, como sempre, que está defendendo os pobres.

    • Nelson disse:

      Perfeito diagnóstico. Não podemos nos esquecer que, para algumas pessoas, governo bom é governo de dá alguma coisa; exatamente o que o governo petista fez; embora isso tenha se mostrado insustentável no longo prazo. Pior que levaremos bons anos para nos recuperarmos dessa praga que assolou o país e o tomou de assalto.

      • ernesto disse:

        É como o cara querer dar o melhor para a sua família e se endividar no banco para tal. Por algum tempo a mágica funciona, mas depois vem a conta. Porém, para os demagogos isso não é problema. Eles sabem que grande parte da população é ignorante e vai dizer “no tempo do fulano é que estava bom”. Eles vivem disso, de explorar a ignorância dos mais desfavorecidos que dizem, cinicamente, defender.

        • Lenita disse:

          Nelson e Ernesto, as analises de vocês são pobres, não estão baseadas em informações fidedignas, além de mostrar o limite de suas ponderações. Uma boa espiada nos dados do IBGE, disponiveis pela internet, ajudaria muito vocês dois a compreenderem o Brasil dos ultimos 13 anos. Aproveitem tb para visitar o site do Lula (A Bem da Verdade) e tantas outras fontes sérias e de qualidade nesse pais que é tb admiravelmente capaz. Bom trabalho e bom dia pra vocês. By the way, porque perdem tempo com esse blog aqui ? Cansados da criatividade e inteligência dos Reinaldos, Noblats, Mervais e outros ? Eu nem sequer leio esses caras. O que fazem por aqui ? A grana no final do mês ajuda a pagar a escola das crianças ? A bom, agora entendi…

          • ernesto disse:

            As análises são sucintas, pois é obvio que não dá para ir muito longe neste espaço. Se fizéssemos isso, porém, ficaria pior para o PT. Aliás, se você não se limitasse a ler o site do Lula e bobagens semelhantes, saberia disso também. Mas é como eu disse, o ignorante infantilizado aplaude o papai que lhe deu vida boa em um momento sem saber que ele apenas gastou o que havia herdado do avô e se endividou no banco. E às vezes ainda discute: “veja os índices, eu tinha mais bonecas que as amigas”. Sim, filha, mas tudo isso depende de dinheiro.

          • Ruy disse:

            ernesto, vamos deixar uma reforma fiscal precisa acontecer no pais(as forças economicas do pais fogem disso como o diabo da cruz); deixem a Zelotes percorrer o seu curso e as fortunas, que burlam o fisco a anos, PAGAREM os seus impostos devidos e continuarem assim para o future, para voce ver se os programas e planos do PT nao funcionarao, sem o agravamento do custo de vida da classe media. Mas a maioria dos medios e grandes empresarios do Brasil sao, de fato, ladroes do erario via fuga de impostos – assim fica complicado mesmo.

        • Lenita disse:

          Ernesto, vc nem vai acreditar mas nunca precisei dos beneficios que o PT proporcionou atraves das politicas sociais inclusivas; politicas estas que por sinal são muito normais e devidamente apoiadas por todos os seres civilizados, tanto no Brasil como na Europa. Qdo o PT chegou nem tinha muitas esperanças, mas quis acreditar. Assim, nem falo por mim pois ja cuidava bem da minha vida e da minha profissão, sempre acreditei em meu esforço. Luto na verdade em nome dos meus companheiros brasileiros, trabalhadores sofridos, mulheres, homens e crianças vilipendiados pelos interesses do mercado e todos aqueles que sempre estiveram do lado certo; isso tudo simplesmente porque somente juntos e através do povo brasileiro é que construiremos o Brasil do futuro. Talvez seja dificil pra você, em seu egoismo, ver o que até o mundo mineral ja compreendeu (obrigado Mino Carta). Ainda frequentas esse blog ? Why ?! Cuide da sua bipolaridade e tenhas um bom dia !

    • ernesto disse:

      A sua conversa me lembra as de grêmio estudantil, a esquerda é generosa e a direita é egoísta, etc. O que eu falei acima é simples: só se ajuda os pobres com empregos ou dinheiro para lhes dar algo. O modelo mais próximo disso é o das reformas estruturais do FHC, com Real, LRF, superávit primário, Bolsa Escola, etc. O PT o seguiu no início e ainda teve sorte de pegar o boom das commodities, o que gerou empregos automaticamente e impostos para o governo, permitindo-lhe aumentar o valor das bolsas, do crédito educativo, etc. Foi a melhor situação externa para o Brasil em um século. Mas, por corrupção e incompetência, em dez anos o partido nos colocou na maior crise em um século, com um estado inchado e ineficiente, e uma dívida de quase 3 trilhões. Ano passado, pagamos 500 bi de juros e o PT ainda encerrou com déficit de mais de 100 bi. Isso é ajudar os pobres? Quando chega a crise, quem sofre mais são eles. Aumentar favores estatais deixando uma bomba para o futuro não é modelo algum, é mero populismo. Enquanto as coisas estavam bem, deu para colher o que os outros plantaram e enganar. Agora acabou esse colchão e quanto mais tempo o PT permanecer no poder pior será. Para as empresas, os profissionais ..e os pobres, cuja defesa você acha que é só uma questão de discursos emocionados.

      • Lenita disse:

        Nossa Ernesto vc precisa mostrar dados como os do IBGE pois e disso que falas. Ridiculo se basear em informacoes vindas do PIG. Nao ha direita diabolica ou esquerda gentil, o que ha e um projeto de governo social e inclusivo contra um projeto excludente. Procure o video de 1998 pela internet sobre a fome no Brasil. Os teus argumentos nao sao completos. Mas desisto, vc e livre para escolher o teu lado. Porque nao vai discutir com os coxinhas ? Deve ser um tedio porque na vida de voces ainda existe comunista num pais que sempre foi capitalista, e ai ficam delirando… Caso perdido. Bye.

  26. Nelson disse:

    Paciente identificado somente pelo número 13 e que está ocupando a UTI de igual número; encontra-se em estado terminal; respirando com a ajuda de aparelhos. Contagem regressiva para que seja atestada sua morte, tendo como causa principal a falência múltipla de órgãos. Espero que não demore, afinal, o país já não aguenta mais.

  27. beto disse:

    se a manifestação em apoio ao governo for em um fim de semana os golpistas tirarão ónibus de circulação, paralizarao várias linhas de metro, etc

  28. Everaldo disse:

    É por isso que Lula é o “cara”…
    http://youtu.be/aiNxKj61wXw

  29. Eduardo disse:

    Sem choro, minha gente. Mesmo que o data folha não seja confiável, não fraudaria o perfil e o nº dos manifestantes na Paulista. Quantos negros havia? três ou quatro? E pobre? Tinha sim, um pobre mendigo, que foi barbaramente usado pelos outros participantes. Nossa população tem maioria negra; tem maioria brutal de pobres. Esses são os que devem compor o exército, no dia 18. Será que não dá para colocar 500 mil e um na Paulista? Vamos todos levantar a bunda do sofá, desligar a Globo e se dirigir para a Avenida. Se necessário, “matar” o serviço. E fazer isso sem culpa, pois todos os nossos patrões estavam lá ontem. Dia 18 é nossa vez. E se todos o movimentos sociais, representantes de minorias ou de maioria excluidas, caso evidente dos negros, ajudarem, dá para encher a Paulista, Consolação, Augusta e periféricas. Mesmo aqueles que tem restrição ao Governo, ao PT, como o próprio blogueiro tem, perfeitamente justificável, sabem que o que está em jogo é a DEMOCRACIA. Façamos nossa parte.

  30. Messias Franca de Macedo disse:

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    A Operação Lava Jato é dos golpistas e os mesmos golpistas se cagam de medo da mesma Operação Lava Jato!
    Perdão pela má palavra!
    E tentando entender o que não é nenhum paradoxo…

    MAIS UM CRIME DENTRO DO HEDIONDO [MEGA]CRIME MIDIÁTICO-JURÍDICO

    Um tal Gaudêncio Torquato &$ um âncora da vez na *BAND(IDA)NEWS convergem em mais uma premissa:
    Por volta das 16h00, 13/03/2016

    Vomitou o Gaudêncio Torquato:
    “As manifestações que estão acontecendo durante todo o dia de hoje são mais plurais. Além da deposição da presidente Dilma [Rousseff] e a condenação do ex-presidente Lula, nós vemos faixas e gritos dos manifestantes pedindo a saída de políticos a exemplo do… Fernando Collor de Mello (sic)!
    E mais: deste momento crucial necessariamente emergirão novas lideranças que darão um novo norte ao país!”

    Ah, para o fascista *Gaudêncio Torquato “o STF está sendo cauteloso em punir o Eduardo Cunha porque afastar um presidente de um parlamento é algo muito sério e delicado”.
    *um dos convidados escolhidos a dedo imundo para colaborar na narrativa golpista da BAND(IDA)NEWS

    EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:
    são ou não energúmenos mafiosos golpistas réus confessos?

  31. angela disse:

    Vou a Luta como sempre, não briguei tanto pela democracia para entregar nas mãos desses golpista de merda.

  32. marco disse:

    Pois Sr.Fernando Britto,estou cá outra vez,com meus compridos comentários,que nem lidos são,penso eu,mas lá vai.Ainda ontem,li aqui,uma análise que cotejava a PROPAGANDA NAZISTA E SEUS RESULTADOS JUNTO AO POVO,que me parece sintetizar quase tudo que se pode dizer,ao respeito de PROPAGANDA.Pois Sr.Fernando,o senhor que já trabalhou em IMPRENSA MONOPOLISTA,e se ufana,com razão das ferramentas que o COMPUTADOR NOS COLOCA AO DISPOR e a INTERNET,ainda que limitadamente,nos enseja o contraditório e a interlocução,deve saber que repousa no JORNALISMO,que não passa de FERRAMENTA DE PROPAGANDA ,e saber também,que o JORNALISTA SABE DISSO E POR ISSO ´RESPONSÁVEL TAMBÉM,que o principal DESLISE que esse ” PROFISSIONAL ” comete,é a ” OBEDIÊNCIA DEVIDA “,que nos leva a constatação de que num jornal ou qualquer publicidade onde tem UM BURGUES PATRÃO,a única coisa que não é a opinião do BURGUES PATRÃO, É A DATA.Eu não sou jornalista mas tenho deles ,MUITO MEDO.Medo,por que podem me EDITAR e edição se assemelha A DELAÇÃO PREMIADA,saudada por muitos e que para mim,não passa de DEDURISMO CRIMINOSO,onde nem se precisa apresentar provas,basta que qualquer DEDO DURO nos acuse,para sermos de pronto CRIMINOSOS.EDIÇÃO,Sr.Fernando,é idêntica,pois após sua publicização,o acusado vira o que a EDIÇÃO quer.o Globogolpe fez isso,ainda ontem,com o Sr.Lula e sua Esposa,chamando-os inclusive,de traficantes.Então sr.Fernando,a única coisa não criminosa num jornal,e mentirosa,é a data.E quem colabora com isso,também é responsável.PROPAGANDA E IMPRENSA,tem sido cúmplices durante toda sua existência,desde que se inventou a maquina de imprimir papeis.Coloque-se nas mãos de uma pessoa,a possibilidade de afirmar e,quando inquirido perguntarmos donde tirou,ele nos pode dizer que tem suas fontes.O JORNALISMO PODE ESCONDE-LAS,em nome de sua proteção,ou esconde-las,por estar MENTINDO.Não é muito diferente do que acontece com o M.PÚBLICO PRIVADO E A POLÍCIA PRIVADA FEDERAL E O JUDICIÁRIO,ponha-se ao dispor de qualquer um,as armas,distintivos e autoridade,para VIRAREM SIMPLESMENTE ” MEGANHAS”! e É O QUE ESTAMOS ASSISTINDO HOJE,NO BRASIL!Saudações e parabém pela matéria,

  33. Messias Franca de Macedo disse:

    TEXTO LAPIDAR, PEDAGÓGICO E HISTÓRICO I
    Segue abaixo um excerto acachapante

    ***

    (…)
    5. Nesse contexto, a contribuição objetiva da Operação Lava Jato– voluntária ou não, mas essencial para os fins político-eleitorais das classes hegemônicas organizadas no PSDB, no PPS, no DEM e outras siglas – ocorre na forma de contínua violação do devido processo legal, com o espetacular cancelamento dos princípios do contraditório, da ampla defesa, da proteção contra a autoincriminação, da presunção de inocência e outras conquistas históricas da civilização – apesar da reconhecida competência técnico-jurídica de seus protagonistas. A justiça criminal no âmbito da Operação Lava Jato produz a sensação perturbadora de que o processo penal brasileiro não é o que diz a lei processual, nem o que afirmam os Tribunais, menos ainda o que ensina a teoria jurídica, mas apenas e somente o que os dignos Procuradores da República e o ilustre Juiz Sérgio Moro imaginam que deve ser o processo penal. A insegurança jurídica e a falta de transparência dominante na justiça criminal da Operação Lava Jato levou o Ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, a reproduzir antigo conceito de Rui Barbosa: “a pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário”.
    (…)

    Por eminente e impávido jornalista Luis Nassif

    em
    O xadrez da política no dia D

    DOM, 13/03/2016 – 00:03

    • Messias Franca de Macedo disse:

      FONTE: blogue do [Luis] Nassif

      • Messias Franca de Macedo disse:

        Comentário aterrador postado por Alexandre E. M. Meloni – seg, 14/03/2016 – 02:48
        em
        O xadrez da política no dia D
        DOM, 13/03/2016 – 00:03
        Por jornalista Luis Nassif

        O comentário aterrador

        Leitura imprescindível. Leiam pelo menos as 120 primeiras páginas!
        Richard J. Evans lecionou nas Universidades de Columbia, Londres e está em Cambridge.
        A página 53 dá uma mostra de como o mesmo jogo sujo e conservador da polícia, promotores e juízes contribuiu para a ascensão do Nazismo.
        Até parece que [Rodrigo] Janot et caterva estudaram como o nazismo subiu ao poder. usam a mesma metodologia.

        • Messias Franca de Macedo disse:

          FONTE [LÍMPIDA!]: blogue do [Luis] Nassif

          • Messias Franca de Macedo disse:

            IMPORTANTE:
            apenso ao comentário aterrador consta um ‘fac-símile’ da referida página 45 da obra citada

  34. Messias Franca de Macedo disse:

    [Da Série ‘A turba ensandecida’!]

    https://www.youtube.com/watch?v=fGU-d22rbAI

    • Messias Franca de Macedo disse:

      Bolsonaro chega a Cuiabá defendendo uso de fuzil contra MST

      • Messias Franca de Macedo disse:

        Bolsonaro critica LGBTs e prega uso de fuzis contra MST

        A DIREITA SAI DO ARMÁRIO…

        12/11/2015

        (…)
        “Não podemos abrir nossas escolas para apologia ao homossexualismo. Também defendo que fazendeiro tem que ter fuzil, não só para evitar assaltos, mas para se defender dos marginais do MST”, completou Bolsonaro.
        Cerca de 200 apoiadores, na maioria jovens e adolescentes, recebem Bolsonaro
        O parlamentar também criticou o movimento indigenista. “Querem terras para formar verdadeiros latifúndios, que acabarão se tornando independentes”, pontua.
        Sobre a pouca idade dos seguidores, na maioria jovens e adolescentes, Bolsonaro considera que “a garotada está abrindo a mente para política”. Sustenta também que a nova geração não aceita a “perfeição hipotética” pregada pela esquerda. “A única igualdade pregada pela esquerda é a miséria e isso nós não queremos”, concluiu.
        (…)

        FONTE: http://www.rdnews.com.br/partido/bolsonaro-critica-lgbts-e-prega-uso-de-fuzis-contra-mst-confira-o-video/66347

  35. Alisson Souza disse:

    Quantos milhões de “mortadelas” irão às ruas no dia 18?

  36. FabioT disse:

    mais atual que nunca, primeiro levaram os petistas, mas como não sou petista…

  37. José Henrique disse:

    Vão dar frango de graça igual ontem no Rio Grande do Sul, prá ver se conseguem encher uma kombi.

    KKKKKKkkkkk

  38. Messias Franca de Macedo disse:

    O NAZIFASCISMO ATERRISSA FESTIVO – E A UMA SÚCIA TRESLOUCADA

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=nvv6cMvMt3U

  39. Marco da Vila disse:

    Tá faltando comunicação. Qual o horário programado por cidade? Não há um sitio que centralize as informações.

  40. Dilma Coelho disse:

    VALE LER…
    Postado no Blog do Nassif pelo internauta Henrique O
    Eu, Mário, sou nordestino e confirmo: tudo isto que está descrito aqui é verdadeiro. Não me refiro a um ou outro caso específico. Mas no geral, é exatamente isto que está acontecendo.

    seg, 14/03/2016 – 00:19
    Padre Djacy Brasileiro
    No facebook
    14 h ·

    ANTES DE MIM CRITICAR LEIA ESTE MEU ARTIGO:
    MEU NOVO ARTIGO: APLAUDO LULA E DILMA. POR QUÊ?
    Sem demagogia, hipocrisia, emocionalismo e paixão político-partidária, irei expor, de forma objetiva, clara, os reais motivos que me levam a aplaudir Lula e Dilma. Falarei com conhecimento de causa, com toda honestidade, seriedade de padre que convive dia e noite com os sertanejos.

    Colocarei na minha boca as palavras ouvidas dos próprios sertanejos e sertanejas. São expressões verdadeiras, brotadas do coração de um povo que vivera, por muitos e muitos anos, o drama do abandono, da injustiça social, da marginalização, e sempre tratado pelas elites, oligarquias, como massa de manobra ou boiada, e que hoje sente o gosto da libertação sócio-politico-econômico e cultural.
    O que vou expor é o que ouvi e ouço do povo do sertão sobre as mudanças que aconteceram e vem acontecendo na sua vida. São relatos recheados de honestidade, sinceridade e verdades, repito:

    -Padre Djacy, tenho 70 anos, e pode dizer que as coisas mudaram muito, e para melhor, graças a Deus.
    -No passado sertanejo não era considerado gente, hoje ele é tratado com mais dignidade, com mais respeito.
    -Naquele tempo, o pobre do sertão não sabia de nada da vida, era um pobre matuto, hoje a realidade é outra, o pobre é mais valorizado, é tratado com gente mesmo.
    -Cidadania a gente não sabia o que era, hoje a gente tem noção do que seja. Hoje os sertanejos sabem quais são seus direitos.
    -No meu tempo, as palavras mais conhecidas eram: fome, miséria, seca, sede, injustiça, hoje, seu padre, as palavras são: cidadania, dignidade, respeito e justiça para todos. Graças a Deus.
    Graças a Deus, hoje a gente não leva mais nome de cassaco, de flagelado, mas de cidadão.
    -hoje quando adoece alguém da família ou não, a gente liga pro Samu. A gente não se humilha mais a ninguém.
    -O Samu foi a melhor coisa que o governo federal criou para o povo.
    -Melhorou muito. Agora tem o mais médico. Vieram uns médicos de Cuba. Eles são bons. Na minha comunidade tem uma médica. É uma beleza.
    -Hoje a vida está melhor no que diz respeito à saúde. Hoje temos o PFS, ou seja, uma equipe da saúde que visita as famílias.
    -A gente não precisa mais se humilhar a prefeito nem a vereador. Adoeceu, a gente tem o Samu, tem médicos cubanos, tem PSF e outras coisas boas. Mudou muito.
    -Padre, o programa mais médico foi a melhor coisa que o governo federal criou para atender os pobres. Muito bom mesmo.
    -Graças a Deus, hoje tem a farmácia popular para socorrer quem é pobre.
    -Nunca mais andei de ônibus, porque só ando de avião.
    -Antigamente pobre só via avião no céu, hoje, pobre anda de avião. Graças a Deus.
    -Padre, eu soube que uma doutora de S. Paulo disse que o aeroporto está com cara de rodoviária. Sabe por que ela disse isso: porque não quer ver pobre andar de avião. Mais a gente agora anda mesmo é de avião.
    -Meus filhos antes só iam e viam de São Paulo de ônibus, agora eles só viajam de avião. Que maravilha!
    -Passagens de avião agora são de graças, basta procurar as promoções. Um tempo desses, meu primo veio de São Paulo de avião por 39 reais. Acabou o tempo em que só rico andava de avião.
    -Se eu disser para o senhor, o senhor não vai acreditar. Eu já fui pra São Paulo três vezes de avião. Pense numa viagem boa! É bom demais andar de avião.
    -Uma coisa eu digo para o senhor: se aeroporto está com cara de rodoviária, é porque pobre agora também anda de avião, tem mais condições, tem mais dignidade. Esses ricos só pensam em si, são egoístas demais. Agora somos todos iguais.
    -É tanto programa do governo federal. É bolsa família, bolsa isso, aquilo. É tanta bolsa. Só cego não ver essas coisas boas do governo federal.
    -O bolsa família, seu padre, é a nossa sorte. Se não fosse esse dinheiro, a gente já estaria era morto.

    -Vou lhe dizer uma verdade, Padre, se não fosse o bolsa família, o povo já teria saqueado mercados, escolas, creches, feiras e tudo mais. Graças a Deus, com esse dinheiro do bolsa família, não foi preciso.
    -Quando não tinha bolsa família, em tempo de seca, morria muito gente de fome. Neste ano de 2012, não morreu ninguém por conta do bolsa família. Este ano foi diferente dos outros anos.
    -Seu padre, graças a Deus, no nosso sertão, onde a gente mora, não tem mais aquela fome como antigamente. Naquele tempo, muitas pessoas morriam de fome, hoje,não.
    -No tempo de hoje, as crianças sabem o que é mação, uva, iogurte e outras frutas. No nosso tempo, a gente nem conhecia essas frutas.
    -Toda semana eu faço minha feira de verduras e frutas. Como as coisas mudaram.

    -Houve a seca de 2012, mas a gente não foi humilhada com antigamente. Os sertanejos foram tratados com mais respeito. Ninguém foi humilhado. O povo tem que reconhecer isso.
    -No passado, em tempo de seca, os sertanejos eram vistos como cassacos, flagelados, na seca de 2012, os trabalhadores da roça foram tratados como gente, como pessoa humana, como cidadãos. Ninguém foi humilhado como nas secas do passado. Hoje o governo olha pra nós de forma diferente.
    -De 2002 pra cá, as coisas mudaram pra melhor. É como se a gente estive no escuro e saísse pra o claro. Ninguém pode negar essa mudança boa pra o pobre. As coisas melhoram muito. Digo e seguro o que estou dizendo.
    -No sertão, seu padre, pobre não estuda se não quiser. Agora todo pobre tem oportunidades para se formar. Como as coisas mudaram. Antes, só filhos de ricos se formavam, hoje é todo mundo, pobre e rico. Graças a Deus.
    -Hoje, o ônibus escolar pega nossos filhos na porta de casa. Tudo é fácil. A merenda na escola é muito boa. É suco, é salada, é iogurte, é comida de qualidade. Estudante pobre não passa mais fome na escola.
    -Acabou o tempo em que só se formavam os filhos de ricos. Agora pobre também se forma.
    -Graças ao Prouni, conheço muitos filhos de famílias pobres que estão fazendo curso superior. Eu conheço, Padre, alguns rapazes e moças, de famílias pobres, que estão fazendo medicina, Direito, Odontologia e mais cursos por causa do Prouni.
    -Com esse Prouni,é tanta gente pobre se formando. Eu fico até pensando: eu estou sonhando dormindo? Estou admirado com tantos filhos de pobres se formando por causa desse Prouni. Nunca vi isso na minha vida. Eu fico mesmo é admirado.
    -Um rapaz falou-me: padre Djacy, vou fazer um curso superior graças ao Fies.
    -Aqui onde eu moro, padre, agora filho de pobre se torna doutor. O governo federal está ajudando muito. Filho de pobre agora se torna doutor.

    -Olha, Padre Djacy, como o senhor mesmo sabe, eu sou de família pobre, e hoje estou fazendo doutorado e o meu irmão está concluindo seu curso superior. Eu só tenho que parabenizar o atual governo federal que olhou para os estudantes de condições humildes.
    Bom, Padre Djacy, no tempo dos meus pais, realmente tudo era difícil. Hoje, de 2003 pra cá, há o PROUNI, O PRONATEC ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ,O SISU, o Programa Federal de Bolsas de Estudo no Exterior.
    -Hoje o aluno recebe farda e livros do governo. Tudo é melhor para pobre formar seus filhos.
    -Padre, tenho duas filhas estudando graças aos FIES. O governo federal está facilitando a vida dos estudantes pobres com o Fies e o Prouni.
    -Meu filho estava na Europa fazendo mestrado e depois doutorado. Antes isso era coisa de família rica, que tinha muito dinheiro.
    -Na minha cidade, tem jovens pobres fazendo doutorado. Minha vizinha fez doutorado e hoje é professora de uma universidade. Conheço os pais dela são todos pobres.
    -Eu me lembro que na cidade onde moro, só um ou dois estudavam pra se formar, hoje, nessa mesma cidade, há mais de quarenta universitários. Está todo mundo se formando.
    -Amigo, quem diria filhos de agricultor, de lavadeira, de gari, de coveiro, se formar? Conheço um filho de um coveiro que está terminando o curso superior.
    -Aqui no Vale do Piancó, o senhor conhece muito bem, o governo trouxe para nossos filhos um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Vai melhorar muito para a nossa região tão sofrida. Muitos rapazes e moças vão poder fazer um curso técnico profissionalizante. A gente deve muito agradecer a esse governo federal.
    -A vida tá mudada mesmo. Antigamente, pobre não tinha nada dentro de casa. Só tinha uma cama, uma mesa e os tamboretes. A casa do pobre era verdadeira casa de pobre, nada tinha.
    -Na casa de qualquer família pobre, seu padre, tem televisão com antena parabólica, geladeira, liquidificador, fogão a gás, moto, e muitos têm até computador com internet.
    -Aqui no sertão todo pobre tem celular. Na minha casa, só de celular são cinco. Antes isso era coisa de rico, da elite.
    -Olha padre, se o senhor observar, nesta cidade pequena, pobre, quase todo mundo tem computador e internet. É coisa boa. Mudo demais.
    -Hoje é a maior facilidade para pobre. Você vai a uma loja e compra qualquer objeto de valor para pagar em até 12 vezes. O governo facilitou a nossa vida. Qualquer pessoa pode comprar um celular, um computador para pagar em diversas vezes.
    -Antes, o transporte de pobre era o jumento ou cavalo, hoje, graças a Deus, é moto. Lá onde a gente mora as pessoas não andam mais a pés ou de jumento, mas de moto. É moto que não acaba mais. Acabou o nosso sofrimento.
    -Padre, eu sou pobre, mas na minha casa tem geladeira, fogão de gás, TV bem moderna (TV Plasma, possivelmente),ferro de engomar e meu marido e meus filhos têm moto. Não é uma maravilha?
    -Se o senhor observar, hoje o pobre pode comprar roupa, antigamente não. Só rico era quem podia se vestir bem. Se o senhor for a uma festa, vai observar que os pobres estão usando roupa boa. Lá na festa, ninguém sabe quem é rico e quem é pobre. Graças a Deus que as coisas mudaram pra vida do pobre.
    -No meu tempo as mulheres botavam água na cabeça, hoje, em quase todas as casas dos sítios, têm água encanada.
    -Eita tempo difícil era o nosso. Me lembro que quando a gente queria ir botar as “coisas pra fora”(defecar) ou mijar, a gente corria pro mato, hoje, a gente tem banheiro com chuveiro e vaso sanitário. E muitos banheiros têm cerâmica. Mudo mesmo.
    -Como as coisas mudaram. Agora temos o programa minha casa, minha vida, do governo federal. Pobre agora pode ganhar uma casinha pra morar.
    -Antigamente, era a coisa mais difícil um pobre ganhar uma casa do governo. Eu ganhei uma e estou muito feliz. Esta casa, seu padre, é minha maior felicidade. Estou muito feliz depois que ganhei a casa do minha casa, minha vida.
    -Antigamente, casa de pobre era de taipa, toda esburacada. Era vida triste. Hoje, o governo inventou esse programa minha casa, minha vida, e todo pobre que não tem casa pode ganhar uma. Eu mesmo ganhei uma.
    Os anos passaram e a realidade também. Hoje, os sertanejos, com semblante de alívio, entusiasmados e admirados com o presente, contam uma nova história de vida marcada por cidadania, justiça e dignidade.
    A verdade tem que ser dita: a situação dos nordestinos melhorou. Só os maus intencionados, politicamente falando, não querem dar fé.
    Com isso não estou dizendo que está um céu, mil maravilhas, tem que melhorar, e muito. Para isso, o povo não pode parar de lutar em defesa dos seus direitos mais elementares, e o governo federal tem que continuar, com firmeza e determinação politica, com sua benéfica e eficaz politica socioeconômica e cultural de inclusão.
    Afirmo, peremptoriamente, que é a política de inclusão cidadã deste governo federal que está melhorando a vida do povo nordestino. E Essa trajetória libertadora e de resgate de cidadania não pode ser interrompida.
    Padre Djacy Brasileiro, em 12 de março de 2016.
    E-mail: [email protected]
    Twitter: @Padredjacy
    E MINHA PERGUNTA É: E VOCÊS VÃO PERDER TUDO ISSO SEM LUTAR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *