Cristovam não virou vinho, virou vinagre

A frase que se atribui ao Papa João XXIII – Os homens são como o vinho – alguns viram vinagre, mas outros melhoram com a idade – bem cabe para colocar o Senador Cristovam Buarque na categoria de “alguns”, não na de “outros”.

A destilar seu fel e seu ressentimento, ao reduzir o momento dramático do discurso de Lula pouco antes de seu encarceramento a uma observação azeda e “despeitada” sobre a suposta “demagogia” de permitir o acesso de pessoas mais pobres à Universidade porque, segundo ele, seria preciso antes haver um “bom ensino médio”, como se isso fosse uma excludente e – pior ainda – a condenação de quem não o teve a não poder ter um curso superior, recuperar as deficiciências e tornar-se um profissional de boa qualidade ou desenvolver as virtudes que o ambiente universítário e seus espaços de conhecimento e convívio oferecem.

O castigo à pequenez do senador, porém, veio depressa.

Em uma enxurrada de tuítes  de gente que se beneficiou do que ele chamava de “demagogia”, mas que foi essencial em suas vidas, que reproduzo abaixo numa coleta feita por uma moça lá das Alagoas de meus avós paternos.

Talvez piores para Cristovam nem sejam as palavras de João XXII, mas as de Cora Coralina, que falava da ação dos tempos sobre os homens dizendo que a uns transformavam em água – capazes do que ele não foi, da “ajuda em hora difícil de um amigo, mesmo estranho” – outros em vinho – “arrolhado seu espírito de conteúdo excelente em todos os sentidos” e que “não improvisa — estuda, comprova”.

Pois, no poema de Cora, Cristovam não cabe nestas categorias, faz parte de outra:

Há de permeio o homem vinagre,
uma réstia deles,
mas com esses, não vamos perder espaço.
Há lugar na vida para todos.

 

Fernando Brito :

View Comments

  • Quando ele foi candidato à presidência pelo PDT, com a palavra de ordem na educação eu votei nele. Teve 2% dos votos de incautos que como eu acreditaram nele. Que decepção !!!

  • Sou filho de servidor público e conquistei 2 títulos acadêmicos, egresso de escola pública. Na minha época não tinha Cristovam Buarque. Parafraseando: - "Triste Fim de Policarpo Buarque".

  • Muitos homens são vinagres , deles se aprende muito . Numa entrevista que Pedro Bial fez a Paulo Coelho , deu para ver tem muita gente parecida . O então petista ou simpatizando Paulo Coelho diz : " Que Lula em visita ao Rio de Janeiro em uma das favelas aonde ele tem um projeto social , passou perto e não visitou o seu projeto social ". Deixou a entender que sempre ajudou o o PT e o ex presidente , e que agora não fede e nem cheira para ele ." Não ajudo mais também não atrapalho ". Na entrevista também foi perguntado sobre José Dirceu e desconversou e lançou um desconhecido a candidato a presidência . As pequenas mágoas e as grandes revelam caráter . Maktub é uma farsa , assim Como Cristovam .
    Obs : Assistam no Youtube ( Entrevista de Paulo Coelho a Pedro Bial - Glbonews )

  • Lula recebeu ontem mais um título de Dr. de uma Universidade de Rosário, na Argentina. Cristovam merecia perder o dele.

  • "A ingratidão provém, com certeza, da impossibilidade de pagamento da dívida." (Honore de Balzac)

  • Excelente FB. Diploma não é mérito, é direito. Da mesma forma como é direito ser atendido num hospital quem quebrou o dedo e quem quebrou a coluna, não importa como se machucaram, não importa o que estavam fazendo.

  • O senador Cristóvão deveria pegar umas aulas com o SENADOR EDUARDO SUPLICY.

  • A que ponto pode chegar uma pessoa que se diz educadora, sendo ele representante de uma parcela de pessoas que confiaram nele sua arma mais poderosa ,o voto. Este ser não é o vinagre e muito menos o vinho , ele conseguiu ser o chorume de uma decomposição moral.

  • Ele apenas é um oportunista, cresceu nas costas das esquerdas. Cospe no prato que muito comeu, somou muito pouco por lá, agora faz o que sabe, subtrai.

  • Esse é embusteiro decrépito, sempre usou o discurso da educação com viés político para obter dividendos eleitorais. Mas.. o povo aprendeu mais que ele em toda sua carreira, e responde à altura a suas baboseiras..