Depoimento de FHC sobre caças deixa procurador sem ação

fhcgroppen

Um processo ridículo.

O registro feito pela imprensa do depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à Justiça Federal, onde se faz a “forçação de barra” para acusar Lula de corrupção na compra dos caças suecos Grippen e na prorrogação de uma medida provisória voltada para a instalação de fábricas de automóveis no Nordeste – editada originalmente pelo próprio tucano deixa evidente a armação de toda a história.

FHC disse que a tendência da Aeronáutica, ao final de seu governo, já era pelos caças suecos e que se não os comprou foi por estar em fim de mandato, deixando o caso para Lula.

Lula, que é acusado de receber vantagens para fazer Dilma escolher a Grippen teve, portanto, oito anos para fazer isso sozinho e  não o fez, mesmo com todos os passos formais dos relatórios da FAB já concluídos – também em favor dos suecos – em seu mandato.

Aí vem um suposto encontro entre Lula, Dilma e um representante da fabricante dos caças, a Saab, que teria ocorrido  nos funerais de Nélson Mandela, onde FHC estava com eles. Encontro? Veja como FHC respondeu ao procurador Herbert Mesquita:

O senhor conhece a presidente Dilma? Com ela é rápido. Fazíamos uma conferência no Copacabana Palace, eu falava que estava com pressa. Pegamos o carro, fomos ao Forte do Copacabana, ao Aeroporto do Galeão, pegamos o avião e fomos a Joanesburgo. Ela é cautelosa, não gosta de viagem que trepide muito, ficou conversando com o comandante. Mal dormimos lá. Ela fez um discurso, mal deu tempo de cumprimentar meus companheiros. Foi tudo muito rápido, acho que nem uma refeição foi feita lá.”

Sobre a Medida Provisória, Fernando Henrique disse que dar incentivos fiscais em troca de instalações é algo que “vem de longe, desde Juscelino Kubitschek”.

Mas o doutor promotor não se deu por achado: “A questão não é se deveria o Grippen vencer ou não. O que importa é o que Lula fez, um particular que disse que poderia influenciar. Foi desnecessário trazer aqui Fernando Henrique e Pedro Malan ( ex-ministro, que não viu nada de anormal na MP).”

Defesa, como se sabe, é algo que no Novo Direito Brasileiro não vem ao caso.
contrib1

Comentários no Facebook

25 Respostas

  1. HOCUS POCUS disse:

    Lula da imprensa para esse bando .Eles aproveitam.
    Imagina a “glória” de achar algo errado (e prova-lo) do Lula !!!!!!
    Esse MPF terá que sofrer uma LIMPEZA depois que a DEMOCRACIA voltar a vigorar , TEM MUITO LIXO LÁ.

  2. CaRLoS disse:

    É um erro do Supremo, do Congresso e até dos militares deixarem o país seguir este caminho do ódio sem volta. É preciso dar um basta. É SÓ QUERER.

    • Messias França de Macedo disse:

      … Primeiro passo:
      os(as) “supremos(as)” do STFede anularem o golpe vagabundissimo que eles(as) mesmos(as) ajudaram, decisivamente, a produzir!

  3. Welington disse:

    Comunista? Kkkkkkkkk. O que esses idiotas do MBL não fazem por $$$$$$$$$$$$$$$.

  4. Márcio Martins disse:

    Lula virou a Geni da turma do MPF…somente assim para eles aparecerem para as namoradas, as esposas, os namorados, os amantes, as amigas, etc…sensação de poder faz bem para a libido…

    • Márcio Martins disse:

      Quem dará um freio de arrumação no MPF? Onde está a parte séria deste órgão essencial à democracia?

    • Carmizeth Ferreira Marinho disse:

      Na verdade, a Geni é o povo brasileiro, onde a maioria nem sabe o que é um golpe, nem esse, nem o de 64. Um país sendo entregue nas mãos de bandidos que nomeiam de neoliberais. As vezes penso que esses coxinhas sabem e veem tudo que esta acontecendo, o teatro, a pouca vergonha, as instituições derrotadas e até sabem da submissão do Brasil aos eua, se é que no meio dessa baderna não tenha sionismo, mas eles preferem serem vira latas nas mãos dos eua do que ter o “comunismo” que eles tanto falam e nós nunca vimos. Mesmo que não podemos fazer nada, pelo menos ter a consciência do que se passa. Esses caras que estão entregando o país, só foram paridos no Brasil, ou vieram quando crianças com as famílias fugidas de guerras; esses não sabem o que é amar uma pátria, até o supremo é repleto desses forasteiros que ficaram loucos e hoje viraram serventes da nação que eles tanto admiram. Agora, tudo fica claro; o país é refém dos eua em troca de ter livrado a nação do bicho vermelho, o “comunismo”, aquele colocaria limites e famigerados loucos, do topo da pirâmide, que vendem a alma pro demônio para ter poder eterno.

  5. Messias França de Macedo disse:

    CIP da falta de caráter e de sanidade e mental destes vagabundos procuradores de merda do ‘miniSTERIO’ Privada!

  6. Leandro disse:

    Processo ridículo, pela própria ilação de supostos “favorecimentos”, dado que desde a RFP até a efetiva homologação do projeto vitorioso, foi o Comitê Gerencial da FAB quem teve toda sua vontade atendida.

    Porque a escolha política do caça, seria do RAFALE francês, à época em negociação direta entre Lula e Sarkozy, dado o pacote de transferência tecnológica que era prometido ao nosso país.

    Porém, a iniciativa de abertura dos códigos-fonte, do software central da aeronave sueca, como melhor oferta final (best and final offer) que permite ao Brasil integrar qualquer sistema de armamento fabricado aqui dentro, no caça, foi o fator chave.

    E isso era informação aberta ao público no próprio site da FAB, no espaço de relações com
    Imprensa e transparência.

    Que a Procuradoria pare de palhaçada em cima de um projeto estratégico para a soberania nacional, e mostre por A+B, qual foi a propina como se deu a suposta relação de troca promíscua entre a fabricante e o Lula, que tenha invalidado todo o negocio em si.

    Caso contrário, estará atentando contra o futuro da defesa do nosso próprio espaço aéreo, por guerrinha política particular.

  7. Schell disse:

    Repito: esse (des)procurador estava bebum ou chapado quando disse essas asneiras. Baita cretino.

  8. Assim Falou Golbery disse:

    o tato é que o petismo é incapaz de criar ato corripto novo, no máximo repete. Como todos os governos anteriores, especialmente os de FHC , são verdadeiros primores de honestidade, isso prova tudo que Lula precisar que seja provado

  9. Henrique Nunes disse:

    Programa em treze anos, não acharam. Perderam eleição, mesmo comprando voto. Golpearam a democracia. E continuam procurando. Lula livre!

  10. Henrique Nunes disse:

    Procuraram em 13 anos…

  11. Assim Falou Golbery disse:

    triste!!!! o petismo antes de mostrar ser honesto tem que avalizar que FHC e turma sempre foram para que se possa ter algum crédito

    • Leandro disse:

      Se assim fosse, o processo sequer teria tido o aval da FAB, muito menos do grupo responsável pela integração, na EMBRAER.

      Seria carimbada a compra do caça francês, e não do sueco.

      Tem que mostrar como se deu essa suposta propina e, principalmente, quais as vantagens e mamatas feitas pela empresa diretamente ao político.

  12. Nassifucusfobética disse:

    eu prefiro acreditar que a turma de FHC pegou um grana preta e Lula para não ver o Brasil passar pela vergonha internacional da França exigir cadeia de nosso ex-presidente e tomar o ap que tem em Paris, Lula preferiu fazer o gesto de bondade se continuar os contratos do aviões. O mesmo acho que foi nos demais casos

  13. Tomás disse:

    É preciso que nos conformemos em saber que não temos mais justiça e tampouco ministério público. Tudo sucumbe diante de uma força maior que atingiu os atores de ponta destas outrora nobres funções. Parecem eles terem sido infectados por algum vírus ou alguma outra coisa que os deixou completamente alucinados. Só pensam em atacar o presidente Lula de qualquer maneira, em qualquer ocasião, sob qualquer pretexto, mesmo que se exponham ao ridículo ou deem plena visibilidade a seu estado de insanidade. É como se tivessem uma missão crucial para eles destinada por algo monstruoso que os ameaça de morte, e o tempo voa, e eles se desesperam para tentar cumprir sua tarefa. Esta onda de escravidão mental que os atinge, extravasa para a população em geral pela mídia e pela rede, fazendo uma base de apoio entre as pessoas mais vulneráveis, que passam estão a tentar impedir a todo custo que a razão se liberte e se sobreponha a este estado de transe. A força deste transe é tão intensa, que nem os exemplos diários dos resultados farsescos e catastróficos da ação de seus protegidos lhes faz acordar.

  14. MMC disse:

    Bom dia. Uma coisa temos que reconhecer entre tantas ações motivadas por clara má-fé: um MP descaradamente político, que evidencia ser uma engrenagem do golpe. É mais: como um juiz aceita tantas ações penais sem justa causa? Realmente o plano é derrubar Lula de qualquer jeito. Tem grandes interesses por trás desse picadeiro.

  15. Rui disse:

    As insinuações esdrúxulas logo, logo cairão no ridículo, não se sustentarao. A mídia precisa estar com a imagem do Lula nas capas dos jornais e das telinhas para se sustentar e faturar alto com a coxinhada idiota. A ideia é denegrir e faturar. O fato de existir crime ou não é o que menos importa. A justiça é cúmplice de toda esta farsa sim senhor. Até quando este teatro se sustentará?

  16. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Os militares deram isenções para o Polo Industrial de Campina Grande na Paraíba. Vão estudar historia seus coxinhas paneleiros e ignorantes. Porra, se FHC aprovou, a Aeronáutica aprovou, o Lula aprovou e a Dilma comprou, o que tem de errado? Quando se compra esse tipo de bem, faz-se um acordo de transferência de tecnologia. A Saab ofereceu melhores condições e venceu. Se fosse caça americano não existiria essa polêmica toda, mesmo que eles não aceitassem a tal transferência de tecnologia. Coxinha é baba ovo de americano. Otários.
    Mas o bom é ver esses vanais do youtube diariamente publicarem “agora o Lula vai ser preso”. Passam-se seis meses, um ano e …. nada! Trouxas, gostam de serem enganados.

  17. João Bovino disse:

    Pelo jeito, tem muito mais bandidos acusando do que culpados nessas histerias dos lavajateiros. E os bandidos são pagos com o dinheiro público.

  18. Carmizeth Ferreira Marinho disse:

    FHC, tinha que ser responsabilizado e até punido por ter entregue a Vale do rio Doce responsável por esse crime ambiental nas barragens de Mariana, mas, claro que nada acontece com o PMDB, PSDB, DEM, PP, porque compactuam com o antinacionalismo. Essa defesa de FHC para com Lula, não passa de estratégia da operação, sempre tentando colocar FHC numa posição intocável; nós sabemos bem dos bens que ele possui em gratificação pelo entreguismo neoliberal.

  19. I visit everyday a few web sites and websites to read articles or reviews, except
    this weblog offers quality based content.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *