Bomba! Fortuna de Aécio veio de grilagem de terras públicas

CHARGE - Sua excelência, o ladrão

Agora vamos ver se a Folha está disposta mesmo a publicar denúncias contra Aécio Neves, ou se está apenas preparando terreno para fazer ataques a Dilma.

Se a postura do jornal for séria, ela deveria repercutir o que reproduziremos abaixo.

A Rede Brasil Atual acaba de publicar uma denúncia grave, que revela a face cruel e predatória do patrimonialismo brasileiro, em que famílias com influência política abocanham terras públicas para engordar sua fortuna.

*

Como a família de Aécio ficou dona de terras públicas em Minas

Pai do senador registrou em seu nome uma área de 950 hectares pertencente aos mineiros localizada numa das regiões mais pobres do estado. Aécio governador entrou em conflito com Aécio herdeiro

por Helena Sthephanowitz publicado 20/07/2014 11:52, na Rede Brasil Atual

Montezuma é um município mineiro no norte de Minas Gerais com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Deputados, governadores e senadores mineiros poderiam desenvolver boas políticas públicas para elevar o desenvolvimento local, tais como incentivar as pequenas propriedades rurais familiares. No entanto o município é palco de uma triste história do patrimonialismo de oligarquias políticas do Brasil.

Terras rurais em Montezuma que foram registradas pelo estado de Minas como devolutas acabaram indo parar no patrimônio pessoal do senador Aécio Neves (PSDB) após uma disputa judicial por usucapião da empresa agropecuária de seu pai.

O fim desta história aparece com o patrimônio do senador engordando na declaração de bens feita nas eleições de 2014 em relação à de 2010. O segundo maior item de sua variação patrimonial foi no valor de R$ 666.660,00 referente a cotas da empresa Perfil Agropecuária e Florestal Ltda., herdadas de seu pai falecido.

Até aí estaria tudo bem. O problema é quando voltamos ao dia 2 maio de 2000, quando se iniciou uma disputa para apropriar-se de terras públicas, típica do coronelismo patrimonialista praticado nos rincões do Brasil arcaico.

A Perfil Agropecuária e Florestal Ltda. pertencia a Aécio Ferreira da Cunha, pai do senador tucano. A empresa entrou com processo de usucapião para registrar a propriedade de vastos 950 hectares de terras em Montezuma, em 2/5/2000. Já soa injusto a lei permitir que uma empresa de um ex-deputado, que morava desde a década de 1960 no Rio de Janeiro, ser tratada como se fosse de camponeses posseiros que adquirem o direito ao usucapião por trabalharem e viverem na terra. O juizado da comarca de Rio Pardo de Minas julgou a favor da empresa em 2001.

Na hora de a empresa registrar a fazenda no Cartório de Registro de Imóveis competente, a área já estava registrada em nome do Estado de Minas Gerais, como terras devolutas, em cumprimento a outra ordem judicial anterior da Apelação Cível nº 86.106/4.

A partir daí houve longa disputa judicial, com o estado de Minas recorrendo para ter as terras de volta. Desembargadores mineiros votaram a favor da família de Aécio. Recursos chegaram até ao Supremo Tribunal Federal (STF), o último arquivado em 2013, que também foi favorável ao lado do tucano.

É preciso lembrar que em 2000 o atual senador Aécio Neves era deputado federal pela quarta vez e deveria representar mais os interesses públicos dos cidadãos de Minas do que seu próprio interesse privado. De 2003 a 2010 foi governador de Minas. Presenciamos a inusitada situação política de, na prática, o interesse do Aécio herdeiro brigar na justiça com o de Aécio governador. O interesse patrimonial privado do herdeiro falou mais alto do que o interesse público da população que o cargo de governador deveria representar.

Uma gleba de 950 hectares de terras devolutas poderia ser a redenção de famílias camponesas pobres de Montezuma, através da geração de renda pela produção da agricultura familiar, em vez de apenas somar um pouco mais ao já elevado patrimônio da oligarquia política dos Neves da Cunha.

Este caso explica muito das raízes da desigualdade passada de geração para geração e da concentração das riquezas no Brasil nas mãos de poucos. Muitas destas riquezas vindas de um processo de apropriação de patrimônio público por mãos privadas, justamente pelas mãos de quem deveria defender o interesse e o patrimônio público.

Operação Grilo

O caso é outro e não aparece a família de Aécio Neves no meio das acusações, mas sim órgãos do governo tucano de Minas e velhas práticas de outras oligarquias políticas. Em 2011 a Operação Grilo prendeu nove pessoas acusadas de comporem uma organização criminosa para fazer grilagem de terras públicas justamente nesta região norte de Minas Gerais. Toda a cúpula do Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter-MG) foi afastada.

Segundo as investigações, o esquema contava com servidores públicos do Iter/MG, funcionários de cartórios e servidores de prefeituras mineiras, para fraudar a posse de terras devolutas.

O promotor Daniel Castro, de Rio Pardo de Minas, disse na época: “São terras que pertencem ao estado de Minas Gerais e foram parar nas mãos de particulares.”

*

As reproduções abaixo mostram a documentação que legitimou a posse de terras da União para a família Neves.

ScreenHunter_4303 Jul. 20 14.34

ScreenHunter_4304 Jul. 20 14.34

ScreenHunter_4305 Jul. 20 14.34

 

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

43 Respostas

  1. Ivoni disse:

    Já ando com uma tremenda preguiça de ler sobre falcatruas desses tucanos. Afinal, tucanos são inimputáveis. Com essa “grande” mídia brasileira e esse STF, dá um desânimo e uma enorme vontade de desistir de tudo.

  2. Malú disse:

    Bem… já sabemos que os tucanos são inimputáveis pela “justiça” e pela grande imprensa, nunca são culpados de nada, porém… vamos dar mais uma chance para que eles, a imprensa e a justiça, se redimam… duvido!

  3. Abelardo disse:

    Pergunta 1: Será que essa operação é passível de ser enquadrada como Pilhagem, Extorsão, Pirataria, Furto, Roubo ou Grilhagem?
    Resposta: Ah! é sim. Pelo o exposto da matéria, existe possibilidade de se recuperar esse patrimônio que foi imoralmente subtraído do estado de MG

    Pergunta 2: Será que sendo passível de enquadramento, é possível que todas as pessoas envolvidas e que fecharam seus olhos para esse abuso criminal poderão ser processados e presos?
    Resposta: Ah! é sim. Todos devem pagar pela participação nessa operação de caráter mafioso e oportunista, principalmente aqueles que aceitaram algum tipo de benefício para contribuírem com o sucesso do premeditado plano de apropriação indébita.

  4. Luis Felipe Gonçalves Salvatore disse:

    Ué, gente, por que a preocupação com a vida do Aécio? Ainda mais pra espalhar essas histórias fantasiosas? Achei que ele não fosse incomodar vocês! O que aconteceu?

    • Nada disto disse:

      Primeiro não é crível que algum blog sujo não soubesse disto de muitos anos, mas é que certas coisas rende grana por debaixo do tapete. Além disso, a Folha é mídia da mais credibilidade, uma das poucas mídia que verdadeiramente informa o povo, e não sempre viu o povo apenas como um bando de imbecil, como sempre foi a tônica dos brizolistas. Não é por acaso que Golbery detestava Brizola e tratava Lula no colo.

      • Ze Augusto disse:

        Como os blogs sujos iriam saber antes, se só agora em 2014 apareceu essa Agropecuária no patrimônio declarado de Aécio? É partir desta empresa que se chega às terras públicas.

        • Nem me diga disse:

          É muita idiotice só saber dos paitimônio desses só depois que aparece declarado. Quando Tancredo era jovem, o conselho que mais dei para esse era se juntar com a turma de Moscou, poderia ganhar tanta grana que os parentes teriam como viver babescamente pelo resto da vida . E não iria comprar fazenda por aqui não, só um besta faria isso, correndo risco do MST tomar

    • Nathan disse:

      Se fosse do PT,o sr já estaria aqui vomitando as suas cantilenas contra o PT,com já conhecidíssimos Petralhas e etc…

      Coxinha alienado é isso: condena o PT,mas perdoa tudo do PSDB…

    • Roberto de Paulo disse:

      AÍ SALVATORE coxinha,vai salvar o grileiro,seu partido só tem mafioso,você,não é digno de entrar neste blog,vai caçar sua turma de larápios de terras.

    • anac disse:

      aócio é um homem público tudo que diz respeito a ele é de interesse da nação até porque candidato a presidente da Republica. Não temos o direito mais de errar como a direita fez com sua criatura Collor de Mello para depois apeá-lo do poder.
      A verdade triunfará sobre a mentira. E não adianta o PiG e os seus rolas bostas negarem. Cabe a cada um de nós espalhar a VERDADE através da internet. A grilhagem que originou o patrimônio de aócio, o eterno menino do Rio,que apodrece mas não amadurece.

    • João Batista disse:

      Cara, vida do Aécio? Por mim poderia comprar e deveria ir morar em Plutão! Mas não com o dinheiro público!!
      Agora, infelizmente, a Folha está é fazendo joguinho pra “fazer de conta” que é isenta, imparcial, e muy digna de crédito! Até parece… isso aí eles vão abafar rapidinho assim como sumiu do mapa o tal helicóptero …sumiu!!!.. e a Folha vai descer o cacete no PT de novo e na Dilma cheia de moral… me engana que eu gosto!

  5. Tomás disse:

    Parece que o ataque da Folha ao Aécio veio do fato de que o Aécio detonou Xico Graziano da coordenação das mídias sociais do PSDB e colocou no lugar sua indefectível irmã. É guerra entre tucanos mineiros e paulistas, que será resolvida com ressentimentos. Mas isto é uma lição, tardia embora, ao Aécio. Não conhece bem seus aliados, é quase um “sem noção”. Ele devia saber que com o Xico Graziano não se brinca.

    • Elinton disse:

      Opa, faz sentido o que tu escreveste. Me recordo que ainda ontem discuti com um tucaninho, que defendia a pesquisa datafolha e afirmava que havia domado o ninho de víbora do PSDB paulista. Quem conhece a laia tucana sabe que o fogo amigo lá é forte.

      • Elinton disse:

        *Afirmava que Aécio havia domado

        • anac disse:

          A verdade trunfará por qualquer meio que for. Ou por Xico Graziano ou por Serra. aócio tem muitos esqueletos no armário. E sabotou serra com investigações que originou o privataria tucana. Fogo amigo ou inimigo, o que importa é que o povo saiba a VERDADE para não repetir Collor de Mello.

  6. helio disse:

    “DONOS DO AEROPORTO de CLÁUDIO(MG) E A VENDA DE LIMINARES PARA TRAFICANTES DE COCAÍNA”
    Desembargador da máfia das sentenças foi indicado por Aécio Neves para o TJ-MG

    Candidato era o segundo na lista do MP e mesmo assim foi confirmado pelo então governador

    O mais recente episódio envolvendo a Polícia Federal pode complicar a vida do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Trata-se da operação “Jus Postulandi” (direito de postular) com o objetivo de desmantelar uma quadrilha na venda de liminares judiciais (habeas corpus) no plantão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

    A investigação foi iniciada há cinco meses por requisição do Ministério Público Estadual da Comarca de Alpinópolis/MG que solicitou à Polícia Federal de Divinópolis a apuração da conduta do advogado Walkir Rocha, também vereador pelo PTB da cidade de Oliveira, MG.

    “O esquema funcionava da seguinte forma, após negociação com os presos interessados, em valores que variavam de 120 a 180 mil reais por cabeça, o advogado suspeito protocolava o pedido em determinado plantão do TJMG onde estariam trabalhando outros envolvidos. O requerimento era feito no plantão para burlar a distribuição natural dos processos”, relatou a nota da PF.

    Entre os detidos na operação, além do próprio advogado Walkir, está o desembargador Hélcio Valentim de Andrade Filho e Tancredo Aladin Tolentino, primo do senador Aécio Neves, e considerado pela PF o principal o principal lobista da operação.

    Ligações perigosas do tucano

    Hélcio Valentin foi nomeado para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais na vaga do quinto constitucional que cabe ao Ministério Público. Na época, a vaga era no Tribunal de Alçada (que depois se fundiu com o Tribunal de Justiça) e na lista aprovada pelo Tribunal, Hélcio ficou em segundo lugar. Apesar disso, o então governador Aécio Neves nomeou o segundo colocado, em detrimento do primeiro. Segundo apurou o bloco “Minas sem Censura”, Hélcio e Aécio possuem “fortes laços” de amizade.

    Já Tancredo Aladin Tolentino, residente em Cláudio (MG), terra onde Aécio e seus familiares possuem fazendas; é o revendedor das cachaças Matusalém e Mingote, que são produzidas na Fazenda da Mata, que era da dona Risoleta Tolentino Neves e, hoje, pertence à família. Ele intermediava os esquemas de vendas de Habeas Corpus para o advogado e vereador Walkir Rocha com o desembargador Hélcio Valentim,segundo apura a PF.

    Passado condenável

    Parentes de Aécio Neves parecem gostar da bonança que o dinheiro público fácil e ilegal pode causar. A Justiça Federal de Minas Gerais já condenou o advogado Rogério Lanza Tolentino, outro primo do senador tucano; a sete anos e quatro meses de prisão e ao pagamento de multa de 3.780 salários mínimos. Apontado como sócio do publicitário Marcos Valério, acusado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de ser o principal operador do mensalão, Tolentino foi sentenciado pelo crime de lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Buck, da 4ª Vara Criminal, na segunda-feira. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF).””

  7. Yule Cristina disse:

    Esse é o candidato que representa a ética e os bons costumes, pregados incansavelmente pelo PSDB.

  8. Tomás disse:

    O Brasil está voando, não está andando, na direção de ser um grande país completamente civilizado. Não há lugar para gente como o Aécio Cunha em posições administrativas de destaque nas novas posições que o Brasil que está se propondo a ocupar no mundo.

  9. marco disse:

    Pra mim,o pior de tudo isto,é que o dito,não assina o nome do pai,certamente é filho somente da mãe,ou tem vergonha do pai,mas herda do mesmo,com a maior cara que ele tem!E muito mais grave,tem gente,que gente?Que vota nele!

  10. Rogério Ferraz Alencar disse:

    Aqui em Fortaleza também está havendo esquema de venda de sentenças por desembargadores plantonistas. E quanto a Aécio Neves ganhar terras devolutas em decisão do STF: qual a surpresa?

  11. Leleco disse:

    Montezuma possui varias fontes naturais de águas quentes , como Caldas Novas -GO . As terras devolutas do Estado certamente terão uma enorme valorização no futuro ,principalmente nas mãos de certas pessoas , como patrimônio privado.

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    … Além do Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves, o Estado de Minas Gerais detém o ‘Aeroporto Particular de [Com Fins] Privados – Aécio ‘Never’!…

    heheheheehehehehehehe!

  13. Roberto disse:

    Sem dúvida ,esse é o partido dos políticos mais ricos do Brasil.E ainda tem a venda do Nióbio de Araxá.Fazem o que querem e a justiça só consegue “engatinhar´´ atrás para tentar reverter alguma coisa.

  14. Ricardo disse:

    “Desembargadores mineiros votaram a favor da família de Aécio. Recursos chegaram até ao Supremo Tribunal Federal (STF), o último arquivado em 2013, que também foi favorável ao lado do tucano”.

    Esse é o STF brasileiro! O tribunal que condenou sem provas políticos petistas e que se isentou de julgar o mensalão do PSDB.

    Usucapião servindo para coronéis latifúndiários grilarem terras do Estado! Mais uma vez o Judiciário brasileiro, tendo à frente o STF, desvirtuando a Constituição Federal, que determina que o uso da terra deve cumprir sua função social. A usucapião nunca poderia servir para um caso desses.

  15. Iscairo disse:

    Não há o que comentar em relação ao PSDB, pois deles não se espera nada além disso.
    O que não dá pra aguentar mais é a Presidente Dilma defender o “controle remoto”, chega de peleguismo e acochambramento, precisamos democratizar a mídia pra ontem.

  16. Octavio disse:

    De acordo com os neo-liberais vai ser a primeira eleição que começa com o segundo turno. Aí o Aécio ganha. rs rs rs rs …. Porque se tiver o primeiro a Dilma ganha!!!

  17. maria disse:

    A vontade que dá é de fazer como os Indios se suicidar, só em ler uma babaca querer que FHC e sua turma de colonizadores e exploradores voltar,

  18. Beto disse:

    AÉCIO,POBRE MENINO RICO, que “Família”. Aeroporto, apropriação de terras da união, só esta 450 alqueires mineiros, apartamento em Ipanema, o mais caro metro quadrado do planeta, avaliado em milhões e mais,todo o Estado de Minas Gerais é controlado pela família e isto é somente uma pequena mostra do IMPÉRIO DOS NEVES. E querem mais e mais. Meu Deus! Cadê o MP,a PF, a IMPRENSA, a CBN, Cadê? Em São Paulo ocorre o mesmo. Será por que??? Cadê?, Cadê?, Cadê? Isto tem que mudar! E vamos mudar!!!!!!!!!!!!!

    • Miguel Oliveira disse:

      Fora o helicoptero do pó que ninguém ficou sabendo de quem era, de onde vinha e para onde foi. A mídia não investigou, a polícia se calou, a justiça engavetou?

    • anac disse:

      Cadê o MP,a PF, a IMPRENSA, a CBN, Cadê?
      ESTÁ TUDO DOMINADO!

  19. Gerson disse:

    E eles falavam do filho do Lula…

  20. Gilson disse:

    Por ocasião dos debates Políticos , Cicinho Balada vai ter que se explicar.Cabe aos participantes, colocar as questões na mesa,pois se depender da Mídia bandida tudo ficará zero a zero.

  21. ricardo silveira disse:

    Podem vir as falcatruas que existirem que serão desqualificadas pela mídia partidária e golpista. E tudo é feito tão rápido que é como se não existissem. E se já começaram a aparecer agora certamente é para evitar que saiam mais próximo da eleição. Bem que o pernambucano poderia se valer dessas denúncias, assim a eleição seria resolvida no primeiro turno.

  22. Thiago Teixeira disse:

    Fortunas de 96,79% da Elite Branca descendentes da casa grande desde 1500 veio de apropriação de riquezas do continente sobre trabalho escravo. E hoje, assalariados produzindo em terras griladas.

  23. Emilson disse:

    O Aécio é militante dos “sem muita terra pública”. Por isso ele começou a reforma agrária pelo seu próprio quintal.

  24. Paulo Brasileiro disse:

    A midia é igual ao aécio, psdb e tantos outros larápios do Estado.

    Até hoje o DARF não apareceu.

  25. Rapaz disse:

    De repente pareceu que o tio do Aécio é um tal cidadão chamado Joaquim Lucena Roriz.

  26. henrique de oliveira disse:

    Isso só vem provar que as instâncias judiciarias do BRASIL não passam de diretórios do PSDB e sua gangue.

    • Pafúncio Brasileiro disse:

      Henrique,
      Está mais do que claro, para os cidadãos esclarecidos, qual é o tipo de judiciário que temos. Este judiciário se confirma, cada dia mais, como o PIOR Poder da República. Os seus membros não se envergonham do que fazem diante da sociedade .

  27. Jair Romão disse:

    “Assim é fácil virar fazendeiro grilando terras públicas,será que os magistrados que julgou favorável a posse para Aécio, julgou de forma justa, nunca vi posse legal sem que o posseiro trabalhe na área para garantir o direito, bem, minas deve ser diferente do resto do Brasil,se fosse um pobre, ou até mesmo o mst, seriam tratados como bandidos e vagabundo, mais é a família neves do psdb, tudo pode, ora onde está a verdadeira justiça brasileira?”

  28. fernando oliveira disse:

    Se apertar o serra, ele entrega muito mais dos neves. kkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *