Ofensor pede desculpas a Chico: a hipocrisia é o tributo do vício à virtude

roche

François de La Rochefoucauld, o célebre frasista francês, tinha toda a razão quando, há quase 400 anos,  disse que a hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude.

Neste caso, como em quase tudo, movida à única coisa que toca o coração de gente bruta e vil: o dinheiro.

Diante da implacável conclusão de que, com a reação de Chico Buarque aos seus coices, o dublê de decorador e “jornalista ” João Pedrosa, que entrou no Instagram da filha de Chico Buarque para ofender a família do poeta, aguardava-o uma condenação à indenização por dano moral,  divulgou, via Folha, uma carta de desculpas.

Desculpas esfarrapadíssimas porque, se admite que foi um “erro” estender a Chico o seu ódio político, só o reafirma, em geral.

É uma tolice achar que Chico está movendo a ação para tomar o patrimônio de Pedrosa.

O que Chico quer tirar de Pedrosa é a empáfia, e já um naco dela a tirou.

Não é o bastante e espero que o grande poeta controle seus ímpetos de generosidade e mantenha a ação.

Primeiro, porque desculpas são arrependimento, não mimimi  cheio de “justificativas para o “erro”, que ocupam quase 90% do texto.

Segundo, porque, como dizem no futebol, parar por aí seria “beneficiar o infrator”, porque João Pedrosa é um “famous who”, que só se projetou – e ele vive num meio onde os “flashes” são o valor do ser humano  – com o episódio.

Chico pode até emendar o pedido de indenização para R$ 1. Em benefício de que se usem os recursos que se dispensou para a publicação de um pedido de desculpas satisfatório publicado  nos jornais.

Afinal, já dizia o latinista Michel Temer: verba volant, scripta manent.

As palavras voam, os escritos permanecem.

A carta do medroso Pedrosa, para escapar do processo:

“Carta a Chico Buarque e família,

Estou escrevendo essa carta para me desculpar, se isso for possível. Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação.

Quero crer que nós queremos a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas, uma vida digna e próspera. A sua via é o socialismo, e a minha, o capitalismo. Desde a eleição da presidente, o Brasil entrou numa espiral negativa de ódio de classes, racial e política, que mergulhou o Brasil num caminho de decadência econômica, moral e social inegáveis, que eu acredito tragicamente irreversíveis, foi isso que motivou o meu ódio, e o meu comentário errado e infeliz.

O meu insulto foi motivado por sua associação ao PT e ao MST, são eles que eu considero ameaça à nossa dignidade e nossa democracia. Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles.

Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero, e eu afirmo que é, mas também são extremos a minha revolta e indignação com o nosso momento atual, foi isso que motivou o meu erro. Sem mais, sinceramente,

João Pedrosa”

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

48 Respostas

  1. marco guerra disse:

    Patife de joelhos Chico em pe cantando de preferencia.blogueiro tu enquadrou ele de novo,tu e f,,,,,

  2. luka disse:

    Fosse eu o Chico, já pegava o dinheiro das indenizações, juntava e fazia um show intitulado, Das pedras que atirastes……..

  3. Francisco de Assis disse:

    Passará a ser chamado de João Medrosa.

  4. Carlos disse:

    Independente de qualquer coisa, o que está demonstrado é que a falta de reação das vítimas estimula o comportamento vil dos agressores. Chico reagiu, o sujeito amarelou. Deveria servir de exemplo para o governo Dilma e também para o PT em relação a tudo qua anda acontecendo.

  5. Márcio Martins disse:

    Sobre a carta: não li e não gostei! Além de tudo prega terrorismo…se não está satisfeito, fio, pega uma banana de dinamite, enfia lááá, e se exploda…passar bem.

  6. wendel disse:

    A bicha amarelou ??????????????????

  7. Luiz disse:

    Se Dilma e o PT fossem pragmáticos e duros com os seus algozes, a situação do país seria outra. Bota pra torar Chico, só assim ele vai botar o rabo entre as pernas!

  8. Rubens disse:

    PEDIDO DE DESCULPAS? “O meu insulto foi motivado por sua associação ao PT e ao MST, são eles que eu considero ameaça à nossa dignidade e nossa democracia”. Imaginem se fosse agressão…

  9. renato arthur disse:

    Esse idiota tem que apreender uma lição, como se diz muito piedoso, a indenização que vier a pagar ira p/ uma instituição de caridade, pelo menos o hipócrita sentirá naquilo que é a sua maior preocupação, o dinheiro, foi somente por isso que ele retratou, pensando que é esperto. Pelo menos, esse traste, um vez na vida, servirá p/ alguma coisa

  10. Ze Terra disse:

    Aqui em Porto Velho Rondonia a conta de energia eletrica está um absurdo. Enquanto os imbecis culpam Dilma, os responsaveis pela Eletrobras Distribuidora Rondonia dão gargalhadas com seus lucros exorbitantes.

  11. Antonio disse:

    João Pedrosa, volte para a escola, tente se esforçar, seja muito humilde, seja um bom aluno, se interresse muito por historia, quem sabe quanto voce conseguir chegar aos seus 100 anos, voce vai entender que Lula e Dilma foram os melhores presidentes que esse pais teve em toda a sua historia.
    P.S – Seu Mane analfabeto.
    P.S -1 – Não sei quem é voce, nunca ouvi falar e espero sinceramente nunca mais ouvir para seu nome, tenho 56 anos, e ouço musica do chico buarque deste de qto eu aprendi no ventre da minha mãe a ouvir musica.

  12. Mauricio Gomes disse:

    O Chico podia pegar o dinheiro dessa indenização e doar para o MST, aí que esse covarde falastrão ia arrancar a calcinha pela cabeça. Ou então doar o dinheiro para as pessoas pobres sem atendimento médico, que tanto “preocupam” esse sacripantas asqueroso. Toma papudo!

  13. Messias Franca de Macedo disse:

    … Agora, esse imbecil deveria ser processado também por cinismo, covardia e sem-vergonhice militante…

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … O gênio Chico Buarque de Holanda mais do que nunca deve persistir no processo:
      o valor da indenização a ser distribuído entre “pessoas em hospitais, mulheres que pariram nas ruas, velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais e, principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas”

      E viva a pedagogia!

  14. Irion disse:

    Amarelou rapidamente, hem? Todo fascista é um profundo covarde.

    • Edi Passos disse:

      Verdade, o mesmo já aconteceu com o verme que agrediu o ex-ministro Guido Mântega, botou o rabinho podre entre as pernas e se pôs a chamar pela mamãe assim que acionado na justiça.

  15. Luís CPPrudente disse:

    Chico Buarque, não desista do processo só porque o meliante pediu desculpas esfarrapadas. Vá em frente com o processo e só na fase de conciliação judicial exija que o meliante dê cestas básicas para alguma associação indicada pela família de Chico Buarque.

  16. Messias Franca de Macedo disse:

    … MAIS UM “ERRO” DOS FACÍNORAS GOLPISTAS

    ############

    ZELOTES: MULHER DE LOBISTA É PRESA EM CADEIRA DE RODAS

    Cristina Mautoni, sócia da empresa do lobista Mauro Marcondes, investigado por suposta compra de medidas provisórias e por contratar Luis Claudio Lula da Silva, foi presa nesta segunda-feira, em São Paulo; segundo o advogado Roberto Podval, que defende Marcondes, ela foi detida porque seu cliente se recusou a fazer delação premiada contra o ex-presidente Lula; Cristina, que se recuperava de uma cirurgia, foi levada para o presídio numa cadeira de rodas; “O senhor Mauro Marcondes tem oitenta anos de idade. Com a prisão da mulher, uma menina de apenas 14 anos vai ficar em casa, sem pai e sem mãe, um ato absolutamente desnecessário”, disse Podval, que acusou um delegado da Polícia Federal de tentar chantagear seu cliente com a proposta de delação

    18 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 21:46

    (…)

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/213781/Zelotes-mulher-de-lobista-%C3%A9-presa-em-cadeira-de-rodas.htm

  17. Ronaldo Curitiba disse:

    Retorno a este blog depois de muitos meses fora.

    Repetidamente critiquei as pessoas e as entidades progressistas deste país por confundirem boas intenções com “bundamolismo”.

    Quem não faz toma! Espero que o Chico não recue.

  18. Dinio disse:

    Tem arregaçar o fiofó do canalha…sem esta de desculpas esfarrapadas de cagão que vai sentir no bolço o que é agredir uma pessoa que tudo que fez e faz na vida é lutar para uma vida mais digna para todos os brasileiros, através de sua maravilhosa obra. É um panaca que tem sim que pagar e caro pela falta de respeito. Vagabundo que depois da carta -onde espera cuidar do bolço- a esta hora está com a coxaiada da sua laia metralhando qualquer pobre digno deste país. CHICO ARREBENTA O FDP!

  19. Alisson Souza disse:

    “Desconfio dos idealistas que lucram com seus ideais.” (Millôr)

    • Arthemisia disse:

      kkkkkkkkkkkkkkk; tá com medo de levar um processo nas costas?

    • Mauricio Gomes disse:

      “Desconfio dos idiotas que escrevem idiotices como você.” (Mauricio)

    • Edgar Rocha disse:

      Persiga o ideal de ficar calado quando te ofenderem. Vai lucrar muito com isto.
      Não liga pro Chico. Não é o ideal de artista pra você. Vai de Lobão. Ele não é idealista e cobra cinquentinha por selfie. Lucra sem gerar desconfiança.

  20. Werner disse:

    O cara, em outras palavras, diz: peço desculpas, mas tenho0 razão no q

  21. Werner disse:

    Ops saiu só uma parte.
    O cara, em outras palavras, diz: peço desculpas (para me livrar) mas tenho razão no que falei e tu não tens razão nenhuma.
    Pura embromação!

  22. roberto disse:

    A política os coloca em campos opostos, mas não é só a política, é também o berço, a família,os valores, o caráter.
    Pólos bem diferentes. Quem é a favor do governo atual está ao lado dos mais necessitados, é sincero ,educado e pelo direito.
    Quem é oposição, é mentiroso, egoísta, boca suja e mal educado.
    São lados bem distintos, realmente.

  23. Jorge disse:

    Chico, pega o dinheiro e doa para o fome zero. Ou para o MST.

  24. Sérgio Rodrigues disse:

    PAU NO….DELE…IDIOTA ATÉ NAS DESCULPAS!…

  25. Avelino disse:

    A carta em si, é um convite da hipocrisia.
    Os menos de 1% e seus lacaios, não desejam a melhora do povo em nada, pelo contrário, querem arrebentar com ele.
    Esse discurso, vindo dos menos de 1%, só os seus seguidores idiotas acreditam.
    Pedrosa é mais um, no meio do que os menos de 1% conseguiu arrecadar.

  26. edir disse:

    Nossa o jornalista täo preocupado coma as mulheres que däo à luz seus bebês nos chäos dos hospitais e os Pais que näo conseguem levar o päo de cada dia aos filhos.
    Quem pode enviar este vídeo ao ilustre ? ele desconhece a miséria que era esse país nos tempos Antes de Lula e Dilma.
    Cara de pau !!!
    https://www.youtube.com/watch?v=w_LIYJ5AZcM

  27. Maria disse:

    MST, processe também que quero acompanhar de camarote.

    • Alisson Souza disse:

      Pra processar alguém, o MST precisa ter CNPJ e não tem. É uma organização não-legal que existe às margens da sociedade. Só consegue empréstimos em bancos porque o PT abre uma exceção.

  28. Antonio disse:

    Outro dia destes um desocupado molestou o chico e levou um “vai trabalhar vagabundo” na fuça, agora esse outro “jornalista” (sic) foi molestar o chico e virou a GENI……
    Pausa por tempo indeterminado para dar gargalhadas…….kkkkkkkkk…………………….

  29. Eduardo Outro disse:

    Nem as lágrimas portuguesas no mar de antanho eram tantas quanto as que brotaram de meus cansados olhos ao ler a carta. Irmanei-me ao jornalista na dor de ver as grávidas gravitando nas calçadas, os velhinhos perdidos nas esquinas da vida e os pais sem pão. E o pior de tudo é que tudo começou em 2002. Até então, desde 1500, vivíamos num padrão fifa. Quem ditava as regras era a elite, que sempre soube governar usando o princípio meritocrático, exemplo claro do próprio missivista, que hoje, do alto da escada que galgou, olha para os despossuídos do andar de baixo. Assim como Kin Kataguiri, grande novo colunista que já sentenciou que os pobres que não puderem pagar por educação e saúde receberão uma carteirinha, garantia dessas necessidades. Vou parar por aqui pois já estou prestes a cair num novo berreiro. Emprestando a frase, a qual gostei muito, vou ” fumar meu cachimbo de raiva”.

  30. maria do carmo disse:

    Desculpas? a Chico, pior a emenda que o soneto,infelizmente esse falso, nao tem pena nem de gravida nem de idoso, pois esse declarado capitalista, nao suporta a oportunidade de igualdade no Brasil sao escravocratas, desculpas com discurso acusatorio contra o PT, o grande Chico nao cai nessa carta, difamatoria ao PT, tem que ser processado sim, e tem que doer no bolso e que se faca um fundo para o PT, para os que nao tenham condicoes de processar esses covardes falsos, o facam e exijam sim indenizacao, tenho certeza que pensarao antes de ofenderem cidadoes honestos, chega de fascismos!

  31. henrique de oliveira disse:

    Bem agora é só o MST e o PT processar esse filho da puta.Vai fundo Chico mostre a esse idiota que o BRASIL que ele e sua laia quer nós repudiamos.

  32. Celso Junqueira disse:

    O sujeito é um canalha e põe a culpa na Dilma. Covarde!! Tomara que leve uma baita indenização p/ aprender.

  33. Mark disse:

    Pedido de desculpas? Trata-se de um libelo político do mais baixo nível, de um marginal que, aparentemente, desconhece os anos vividos por este país antes do PT, e que merece, indubitávelmente, uma coça de relho para ver se acorda para a vida.

  34. Edgar Rocha disse:

    A pergunta é: depois de ter incitado a violência, exigindo “Blackbloc” pra cima dos Buarque de Holanda, estaria a coisa pedindo desculpas, se ao invés de ganhar um processo nas costas, tivesse algum maluco menos falastrão e mais covarde ainda atendido ao desejo do menino mimado de ver o Chico ou um familiar assassinado? Acho que não.

  35. Luis disse:

    #Chico, processa o pedrosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *