Dilma, no Sul 21: porque o capital financeiro enquadrou o Brasil

 

dilmasul21

Publico, na forma de artigo, trecho da longa entrevista de Dilma Rousseff ao Sul 21. Aqui está, a meu ver, o centro da questão do golpe e o cerne da incapacidade do capital financeiro de prover progresso econômicoe social ao Brasil.

A dominação financeira é casada com a desigualdade

Dilma Rousseff

O que caracteriza o neoliberalismo hoje não é o fato de que eles tenham elaborado o Consenso de Washington, mas sim a preponderância do setor financeiro sobre o setor produtivo. De certa forma, todos viraram bancos. E quando todos viram bancos, é bom lembrar que, uma parte que não é banco propriamente dito, não está regulada. Uma parte expressiva dos ganhos das empresas passa a decorrer da atividade financeira e não da atividade produtiva. Os Estados Unidos são o que há de mais desenvolvido do ponto de vista do sistema capitalista. Lá, do total do movimento financeiro, 15% vai para o setor produtivo e 85% é compra e recompra de ações, empréstimos e todos os processos de transformar bens em títulos.

Neste contexto, o que explica o aumento brutal da desigualdade nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos? A própria eleição de Trump está relacionada a esse aumento da desigualdade. Esse aumento começou na década de 80, pós-Thatcher e pós-Reagan. O que aconteceu neste período foi a desregulação de todo o setor financeiro. O processo de internacionalização é eminentemente financeiro, tanto para o bem como para o mal. O sistema bancário foi internacionalizado, mas as redes de paraísos fiscais também foram. Tivemos a partir daí um processo gravíssimo de concentração de riqueza. Esse processo explica o Trump e o Brexit (na Inglaterra).

No caso do Trump, não é só o homem branco sem formação universitária que está ganhando o que ganhava há 60 anos. Há uma estagnação de salário, uma dominação da atividade de serviços sobre a indústria e uma ampliação da financeirização em todas as áreas. A tesouraria das empresas passa a se interessar cada vez mais por valorização financeira. No caso do Brasil, agregue-se a isso o fato de que são sócios do giro da dívida, que permite grandes ganhos, principalmente se você tem acesso aos mercados internacionais. Se você toma 1% lá fora e aplica 7% aqui, você ganha 6% sem fazer nada. Essa dominação financeira é casada com o aumento da desigualdade. O nosso negócio não era o aumento da desigualdade, mas sim sua diminuição. É importante que se diga isso porque toda a América Latina está sendo enquadrada. Quando enquadraram o Brasil e a Argentina, enquadraram todo o sul do continente.

Há ainda uma outra explicação importante. Quando o governo não atende as demandas da sociedade a política se torna irrelevante. Junto com isso ocorre um processo de despolitização. A política é substituída pela seguinte orientação: “vamos achar os culpados”. Quando mais concreto for o culpado mais fácil é. No período entre guerras foi assim. O surgimento do nazismo e do fascismo decorre dessa ausência de resposta do Estado. O vazio de propostas é preenchido por coisas do tipo “a culpa é dos imigrantes”. Pensar que a culpa pelo aumento da desigualdade nos Estados Unidos é dos latinos é algo ridículo. Estimula-se a briga dos pobres contra os pobres e não se fala nada sobre onde está concentrada a monstruosa riqueza de 16 trilhões de dólares anuais.O aumento da desigualdade nos países desenvolvidos é fundamental para entender a dinâmica desse processo. Por que deu Trump se o Obama era tão simpático? O que explica o Brexit? Não está claro para ninguém que a raiz da desigualdade é a financeirização. O que dizem para o trabalhador branco americano? Esse bando de latinos está roubando o emprego de vocês. É preciso construir um muro na fronteira com o México. Mas dizem uma segunda coisa interessantíssima sobre o livre comércio. Os acordos como a ALCA, o Transpacífico e o Transatlântico também são responsáveis pelo desemprego, pois levam as empresas americanas para outros países. Ninguém toca no assunto “onde estão os grandes ganhos?”.

Aqui, nós temos um processo de enquadramento do Brasil. Com a eleição de Lula em 2003, nós interrompemos a implementação do neoliberalismo. Não interrompemos tudo, mas bloqueamos uma parte expressiva. Não conseguiram executar, por exemplo, uma pauta de desconstituição dos trabalhadores. Querendo ou não, a política de valorização do salário mínimo levou a um crescimento real de 75% do mínimo. Eles diziam que esse era um dos grandes componentes da inflação. Nós não privatizamos a Petrobras e também não privatizamos três grandes bancos: o Banco do Brasil (que concorre com os grandes bancos privados), a Caixa (único banco imobiliário do país) e o BNDES (único banco de financiamento de longo prazo). Além disso, não retiramos direitos sociais, muito pelo contrário. Foi por isso que decidiram nos enquadrar de novo, como fizeram também com a Argentina.

A íntegra da entrevista está aqui.

Comentários no Facebook

15 Respostas

  1. Carlos disse:

    É isso. Eu já tentei explicar isso para uma pessoa que possui uma indústria, portanto faz parte do setor produtivo da economia, mas ele não entende. Sendo parte diretamente interessada na valorização da indústria nacional, ele ficou ao lado dos parasitas do “financeirismo”. Agora é um dos tantos pequenos e médios empresários da indústria que está tomando na cabeça graças, em parte, ao sujeito que não tem indústria nenhuma mas preside a FIESP e patrocinou o golpede estado. Mas, também, vai se esperar o que de uma pessoa que se viciou nas mais letais drogas que destroem neurônios, como globo, globonews e veja?

  2. Carlos Lima disse:

    Tijolaço, sempre que faço algum comentário faço questão de frisar, gosto da Dilma, votei na Dilma e até votaria novamente, mas não acho correto muitos dos seus comentários, porque? porque ela esteve lá por mais de cinco anos, acho que ela falar em dominação financeira uma especie de estelionato de ideia. O Golpe só houve por falta de Luta, por fingir não ver, por estratégia do brejo, pinto o pinto e deixo o lixo contaminado. Dizia eu antes do concretizar do GOLPE, pelo menos protegessem as pessoas, os correligionários em defesa, os micro empresários, mas nada foi feito, entregou o queijo, a faca e o pescoço de todos para serem sangrados em processo de sofrimento avisado. A Dilma não tem um discurso hoje que honre a sua trajetória, dirigente maior não pode viver de “peninha” dó, de injustiçado ou do vício do vitimismo numa especie de síndrome de Estocolmo, a sua relutância em não lutar, não ter colocado na cadeia os sabotadores, pois isso nos custou a vida, o futuro e o presente, deixou que a quadrilha hoje posta, sabotassem seu governo, o seu vice era um traidor nato, um impostor nefasto a olhos visto, não sei onde fiz um comentário quando numa viagem da Dilma a Rússia com a Kátia Abreu que não deixariam ela voltar, ia ser um Golpe diferente, porém por lá ela encontrara com o Ricardo e que depois vazou na imprensa, o Vice já articulava com o príncipe derrotado algo muito pior, mas houve rejeição do método e algumas que forças discordaram e o GOLPE não aconteceu naqueles dias. O seu sistema de informação era e é minado, falho e como ela não lia e nem ajudava blogs não sabia de nada da conspirata ou sabia deixou a la vontê e deu no que deu, GOLPE e sofrimento para o povo. Agora é tarde e não tem como recuperar, deixaram a GLOBO a solta trabalhando até parece com os EUA para destruir o Brasil.

    • Lenita disse:

      O temo passa mas a turminha que gosta de jogar merda na Dilma continua mais viva do que nunca. Um tédio sem fim …

  3. Nito disse:

    Bla,bla,bla….qdo ela era presidenta deveria ter lutado com as ferramentas que dispunha. Ela era a presidenta. Não adianta vir agora com esse chororô. èa a história do Tom e Jerry, um não existe sem o outro.

  4. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    CARLOS LIMA: já que estás tão convicto do que diz, explique-nos o que a Dilma poderia fazer? Com a politização do golpe, aliado ao judiciário, à PF, à PGR, ao MP, à mídia e à várias outras siglas, o que poderia ser feito? Esqueceu que o golpe começou com as pautas bombas que impediam qualquer reação? A Dilma foi amarrada, algemada e engessada por um Congresso que fez o “quanto pior, melhor”.
    Ela poderia, por exemplo, pedir ao STF que fizesse algo? Como, se o STF e tudo o mais fazem parte do golpe? Infelizmente, a Dilma não tinha para quem apelar. E a prova disso é que nenhum ladrão golpista está sendo processado, pois tudo “dorme” em alguma gaveta empoeirada do “Çupremo Tribunal Fajuto”.

    • Carlos Lima disse:

      Tudo que disse é verdade, mas existe reação para situações extremas, se a população corria riscos exitem dispositivos na constituição que preveem em caso extremo remédios extremos e se ela realmente não tinha como enfrenta-los ai o tempo que deixou sem reação acabou minando ela mesma.

      • Nito disse:

        Concordo, situações extremas requerem medidas extremas. Dilma deveria ter mandado prender Moro imediatamente qdo foi grampeada. Ela tinha autoridade pra isso e deveria tê-lo encaminhado a um Tribunal Militar, assim como o seu vice Temer, por traição. Temer traiu a Constituição e a pátria. Isso é autoridade e não autoritarismo, como alguns querem fazer crer. Autoridade é pra ser exercida por quem a tem legitimamente e ela tinha.

        • Lenita disse:

          Nito e Carlos, por favor, tentem acordar desse pesadelo de atirar pedra na Geni. Alias, foi graças a pessoas assim “perfeitas” como vocês que a Dilma ficou sozinha e foi atacada de todos os lados. O trabalho dos blogs sujos foi impecavel, diga-se de passagem, pois ajudaram imensamente a midia hegêmonica a enfiar a faca e desconstruir a Dilma diuturnamente. As hienas de plantão dos blogs sujos continuam a gritar, cegas à realidade e fatos concretos. Um tédio …

          • Carlos Lima disse:

            Lenita, não estamos e nem atiramos nada na Dilma, parece que você não leu o início do meu comentário, por tapar o sol com peneira que chegamos a onde estamos. Não sejamos cegos, não houve reação nenhuma contra os usurpadores e traidores foi só blá…blá…blá o tempo inteiro e também não podemos sermos tolos pois não sabemos de que forma ela foi acuada e porque se deixou acuar. Porém a elegemos para nos defender da quadrilha do mercado financeiro e ela de certa forma não o fez, vejam como é a “trairagem.” TEMER ela o elencou interlocutor na câmara, Afif, Kassab e etc e ai vai mais oito ministros do PMDB.. ficar com esse turma e esquecer da e de realmente olhar e defender quem a elegeu não foi uma boa estrategia, e não se esqueça Lenita, nós fizemos bandeira GOLPE NÃO militamos de certa forma na net e sempre defendendo e cobrando reação, mas infelizmente efetiva e pontual para que rompesse o GOLPE ela deixou sim a desejar, faltou a ela coragem para colocar conspiradores na cadeia, pelo menos é que eu notei e vários também notaram. Infelizmente ela deixou a GLOBO governar e manter a pauta da destruição do estado brasileiro sem nenhuma reação, nenhuma. Sua frase de preferir o barulho da democracia que o silencio das ditadura é equivocado quando se instala na figura do cordeiro em meio a leões e raposas velhas da politica. Faltou a DILMA um serviço de inteligência que funcionasse a seu favor, deixar fazer grampo dentro de sua própria sala, ilegal e vazamento ilegal e não mandar prender o juiz foi crucial para que todos notassem sua falta de autoridade.

          • Lenita disse:

            Entendo Carlos, somente que a questão é muito mais complexa e tem um partido por tras, tem uma sociedade civil, tem um projeto construido pela esquerda, pelo PT. Lula tb entra nessa analise, o partido, a visão estreita, a confiança de que estavamos numa democracia que seria respeitada pelo STF. Essa ultima trincheira precisava funcionar, era o obvio. Voce pode até dizer que os progressistas foram inocentes, etc., agora achar que a Dilma, totalmente acuada desde o momento de sua eleição em 2014, pudesse prender, mandar a Globo catar coquinho, etc. é muito inocente mesmo. Como e apoiada por quem ? Se as ruas ja estavam dominadas e manipuladas desde 2013. Com o Lula ainda na duvida se devia ajudar ou não. Com o maior bandido da historia como presidente da Camâra? Veja, existem criticas que so podem ser mesmo parciais. Pense em como Lula teria lidado com esse momento de crise financeira depois de 10 anos sendo bombardeado por um golpe construido pela casa grande junto com o tio sam. Pense bem que nem Lula teria segurado esse rojão. Apesar do horror que estamos vivendo foi exatamente porque Dilma não negociou com bandido que o Brasil esta podendo ver sua verdadeira cara. Qdo iriamos ver isso; iamos nos enganar até quando? A Casa Grande tem sangue nas mãos e é insaciavel. Acho que não poderiamos afirmar isso sem pestanejar ha uns três anos atras, hoje podemos! Podemos finalmente olhar e mostrar ao mundo a verdadeira cada da oligarquia brasileira. So vai depender mesmo da força dos movimentos sociais, sociedade civil como um todo e muito debate para que os progressitas possam se organisar. Tudo isso com fundo de crise politica mundial. Querer que a Dilma tivesse poderes divinos não da mesmo. A Franca esta entrando na mesma ladainha. Uma esquerda mole que desaprendeu a reunir forças, e se continuar assim vai entregar o pais tranquilamente para a extrema direita. Marine Le Pen acorda todos os dias esfregando as mãos e fica claro que a politica virou suco! A verdade é que a elite e a classe merdia brasileira são atrasadissimas, violentas, bandidas e canalhas. Nem super homem e super mulher poderia segurar um tal rojão sabendo que o poder esta nas mãos dessa turma, em geral abjeta, colonizada e extremamente ignorante. O pais ainda é uma bosta porque temos os poderosos mais bostas do mundo. Perdoe-me a palavra. Eh nesse sentido que ficar batendo numa pessoa com tantas qualidades chega a ser mesmo pobre demais. Cada pais tem mesmo a cara que merece e o Brasil infelizmente mostrou sua cara. Eh essa ai? Cadê as panelas? Cadê os neuronios dos coxas? Como achar que Dilma e Lula poderiam fazer tudo? E as bundas no sofa com seus dedinhos ageis no teclado, fizeram o quê enquando o circo pegave e pega fogo? A logica do bode expiatorio é facil demais, não vale e não ajuda em nada …

  5. C.Poivre disse:

    O Itaú pediu e recebeu o BC com um único intuito: derrubar a liderança do Banco do Brasil fechando inúmeras agências do BB e demitindo incontáveis funcionários. Isso tudo em questão de meses.

    • Vitor disse:

      Que bobagem! O Bacen não apita em nada na gestão do Banco do Brasil. Ele é vinculado ao Ministério da Fazenda.

  6. Wagner Rangel disse:

    KKKKKKK… Todo mundo sabe onde esrá o gol. Mas ninguem faz gol!

    Encontrar defeitos depois da obra pronta, é facil!

    Pq não previram isto antes e durante seus duplos mandatos? Pq comodamente, se uniram e incorporaram ao famigerado “toma lá, dá cá” da suja politicagem costumeira, de FHC? Pq admitiram, se associaram aos mesmos sujos políticos e partidos sabidamente venais, entreguistas e corruptos?

    Ora bolas! Se foram eleitos pelo Povo! Pq não se mantiveram unidos, grudados diuturnamente com este mesmo povo que os elegeu e lá os colocou?

    Pq não nos mantiveram informados diaria e permanentemente através de constantes comunicados, conversas radio-televisivas, principalmente dando nomes aos mesquinhos políticos, juizes partidários, contrários, obstrutores e venais?” Pq não mantiveram tipo “CAFÉ COM O PRESIDENTE(A), DIARIAMENTE! Ou pelo menos “A SEMANA DO PRESIDENTE”como SBT fazia, bajulando a infame Ditadura Militar?

    Já que DILMA com sua incapacidade agregatória era tão absurda quanto esdrúxula, extremamente autoritária e ditatorial! Pq DILMA, não manteve LULA, COMO MINISTRO desde os primórdios de seu primeiro mandato? Ao invés de só faze-lo ao final e pior, em pleno fogo cruzado? Ah que que há!

    Ela mesma “toda poderosa” no final de seu primeiro mandato sentindo-se “absoluta”, além de recusar frequentes criticas e observações contrárias ao conjunto de seu governo por LULA principalmente em sua política “economico-suicida” mas nada quis mudar. A “poderosa” cansou de afirma “que era ela o Presidente em exercicio e não mais o Ex- Predidente LULA! (DILMA DUCHEFE, lembram?)

    É preciso pôr os “pingos nos i’s,… pô!”

    Tanto LULA, QUANTO DILMA, ERRARAM! E ERRARAM FEIO!

    Se esqueceram, que foram colocados lá, pelo Povo! POR ISTO MESMO, SÓ DEVERIAM GOVERNAR COM O POVO! PARA O POVO! E PELO POVO! JAMAIS FINANCIAREM SUAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS NESSAZINHAS, REDE ESGOTO DE TELEVISÃO, SUAS FILIADAS, CONGENERES E DEMAIS BOSTASNEWS! AFINAL PQ NÃO UTILIZOU A EBC? TV’S CULTURA? BLOG’S INDEPENDNTES? PQ CONTINUARAM “ALIMENTANDO” ESSES MONSTROS GOLPISTAS? VELHOS “CAMALEÕES” QUE SE ENRRIQUECERAM E CRESCERAM MUITO, DURANTE A SUJA DITADURA MILITAR! E NOVAMENTE AGORA! ONDE TUDO SE REPETE! COM O ESSE SUJO GOLPE JURÍDICO-PARLAMENTAR-MIDIÁTICO!

    PQ NO AUGE DOS SEUS SUCESSOS, LULA, NÃO PROPOS MUDANÇAS RADICAIS POLÍTICAS! MIDIÁTICAS! SABIDAMENTE NECESSÁRIAS E TÃO IMPORTANTES PARA NOSSO NOVO E NECESSÁRIO BRASL? SERIA FACIL, COM TÃO GRANDE E FARTO APOIO POPULAR! COM DIVERSOS E IMPORTANTES PLESBICITOS? QUERIA VER SE ESTES ATUAIS USURPADORES LÁ EMPOLEIRADOS NA CADEIRA PRESIDENCIAL COM SEUS SUJOS MINISTÉRIOS, ESTARIAM NOS DESGOVERNANDO, COMO ESTÃO!

    FORAM INOCENTES DEMAIS E ÚTEIS AS MESMAS E VELHAS RAPOSAS! PQ LULA E DILMA NÃO CONTRATARAM ESPECIALISTAS EM CONTRA-INFORMAÇÕES PARA DESMENTIREM IMEDIATA E RESOLUTAMENTE MENTIRAS, DISTORÇÕES OU MEIAS VERDADES?

    AGORA É FÁCIL, “FILOSOFAREM E CHORAREM SOBRE LEITE DERRAMADOS!”

    TENHO ABSOLUTA CERTEZA, QUE SE, SE MANTIVESSEM JUNTOS E GOVERNANDO COM O POVO, NADA DISTO, TERIA ACONTECIDO. E NÓS AGORA, OS DESEMPREGADOS! OS APOSENTADOS! OS ORFÃOS DOS MINHA CASA MINHA VIDA! OS ORFÃOS, DO LUZ PARA TODOS! OS ORFÃOS DOS BOLSAS FAMÍLIAS! OS ORFÃOS DA SEGURANÇA PÚBLICAS! OS ORFÃOS DOS SUS! OS ORFÃOS DOS SALÁRIOS, GATUNADOS PELOS SUJOS GOVERNADORES E PREFEITOS! NÃI ESTARIAMOS AMARGANDO E PAGANDO ESTAS CONTAS!

    E MAIS, DUVIDO QUE ESTE SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, VEBORRÁGICO! CÍNICO! HIPÓCRITA! INSERVÍVEL! OMISSO ESTARIAM TÃO OMISSOS E CONIVENTES COMO ESTÃO, COM ESTE JUIZECO MONARCA ABSOLUTISTA, DEPUTADOS, SENADORES RÉUS NESSA PARTIDÁRIA LAVA JATO, COM ESTE ENTREGUISMO PATRIMONIAL BRASILEIRO AOS SUJOS AMERICANOS, FINANCIADORES DESTE GOLPE!

    • Lenita disse:

      Basta alguns paragrafos para parar de ler a ladainha de sempre. Nada como ter um bode expiatorio para se sentir melhor né ? … Tédio !!!

  7. Lenita disse:

    Viva Dilma, coração valente ! Percepção perfeita, analise impecavel. Dilma peitou Eduardo Cunha e todos os bandidos canalhas e machistas, mas ainda tem gente que acha que ela devia ter negociado, so não dizem muito com quem e onde? Sim, ela poderia ter saido atirando em todo mundo e dar ainda mais munição para o inimigo. Aconselho a todos inconformados e avidos à ataca-la que vejam e escutem de novo as 13 horas de sua defesa no Senado na ocasião do golpe. Escutem e depois digam se gostaram. Bah …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *