FHC completa sua decadência moral com a “chapa” Doria-Huck

decad

A entrevista de Fernando Henrique Cardoso à Folha é algo que, quando lhe forem escrever a biografia, será rapidamente tratada, ao final, quando seu biógrafo cuidar da decrepitude intelectual e moral que passou a acometê-lo.

É um anticlímax, depois dos capítulos onde se cuidar de sua transmutação político-ideológica, desde os anos 90, que lhe daria um lugar na galeria dos grandes traidores da esquerda brasileira.

Porque, se tratada de maneira mais estendida, sua promoção da chapa Doria-Huck, tiraria,  até, todo o interesse pelo personagem, que se reduziria a um oportunismo eleitoreiro rastaquera, dissolvedor de qualquer aspecto filosófico da conversão do antigo pensador desenvolvimentista em mascate do patrimônio nacional.

FHC tem – ou tinha – todos os instrumentos intelectuais para saber que João Doria e Luciano Huck podem ser qualquer coisa, menos “o novo” que ele diz ser. Muito menos o “estão fora” com que fala de estarem distantes da política e ainda menos o “não estão sendo propelidos pelas forças de sempre”.

Afinal, que forças estariam propelindo Huck e Doria senão o mais longevo e imutável partido político brasileiro, a mídia empresarial?

E como dizer que “estão fora”, se Doria fez carreira, desde o Governo Sarney, coletando publicidade de empresas e governos para suas quase não lidas e não vistas publicações e pataquadas televisivas? Ou teria eu esquecido do imenso serviço prestado à população com suas propagandas de vitaminas?

Será que fazer gincanas de televisão onde se vai, impiedosamente, eliminando os mais fracos ou reformando a fubica de um coitado que não consegue manter sua lata velha são “o novo” na política e na vocação pública de alguém?

Huck e Doria jamais se confrontaram com o poder econômico, mas o bajularam. E não menos na política: o primeiro era arroz de festa nas aparições de Aécio Neves e o segundo desfilava sempre os mais conservadores personagens em seus eventos pagos a peso de ouro.

Pode-se argumentar, em defesa deles, que, como carreiristas, cuidam de suas carreira e se a política surge como uma oportunidade de projeção e merchandising de si mesmo, é natural que a escolham como caminho para o que sempre os moveu: ganhar prestígio e dinheiro, ou apenas dinheiro, porque afinal é nisso que o prestígio lhes serve.

Mas não em relação a Fernando Henrique, que se arvora em homem de estado e intelectual capaz de interpretar e interferir no curso dos processos político-sociais.

Darcy Ribeiro, referindo-se à trajetória acadêmica e intelectual de Fernando Henrique, disse que era “um luxo” ter um sociólogo na Presidência.

O professor, hoje, talvez tivesse de dizer que FHC, tornou-se, ao contrário da profecia de Joaozinho Trinta, um lixo que veio do luxo, atirando ratos e urubus para rasgarem as fantasias e desejos desta Nação a ser um país diferente de um circo.

O único ensinamento que Fernando Henrique nos dá, e de grande valia, é que a política não é mesmo um campeonato de virtudes, mas uma disputa de interesses sociais e econômicos, tanto que o Príncipe não hesita em apoiar os bufões, se isso é capaz de manter subjugado o reino.

Felizes seríamos nós se, em lugar do “esqueçam que escrevi” de Fernando Henrique pudéssemos ter um “esqueçam que existi”.

Comentários no Facebook

31 Respostas

  1. Fabiano França/PE disse:

    E eis que o príncipe da privataria, o farol… atinge o fundo do poço…se é que se pode dizer isso de que, sempre viveu lá.

    • Fabiano França/PE disse:

      *de quem, sempre viveu lá.

      • Rei disse:

        CENÁRIO ATUAL DO PSDB:

        1-TODOS OS ANTIGOS LÍDERES APARECEM COM CONTAS MILIONÁRIAS DA SUÍÇA, HÁ INCLUSIVE ACUSAÇÃO DE UM APARTAMENTO USADO APENAS PARA GUARDAR DINHEIRO
        2-A NOVA CARA DO PARTIDO É UM MILIONÁRIO COM UM EMPRESA QUE NINGUÉM SABE O QUE FAZ

        VERÔNICA SERRA ERA CONSIDERADA “EMPRESÁRIA DE SUCESSO”… HOJE SABEMOS QUE O SUCESSO VINHA DE INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO DA SUÍÇA…

        O LIDE É UM SUCESSO… MAS O SUCESSO VEM DE ONDE??? ALGUÉM JÁ PENSOU EM INVESTIGAR ISSO?

  2. Laura disse:

    Isso sim é que é digamos vontade de aparelhamento! Manter o PSDB no poder. A direita ja sabe que tem Marina na mão.

  3. Calebe disse:

    Só se for o novo do mais velho velho que existe da velhacaria.

  4. antônio batista neto disse:

    Certo está um antigo professor meu, o qual afirmava que FHC sempre foi e será um carreirista. Quando Collor com ajuda global foi conduzido a presidência, lá estava FHC na ante-sala do Itamaraty se oferecendo para ser o chefe do mesmo. Triste saber que minha geração acreditou nos escritos dele, que madou esquecer. O que diria hoje Fernando Gasparian, Florestan Fernandes e tantos outros cientistas que fizeram parte do CEBRAP. VERGONHA.

  5. Anderson disse:

    Manchete do PIG: Macron Uma nova cara à frente do pais.

  6. Tatu disse:

    FHC sabe o que a eleição francesa foi um golpe midiático em favor das oligarquias francesas.

  7. Helbert Fagundes disse:

    Bom dia,

    continuando a fala da Laura: doido e gaga já temos ideia o que falta é só babar ai teremos o ponto de demência a que chega uma pessoa. Doria e Hulk isso deve ser filme de pesadelo. Bobagem já disse muitas e fez muitas mas essa tá pesada! Não aceitaremos escravidão, de duas uma criamos um país para nós brasileiros com igualdade para o povo ou eles separa do Brasil e fica com SP, ao contrario não terá nada disso, pois isso é insano…

  8. Nilson disse:

    Quando você pensa que FHC vai se redimir, vem ele com Hulk e Dória. Tenho pena deste decrépito.

  9. marco disse:

    Para mim,nada de novo.Esse senhor,sempre foi ” ANCIÃO “,desde o nascimento.Já nasceu velho demais.

  10. Cunha e Silva disse:

    Um burro letrado . De origem e idéias duvidosas . ” Descanse em paz e leve seus presidenciáveis juntos “de 19….. a 2017 . . . Já devia ter ido antes.

  11. Leandro_O disse:

    É a meritocracia da zelite: de apresentador de Tiazinha e Feiticeira para apresentador de gincanas. Sensacional. O pior mesmo é que se a Globo não cair, ele sobe sim. Só duvida quem não aprendeu a lição de décadas da história brasileira.

  12. Tereza disse:

    Representam o ” novo”.? Os amigos dos dois todos enfiados em roubalheiras (aecio,eike,Cabral e outros) e esse idiota gaga vem falar isso? São novos pra continuar o que os amigos fazem a décadas no país.so pensam em manter suas vantagens financeiras.

  13. Tomás disse:

    A ruína política dos quadros do PSDB era previsível. Não tem mais quadros. A lógica do FHC é a de que o país não precisa mais de governo político formal. Será governado doravante por conselhos de banqueiros e juntas de oportunistas anônimos, com assessorias de países que pretendem sugar riquezas e ir embora. Nesta perspectiva, os presidentes serão apenas peças midiáticas decorativas, lançadas não para governar, mas para garantir a vitória eleitoral e o mínimo de legalidade do regime plutocrático vigente. Não se sabe se Dória e Hulk serão nomes adequados para esse fim. Talvez seja melhor lançarem a própria Regina Duarte em parceria com alguém como o Bonner.

  14. Tomás disse:

    É como disse o próprio Fernando Henrique: Qualquer um serve.

  15. carlos quintela disse:

    Deveria estar explicando o apartamento da Av. Foch, o de Nova York, os imóveis de alto valor doados aos filhos (um nem tanto, segundo DNA feito por exigência de seus filho, estes talvez legítimos, mas nunca objeto de DNA). Ainda tem as obscuras transações com a Brasif, denunciadas pela ex jornalista da Rede Bobo, escondida por aquela Frankenstein, criadora do corrupto caçador de marajás e do marajá caçador de corruptos. Outrossim, está aí dando lições de moral e cívica e lançando outros incompetentes e corruptos para presidente. Pobre Brasil!

  16. Batista disse:

    Dória sessentão e com mais de trinta e cinco anos de lobista no currículo, é o novo tanto quanto o andar pra frente, Nuzman presidente do COB e Huck “consertando lata-velha” ou andando de taxi com a Angélica.

  17. Messias Franca de Macedo disse:

    Ô velhaco DEMoTucano *’FHC BRASIF’ “vá tomar no CUnha do MT do correligionário ‘Mineirinho Tarja Preta Furnas Forever'”!
    *o mesmo ex-presiMENTE que chamou os(as) aposentados(as) de vagabundos(as)!
    O mesmo canalha descompreendido chefe da quadrilha mafiosa da Privataria DEMoTucana!
    E do [mega]escândalo ‘Miriangate’, entre outros delitos hediondos!

    É O ESTADO DE SÍTIO VAGABUNDÍSSIMO!
    Denunciar à ONU, à OEA, à todas as agências noticiosas internacionais, ao Santo Papa Francisco…

    … A justi$$$azinha mais vagabunda e CRIMINOSA do universo e adjacências (sic)
    Entenda mais uma deliquência hedionda perpetrada por esta IMUNDA gentalha togada fura-teto!
    Juíza?
    Não!
    RÉ CONFESSA!
    É a alienação, a covardia suprema e o ódio de classe, golpista, estúpida!
    É a bilirrubina do ódio figadal protofascista!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    JUÍZA QUE VETOU ATOS EM CURITIBA É MILITANTE ANTI-PT

    A juíza Diele Zydek, que vetou manifestações em Curitiba no dia 10, quando mais de 30 mil pessoas deverão emprestar seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é também militante, nas redes sociais, contra o PT; no dia 4 de março de 2016, data da condução coercitiva do ex-presidente Lula, ela afirmou que “a casa caiu para Lula”; dias depois, ela também se manifestou contra a nomeação de Lula para a Casa Civil, um ato legal da presidente deposta Dilma Rousseff, que foi derrubado por uma liminar do ministro Gilmar Mendes; “O direito de manifestação não se confunde com a possibilidade de ocupação de bens públicos ou particulares”, escreveu a magistrada em sua decisão, assinada na última sexta-feira

    08 DE MAIO DE 2017

    (…)
    PS: O Facebook da juíza Diele Denardin Zydek tem compartilhamentos de diversas matérias elogiosas a Moro e o MPF e algumas do site de extrema direita O Antagonista

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/294275/Ju%C3%ADza-que-vetou-atos-em-Curitiba-%C3%A9-militante-anti-PT.htm

    • Messias Franca de Macedo disse:

      PS: O Facebook da juíza Diele Denardin Zydek tem compartilhamentos de diversas matérias elogiosas a Moro e o MPF e algumas do site de extrema direita O Antagonista

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/294275/Ju%C3%ADza-que-vetou-atos-em-Curitiba-%C3%A9-militante-anti-PT.htm

      • Messias Franca de Macedo disse:

        … Mas, toda vez que a máfia do Projac Global açulava o “rebanho” de alopradas(os) ‘coxinhas’ para protestar violentamente contra a honrada e legítima presidenta Dilma Rousseff, o eterno e ilibado presidente Lula, a democracia e a civilidade e contra mais de 54 milhões de honestos(as) brasileiros(as), aí, está “juíza” abilolada e farseca respaldava e participava da patifaria suprema…
        Juíza?
        Não!
        Irresponsável RÉ CONFESSA!

        A “juíza” *Denardin Zydek nos bons tempos do ativismo militante protofascista!
        *com este nome a tal “juíza” deve ser tão brasileira quanto o infame usurpador libanês MT do CUnha do ‘Mineirinho’!
        http://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop/images%7Ccms-image-000544157.jpg

        • Messias Franca de Macedo disse:

          … Se esta demente é juíza, eu sou pós-doctor em engenharia mecatrônica mesmo sem saber resolver uma mísera equação do segundo grau!
          Além de um juizeco ‘mor(t)o’, agora temos que aturar uma congênere caipira juizeca arrivista ‘mor(t)a’!
          Ah esta província agrícola da Guantánamo do Paraná!
          E a nação brasileira dissolvendo na surrealidade!

          • Messias Franca de Macedo disse:

            … Tenho convicção (sic) de que uma das causas do “odinho” desta “juíza” provinciana ao eterno e honrado presidente Lula, é o fato de ter que pagar as empregadas domésticas com carteira assinada!
            Senão não tem quem arrume direitinho a mansão cheirosa da ‘famiglia’!…

            Sim, há muito tempo eu também já estou de saco transbordando!
            Deixe-nos viver, “encostos” dos Infernos!

  18. cleverson disse:

    Huck é o cara que ficou anos com um horário “político” na globo. Tava escrito nas estrelas. Alguns de vocês podem desdenhar o sujeito, mas, acho ele perigosissimo. Nao me lembro o nome do pais americano-acho que Guatemala-, em que prenderam o presidente (que era militar) por “corrupçao” e elegeram um HUMORISTA!!!! como presidente. Está no poder.

    Imaginem se o Lula morre. Ahí meu filho, o caminho estará livrinho.
    Nao acabaram com a globo quando poderiam (e deveriam), agora eles estao na nossa jugular.

    • leonardo disse:

      Cleverson:é isso mesmo. a Guatemala elegeu um HUMORISTA para Presidente. essa Chapa Dória-Huck são São Paulo-ELITE até a medula! quem salvou a globo foi justamente o Lula e o Palocci. 2 BURROS que preferiram contemporizar. ta ai o que ganharam. do jeito como anda Dória que não mostrou NADA em 1 ano de prefeitura de São Paulo,será eleito com a mesma conversa mole que o fez”prefeito”.”não sou político. sou gestor”. daqui há 2 ou 3 anos estaremos de vez NA FALANCIA.

  19. Rodolfo disse:

    Fernando, chamar FHC de desenvolvimentista é polêmico. Modernizador, talvez, menos desenvolvimentista. Há uma versão sobre ele q certamente não consegue romper a censura branca imposta pela mídia empresarial e pelas universidades estaduais paulistas: Theotônio dos Santos, Rui Mauro Marini e Vânia Bambirra.

  20. robertoAP disse:

    O novo para esse esclerosado, são duplinhas da TV. Quem sabe, Faustão e Bonner, o gordo e o marido da linguiceira, ou, Sandra Annenberg e William Waack, a careteira e o drácula.
    Tem muita gente pra escolher, segundo o caquético FHC.

  21. carlos disse:

    O Armando Fontes Oliveira é formado em cornologia eu acho que vai virar travesti de tanto levar chifre.

  22. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Acho que essa margarina rançosa deveria se auto intitular BIODIGESTOR. Assim poderia aproveitar o que está fazendo em São Paulo.

  23. Sidnei Oliveira disse:

    DOIS FAKES PARA A Globogolpe manipular!!!Viva o Brazzzzil!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *