Fachin e o superpoder Supremo apequenado

minifachin

Ouvi todo o longo e arrogante voto do Ministro Edson Fachin que, pretensamente, conduzirá a votação do Supremo sobre seu poder de prender – recolhimento domiciliar noturno é conto da carochinha – preventivamente parlamentares.

Reparem, este é o ponto: o Supremo tem todo o direito de prender parlamentares, desde que a partir de sentença resultante de processo autorizado pela Casa legislativa ou de eventos em que ele pode – e deve! – pô-los atrás das grades pelo flagrante de crime inafiançável.

Não é este o caso. Ou melhor, foi o caso quando Aécio foi flagrado nas “transmissões de mala” do Joesley Batista e Ricardo Saud.

O que está em questão agora é se, a qualquer momento, sem algum fato concreto que o justifique, mas apenas a partir do seu convencimento da “conveniência” de fazê-lo, pode interrompe um mandato e colocar em semidetenção um integrante de poder eleito  que responda a processo inconcluso.

Fachin transmite em tudo, na sua figura e expressão mesquinhos, a imagem de alguém que andou coberto com a capa da delicadeza e da humildade até chegar ao lugar onde pudesse revelar toda a sua brutalidade e intransigência. É uma figura que, por razões diferentes, gera a mesma antipatia humana que Luiz Roberto Barroso, que ao menos tem a vaidade a recomendar que cubra seu autoritarismo com tautologias do senso comum e de uma moralidade fátua, que sai da escuridão de sacristia, onde mora a de Fachin.

O resultado é imprevisível. Mas, se querem saber o que é a minha sensibilidade, é que o Supremo sairá menor desta história e Fachin inapelavelmente menor de sua arrogância.

contrib1

Comentários no Facebook

18 Respostas

  1. Salvador disse:

    Me digam, coxinhas, a quantas andam a derrubada do bolivarianismo na Venezuela?

    http://justificando.cartacapital.com.br/2017/10/10/por-que-venezuela-sumiu-dos-noticiarios/

  2. Parabéns a Dilma e Lula pelas escolhas desses ministros!

  3. renato arthur disse:

    Supremo sairá menor desta história? Mas já está tão minúsculo que para encontrarmos a moral dos seus membros, teremos que olhar com uma super lupa em busca de homens micróbios que só tem de grandiosidade nas suas vaidades, salamaleques e nos seus salários, pois esse tribunal se tornou tão previsível em suas decisões sempre a favor dos poderosos e contra a constituição, que a nação brasileira desanimou e nem sabe porque existe, se desaparecesse ninguém notaria e nem sentiria sua falta a não ser por sobrar mais dinheiro para o país.

  4. Messias Franca de Macedo disse:

    …. O ‘sFACHINhador’ da Constituição & do Direito, mais uma peça-chave da ‘Conexão Curitiba’!

    ***

    … Ou seja, o eterno e honrado presidente Lula que se prepare:
    se o ‘mor(T)o’ &$ o gebran expedirem o pedido de prisão dele, esta esquerda preguiçosa e tirada a light não mexerá um cílio do olho direito (sic) para defendê-lo!
    Entenda pelas entrelinhas sondadoras dos nazigolpistas &$ megacorruptos!

    TCU infestado de políticos bandidos de pijama retorna à cena do criminoso golpe vagabundíssimo e o estado de exceção!

    ***

    TCU bloqueia bens de Dilma, Palocci e Gabrielli por compra de Pasadena

    André Borges 11/10/201711h42

    (…)

    FONTE [IMUNDA!]: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/10/11/tcu-bloqueia-bens-de-dilma-palocci-e-gabrielli-por-compra-de-pasadena.htm?cmpid=copiaecola

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … Ah o STFede!
      E acumpliciado até o talo das togas IMUNDAS no golpe vagabundíssimo ainda ora em curso!
      E que está destruindo “supremamente” o Brasil e o seu honesto povo trabalhador
      Supremos(as) o Caralho!
      Perdão ao digno e honrado Senhor Caralho e congêneres!

  5. Messias Franca de Macedo disse:

    … Sabem que foi um dos mais notórios apoiadores da indição do [edson] ‘sFACHINhador’ para o STFede?
    Sim, o DEMoTucano Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção]!
    Hoje no ‘Phodemos’!
    E a presidenta Dilma Rousseff e seus auxiliares e o próprio PT Republicano “não desconfiaram de porra nenhuma”!
    E a militância de esquerda?!
    Em coma induzido em alguma UTI de um hospital qualquer enquanto houver resquícios do SUS!

  6. João de Paiva disse:

    O que se aproveita desse STF? Resposta rápida: NADA, NINGUÉM.

    Luiz Edson Fachin (assim como Teori, agora morto – assassinado?) e Luís Roberto Barroso são o ápice da covardia, da pusilanimidade, da fraqueza de caráter.

    Cármen Lúcia, além da fraqueza de caráter, é incompetente e medrosa, falando grosso contra os pobres e fininho com os donos do poder.

    Rosa Weber reúne incompetência, medo e covardia, como demonstrou quando convocou a Presidenta Dilma a explicar por que chama o golpe de Estado pelo nome correto.

    Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes são dois políticos do PSDB colocados no STF para proteger os aliados criminosos e desempenham, com maestria, essa função.

    Dias Toffoli, o mais despreparado de todos, tornou-se refém de Gilmar Mendes, depois que este livrou um irmão dele de uma condenação judicial que seria irrecorrível.

    Marco Aurélio Mello é o pavão do STF, aquele que considera Aécio Cunha “uma pessoa com careira política respeitável” e “pai de família exemplar”.

    Celso de Mello é aquele a quem Saulo Ramos chamou de “um juiz de merda” e que JAMAIS retrucou essa fala de Saulo.

    Ricardo Lewandowski é o Pilatos que lavou as mãos e conduziu o golpeachment.

    Luiz Fux é aquele do traidor do “mato no peito” que, assim como Joaquim Barbosa, procurou/mendigou apoio de José Dirceu para que fosse indicado para o STF e depois apunhalou Ex-Ministro da Casa Civil, naquele farsesco, midiático, fraudulento e criminoso processo e julgamento da AP-470. Luiz Fux sentou em cima de processo que, não julgado, beneficia a filha dele, hoje desembargadora do TJ-RJ, embora NUNCA tenha demonstrado preencher os requisitos para o cargo.

    Uma das primeiras coisas que um Presidente da República eleito pelo voto popular deve fazer é dissolver o STF, destituindo TODOS os atuais integrantes, além de submetê-los a investigação, processo criminal e julgamento. Em relação às ORCRIMs enquistadas e encasteladas no sistema judiciário o mesmo procedimento deve ser adotado.

  7. lauro bezerra disse:

    Pinuca deve ter cheirado po de pirilipimpim………nao para de falar.Aja saco!!

  8. dinio disse:

    Óh grande jornalista e batalhador…menos pleonasmo…ARROGÂNCIA NO $TF É UM PLEONASMO “ARROGANTE”…chega a ser exibicionista …kkk

  9. Messias Franca de Macedo disse:

    REQUIÃO: ANALFABETOS POLÍTICOS ESTÃO DESTRUINDO O BRASIL

    O senador Roberto Requião afirmou que o Brasil está “à deriva e esses analfabetos, esses tapados permanecem indiferentes à destruição da nação brasileira, à entrega do petróleo, dos minérios, das terras. Fecham os olhos às privatizações suspeitas, à liquidação da indústria nacional, à transformação do país em estado associado das potencias estrangeiras”; “São ou não são tremendos analfabetos políticos, tapados absolutos o juiz, o procurador, o policial federal, o defensor público, o ministro do TCU, os ministros de tribunais superiores que, por exemplo, veem passivamente, inertes o governo – todo ele atolado em denúncias de corrupção – vendendo o patrimônio público com absoluta liberdade de ação?”

    11 DE OUTUBRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/321983/Requi%C3%A3o-analfabetos-pol%C3%ADticos-est%C3%A3o-destruindo-o-Brasil.htm

  10. leonardo disse:

    A LAVAJATO É A REEDIÇÃO DA OPERAÇÃO CONDOR. Toda essa perseguição a Lula vem de lá do país do norte. Lula paga o preço não por ter feito bolsa-família, gerado emprego, minha casa minha vida… mas porque tirou os EUA do protagonismo em relação a América do Sul. Isso é imperdoável para aquela pátria maldita.
    – submarino com propulsão nuclear
    – caças gripen suecos (não americanos)
    – pré-sal
    – não a alca e fortalecimento do Mercosul
    – BRICS
    – Banco BRICS
    – obrigatoriedade de conteúdo nacional em tudo que envolve o pré-sal
    – em vez de afundar plataforma, faz refinaria – Pasadena – no coração do Texas
    – política externa ativa e altiva

    … Acham mesmo que todo esse protagonismo não tem um preço a pagar?

    É pra isso que serve aquela ameba tarefeira de primeira instância em curitiba! É uma ameba! Um verme… que como tal, não precisa de inteligência, apenas que cumpra o dever de destruir e matar um organismo que o hospeda. A lavajato é isso. Não é uma “falha” gerar destruir empregos e empresas. É a sua principal tarefa: destruir nações e deixá-las de joelhos a fim de servirem de duto para escoar para EUA e toda a corporatocracia, nossas riquezas, aniquilando nosso futuro e nosso presente. E em breve, o passado, quando reescreverem a história do país e convencerem a todos que todo o pouco que foi feito nos governos Lula e Dilma foram fruto de roubo. E que todos hoje sofremos por culpa desses populistas.

    Em tempo: Quanto mais tempo o PT, Lula, Esquerda em geral e blogueiros progressistas demorarem a denunciar isso e dar o nome certo dessa farsajato, mais eles irão aprofundar a ditadura do dinheiro, onde as togas apenas sacramentam o que antes era sacramentado pelos militares.

    Em tempo 2: Indicações de Lula: J.Barbosa, Lewandovsky, Toffoli, Carmem Lucia, Ayres Brito, Peluso
    Indicações de Dilma: Fux, Weber, Teori, Fachin, Barroso, além de DUAS VEZES, Janot, o gerente da lavajato (o chefe é a CIA).

    Em tempo 3: Republicanismo é a PQP.

    • HOCUS POCUS disse:

      A pedra é uma velha conhecida,o tal de imperialismo.Tropeçamos de novo com ela,povos sem memória e sem cérebro costumam cometer esses erros.Eles não precisaram nem mexer seus barquinhos até nossas costas como em 64 , foi só arrumar uma quadrilha de vagabundos ,safados disfarçados de juízes,delegados e junta-los com a bandidagem tupiniquim e o prato ficou pronto.
      Todo o esforço que seja feito para derrubar esse lixo,valerá ,MAS CADÊ OS LÍDERES ??POR QUÊ NÃO DÃO A CARA? ESTA É A HORA !!!! POLÍTICOS !,LÍDERES DA ESQUERDA !!,SINDICALISTAS !!!!,MEXAM-SE ANTES DE QUE O TEMPO PARA À MUDANÇA ACABE.
      AÍ O MORTO (o Brasil),SE AINDA VIVOS,FICARÁ PRA NÓS.

  11. Claudio Anael disse:

    Como é que um cara desses quer ter moral para decidir alguma coisa?

  12. HOCUS POCUS disse:

    A direita tem que se tratada na porrada,haverá uma hora que esse confronto será inevitável.Não pode a esquerda (existe no Brasil?)cometer o pecado da ingenuidade ,o preço que estamos pagando e que ainda pagarão os brasileiros no futuro será imenso.Vidas frustradas ,sonhos consumidos pela avarícia da maldita oligarquia brasileira.Sempre claro,teremos que suportar a massa imbecil ,pobre, metida a besta que ajuda a fazer número nas aventuras rapineiras da direita

  13. Tereza disse:

    O stf tá pequeno faz tempo,vai ficar rasteiro se liberar aecio numa boa.esse ladrao,canalha merece perder o mandato assim como ajudou a tirar dos outros e nem me importa que seja esse mini-stf que tire.

  14. temos que votar no lula mesmo,ou até em um cachorro se ele pedir,porque se depender destes homens públicos de nosso país,estamos fritos,mais uma vez o lula acertou esse stf é um bando de covardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *