Escrevo para ser útil. Agradar a todos é para os falsos

tecl

Cheguei a uma idade em que, francamente, patrulha não me assusta.

Quase sempre – e hoje especialmente – entra gente para comentar com o único propósito de xingar, desqualificar – a mim e a outros comentaristas – e fazer este chatíssimo discurso do ódio, em todas as suas variantes.

Desde o “vai pra Cuba” (nunca fui) até o – muito raramente – ultraesquerdismo que dá a volta ao mundo e acaba na direita.

São bem-vindos, em geral, não apenas porque ajudam a manter o blog, com o “ouro de Moscou” do Google, mas por serem seres humanos.

Sim, é isso o que penso. Penso dos que concordam, penso dos que discordam, penso dos que são hetero, homo, das muitas variações  recém-trazidas à linguagem, dos que são brancos, dos que não negros, dos que são roxos, azuis ou amarelos, dos que creem em Deus, dos que não creem.

Perdoem se não listo todos os “istas” e “ismos” , mas acho um horror ficar picando a humanidade em pedacinhos, Resumo: dos que são qualquer-coisa-que-são-ou-que-acham-que-são.

Desde que me deixem – e se não deixarem, perdem tempo – ser o que eu sou.

Não me recordo ter mandado alguém ir para a Ucrânia ou para a Arábia Saudita.

Dou minhas opiniões, sem pretender agradar a todos e, confesso, cuidando de não me deixar enredar em armadilhas em que, por uma palavra, todo o contexto do que digo seja distorcido.

A ninguém obrigo a nada e a nada me deixo obrigarem.

Acredito na polêmica como instrumento de purificação do pensamento, porque ouço e espero ser ouvido.

Não acredito em ovelhas negras nem em ovelhas branquinhas.

Só de uma coisa me envaideço: de ter chegado ao inverno do meu tempo ardendo como um dia de verão.

E só uma coisa agradeço: a oportunidade de poder falar a alguém. Melhor ainda que sejam quase 200 mil estes “alguéns”, todos os dias, ainda que nem sempre fale com a graça, o estilo e conteúdo que queria ter.

São mais de quatro anos, todos os dias, sem folgas, sem feriado, final de semana ou dia santo.

Se de algo mereço ser chamado, virtude ou defeito, é de teimoso.

Falhei num bocado de coisas, mas não desisti.

Porque este é o pior defeito, o de desistir, de achar que é melhor ser outra coisa, porque é mais fácil ou lucrativo.

O anjo torto do Drummond não me deu o talento do mestre, mas igual me disse – e eu segui seu conselho – para ser gauche na vida.

Com 40 anos de política, poderia estar aboletado, vendo a vida passar com certo conforto, mas dirijo sozinho este táxi aqui, todo dia.

Ainda que, nos últimos tempos, meus olhos só percorram ruas e gentes destruídas, pela pobreza ou pela bestificação.

Não escolho os passageiros e gosto de todos eles, dos que viajam uma vez comigo ou dos que todo dia me deixam transporta-los. É serviço público, como toda profissão é, e nele não se escolhe o freguês.

É a profissão, o trabalho, o maior bem que qualquer ser humano pode ter e o único que possuir o torna mais digno.

É profissão, como disse. E profissão tem de ser de fé, porque sem ela é cínica e mercenária.

E aí, perdoem a vaidade, é algo que me orgulho de não ser.

contrib1

Comentários no Facebook

94 Respostas

  1. Reinaldo Pellegrino disse:

    Estamos juntos!! Disse tudo! Parabéns Fernando!

  2. Cristina Castro disse:

    Eu não costumo comentar, pois não posso contribuir em nada ao seu discurso, que admiro mas, diante de tal desabafo, gostaria de comentar em como suas crônicas são importantes para mim, pois me ajudam a vislumbrar um outro lado, que sei existir além da cortina da ilusão feliz de uma realidade normal – inexistente – mas que os ao meu redor vestem como se fossem túnicas de ouro, não farrapos da própria derrota em entender a realidade que assombra – literalmente – o dia a dia do nosso Brasil tão possível mas, cada vez, tão mais utópico.

    • taciana disse:

      Desculpe, amiga, mas pode contribuir sim.Nem só de doutores se formam os pensamentos e se chega à consciência.Até sua presença com uma simples palavra de aprovação representa uma soma e um estímulo.Mostra que vc está junto e somando.E olha que vc escreve bem.Parabéns,

  3. Eudes Gouveia disse:

    Teimoso também sou. E admiro sua pena. Obrigado por manter o ofício.

  4. Mario disse:

    Você é forte.

  5. leempaula disse:

    Eu sou uma fã… e o acompanho… mesmo caladinha…. hoje resolvi falar e lhe dizer que me encarrego de espalhar pela internet muito do que você escreve…. nada além do motivo de concordar. AMEI A FRASE: “Só de uma coisa me envaideço: de ter chegado ao inverno do meu tempo ardendo como um dia de verão.” Vou transformar em post, e fazer circular na internet e nos outros lugares whats, Instagran , simplesmente por que achei linda…. simplesmente porque traduziu aquilo que fez sintonia comigo.

  6. leempaula disse:

    Bem sou sua fã o acompanho diariamente, e modestamente me encarrego de espalhar muitas publicações suas , pelos muitos grupos de que faço parte. Meu trabalho é o do vento, que espalha as sementes de lucidez que você publica. Uma forma de contrapor a grande mídia e derrubar as viseiras do povo deste nosso país.

  7. Renato Leal disse:

    Parabéns Fernando, sou passageiro diário do seu blog e através dele tenho conhecimento e análise dos fatos que não são publicados na grande mídia.

  8. Nilza disse:

    Prezado Fernando
    Mas é justamente porque vc é assim que incomoda esses que xingam, que não conseguem exprimir uma ideia com fundamentos lógicos. Vc é “a mosca que pousou na sopa”, ” que perturba o sono”, como cantava o Raulzito. Mas, é como vendo o Lula viajando pelo nordeste : os cães ladram e a caravana passa.
    Parabéns.

  9. Marat disse:

    Grande Fernando!!!
    Valeu!!!

  10. afonso disse:

    Parabens Fernando!
    Somos muito parecidos!
    Acredito ainda muito no homem, no ser humano, nesta parte do planeta chamada de America, Centro e Sul America e principalmente no Brasil, um pais que ainda não sabe a força que tem e as qualidades que tem.
    Tem muita gente de dentro e fora daqui tentando lhe roubar seu destino, com estes realmente não tem conversa e não se preocupe em agradar-lhes, não o merecem, eles se juntaram ao lixo da historia.
    Quando visitamos uma casa antes de mas nada devemos respeita-a, ninguém que entra numa casa para xingar, provocar, semear discórdia tem boas intenções, portanto nem se de o trabalho de dar-lhes atenção ou de levar-os em conta. Apenas este é um sinal que seu trabalho esta no sentido certo, suas palavras são certeiras atingem realmente os inimigos desta nação, e por isto o combatem, ninguém chuta cachorro morto.
    Parabéns pelo seu trabalho Fernando!
    Vá em frente!

  11. Marat disse:

    Ter colocado a Arábia Saudita na postagem foi muito interessante. Lembrei-me de dois causos:
    1) Certa vez conheci um panamenho. Disse-lhe que provavelmente o presidente de seu país era um sabujo dos EEUU. Ele quis saber o por que da pergunta. Respondi que é porquê a imprensa daqui nunca fala nada sobre o Panamá…
    2) Um dia desses um colega alienado (no meio de tantos) veio falar mal da Coréia do Norte, no que eu inverti a pauta e perguntei a ele se sabia onde fica o Iêmen e o que está acontecendo ali… Lógico que o terraglobista respondeu que nem sabia o que era “Iêmen”. Aproveitei a deixa para dar-lhe uma aula, onde falei algo sobre o exemplo de democracia que é a Arábia Saudita.
    Às vezes é muito cansativo lidar com esses terraglobistas que imaginam uma terra plana criada pelo caquético, obtuso e sanguinário Tio Sam. E o pior e que a republiqueta do temer, stf, moro e polícia federal caminha numa velocidade estonteante ao posto de colônia de exploração nº 1 dos EEUU, muito graças a esses paspalhos!

  12. João Wolmar Melo disse:

    Caro Brito, você acaba de descrever como deve ser o ser humano: ser pessoa! Um animal racional, que nasceu para ser livre e brilhar como a maior das estrelas, cuja luz ofusca a pequenez de alguns que por aqui passam e são incapazes de ver a penumbra que assola suas mentes e que, provavelmente, vieram “chipadas” para só reproduzir o que nelas está programado. Geralmente para o mal, pois desprovidos de sentimentos humanizados…Você já está a anos-luz desses zumbis. Logo, não precisas temer o que já veio restrito na origem. Seguramente, voltarão para se redimir da opção equivocada que fizeram do livre-arbítrio que a todos, indistintamente, foi delegado pela força criadora. Nessa altura da vida, continue sendo apenas uma boa pessoa.
    A vida pede coragem! A luta continua…

  13. Carmen Dutra disse:

    Conseguiu “arrancar comentários” de quem te visita em silêncio,como eu, e tenta ao ler seus textos entender como fomos parar neste desastre histórico. Parabéns e obrigada.

  14. Messias Franca de Macedo disse:

    … É isso aí Fernandão, você é gente, tem sangue na alma, porra, isto é que importa!
    E mestre!
    Perdão pelo ‘porra’:
    um forma de dizer somos irmãos!

  15. Marco A. disse:

    É importante não desistir. Os resultados demoram, mas chegam.

    Não se deve menosprezar a luta de ninguém, mesmo dos que são mal vistos. Quando ela é justa e clara, a conquista é questão de tempo.

    Vê-se isso aqui: https://theintercept.com/2017/09/22/no-fim-das-contas-o-ocupa-cabral-tinha-razao/

  16. Messias Franca de Macedo disse:

    Aldo se filia ao PSB na terça em ato no Congresso; candidatura a vice de Maia avança

    Por ínclito e destemido jornalista Renato Rovai

    22 de setembro de 2017
    O ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Aldo Rebelo, que foi filiado por décadas ao PCdoB, se filiará ao PSB no dia 26, terça-feira, às 14h, no Salão Vermelho, da Câmara Federal, como você pode conferir no convite abaixo.
    O blogue apurou também hoje que além da proximidade que desenvolveu com o vice-governador Márcio França, pesou na decisão do ex-ministro para a sua saída da legenda comunista, a solicitação de generais com que tem conversas frequentes.
    Entre os civis, Aldo é atualmente o “homem de confiança” da elite das tropas, onde o Fora Temer se tornou quase unanimidade.
    O seguinte recado já teria chegado a alguns parlamentares e ministros: Temer precisa deixar o governo para preservar o país.
    A saída de Temer levaria Rodrigo Maia a assumir a presidência. E Aldo Rebelo vai ser a sugestão dos militares para vice presidente da República.
    O governo Temer dificilmente resistirá com essa nova posição das casernas. Os militares não o aceitam mais como presidente.

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2017/09/22/aldo-se-filia-ao-psb-na-terca-em-ato-no-congresso-candidatura-a-vice-de-maia-avanca/

  17. Messias Franca de Macedo disse:

    BOMBA DE HIDROGÊNIO

    ***

    Aldo se filia ao PSB na terça em ato no Congresso; candidatura a vice de Maia avança

    Por ínclito e destemido jornalista Renato Rovai

    22 de setembro de 2017
    O ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Aldo Rebelo, que foi filiado por décadas ao PCdoB, se filiará ao PSB no dia 26, terça-feira, às 14h, no Salão Vermelho, da Câmara Federal, como você pode conferir no convite abaixo.
    O blogue apurou também hoje que além da proximidade que desenvolveu com o vice-governador Márcio França, pesou na decisão do ex-ministro para a sua saída da legenda comunista, a solicitação de generais com que tem conversas frequentes.
    Entre os civis, Aldo é atualmente o “homem de confiança” da elite das tropas, onde o Fora Temer se tornou quase unanimidade.
    O seguinte recado já teria chegado a alguns parlamentares e ministros: Temer precisa deixar o governo para preservar o país.
    A saída de Temer levaria Rodrigo Maia a assumir a presidência. E Aldo Rebelo vai ser a sugestão dos militares para vice presidente da República.
    O governo Temer dificilmente resistirá com essa nova posição das casernas. Os militares não o aceitam mais como presidente.

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2017/09/22/aldo-se-filia-ao-psb-na-terca-em-ato-no-congresso-candidatura-a-vice-de-maia-avanca/

    • Messias Franca de Macedo disse:

      BOMBA DE HIDROGÊNIO!

      ***

      Com segunda votação de Temer a caminho, Aldo Rebelo entra no PSB e especulações sobre chapa de “união nacional” disparam

      22 de setembro de 2017 às 22h33

      A confirmação de que o ex-comunista Aldo Rebelo vai se filiar ao PSB na próxima terça-feira deu início a um frenesi de especulações nas redes sociais sobre um acordão nacional pelo qual ele seria candidato a vice numa chapa encabeçada por Rodrigo Maia, do DEM, em eleições indiretas no Congresso.
      (…)
      No texto, que poderia muito bem ter sido formulado num think tank militar, a “missão” é apresentada:
      Hoje, nos marcos da economia globalizada e com o País em condições mais favoráveis que no passado, temos a missão de iniciar um novo projeto nacional, o quinto movimento, em três direções e três objetivos:
      (…)
      As especulações ganharam força porque:
      (…)
      4- Temer publicou um vídeo espantoso nas redes sociais, prometendo ‘resistir’ no tom de um Nixon ou Collor.Ele fala que é vítima de uma conspiração. Pode ter razão. É importante lembrar também que o Brasil institucional sempre abominou o povão e preferiu resolver as coisas em conchavos de bastidores.

    • Batista disse:

      Traduzindo: O Golpe fracassou e o golpe precisa continuar, para tanto elege-se indiretamente o Maia para continuar o serviço, e para fazer o estropício do golpe II, “A Continuação”, passar pela garganta dos golpeados de forma que não façam marola e nada melhor para isso que contar com os serviços polivalentes do “incrível” homem borracha, Aldo Rebelo, quase ex-comunista, agora chapa do peito do “estadista Maia Filho”, aquele que promete: A Globo e ao Mercado, Tudo.
      Afinal, quantos votos tiveram Maia & Rabelo em 2014 para assumirem a presidência da república, representando os eleitores brasileiros?

  18. Batista disse:

    Agradeço por fazer o Tijolaço não apenas continuar a existir, como a nos iluminar e alimentar de política maior, todo santo dia e aproveito para deixar minha torcida: Teima Brito, teima, que teimando juntos um dia teremos o Brasil que sonhamos.
    PS: Se os alimentadores compulsivos dos “provocadores baratos” fizessem esforços para os deixarem “falando sozinhos”, a poluição cairia a metade ou mais.
    O que soma rebater essa gente, num blog de excelência política onde comparecem apenas para ofender, atrapalhar e não contraditar?

  19. Paulinho Saturnino Figueiredo disse:

    Você está entre os indispensáveis, e não são muitos, nessa luta quase insana para reformatar, e oxigenar, as comunicações sociais e políticas entre cidadãos de uma nação onde a expressão pública foi oligopolizada, no interesse de uma elite mesquinha e retrógrada. Estamos juntos nessa, parceiro!

  20. Marco A. disse:

    Quando se escreve e se publica o que se escreve, não é para ser útil, de modo genérico, muito menos agradar a todos.

    A utilidade está em esclarecer, jogar luzes sobre o que está nas sombras. Há que ser claro quanto às ideias, preciso nos conceitos e conciso nas palavras.

    Caso contrário, escrever pra quê?

    O resto, como disse Millôr, é secos e molhados.

  21. Marco A. disse:

    Escreve-se e publica-se o que se escreve não para ser útil de modo genérico e muito menos agradar a todos.

    A utilidade de quem escreve e publica reside em esclarecer, jogar luzes sobre o que está na sombra, com conceitos bem definidos e concisão nas palavras.

    Se não for assim, escrever pra quê?

    O resto, como dizia Millôr, é secos e molhados.

  22. Tenho teimado contigo. Rsrs.

  23. Valmont disse:

    Obrigado, mestre Fernando Brito, por essa força admirável que tem sido um alento para a nossa sobrevivência nesses dias tenebrosos.

  24. Ricardo Lima disse:

    Parabéns pelo seu trabalho de nos informar com tanta precisão. Obrigado!

  25. Rita disse:

    Todo o meu apoio e admiração.

  26. Policarpo disse:

    Parabéns Fernando por teu esforço e trabalho diário em manter sempre acesa a chama da esperança e a busca por justiça e verdade.

  27. Bubusca disse:

    Parabéns pelo esforço, coragem e paciência ! Continue!

  28. Vanize Eyer disse:

    Obrigada pelos seus escritos leio seu blog desde 2014 e já me esclareceu inúmeros assuntos e me proporcionou outro olhar mais completo nesse emaranhado de manipulações midiáticas

  29. Gilbert disse:

    Parabéns Fernando Brito pelo seu trabalho de informação e de esclarecimento `as milhares de pessoas que acompanham seu blog e seus excelentes textos.

    Sua visão de mundo e de política é esclarecedora. Aos que não percebem ser dessa forma é por que não conseguem decodificar, e faz parte da oposição procurar desqualificar aqueles que melhor expressam e revelam a verdade dos fatos.

    Seus escritos são referências no meio jornalístico e na blogosfera.???? ” Se o povo falar/falar/ nem ligue/nem ligue, deixe o povo falar”????…

    Continue com esse seu entusiasmo e determinação!

  30. baader disse:

    temos notado o crescimento de coment.fascistoides neste Tijolaço. lamenta-se, talvez.
    contudo, vale a pena continuar, moço.
    pode crer que v.é uma luz no túnel da “tragédia essa que cai sobre todos nós”. oxalá possamos algum dia sentar aí no sempre maravilhoso Rio (e seu povo e seu sotaque) para umas cervejas e vários cigarros.
    (estamos esperando seu coment.sobre movimento Aldo Rebelo.)

  31. stela mary Alves de oliveira disse:

    Palavras excelentes! Orgulho enorme de poder ler e compartilhar. Sem “ismos” de puro preconceito, ódio e intolerância. Parabéns!!!

  32. Waldemar Pilipchuk disse:

    Vida longa, saúde, força para continuar a você e aos seus. Enquanto Jesus não nos chamar tamo junto !

  33. Sandro disse:

    Toda unanimidade é burra….
    Continue esse magnífico trabalho, lutando a boa luta! Agrade a si, ago seu ego, e não aos outros.
    Críticas existem. Mas dê ouvidos à sua consciência, a melhor conselheira!

  34. Roberto disse:

    Tomo seu taxi várias vezes por dia, com muito gosto. Quanto aos trolls, você está certo. Citando outro grande poeta, eles passarão eu passarinho????Força.

  35. Luli Paiva disse:

    Fernando, vai para Cuba…. e volta!
    Curtir um pouco a Ilha.
    Estou louco para ir, mas não tem dado certo!
    Só não deixe de soltar os tijolaços quando estiver por lá!
    Ab Luli Paiva
    Fuerza

  36. renato arthur disse:

    O melhor jornalista do Brasil, não só pelas suas posições políticas mas pelos seus textos instigantes de um português e de uma cultura brilhante. Nesses dias de um Brasil vilipendiado esse blog é meu favorito é um oásis nesse deserto brasileiro para nossas almas.

  37. Rafael da Silva disse:

    O ideário universalista num mundo destroçado e dividido em muitos pedacinhos parece ser uma escolha difícil de ser sustentada. Claro, continuar sempre com responsabilidade e sem esquecer do próprio limite é importante. Não fazer ao outro o que não desejamos sofrer: empatia como percepção primeira além do umbigo nosso de cada dia. Regra básica e simples de convivência em qualquer lugar que se julgue saudável e isento da barbaridade naturalizada. Mais humildade para não perder de vista a finitude da vida feita de muitos pedacinhos invisíveis, ignorados e silenciados.

  38. Odara disse:

    Obrigada Fernando!
    Pela lucidez e pela forma, seus textos são excelentes!

  39. Daisy disse:

    Parabéns Brito! Continue com sua teimosia, pois essa nos faz muito bem, não desista nunca. Eu que tive muita resistência a aderir a tecnologia, hoje sou uma assídua frequentadora dos blogs de esquerda, isso só foi possível, devido ao clima de ódio e mídia golpista partidária, que passou a fazer parte do país. Só aos 54 anos, em 2014 aderi ao mundo das redes sociais. Digo sem medo de errar, me abriu uma janela gigantesca para o mundo, é viciante, não consigo deixar de acessar todos os dias, seus textos são primorosos, seu blog me ajuda muito, gosto de suas análises. Eu antes uma amante de rádio e TV, hoje me libertei.Tenho minhas estratégias para não me estressar, não tenho face, pois ainda não atingi uma evolução espiritual para suportar reaças da própria família, também não leio comentários dos tais, pulo todos, não vale o desgaste. Esses dias respondi um que espumava de tanto ódio, ele xingou minha mãe de vaca e puta, fiquei muito triste, minha mãe faleceu há vinte anos, tem mais que ignorar. Mas não deixei sem resposta, desejei muita saúde a mãe dele, muita vida, para que um dia ela conseguisse ver esse ser que ela gerou, e que se tornou lixo, se transformar.

  40. José Ricardo Romero disse:

    Bravo! Excelente! Continue para que possamos continuar com você.

  41. Pablo disse:

    Parabéns que bom ler seus escritos, alivia o peso do dia a dia na grande cidade a fome já toma conta dos pobres
    até quando? meu Deus

  42. Carlos disse:

    Uma coisa é certa: se o Tijolaço não houvesse se tornado um meio importante na luta contra as trevas, “eles” não colocariam tantos trolls fazendo plantão por aqui. É com espaços como este que progressistas e nacionalistas hoje contam para manter a sanidade no meio deste mar de loucura e estupidez em que a grande mídia transformou o brasil. (Recuso-me, faz tempo, a escrever brasil com inicial maiúscula.)

  43. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Maia presidente e Rabelo de vice? Pelo passado do Aldo, quanto tempo ele ficaria no cargo? Maia é filho pródigo do Cunha, da tropa governista do Temer, é do DEM, o partido mais sem ideologia do Brasil. Ao olharmos a lista de deputados do DEM sentimos calafrios. Essa proposta é como querer juntar a água com o óleo. Proposta natimorta, com certeza.

  44. Maria Lucia Hamilton Mendes disse:

    Sou tua passageira. Obrigado por tua existência.

  45. Simone A. Gomes disse:

    Bom dia, Fernando Brito! Cada dia vale mais a pena ler seus artigos, sempre objetivos e atuais. E para mim, é como um encontro com o líder da minha juventude, nosso saudoso Leonel Brizola! Minha primeira obrigação, diariamente. Força extra pra você, sempre! Muito obrigada.

  46. Ronaldo Braga disse:

    Como diz uma amiga, “com o passar dos anos aperfeiçoamos nossos defeitos”.
    Espero que você continue “aperfeiçoando sua teimosia”, se é que podemos chamar a teimosia de defeito.
    Avante companheiro!
    Forte abraço.

  47. Maria Rita disse:

    Desde que descobri o Tijolaço, raros são os dias em que não compareço.Ultimamente, comento menos, só se achar que tenho alguma coisa de sentido a dizer ou se, no dia, preciso mais do que nunca afirmar “Presente”, como numa sala de aula que me permite ser quem sou, independente das diferenças de cada participante. Como vivemos num clima de guerra da informação e na qual os resistentes jornalistas dos blogues que confio são atentos observadores que nos traduzem as tendências e as possíveis consequências do absurdo cotidiano. Lembro de um livro especial que fala do tempo das incertezas escrito pelo historiador Eric Hobsbawn.

    • Maria Rita disse:

      Completando o final penúltima frase: “…na qual os resistentes jornalistas dos blogues em que confio são atentos observadores que nos traduzem as tendências e as possíveis consequências do absurdo cotidiano, sabemos que numa guerra, a informação é manipulada por quem detém o poder e a estrutura econômica e política para disseminar o que for importante para seus interesses. No garimpo e na atenta observação dos que resistem é onde encontramos o sentido dos acontecimentos.

  48. Frede69 disse:

    mais de 50 comentáristas, e apenas 2 puxa sacos do bozonaro. é incrível a incapacidade deles de se perceber como minoria. e tem que vir todo dia até aqui pra estragar o ambiente.
    só pode ser pago pra isso.

  49. Messias Franca de Macedo disse:

    MILITARES AVISAM TEMER QUE SEU GOVERNO ACABOU, DIZ RODRIGO VIANNA

    O jornalista Rodrigo Vianna, ex-Globo, afirmou nessa sexta-feira, 22, que os militares já teriam informado Michel Temer sobre o fim do seu governo; “Rovai colhe nos bastidores de Brasilia informação bombástica: militares avisaram Temer que governo dele acabou”, diz Vianna, ao se referir a texto publicado pelo jornalista Renato Rovai; “Colegas contam q JN da Globo clama por intervenção militar no Rio. Ensaio do q vem no Brasil? Depois do desmonte, caminho aberto pra tropa!”, acrescentou Vianna

    23 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 06:46

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/318790/Militares-avisam-Temer-que-seu-governo-acabou-diz-Rodrigo-Vianna.htm

    • Messias Franca de Macedo disse:

      BOMBA!
      Procurador da República Ângelo Villela se diz disposto a socar os métodos pré-medievais das delações no CUnha do Janot, do ‘mor(T)o’ , “com o advogado (e doleiro!) ‘Taca Dura’, “deltan playboy de porta de igreja dalagnol”, Zucoloto e tudo dentro”!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      PROCURADOR QUER ABRIR CAIXA-PRETA DAS DELAÇÕES EM CPI

      Primeiro depoente da CPI da JBS, o procurador Ângelo Villela se diz disposto a revelar os métodos do Ministério Público para obter delações na Lava Jato; em conversas com interlocutores, ele relatou interesse em expor os mecanismos de pressão para obter relatos contra alvos específicos; “Qual é o fato novo que envolve a empresa JBS? Há muitos meses existe no Brasil uma suspeita de que há um modus operandi de extração de delações. Há uma interpretação por setores do Ministério Público Federal que estão em Curitiba e em Brasília que, para se extrair de um delator aquilo que se quer ouvir, vale tudo”, diz o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), integrante da CPI

      23 DE SETEMBRO DE 2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/318784/Procurador-quer-abrir-caixa-preta-das-dela%C3%A7%C3%B5es-em-CPI.htm

      • Messias Franca de Macedo disse:

        TREMEIS, ‘Janót’!
        TREMEIS, ‘mor(T)o’!
        TREMEIS, “deltan playboy de porta de igreja dalagnol”!
        TREMEIS, “procurador de merda da barbicha imunda desde o megaescândalo do Banestado sob a égide da Privataria Tucana do ‘FHC Brasi’ &$ do Pedro PULHA Parente da Corrupção da agora Petrobrax!
        (…)

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        CPI da JBS vai denunciar a indústria da delação

        Eminente e intrépido jurista e deputado federal Wadih Damous: República de Curitiba faz promessas para potenciais delatores

        Para deputados do PT, CPI deve se debruçar sobre parcerias entre procuradores e empresas para fechar delações que não possuem previsão legal
        22/09/2017

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.pt.org.br/cpi-da-jbs-pode-revelar-modus-operandi-de-delacoes-irregulares/

  50. Sergio disse:

    Parabéns Fernando pela coerência, tenacidade e por sempre verdadeiro. E obrigado por ser um dos poucos heróis da resistência a defender o Brasil. Sou seu leitor diário e muito me inspira a continuar resistindo pois nem tudo está perdido. Vamos virar este barco. Forte abraço.

  51. Dulcineia disse:

    Enquanto estiveres por aqui serei sua passageira….

  52. Belmiro Machado Filho disse:

    A área de comentários tem que ser vista como a sala de visitas do TIJOLAÇO, que nos é franqueada para que possamos, dentro do contexto proposto, externarmos civilizadamente nossas opiniões. Porém, quando este espaço é invadido por elementos de baixa extração educacional e intelectual, cujos propósitos são a agressão e a provocação, cabe a nós confrontá-los à altura, mesmo que para isto tenhamos que enfiar a mão na merda.

  53. Ruy disse:

    Parabens Fernando. Siga em frente, pois nos(primeira pessoas do plural) o seguiremos e contribuiremos das formas possiveis. E para o imbecil do carlos oliveira: Amor e crença na justiça social, como a forma consertada do capitalismo.

  54. Vicente disse:

    Leio o Tijolaço diariamente.
    Obrigado!
    Pena que os coxinhas doentes que aqui vêm não leiam os textos. Vão direto nos comentários repetir seus mantras de ódio ignorante. Poderiam aprender alguma coisa.

  55. Flávia disse:

    Parabéns, Brito! Te acompanho por algumas vezes todos os dias. Teus artigos são necessários para mim, me fortalecem nesses últimos anos. Força, saúde!

  56. Allex disse:

    Parabéns pelo seu excelente, imprescindível e seminal trabalho. Também sou seu passageiro diário, Fernando. Além de um modesto contribuinte. E minha filosofia de vida, pelo que você revela por aqui de vez em quando, tem muitas semelhanças com a sua. Avante todos nós, juntos e sem jamais desistir! Por que como bem sabemos, o futuro da humanidade ou é pela via da solidariedade, da distribuição igualitária das riquezas e do respeito mútuo, ou é a barbárie e a extinção.

  57. Wallaw disse:

    Fernando Brito #presente!
    Estamos juntos!

  58. Maria disse:

    Brito, você me emociona sempre! É um dos poucos jornalistas que honra a profissão. “Eles passarão você passarinho”, já dizia o grande poeta.

  59. cristina silveira ou cristinica de cervantes disse:

    caro camarada fernando Brito, eu acolho o seu desabafo… a sua lucidez e beleza de texto tem sido a vitamina pra minha vida de golpeada. os que escrevem ódio, são de fato os Covardes e Ignorantes. eu acho desagradável ler o que os analfabetos de política de civilidade de decência escrevem aqui no nosso Tijolaço (nosso porque você escreve pra nós). porque você não corta eles? quando a caravana passa os pitibus se arvoram de Inveja. reproduzi em um texto meu um texto teu no blog vila da utopia, editado pelo jornalista carlos cruz – o moreno das Itabira, e um imbecil disse que o texto, o seu, tava mal escrito, mas pra criticar o seu texto ele não acertou na ortografia e nem nas concordâncias verbais, mas o pior é que o Insignificante não tinha texto… ou seja é a turma Ignorante que se acha…. beijo tua cabeça com toda a reverência que se deve aos Gloriosos. beijoca fernando

  60. Bacellar disse:

    Uma boa parcela dos haters são robôs ou pagos (inclusive infiltrados pra causar se passando por esquerda) o resto quase inteiro é gente boçal…Não valem nenhum estresse…

  61. Leon disse:

    Tijolaço na vanguarda!

  62. Marco A. disse:

    Além do “ultraesquerdismo que dá a volta ao mundo e acaba na direita”, o jornalista esqueceu-se de mencionar o esquerdismo que para, enquanto o mundo gira, e acaba nostalgicamente nos braços já conhecidos, seguros e, ao que parece, aconchegantes da direita.

    Esse esquerdismo, em desespero, desorientado e sem firmeza teórica, ao se ver diante de um falso dilema que erroneamente se propõe, qual seja o da ditadura judicial e o da ditadura militar, opta pela segunda, já velha conhecida e, acredita esse esquerdismo de posição, mais respeitável, uma senhora de quase 128 anos, a se completarem em 15 de novembro próximo.

    Essa senhora ditadura, ou senhora ditadura, segundo o esquerdismo de posição, não aquela adolescente insolente, a judicial, poderia, aos trancos e barrancos, mais aqueles do que estes, nos conduzir a um porto seguro. Afinal, segundo o jornalista, sem citar um sequer, muitos seus agentes contribuíram para a “intelligentsia” nacional. Quem? Dutra, Penna Boto, Lyra Tavares, Newton Cruz, Pires Gonçalves? Fico com Klecius Caldas.

    Com pensamentos de esquerda desse tipo, estamos fritos.

  63. Guilherme disse:

    Clap! Clap! Clap!

  64. Ancile Zen disse:

    Sr. Fernando Brito,
    obrigada por me manter perfilhada
    à razão e à História.
    “Você é livre para fazer suas escolhas,
    mas é prisioneiro das consequências.”
    – Pablo Neruda –
    Meu imenso desalento: não alcancei minha prole
    Meu único e grandioso lenitivo:
    – eu continuo do lado certo da História.

  65. Marcos disse:

    Tijolaço é plantinha viçosa no deserto do pós-golpe. Desculpem a piada, mas vou parafrasear Temer : Britto, tem que manter isso, viu…..

  66. Marcos disse:

    Fernando, como leitor diário do Tijolaço, quero te agradecer pelos posts que você todos os dias nos brinda. Lucidez e coragem são suas principais marcas. Se eu pudesse, colaboraria financeiramente com o blog com a maior satisfação. Mas esse dia ainda vai chegar. Obrigado Tijolaço!!!

  67. serralheiro velho disse:

    Caro Fernando (que se diz teimoso), venho mais uma vez na condição de seus muitos leitores diários ressaltar o valor que dou a seus comentários. Eles se mostram como um observatório claro deste nosso estuprado Brasil atual. Agradeço sua persistência, seu destemor e sua tolerância com imbecis que perderam a modéstia.

  68. Nahum Pereira disse:

    Prezado Fernando, desde 2012, portanto há cinco anos, leio diariamente seus artigos, sete dias por semana. Desde então eu o coloco entre os jornalistas equilibrados e sensatos. Não estamos de acordo sempre, o que é natural. No entanto, é muito relevante a sua contribuição para o pensamento político brasileiro neste momento estranho, antes impensável, da realidade nacional. Continue firme. Precisamos muito de sua pena trabalhando bem como tem sido desde sempre.

  69. Fernando disse:

    Estamos junto Fernando Brito, sempre!

  70. Giordano disse:

    Parabéns, Fernando, pelo texto alma-limpa espelhando decência, sinceridade.
    Estamos neste bloco!

  71. helio dias horvath disse:

    Vejo que muitos aplaudem suas palavras, lastreadas segundo pude entender na mais pura equidade. Infelizmente não é assim que eu vejo seu trabalho. Serei mais concreto. Antes da fase aguda da crise que culminou com o impeachment da Presidente Dilma todos pudemos assistir ao espetáculo repugnante de uma pequena horda abrir campanha contra o que irresponsavelmente convencionaram chamar de uma inflexão neo-liberal da recém vitoriosa candidata no final de seu primeiro mandato e início do segundo. A gritaria, sustentada também por seu blog, foi o toque de reunir da oposição ainda atordoada com a derrota eleitoral para o início da sabotagem dos vira-latas que passam por empresários neste país. Vimos a aceleração da inflação sob o pretexto do acionamento das termo-elétricas, o aumento exponencial da sonegação e a campanha histérica dos meios de comunicação. Nas ruas, os inocentes-úteis deste país não deixaram escapar a oportunidade de mais uma vez serem manobrados pelos de sempre. Na época postei mensagens duras contra o que você escrevia, mensagens políticamente duras, mas isentas de ofensas.

    • Fernando Brito disse:

      Acho que você lia outro blog…Se eu estou entendendo, você culpa a a esquerda pelo golpe. Retorne um pouco mais e veja como aqui não se embarcou nas tais “jornadas de junho”, blacblocadas e outras cositas más

      • Marco A. disse:

        Mas foi a “bléquiblocada” que foi pro confronto com a polícia facínora do Cabral, sobre quem, aliás, você se cala, tanto na greve dos professores , em defesa destes, como na denúncia da roubalheira do cleptogovernador. Leia aqui: https://theintercept.com/2017/09/22/no-fim-das-contas-o-ocupa-cabral-tinha-razao/. Quando não se tem mais argumento, como no filme “Casablanca”, mandam-se prender os suspeitos de sempre. Assim se faz aqui, neste blog criptodireitista ou esquerda retrô, o que dá no mesmo. É fácil esculachar quem não pode se defender, sob pena de ser massacrado pelo Estado. Use suas palavras para apontar erros nos verdadeiros exploradores. A lista é longa. Escolha os mais fortes e vá à luta. Não seja covarde! Até parece que os que você apoia não fizeram e continuam a fazer um monte de bobagens. Não merecem injustiças, ninguém merece, mas santos não são. Sua desorientação é completa e, quanto mais errante, procurará ver inimigos onde não existam. Hoje, os “bléquibloques”, amanhã, quem será? A direita é ávida por acusações. Pra deduragem, falta pouco.

      • Rafael da Silva disse:

        Não estou entendendo muito bem. O articulista é de direita ou de esquerda? O cara é brizolista pelo jeito. Gostaria de entender o que aconteceu entre esse blog e junho de 2013? Em relação aos ataques sofridos pela presidente Dilma no início do seu mandato, o histórico do blog não deixa mentir. Mas esse anti-clímax do post do articulista com seu público cativo, e não tão cativo assim, está cheio de mistério. De onde vem essa confusão toda de coerência política? Um pouco estranho isso. Seria bom ter um debate explicativo das partes de maneira cordial para que não ficassem dúvidas no ar. Bom, talvez não venha ao caso debate de verdade?

  72. Amilcar Lopes de Almeida disse:

    Fernando Brito, queria ter a facilidade de conseguir me expressar assim… me sinto confortavelmente, se me permite, adicionado e integrado em todos os “versos” de seu texto… a única diferença, terrível, é não possuir sua maestria ao escrever. Parabéns.
    E me desculpe por viver copiando seus textos no face… mas é a minha maneira física de mostrar os jornalistas dos quais coaduno para meus amigos virtuais. Um abração.

  73. MANREL disse:

    Fernando, você é clássico, inteligente, corajoso pra mim, o melhor.

  74. Alberto Mor disse:

    Parabéns pelo trabalho

  75. Maurício disse:

    Um beijão, Brito, de mais este passageiro diário!

  76. Maria NAA disse:

    Fernando, parabéns pelo texto, me emocionou. Leio sempre o blog e hoje é a primeira vez que lhe escrevo. É que achei muito interessante o questionamento do Rafael da Silva e gostaria, como ele, de ser esclarecida a respeito. Não entendo muito de política, mas sempre acompanhei o noticiário dos jornais, desde menina.( me desculpe, mas eu lia o Globo e ” torcia ” pelo Carlos Lacerda, que vergonha…) Hoje, nos meus 79 anos, sou fã de Lula e de Brizola, e vejo com tristeza a situação do país, mas graças a você e outros blogueiros, não perco as esperanças de ver o Brasil livre e feliz.

  77. Eva Angélica disse:

    Grata! Prolfaças!

  78. Robson disse:

    Admiro-Te demaaaaaaais, caro Brito.
    Você é um herói de verdade que vem trazer a luz do bom senso nesse Brasil tão desfigurado. Obrigado.
    Que Deus te fortaleça sempre.

  79. Ricardo CP disse:

    Bravíssimo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *