Dinheiro de Moro para a PF é novela. O enredo? Incompetência e mentiras…

pedepede

Lembram da história que mostramos aqui de que era falsa a versão divulgada na mídia de que a Polícia Federal do Paraná, à míngua de recursos, teve de ir passar o chapéu diante do juiz Sérgio Moro para conseguir dinheiro para consertar seus carros e pagar as contas de luz?

O repórter Marcelo Auler fez o que nenhum jornal se dignou a fazer e rastreou a história do dinheiro.

Tudo já começa de forma esdrúxula.

Moro dá, em agosto de 2014, R$ 1 milhão para a PF-PR, em tese para a instalação de um sistema de câmaras de segurança.

Quase sete meses depois, Moro cobra que a PF apresente os comprovantes dos gastos.

A PF nem sequer havia mexido no dinheiro.

Mas, aproveitando a oportunidade, pede mais R$ 2,237 milhões (isso, dois milhões, 237 mil reais e quebrados), como relata Auler, ” com o mesmo objetivo: instalar o circuito de TV na sede da Superintendência Regional, no depósito de carros apreendidos, no bairro  Hauer, em Curitiba, e para as descentralizadas de Paranaguá, de Ponta Grossa, de Guarapuava e de Cascavel, interior do Paraná.”

Moro informa que não tem tanto dinheiro assim e cobra de novo que sejam prestadas as contas do primeiro milhão.

Só nos dias 22 e 26 de outubro de 2015, 14 meses depois da disponibilização do dinheiro, a PF apresenta as primeiras faturas de pagamento. Depois de nova cobrança de que preste contas.

E um mês  depois a Polícia pede autorização, sabe-se lá porque – uma vez que ela devolveu dinheiro do próprio Orçamento, para pagar peças para seus veículos e contas de luz.

Detalhe: pede em setembro recursos para as contas de luz e, com eles, irá quitar uma conta não-vencida, com data de vencimento em 25 de…dezembro!

Moro, por sua vez, autoriza, com uma série de alegações sobre “riscos” da Lava jato, quando sabe que a Polícia Federal foi incapaz de usar os recursos à sua disposição, tendo sido, inclusive, duas vezes instada a prestar contas deles.

Deixo aos gestores e especialistas de direito administrativo o exame do imbroglio narrado, passo a passo e com documentos, por Marcelo Auler em seu blog.

Pode ser que eu seja leigo, mas no meu tempo, salvo as chamadas “pequenas despesas de pronto pagamento” destino de dinheiro não ficava ao arbítrio do administrador. E soa estranho que multas decorrentes de sentença judicial fiquem à disposição do juiz, para ele gastar como quiser e no que quiser, em outros órgãos públicos.

Como diz Auler, “façam suas escolhas”.

A reportagem é imperdível, detalhada e criteriosa.

Daquele tipo que “não vem ao caso”  que jornais façam, diante de um caso assim.

 

 

 

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

24 Respostas

  1. ALGOPI disse:

    Estou estarrecido. Os donos da moralidade são cambalacheiros.

  2. Daniel disse:

    Lamentavelmente… todo esse imbróglio… faz parte da CONSPIRAÇÃO patrocinada pela CIA… enfraquecer Brasil… Rússia… Venezuela… e colocar a Argentina de joelhos… e ainda o PIG daqui achar que será uma referência para América Latina… brincadeirinha né!!!

    • Irion disse:

      Exatamente! É coisa do PSDB & CIA, com seus tentáculos, a PFSDB e a JFSDB! Cambalacho pouco é bobagem!

    • Luiza disse:

      Há anos lemos publicaçoes sobre a PF, a ABIN etc, reportagens como a que eu deixei no link ao final,[ que sao verdadeiras denúncias que deveriam ser tratadas com a máxima seriedade pelo Brasil porque sao gravíssimas, mas nao..
      É com base nessas informaçoes que se tornaram públicas, porque publicadas em revista oferecida em banca de peródicos para qualquer um pagar e levar prá casa, que nós brasileiros ficamos perplexos e concluímos pelo pior:
      Primeiro – o dinheiro da PF para a lava jato vem de outra fonte de recursos nao oficial – fonte esta que nao pode ser declarada publicamente – porque nao é procedente de recurso de dinheiro público brasileiro, mas de fora dos limites do país.
      Segundo: já o dinheiro que se pede oficialmente – aquele procedente de recursos públicos brasileiros – acredito que seja um pedido feito por mera formalidade e nao é atoa que esses documentos se contradizem nas contas, alegaçao de necessidade com implicaçao em relaçao a licitaçao, ausencia de projeto, autorizaçao ou nao dos recursos solicitados etc, porque nao é na verdade recurso a ser utilizado na lava jato, esta parece já ter fonte suficiente que a mantenha, mas sim para ser usado com finalidade muito diferente da alegada. Quem investigaria isso? A própria PF?! O MPF?!
      Aparentemente a operaçao lava jato tem recursos de sobra, além do apoio irrestrito por trás, para fazer o desmonte do Estado brasileiro, aniquilaçao de um único partido político, paralizaçao da economia à custa da destruiçao da Petrobras e sua cadeia produtiva, destruiçao das maiores empretireiras nacionais e fornecedores delas etc….e agem sob ordens de que nao tem nada a ver com os interesses nacionais mas sao os que pagam as contas dessa empreitada visando interesses próprios geopolíticos.
      O Brasil é um país de 515 anos dominado à custa da ignorancia de um povo que teve a educaçao negada desde o nascimento. Isso explica a nossa história de prostaçao desde a origem – somos um país rico em recursos naturais cobiçados mundialmente, entao….
      Sobre a PF há uma entrevista muito interessante do chefe do fbi no Brasil de 1999 à 2003, concedida e publicada na Revista CARTA-CAPITAL, Edição 283, de 24/03/2004, cuja transcrição completa eu encontrei nesse link : http://www.blogdobolche.blogspot.com.br/2016/01/policia-federal-brasileira-recebe.html

      Como nós brasileiros vamos interpretar o atual estado das coisas no Brasil se nao for pelas informaçoes que se tornam públicas através de publicaçoes e reportagens assinadas por jornalistas sérios mas que nenhuma providencia parece ser tomada?? Tudo entao é teroria da conspiraçao???

  3. marco guerra disse:

    Blogueiro tiro o chapeu pra ti. Agora pro Marcelo Auler idem.

  4. Jose. Almir disse:

    Mas pode isso – imagina se a moda pega. Tem que mudar a Constituição falar que juiz honesto no combate ao crime pode utilizar dinheiro de multa ou apreendido a seu juízo

  5. titus disse:

    Brito na mosca o auler descobriu, esse juizinho nada mais e do que ferramenta so sabe ler instrucao em ingles como o daniel acabou de dizer, acima, mais a melhor qualificacao dele e realmente INCOMPETENTE. (moro)como juiz mas como sabujo executor dos planos dos gringos ele e eficiente.

  6. Euler disse:

    Isto sim, podemos chamar de pedaladas com dinheiro público, sem autorização de órgão competente, de um poder para o outro, sem qualquer fiscalização. Se fosse alguém do PT, estaria preso. Como aconteceu com o herói da direita e sua mídia, não vem ao caso.

  7. titus disse:

    Ninguem ainda notou como esses Juizes MP pedem dinheiro a rodo, fazem festinhas com dinheiro publico. porque nao pedem mais para os seus amos do norte aonde recebem instrucoes… porque temos nos que pagar para destruirem o Brasil.

  8. Heitor disse:

    No JN, quando a matéria era o Manifesto redigido por dezenas de advogados penalistas e constitucionalistas criticando a Lavajato, a Globo manipulou o comentário e quem só assiste o PIG como fonte de informação, ficou com a sensação que o faziam para ajudar seus clientes.

  9. hcc disse:

    Imaginemos que um tal de pt tivesse feito esta lambança de gastos e de justificativas injustificáveis: tava tudo na cadeia.
    Policia se meter em politicagem dá nisso. Perderam o rumo.

    • Marcos disse:

      hcc, no caso de petistas e aliados do PT, muitas vezes nem precisa de provas para prender. Basta uma suspeita, uma ilação, e pronto! José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha, Pizzolato, Vaccari, entre outros, foram presos sem qualquer prova que os incriminasse. Uma coisa absurda, lastimável. Contra tucanos como Serra, Aécio, FHC há várias provas que os incriminam e nada lhes acontece. Os safados são inimputáveis

  10. Mauricio Gomes disse:

    Vou escrever uma carta para o Moro pedindo uma graninha para pagar o aluguel e outras despesas do mês. Afinal, sabe como é, com essa crise toda e com tanto dinheiro sobrando nas mãos do Dr. “não vem ao caso”, bem que ele poderia me dar uma forcinha para pagar as minhas contas. Qualquer 5 milzinho já tá valendo!

  11. titus disse:

    E essa tal prime que ninguem conhece o dono que e registrada com um nome estranho e que apresenta como se fosse uma empresa no reino unido..e muito confuso mesmo. tem que ter trambique por ai… outra coisa interessante e que essa tal de prime faz negocio em toda parte governos estaduais federal etc… mais ninguem conhece o dono.

  12. Luiz disse:

    Sugestões de perguntas que se poderia fazer às autoridades do judiciário e da polícia federal e também (por que não?) sugerir aos tais “jornalistas investigativos”:

    1) De onde veio esse 1 milhão de reais “disponibilizado” pela justiça federal (órgão do poder judiciário) à polícia federal (órgão do poder executivo)?

    2) Quais são os recursos administrados por um juiz de primeira instância? A ponto de deferir (palavra usada no despacho) e posteriormente cobrar prestação de contas. Juiz julga ou administra dinheiro publico?

    3) Qual a legislação (acordos entre poderes etc.) que permite um órgão do poder executivo (policia federal) solicitar recursos ao poder legislativo? No caso verba para o funcionamento corriqueiro da policia (câmaras, alarmes etc.).

    4) Virou bagunça? É verdade que a atitude se resume em “tem uma grana aí quem usar usou”?

  13. Messias Franca de Macedo disse:

    Da Série ‘Tudo a ver’!

    Força-tarefa ‘taradinhos do golpe’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Mino Carta denuncia a conspiração da PF

    Conspiração policial – Por Mino Carta (Editorial)

    publicado 15/01/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.cartacapital.com.br/revista/884/conspiracao-policial

  14. paul moura disse:

    Mas o que que é isso?
    Um bordel sem dúvida. Um bordel cuja festança é paga com o seu dinheiro cidadão brasileiro.

    • Danilo Stinghen disse:

      Nada. Esse dinheiro vai pruma causa séria. Todo para o gorpe e a sedição. O PHA já chamava o Moro de rei da república do Paraná… Ora, daqui a pouco ele vai começar a coletar impostos para o seu exército, a PF.

  15. mz disse:

    Moro está instalando a República Paralela do Paraná, com constituição, direito penal e orçamento próprios. Com diz o PHA é uma esculhambação. Quando o messianismo sobe á cabeça, a razão desce.

  16. Messias Franca de Macedo disse:

    “…a mãe[do Sérgio Moro] não queria comentar nem se ele nasceu de parto natural ou cesárea.”

    Para o PIG &$ o restante da ‘coxinhada’, o Moro não deve ter nascido de uma centelha da luz divina!…

  17. Messias Franca de Macedo disse:

    “O Sérgio Moro não é um juiz! Ele [O Sérgio Moro] é um personagem à procura do autor!… Em dado momento, alguém tem que fazer o jogo sujo do sistema. Não fosse ele [o Sérgio Moro] seria o ‘Manoel dos Anzóis’ ou o ‘Pedro Sei Lá das Quantas’!”

    Por Paulo Sérgio Leite Fernandes – decano dos advogados criminalistas do estado de São Paulo

    https://www.youtube.com/watch?v=2waWqNhK29s

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    “…a mãe [do Sérgio Moro] não queria comentar nem se ele nasceu de parto natural ou cesárea.”
    em
    ‘Retrato do juiz Sérgio Moro quando jovem. Por Renan Antunes de Oliveira’
    Postado em 16 jan 2016

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/retrato-do-juiz-sergio-moro-quando-jovem-por-renan-antunes-de-oliveira/

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

    Para o PIG &$ o restante da ‘coxinhada’, o Moro deve ter nascido de uma centelha da luz divina!…

    PQP

  19. Ricardo disse:

    Se a PF cometeu irregularidades com a aplicação do dinheiro público e se mentiu, que a direção da PF e o ministério da Justiça tomem providências, caso contrário, estarão sendo omissos e prevaricando.
    Se o juiz do Paraná cometeu irregularidades com o dinheiro público e se mentiu, que as autoridades competentes do Judiciário tomem as providências para apurar o caso, pois do contrário, estarão prevaricando.
    Alguém tem dúvidas do que vai ocorrer?

  20. Gomes disse:

    Parabéns ao blogueiro e a Marcelo Auler por trazer essas informações preciosas. Falta uma reportagem importante: Quem indicou Moro para assessor de Rosa Weber no famoso processo do mensalão. Sergio Moro é personagem nestes dois processos iniciados com a clara finalidade de destruir o projeto de governo do PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *