Dilma: o que Cunha diz é que quem roubava era o Temer

dilmavalor

Sensacional, sob todos os aspectos, a entrevista da ótima repórter Maria Cristina Fernandes, do Valor, com Dilma Rousseff. Feita com delicadeza e honestidade, descortina a austeridade com que vive uma mulher espartana. Recomendo a todos a leitura, mas dela retiro o que é explosivo.

Seleciono as frases e, a seguir, reproduzo seu contexto.

  • eu não deixei o gato angorá roubar na Secretaria de Aviação Civil. Chamei o Temer e disse: ‘Ele não fica. Não fica!
  • Não tenho a menor dúvida de quem é Padilha e Geddel [Vieira Lima, ex-­ministro da Secretaria de Governo].
  • Temer é um cara frágil. Extremamente frágil. Fraco. Medroso. Completamente medroso.
  • lá está Eduardo Cunha dizendo que quem roubava na Caixa Econômica Federal, no FGTS, é o Temer.

São apenas quatro parágrafos com esta coleção atômica de revelações. Mesmo com uma mídia que está disposta a calá-la, vai ser difícil que Dilma não cumpra sua própria profecia: “não vai ficar pedra sobre pedra”.

Foi na tessitura das relações com as quais tentou permanecer no poder que a presidente reconhece seu segundo erro: levar Michel Temer para o coração da articulação política. O então vice-­presidente percebeu a fragilidade do governo junto a uma base que não parava de se queixar. Ao lado de Eliseu Padilha, atual ministro-­chefe da Casa Civil, à época na Aviação Civil, mapeou o cerco. Arrepende­-se de tê-­lo colocado dentro do governo? “Olha, minha filha, não sabíamos que o nível de cumplicidade dele com o Eduardo Cunha era tão grande. Nenhum de nós sabia, nem o Lula. Depois é que descobrimos. Ele sempre negou essa cumplicidade que agora todo mundo já sabe.”

Quando começa a falar de Temer, Dilma, pela primeira vez ao longo de quase quatro horas de conversa, franze o cenho, encrespa a fisionomia e libera o calão. “Saber quem eles são, nós sabemos. Não tenho a menor dúvida de quem é Padilha e Geddel [Vieira Lima, ex-­ministro da Secretaria de Governo]. Convivi sabendo quem eram. Não tenho esse ‘caiadismo’ [de Ronaldo Caiado] de falar que eu não sabia quem eram. Sabia direitinho. Inclusive uma parte do que sou e da minha intolerância é porque eu sabia demais quem eles eram.”

Nesse momento, Dilma relativiza a frase categórica sobre a extensão da faxina de seu governo: “Saber demais não significa que você é capaz de impedir algumas coisas. Por exemplo, o gato angorá [Moreira Franco] tem uma bronca danada de mim porque eu não o deixei roubar, querida. É literal isso: eu não deixei o gato angorá roubar na Secretaria de Aviação Civil. Chamei o Temer e disse: ‘Ele não fica. Não fica!’. Porque algumas coisas são absurdas, outras não consegui impedir. Porque para isso eu tinha de ter um nível de ruptura mais aberto, e eu não tinha prova, não tinha certeza, entendeu? Não acho que é relevante fazer fofoca, conversinha. Posso contar mil coisas do Padilha e do Temer, então? Porque o Temer é isso que está aí, querida. Não adianta toda a mídia falar que ele é habilidoso. Temer é um cara frágil. Extremamente frágil. Fraco. Medroso. Completamente medroso. Padilha não é. A hora em que ele [Temer] começa assim [em pé, mostra as mãos em sentido contrário, com os dedos apertados em forma de gancho]. É um cara que não enfrenta nada!”.

Os brownies intactos na mesinha ao lado são indício de que a ex­-presidente gerencia bem as ansiedades da memória. Na novela da Lava­Jato, o capítulo preferido é o das perguntas de Eduardo Cunha a Temer, parte das quais foram vetadas pelo juiz Sergio Moro. “Quando li a primeira vez, lá sabia quem era José Yunes [ex­-assessor da Presidência]? Mas lá está Eduardo Cunha dizendo que quem roubava na Caixa Econômica Federal, no FGTS, é o Temer. Leia, minha filha. Não tenho acesso às delações, mas sei o que é um roteiro. E lá está explícito roteiro da delação de Eduardo Cunha. Explícito. Alguém não sabe que o Cunha está dizendo que não foi o Yunes, mas o Temer?

Leia a entrevista na íntegra, que o  Valor publicou de forma aberta. É um trabalho de alta qualidade e, sobretudo, de grande sensibilidade. Dilma colocou na mesa apenas um das muitas cartas que tem nas mãos, como retrato sem maquiagem dos intestinos do poder. O ataque a ela vai mostrar muito mais do que imaginam aqueles que o promovem.

Comentários no Facebook

32 Respostas

  1. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Vai ler mais imbecil. Pasadena dá lucro até hoje. Ou você não sabe por que a midia não fala mais em Pasadena? Não fala por que terão que dizer que ela dá lucro. Cara, tu é burro ou vem aqui só para provocar?

  2. Lenita disse:

    A Magnifica sempre soube muito bem o que acontecia e o porquê ! So não podia explodir tudo porque se o fizesse teria dado razão ao corte de sua cabeça. Foi muito mais fina e inteligente do que os machos de peito inflado que passaram o tempo a lhe dar adjetivos maldosos e misoginos. Mulher de fibra; dupla infernal esse Lula e Dilma que bombam porque podem até não serem perfeitos, mas são acima de tudo honestos, inteligentes e realmente querem um Brasil para todos. Isso não é pouco, é muito, muito mesmo ! Parabéns Coração Valente !!

    • Viviane disse:

      Como escreveu a Divina Rocha, no Facebook, acima: “Também acho que faltou isso ao Lula ir em rede nacional à época do mensalão quando o governo estava mais forte.”
      Pois é, do Lula os machões não cobram. Por que será, né?

      • Lenita disse:

        Vero ! O patriarcado continua firme e forte ! O pai fala grosso porque é chefe e manda, e qdo a mãe fala grosso é histérica ou mulher macho. O tempo passa mas os machistas de plantão não mudam uma virgula. Jogar Dilma na lama durante meses incomodou muito pouca gente progressista, é algo tão naturalizado que qdo alguém aponta os fatos ficam todos irritados. Claro.

  3. Rui disse:

    Deixa ver se eu entendi: Quer dizer que o Temer tem medo, medo do quê? De ser preso? Daí o golpe? Se for assim, aí eu entendi, e vocês?

  4. Messias Franca de Macedo disse:

    Parabéns,
    legítima, absolutamente honrada e impávida presidenta Dilma Vana Rousseff, ‘A Magnífica’, eita ‘Coração Valente’, sô!

    Muito obrigado pelo seu legado histórico.

    Felicidades!

    Vida longa!

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antifascigolpistas,

    Messias Franca de Macedo – Sertão/Agreste baiano

  5. Valdeci Elias disse:

    Temer é tão fraco, que conseguiu derruba-la . :(

    • Lenita disse:

      Claro Valdeci, vai ler um pouco de Nietzsche e entenderas como são os fracos que dominam o mundo porque são maioria. Dilma é forte !!

      • Valdeci Elias disse:

        Eu li Sun Tzu(A Arte da Guerra). Onde ele manda iludir seu adversário, “pareça forte quando se está fraco, e pareça fraco quando se está forte”.

        • Policarpo disse:

          Então tá Valdeci, mestre das Guerras, se você acredita que Temer é forte é porque não entendeu nada do Golpe (nem de leitura e menos ainda de guerra).

    • Nai disse:

      Temer é uma marionete, quem o manipula é que são fortes.

      • Lenita disse:

        Nai, vc acha mesmo que pessoas que manipulam sejam fortes ? … Logica estranha !

      • Lenita disse:

        Sim, se vc quer dizer que elas tem o poder do dinheiro, do corporativismo, da uniao oligarquica contra o povo e o Brasil, ai sim, vc tem razão. Mas etica e moralmente são todos fracos.

        • Nai disse:

          Isto, me referi às forças do poder do dinheiro, do corporativismo, oligarquia midiática etc… Temer é inconstante e ridículo, com vocação eterna para decorativo.

    • L'Amie disse:

      Elias, MT não a derrubou, ele é traira. O …. abril a porta e deu entrada aos ladrões, com a condição de sentar-se no Trono que nunca mereceu. Sabia que era por pouco tempo, mas era só o gostinho. A vaidade que o colocou lá, será a que vai derruba-lo e enterrá-lo para sempre. Lembram da sua cartinha ? ….. eu me sinto um adorno… . Não é, é um estorvo. Penso apenas na criança que sofrerá muito com esta herança ” de.genétrica, o que é lastimável, mas isso o …. não pensou.

    • Carlos disse:

      temer não derrubou ninguém, é político medíocre, pusilânime. A parceria mídia-judiciário-eduardo cunha fez todo o serviço. Este “presidente” é apenas um serviçal dos poderosos grupos econômicos e interesses estrangeiros que o colocaram ali como uma espécie de testa de ferro. Estes grupos, inclusive os políticos corruptos que não tiveram mole no governo Dilma, o fizeram crer que era alguém importante. Não é. No momento, é refém daquele ministro do stf que vai julga-lo.

    • Luís Ribeiro disse:

      Ele recebeu uma mãozinha dessa coisinha fraquinha chamada Rede Globo; coisa pequena, sabe?
      Bocó.

  6. renato arthur disse:

    Já disse e repito, Amo a Dilma, como pessoa de caráter, porque deu a sua juventude e a sua vida em prol da democracia, sofrendo torturas, uma menina de 17 anos, quem enfrentaria isso? E não entregou nenhum combatente. Sempre foi honesta e culta, trabalhadora dedicada, tem uma vida modesta, não é apegada a bens mundanos, veio a esse mundo para melhorá-lo e dar exemplo de caráter, e melhorar a vida do povo brasileiro. Essa luz solar que imana da Dilma iluminava os corruptos que como ratos se escondiam e tramaram para derruba-la pois sabiam que ela jamais permitiria acontecer o que sucede agora no nosso país, com a venda da Petrobras, o fim da CLT e da previdência, graças ao apoio incondicional da mídia e do judiciário, fontes da maior corrupção do nosso país.

    • L'Amie disse:

      Quem não concorda com você? Ah, Ela errou em vários pontos! Sim , porém a vontade de corrigir estava presente! De qualquer maneira o amigo Authur deu a César o que é de César.

    • Luís Ribeiro disse:

      Isso aí, renato arthur. A pessoa mais honrada que já envergou aquela faixa. Boa demais para sobreviver naquele antro.

    • Gigioliveira disse:

      Tmb amo Dilma pelo seu caráter e sua personalidade. Mulher de fibra.

  7. Pereira disse:

    E os CANALHAS munidos de powerpoint onde estão???!!!

    Viva nossa grande PRESIDENTA DILMA!!!

    Saúde Presidenta Dilma…

    Vida longa Presidenta DILMA…

    O POVO brasileiro está ao seu lado…

    Contamos com sua CORAJOSA PESSOA, Presidenta.

  8. Marat disse:

    Nestes horrorosos tempos, estão bem visíveis as forças do golpe: Impren$$$a amiguinha (amiga de ocasião, claro!), membros da polícia federal, ilustres membros do stf, a massa de manobra de sempre (povinho ignorante que não lê) e os mesmos políticos de sempre, lacaios da casa grande, que hoje estão no psdb, dem, e, pasmem, psb… Essas forças não atuam sozinhas: ganham muito dinheiro de bandidos do exterior, que estão ganhando, na bacia das almas, nossa Petrobras, nosso Pré-sal e tudo o que temos de bom.
    Quem aqui ficar e não tiver dinheiro, vai ser camareiro, roupeiro, faxineiro etc., de turistas estadunidenses, e ganharão muito pouco, e além do mais, deverão falar o idioma dos colonizadores.
    Não duvido também que essa corja que tomou o poder, tente matar o Lula. é necessário um contragolpe, tal qual se deu na Venezuela do saudoso Chávez!
    Força, Lula!!!

  9. L'Amie disse:

    John , leia o que diz o Juiz João Damasceno sobre a dificuldade que os bons têm em agir bem conforme a Lei. A mafia no inJudiciário é forte e dominante. Só uma Constituinte Cidadã Soberana e Independente resolverá.

  10. MARIO PERZ disse:

    GRANDE DILMA ROUSSEFF, PECOU EM ACREDITAR NUM DOS MAIORES CORRUPTOS DESSE PAÍS, E FOI PASSADA PARA TRÁS!!

  11. marco disse:

    Sra.Dilma.Por mais que se argumente,com arrazoados embasados em PSEUDO LÓGICA DEMOCRÁTICA,o cerne das questões da tão propalada “DEMOCRACIA”,é que ela induz aos NÉSCIOS de plantão,que PODER E GOVERNO são a mesma coisa.Durante toda a historia,todos os países que conviveram com a tal ” DEMOCRACIA”,e que submeteram outras “DEMOCRACIAS AO SEU TACÃO,o fizeram com ARMAS.Sem elas,mesmo com os apoios das maiorias,sempre e sempre,o voto para ter força,não prescinde de ARMAS.O resto é ” ESTÓRIA”, e passarão para a HISTORIA,quando relatar os povos,sem FORÇAS.

  12. Hanz Alisson disse:

    A derrota da esquerda não aconteceu com o golpe, ele foi tão somente uma consequencia natural de um processo que já estava em movimento a muitos anos.A esquerda começou a ser derrotada com o aumento progressivo da bancada BBB no parlamento a cada eleição.Com esse parlamento que esta ai, acho que Lula e Dilma chegaram até longe demais.Se quisermos mudar o Brasil de verdade e consistentemente ,não podemos focar somente em conquistar o executivo, temos que ir pra luta e conquistar dois terços do congresso.Sem isso tudo que fizermos será chover no molhado.

  13. assim falou Golbery disse:

    o que ela não explica é como junto com Temer deu o maior golpe no Brasil para que se reelegesse a incompetência abismal e deixasse o maior presidente de toda história mundial em casa coçando o saco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *