A crise econômica saiu dos jornais. Agora, ela é “do lar”.

 

semcrise1

Uma febre renitente me tirou as forças, ontem, para chamar atenção para um artigo muito interessante publicado ontem pela professora de Economia da USP, Laura Carvalho, na Folha de S.Paulo.

No entanto, a denúncia gravíssima do Diário do Centro do Mundo. de que a direção do jornal Valor Econômico “baixou uma ordem aos seus repórteres: ignorar qualquer ato ou palavra da presidenta afastada Dilma Rousseff. Exceto, quando a notícia seja negativa, ainda que mentirosa” acaba de criar o “gancho para voltar ao tema.

“Agora há grande tolerância com o deficit elevado, o índice inflacionário do mês passado, os reajustes no salário de magistrados e mesmo com as pedaladas fiscais, hoje consideradas uma forma legítima de redução da dívida. A ausência de qualquer proposta para a retomada do crescimento não desafina o coro dos contentes”, diz Laura.

A rubrica “país em crise” saiu das páginas. “O pior desde o ano tal, também”. A Bolsa e o dólar, que chacoalhavam com qualquer notícia no campo político resistem estoicamente às quedas de ministros e até à denúncia de que Temer esteve metido nas “doações” de Sérgio Machado.

Foi precisa a “sacada” publicitária do “não fale em crise, trabalha”. Foi só do que se falou e, agora, “não existe mais”

Sustentaram – e sustentam, agora mais discretamente, a versão de que a inflação está em queda – e os preços no varejo,sobretudo nos alimentos in natura, que haviam subido muito, de fato dão um “refresco” Mas não tratam senão com enorme discrição o pulo dos preços no atacado.

Hoje, a Fundação Getúlio Vargas divulgou a segunda prévia do Índice Geral de Preços, que mede a variação de preços entre 21 de maio e 10 de junto. Foi de 1,33%, simplesmente o dobro do registrado 30 dias antes. 0,68%. E o grosso deste aumento veio dos preços do atacado, que vão, adiante, bater no varejo: o IPA passou de 0,75% para 1,81%.

Mas você não lerá os famosos “é o pior desta o ano tal”, porque a crise econômica já cumpriu o papel que Laura Carvalho lhe atribui:

” A crise econômica brasileira também se mostrou uma oportunidade de ouro para bloquear agendas democráticas crescentes –das mulheres, dos movimentos sociais, das minorias e da juventude– e viabilizar uma agenda ideológica de redução do tamanho do Estado.”

Cumprido seu papel político-ideológico, diz ela, o noticiário sobre economia já pode “descansar nestas últimas páginas de jornal”.

A economia e sua crise “sai das ruas para voltar a ser bela, recatada e do lar”.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

23 Respostas

  1. renato arthur disse:

    Toda vez que ouça a Mídia dizer que o governou tomou medidas, levo um susto. Governo? Que governo? Golpistas que assaltaram o palácio se acham no direito de dirigir o país. A Mídia mudou completamente de tom, as denuncias contra Temer, são relativizadas. Ontem a Catanhede teve a cara dura de Dizer que se Temer solicitou dinheiro para Chalita não foi p/ colocar no Bolso. Então ta, não sendo para sua mesada agora pode. Não há solução para essa corja, só explodindo tudo.

    • MARCOS FERREIRA disse:

      SE O TOMATE E A CARNE SUBIREM NÃO VAI MAS SER CULPA DO GOVERNO.A MIRIAM LETÃO JÁ DISSE ISSO.

  2. Joao Maria disse:

    Cantanhede é mal amada. Ta com falta de orgasmo, é so liberar que volta ao normal.

  3. eduardo disse:

    Desde 2005, mais ou menos, que a midia corporativa, a golpista, despejou um ocenao de mentiras contra o PT. Muita gente embarcou nessa, inclusive “das esquerdas” e da blogesfera. Posteriormente através do capitao do mato e stf, Dirceu, Genoino, Delúbio, Pizolato, Joao Paulo Cunha foram condenados sem provas. Hoje quando a quadrilha ocupa a presidência, seus pares se deduram uns aos outros e, pasmem pessoal nenhum membro do PT é citado. PT citado é condenaçao automatica. Do lado de lá do PIG, a bandidagem que manda e dos seus reporteres sem carater nao se espera nada mais que desfaçatez, porem do lado cá da blogesfera, estou aqui a espera de um sonoro pedido de desculpas ao PT, sim a todos nós que criamos esse partido e que colocamos o povo desse país no patamar de gente, de ser humano. Vou aguardar sem lembrar que esse pedido um dia vai chegar, mas sempre que ler um post nos blogs, vai ser aquele sorriso e um inevitável “bando de f…”

    • Lenita disse:

      Eduardo, o Dirceu, Vaccari e outros como Lula, tb esperam essa dia. Lula já disse isso várias vezes. Eu tb sempre fico com náuseas de ver a ala progressista encher a boca pra atacar o PT sem fazer a parte dos erros e dos acertos. Fica claro a lavagem cerebral e a eficiência da propaganda nazi-fascista da rede esgoto em influenciar as mentes ditas de “esquerda”. Veremos, como vc diz…

  4. Lenita disse:

    Primeiramente, #ForaTemer !!!

    #ForaRedeEsgoto #ForaDetritoSolidoDaMareBaixa
    #ForaGlobo
    #ForaMidiaGolpista

    #VoltaDilmaJa !!! Luta, resistência, democracia!

  5. MARCOS FERREIRA disse:

    VAMOS VIVER A PARTIR DE AGORA O PERÍODO DA PAX ROMANA COM INFLAÇÃO ANUAL A 0,00% E CRESCIMENTO DE 15% AO ANO DO PIB, E RAPIDAMENTE SEREMOS A 3A ECONOMIA DO MUNDO.

    • Lenita disse:

      Só se for a “1ra República Viralatista Bananeira” do século 21… É a cara do Serra, do FgagaCê e do Aócio-coca-boy… Enfim, a cara do Brasil-Lacaio-Colonizado-Até-Os-Ossos ! A pior e mais horrenda parte do gigante brasileiro, maltratado e explorado sem piedade e com requintes de deixar Lúcifer com inveja.

  6. augusto2 disse:

    peço aos internautas para irem alem , desmentirem seguinte interpretaçao: apos a parte da gravaçoes machadianas serem contra renan,sarney, ha dez dias, agora sao 30 minutos de plimplim e horas de rádio para enfraquecer + ainda o Temer, com sobras para aécio, chalita.
    Como devemos entender isso? N sei bem, porem… veja-se: dois dias após o Temer na pratica DEIXAR de ser refem de Cunha, a Grobo se derrama em longas delaçoes contra o mordomo e o faz REFEM seu. Bem no timing, e isso enquanto ele nao se consegue a segunda degola de Dilma, quando ficará menos débil! Depois, ela forçará em outro TIMING conjunto o messias de curitiba a conquista/coação final dos 10 ou 20 senadores necessarios.
    E o mordomo será eternamente grato ao jardim botânico. Penso que, como eles estao bem assessorados politicamente, nada de ilusões. Precisamos superá-los. So temos a verdade e em parte o tempo a nosso favor. vamos trazer tbm a estrategia.

    • Lenita disse:

      A estratégia é a pedagogia da verdade e a união no #VoltaDilma para repactuar através plebiscito e reforma política. Somente Dilma, presidenta legítima, poderá nos tirar da lama. Temos que estrangular a rede esgoto de todas as formas possíveis !!!

  7. henrique de oliveira disse:

    Voltamos aos velhos tempos de FHC , onde o desemprego era brutal , a inflação fora de controle , os preços nas alturas , mas a mídia golpista escondia tudo debaixo do tapete , Temer e a mídia não querem mais falar em crise , nem precisa pois estamos e vamos senti-la na carne e no bolso.

  8. Laura disse:

    Não, a crise está na RUA! Está bela, recatada e do lar, no PIG.

  9. Amolador de Tesouras disse:

    Em pedagogia você aprende que um aluno sempre tem potencial. Não desista. Ensine o que sabe que ele assimila e estimule-o a olhar para o que ainda não assimila. Depois você trabalha com isso.

    Laura Bérgamo hoje é muito diferente da de ontem em política. Numa primeira olhada parece que não, mas é sim. Graças a paciência dos postantes.

    Mesmo que o potencial seja pequeno só capaz de tropeçar nas contradições, mas não de fazer análises, como é o caso, você consegue ensinar.

  10. Amolador de Tesouras disse:

    Tijolaco,
    Lembro que voces tinham previsto isso. Seria só mudar o rótulo e o remédio faria bem.

    (Texto bom de Assis Ribeiro no GGN. É sobre ciclo mundial. Tao da Física, isso que voces leram mil vezes, nas é atual.)

  11. Alisson Souza disse:

    Quando o advogado AGU de Dilma parar de masturbar o Bustamante, vocês me avisam, ok?

    • Roberto Monteiro disse:

      PATETA ESTATIZADO DO TEMER! Como sempre, desviando o assunto e tergiversando. Agora os jornais estão à altura (ou baixeza) dos seus leitores. A PATETADA VAI ADORAR!

  12. O gigantesco e continuado clima de badernas de rua, somado ao terrorismo midiático sobre a economia, violência, saúde, roubalheiras, etc., tinham como único objetivo: detonar a exuberante economia Dilma/PT de até junho de 2013. Agora, com os golpistas tomaram o Poder, silêncio total. Enquanto isso, a economia vai afundando, a cada dia, num cipoal de sucessivos escândalos e roubalheiras. Rumando a economia para o caos. Caos, que eles tanto falavam visando minar o governo Dilma/PT.

    • Lenita disse:

      É essa narrativa que precisa ser desconstruida mostrando o interesse dos golpistas que não desejam um país para todos já que seus umbigos sempre foram “objetivo e fim” de todas suas ações .

    • MARCOS FERREIRA disse:

      AGORA É NÃO FALAR MAIS EM CRISE E TRABALHAR COMO DISSE O COLLOR EM 1991.

  13. renato arthur disse:

    Então o Ministro do não sei o que o famigerado Eliseu Quadrilha diz com sua empáfia que não teremos mais CLT ou seja não tem mais carteira assinada, assim vamos deslanchar a economia (deles). Ou seja o sujeito acerta de boca com o padrão, que diz quanto vai te pagar, você deve vira para pagar a previdência ( jamais saberá se um dia vai se aposentar) , não há mais férias, 13 salário, fim de semana e se o sujeito não gostar ou aparecer alguém aceitando menos você já era. E Pensar que os coxinhas gritavam noite e dia por isso. E de complemento fim do SUS ( muito caro) agora é tudo privado. E agora que deram o golpe voltamos a ver novela ” O amor redime” da Globo.

  14. Diego disse:

    BRASILEIRO, SE VC ESTÁ CONTENTE COM QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS, FIQUE EM CASA ASSISTINDO A GLOBO E SEU CARTEL. NÃO VAMOS FICAR PARADOS. O GOLPE ESTÁ SENDO FINALIZADO, SÓ FALTA A VOTAÇÃO NO SENADO E DEPOIS DESTRUIR A CLT. TRABALHADORES, VAMOS MOBILIZAR, GREVE TOTAL, GREVE GERAL.
    A PÁTRIA DOS TRAIDORES É O DINHEIRO SUJO DERIVADO DE PROPINAS, RESULTADO DO ENTREGUISMO, POLITICOS EGOCÊNTRICOS QUE SE AUTOVALORIZAM SEM MERECIMENTOS, JUÍZES SABOTADORES DA DEMOCRACIA, BANQUEIROS LADRÕES E MÍDIA CARTELIZADA, CAUSANDO O EMPOBRECIMENTO E VASSALAGEM DO POVO DO BRASIL.
    GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” O hino da independência do Brasil tornará realidade. Temos que ficar livre dos inimigos, e agora nossos inimigos estão também dentro de nosso país, são GOLPISTAS. Este hino que deveria ser o hino nacional https://www.youtube.com/watch?v=tB2sAZQu8v0. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *