Controladoria dá um “chega pra lá” gentil no MP. Acordo de leniência com empresa é com ela

cgu

Quando um órgão público solta nota oficial em plena Sexta Feira da Paixão, pode crer que é para dar recado a alguém.

A nota divulgada hoje, através da Agência Brasil, pela Controladoria Geral da República, é evidente, foi um “lembrete amigo” ao Ministério Público de que é dela a competência para acordo de leniência com empresas, enquanto à PGR cabe fazer ou não acordos de delação com pessoas, para fins criminais.

E foi motivada, claro, pelas declarações estapafúrdias do MP dizendo que “ainda não sabia” se ia querer fazer acordo com a Odebrecht. Ora, isso é problema da acusação criminal contra diretores da empresa, até porque não se pode, talvez para a tristeza em Curutiba, prender a empresa inteira e mandar embora suas dezenas de milhares de empregados.

Veja a nota Agência Brasil sobre a posição da CGU:

A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que está em negociações com a construtora Odebrecht para assinatura de um acordo de leniência. Em uma nota de poucas linhas, a CGU lembra que não costuma divulgar a relação das empresas com as quais negocia este tipo de acordo. No entanto, como a Odebrecht tornou a informação pública, a controladoria se limitou a confirmar a negociação.

“No caso da Odebrecht, após divulgação realizada pela empresa, a CGU confirma que está em fase de negociação do acordo de leniência”. A nota divulgada ontem (24) ressalta porém que, em razão do sigilo imposto pelo artigo que trata do tema (Lei n° 12.846/2013), “a Controladoria encontra-se impedida de comentar sobre detalhes da operação que ainda está em curso”.

Na última terça-feira (22), a Odebrecht informou que todos os executivos da empreiteira concordaram em fechar com a Controladoria a delação premiada – quando pessoas investigadas concordam em colaborar com as investigações informando o que sabem e, em contrapartida, obtêm benefício da redução da pena. (…)

Diferentemente da delação premiada, que é uma ação individual, o acordo de leniência é firmado entre uma empresa que decide colaborar com as investigações e a Justiça. Para o acordo, é necessário que a empresa confesse participação nos atos ilícitos, pague pelos prejuízos causados e dê informações que ajudem nas investigações.

Ficou claro que um coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa?

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

32 Respostas

  1. antonimo disse:

    Finalmente o executivo começa a peitar o moro/procuradores da cia.
    Uma questão de ordem, chegam a ser nojentas as fotos do moro divulgadas pela imprensa e até pelos blogs progressistas. O enquadramento é descaradamente Leni Riefenstahl a cineasta de Hitler. De baixo para cima, o olhar do pulha para o alto mirando o infinito como se fosse iluminado pela divindade. Cara é nojento. Por favor seu Brito ache umas fotos desse picareta olhando pra baixo que é pra onde olham os espiritos baixos e passe a usá-las. Avise aos seus colegas para fazerem o mesmo. É guerra. Não propaguem a estética nazista mesmo que involuntariamente. Uma boa foto é o moro fechando uma porta onde se proibe a entrada de estranhos. Essa deve ser o padrão dos blogues. O uso da estética nazista pra mim é prova do comando da cia já que comprovadamente a cultura histórica dos nossos mpfs se limita á rede globo e a do modelo “poster nazista” vulgo moro como provou o Mino Carta pelos escritos do esbirrozinho da cia é rasteira.

    • Eliane ex SP agora RS disse:

      Concordo plenamente. É preciso humanizar a imagem desse juizinho!
      Em compensação, a grande e porca mídia, só coloca fotos de Lula e Dilma com a boca aberta como se estes estivessem vociferando o tempo todo. E só quem acompanha as falas de Lula e Dilma conhecem profundamente sua lucidez e calma e, assim, não se deixam contaminar por essas imagens. O jogo é sujo e baixo.

  2. Helbert Fagundes disse:

    Boa tarde, Moro, MP de Sp e Curitiba e globo acham que o mundo gira ao seu redor. Que eles são a “verdade e o caminho”, mas sinto muito avisar que temos outros órgãos que tem responsabilidade com constituição de 88, mesmo não fazendo dela seu livro de cabeceira.

  3. re disse:

    ficou, mas é melhor explicar isso para um tal Merval

  4. Maria disse:

    Dois textos para facebukar. Da Tereza Cruvinel que é mulher arretada sobre Narrativa. E outro sobre os Empresários no Golpe, não lembro onde li.

    A tática deve ser a de expor ao máximo esse pessoal. A menos que queiramos voltar pra senzala. Temos de mostrar o inferno que querem para nossas vidas, enquanto as suas serão as mais suaves.

    Vagabundos! Se ao menos criassem alguma coisa dentro da teoria que male-male pregam, seria justo. Mas não. Querem assaltar o nosso querido estado, construído por nos, povo. E meterem a mao no que escapou das maos sujas de FHC e Serra nas estatais.

    Isso não podemos deixar. Tem razão o engenheiro Estrella.

  5. Maria disse:

    Texto de Juarez Guimarães . Por que os patrões querem o golpe. Esta no blog do Miro.

  6. eugenio disse:

    Prezadíssimo Brito,

    passou da hora de bloquear comentários, a exemplo da CM e do CAf,

    pra que dar voz aos fascistas?

    • Vargas disse:

      Acho que é bom moderar os comentários.
      Com o fechamento dos comentários no CAf e no CM, a tendência é eles migrarem para os blogs menos rígidos.
      Polêmica é uma coisa. Apologia ao fascismo é outra.
      Mas, concordo com uma coisa: os blogs que permitem comentários estão sendo vítimas de estratégias bem articuladas de se posicionar nos comentários.
      Temos que ficar atentos.
      #ModeraAíBrito

  7. renato arthur disse:

    Então a MP não conseguiu chantagear a Odebrech, que divulgou a lista com todos os políticos do PSDB, do DEM, do PP, do Cunha e de sua bancada. Como a lista é bomba atômica sobre a oposição, não sobrando um só político que são a favor do impeachment da Dilma, a operação Lava a Jato entrou em panico e objetivo agora é impedir ou desvirtuar a sua divulgação, fato que a Midia já procura fazendo a operação abafa.

    • Octavio disse:

      Não. A divulgação foi mais um golpe do Moro. Ele sabe que a divulgação da lista iria acelerar o golpe. Pois, ela compromete um grande parte da oposição. E a única maneira de eles se salvarem é o Temer assumir a presidência e fazer o pais voltar aos tempos do FHC, onde não havia nenhuma investigação. Desta forma, eles poderão privatizar a Petrobrás (Petrobrax). Há um juiz em Curitiba, cuja esposa trabalha para 2 grandes companhias petrolíferas, que terá o seu orçamento doméstico aumentado com a venda da Petrobrás para estas duas companhias. Além do mais, a lava jato já cumpriu o seu papel, que é detonar a esquerda brasileira, enfraquecer a indústria petrolífera brasileira, acabar com as ambições brasileiras de ter equipamentos bélicos movido a energia nuclear (submarino), entregar os contratos internacionais para as empresas estrangeiras e colocar a população de mais baixa renda no seu lugar, que é fora de aviões e universidades.

  8. Eliane ex SP agora RS disse:

    Denunciar as ações dos golpistas é importante. Mas não podemos nos esquecer, nem deixar de mostrar, a força da reação popular. Vários atos, de diferentes organizações, com distintas formas de luta, ocorreram no Brasil ontem, 24/03. Também um ato multitudinário na Argentina, onde Dilma e Lula foram citados, sob muitos aplausos.
    “Um Pueblo organizado es imposible de vencer!” Vivas às mães e avós da Praça de Maio!!! Vale a pena ver o vídeo:
    http://www.telesurtv.net/news/Madres-de-Plaza-de-Mayo-Pese-al-retroceso-en-DD.HH.-no-perdemos-la-esperanza-20160324-0055.html

  9. bronco capiau disse:

    Ninguém aqui neste “brog” vai tecer comentarios sobre uma certa listinha da Fortune…???

    • Jorge Leite disse:

      A lista só expõe ainda mais a bagunça institucional que tentam implantar no país. Se vc acha que o fato de um juiz de primeira instância ser considerado uma das pessoas mais influentes (ou poderosas) na atualidade é algo positivo, então não merece nem resposta. Ou é troll ou é burro.

    • Deurival Castro disse:

      A Fortune tem o mesmo valor que VC! Ou seja, nenhum.

      • bronco capiau disse:

        Dilma aparece duas vezes na lista , ficou em segundo lugar em 2013 e em quarto lugar em 2014.
        Em 2015 foi eleita a setima mulher mais poderosa do mundo.

  10. Luiza disse:

    Brito, se der, me responda: as palavras sublinhadas no texto do post [ “com empresas”] e [“com pessoas para fins criminais”] são destaques originais da nota da Controladoria Geral da República ??
    Estou por dentro do assunto. Se foi essa a redação original da nota o recado foi inteiramente absorvido pelos “atores”, pode ter certeza…
    Se o povo brasileiro soubesse da patranha toda, dos acordos escusos, essas pessoas envolvidas seriam presas e julgadas em tribunal militar por crime de lesa pátria e enquadras na Lei de Segurança Nacional por atentado à Soberania.
    Que pena que o nosso atual Ministro da Justiça, o E.Aragão, só chegou agora…
    Se não fosse o zé cardoso, o maior símbolo do republicanismo tosco e burrice crônica da Dilma, acredito que esses “atores-soldadinhos” da lava jato e o pgr sargento-janot não teriam ido tão longe no plano encomendado pelos seus mentores e patrões-externos.
    O inferno está cheio de gente bem intencionada, gente honesta, mas que, por falta de talento, humildade e visão, sucumbe e leva consigo milhares e milhares de inocentes para o buraco e escravidão…
    O pior dos castigos imposto aos inocentes é a falta de esperança e perspectiva. O perdão tem o poder de absolver, Brito? Não tenho tanta certeza disso. Acredito que a culpa é que será a maior condenação imposta à todos os personagens desse conflito dos dias atuais..
    O tempo vai dizer e colocar cada um no seu devido lugar da história, disso tenho certeza.
    Dói assistir a repetição do passado. O Brasil não evoluiu.

  11. nilo walter disse:

    O 247 está com dois texto bons .

    Primeiro do Dep. Paulo Pimenta/RS que fala entre outras coisas da ampliação do número integrantes STF .
    Segunda da Associação Magistrados Justiça Militar .

    • Tomás disse:

      Com certeza absoluta, dentro da lógica do “novo regime que golpistas estão a pregar, vai haver uma total reforma no judiciário. A Justiça Militar e a Justiça do Trabalho não vão escapar da extinção, ou de medidas visando sua paulatina extinção. Talvez a Justiça Eleitoral também não escape desse golpe de foice. E também vão mexer na legislação profundamente, para que as leis do país fiquem abaixo da legislação e da autoridade de entidades jurídicas internacionais, como já aconteceu de ser feito com muitos países da orla do Pacífico. Infelizmente o mundo jurídico ainda não acordou para esta ameaça real. Nosso sistema de justiças independentes e separadas tem garantido u nível de institucionalidade extremamente eficiente, que nos dá a segurança individual, a paz social para o progresso do país, apesar de todo e qualquer terremoto político.

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    [“Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!”]

    Os 60 mais poderosos do Brasil – Andrea Neves é a 42a do ranking

    Por iG São Paulo

    Andrea Neves é uma dessas figuras que, de tão insondáveis, tão mitificadas, desmancham a fronteira entre a fantasia e a realidade

    Andrea Neves sozinha vale por um departamento de Estado. Para muitos, ela personifica não apenas a comunicação, mas a própria área de Inteligência do staff de Aécio Neves. Nada fica imune ao seu radar. Ao mesmo tempo, Andrea ocupa também uma posição de destaque na interlocução entre Aécio e o empresariado, sobretudo em Minas Gerais. Difícil encontrar um grande nome da economia local com quem Andrea não tenha trânsito livre. Tudo sempre com a maior discrição e silêncio, como reza a cartilha mineira.

    Reza o lugar-comum que político sem voto é político sem poder. Pois bem… A máxima não vale a mínima quando proferida no Palácio Tiradentes, sugestivamente fincado na chamada Cidade Administrativa Tancredo Neves. Andrea Neves, uma das herdeiras do capital simbólico do ex-presidente, precisou apenas de um eleitor, o irmão Aécio Neves. O escrutínio em família foi o suficiente para transformá-la em uma das figuras mais poderosas – e temidas – da política mineira nos últimos anos. Sem voto, mas com mandato fraternalmente concedido, tornou-se uma espécie de Cardeal Richelieu das Alterosas durante os oito anos da dinastia Aécio. À frente do Grupo Técnico de Comunicação do Governo, Andrea despertou som e fúria, dependendo do gosto e do partido do freguês. Aos olhos da situação, ela teve papel fundamental na construção da imagem de Aécio como gestor competente que saneou as finanças do Estado. Para a oposição, não passou de um tentáculo do irmão esticado em direção à mídia, que se valeu dos mais variados instrumentos para afagar ou sufocar veículos de comunicação.
    (…)
    “Ela é a protetora da reputação de Aécio e tem enorme influência sobre seu comportamento”
    Andrea foi acusada de manejar as verbas de publicidade do estado de acordo com os interesses políticos de Aécio e de influir na imprensa mineira, a ponto, inclusive, de provocar a queda de jornalistas pouco simpáticos ao governo. Deputados da oposição chegaram a apresentar denúncias formais contra Andrea, imputando a ela e ao irmão desvio de recursos da área de comunicação do governo.
    (…)
    Andrea Neves sempre foi uma das mais pessoas mais próximas de Aécio. Essa ligação ficou ainda mais forte a partir de 2002, quando ele assumiu o governo de Minas Gerais. Além de comandar toda a estrutura de comunicação do Estado, ela passou a ter uma ascendência ainda maior na administração da agenda pessoal e política do irmão. “Ela é a protetora da reputação de Aécio e tem enorme influência sobre seu comportamento e postura. Andrea é o freio de um carro sempre a duzentos por hora”, diz um ex-ministro, afeito às coisas de Minas.
    (…)
    A fama de Andrea Neves correu mundo, não da maneira mais conveniente para ela. Durante o mandato do irmão, um estudante de jornalismo postou um vídeo na Internet acusando a área de comunicação do governo mineiro de inflar indicadores, com o objetivo de dourar a pílula da gestão Aécio Neves, e de fazer pressão sobre a mídia local para impedir a veiculação de notícias contrárias à administração pública. Na época, o vídeo chegou a ser exibido no site da Current TV, emissora independente dirigida pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.

    FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/os-60-mais-poderosos/andrea-neves/52153533b92b3f4a1c000001.html

    • Messias Franca de Macedo disse:

      Andrea Neves cuida de cada passo da trajetória do irmão Aécio: ela vale por um departamento de Estado – segundo matéria veiculada pelo portal iG São Paulo

      http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9p/a3/1x/9pa31xj1by18eq9c8c9oonwxz.jpg

      • Messias Franca de Macedo disse:

        Folha de São Paulo apontava Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra na lista de Furnas, em 2006

        SEX, 25/03/2016 – 16:24

        Jornal GGN – Em reportagem de junho de 2006, a Folha de S. Paulo publicou que “a lista de Furnas é autêntica”, baseando-se em um laudo da Polícia Federal, divulgado à época. Entre os nomes que estariam abastecidos pelo esquema de corrupção aparecem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o senador José Serra (PSDB-SP), que teria recebido R$ 9,3 milhões, R$ 5,5 milhões e R$ 7 milhões, respectivamente, para campanhas de 2002.
        Da Folha de S. Paulo

        Por jornalista Rubens Valente
        16/06/2006 – 09h50

        Novo laudo da PF indica que lista de Furnas é autêntica
        (…)

  13. Messias Franca de Macedo disse:

    Folha de São Paulo apontava Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra na lista de Furnas, em 2006

    SEX, 25/03/2016 – 16:24

    Jornal GGN – Em reportagem de junho de 2006, a Folha de S. Paulo publicou que “a lista de Furnas é autêntica”, baseando-se em um laudo da Polícia Federal, divulgado à época. Entre os nomes que estariam abastecidos pelo esquema de corrupção aparecem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o senador José Serra (PSDB-SP), que teria recebido R$ 9,3 milhões, R$ 5,5 milhões e R$ 7 milhões, respectivamente, para campanhas de 2002.

    Da Folha de S. Paulo
    Por jornalista Rubens Valente
    16/06/2006 – 09h50

    Novo laudo da PF indica que lista de Furnas é autêntica
    (…)

  14. Sérgio disse:

    Olá Fernando Brito,

    Parabéns pelo seu esforço e trabalho que eu gosto muito. Mas acho que não há nada mais urgente que o afastamento do Cunha.

    Como pode o Cunha ainda estar comandando a Câmara e conduzindo o Golpe da Dilma?
    Porque o STF ainda não o afastou? Esta deveria ser a pauta mais urgente no Tribunal.
    Afastado e Preso!!!

    Gostaria que o assunto fosse novamente abordado pelos Blogueiros, com urgência, pois a mirdia trabalha para que ele permaneça, no mínimo, para a derrubada da Presidente. Parece que o afastamento dele sumiu até das manifestações!!!

    Forte Abraço,

    Sérgio

    • Octavio disse:

      Sérgio, infelizmente, não dá para confiar neste STF. Acredito que uma boa parte destes juízes queiram afastar a Dilma. E acredito que o governo saiba disto. Do contrário não estaria tão intranquilo. Posto que, já que este impeatchmem é um golpe, o STF não iria permitir a deposição da presidenta. Se vc tem dúvidas sobre a imoralidade de nossos juízes, basta pensar sobre:
      – o caso Malluf. Já foi julgado?
      -o helipótero com 450 kg de pasta base de cocaína;
      -o avião sem dono;
      -as denúncias contra FHC, nunca investigadas
      etc
      Percebe-se que nenhuma das instituições estão realmente afim de acabar com a corrupção e muito menos com o tráfico de drogas.

    • James disse:

      Afastar Eduardo Cunha, o corrupto presidente da Câmara dos Deputados?

      Quem faria isso?

      É bom saber que, por muito menos, Severino Cavalcanti foi obrigado a renunciar à presidência da casa e ao mandato de deputado federal.

  15. Messias Franca de Macedo disse:

    Guilherme Estrella, o geólogo que descobriu o futuro do Brasil!
    “Vocês acham que vamos compartilhar essa riqueza incomensurável com estrangeiros?”

    https://www.youtube.com/watch?v=SR0w3ZntCTY

  16. antonio carlos martins disse:

    PARABENS CGU-EMITIR NOTA EM PLENA SEXTA FEIRA DA PAIXAO!

  17. Bernardo disse:

    A lava jato quase matou o boi pRs combater o carrapato . Nesse combate gerou 2 milhão de desempregados , contribuiu com a redução do PIB de 3,8% com pelo menos 1,5%. O boi é forte e não vai morrer mas o carrapato não se sabe se vai acabar. Valeu a pena ou bastava simplesmente ser discreto e punir conforme a Lei PF culpados provados? O prejuízo para o pais é grande e custará ser remediado. .

  18. Irion disse:

    Agora o MPSDB quer fazer acordo com empresas, invadindo a competência de outros órgãos? Felizmente a ditadura não passará!!!

  19. Nito disse:

    Dilma parece ter saído das cordas. A nomeação do Aragão para o Ministério da Justiça foi um passo de extrema importância. É necessário que outros órgãos do Executivo demarquem o seu território e mostrem com clareza quem governa, quem manda. A autoridade precisa se impor com clareza e firmeza. Tibieza, vacilações, indefinições é que fazem prosperar os canalhas nazifascistas, exemplos não faltam. Esses canalhas se fortalecem apenas na fraqueza de seus adversários, são apenas oportunistas.

  20. Luiza disse:

    http://www.brasil247.com/pt/247/rs247/222642/Roteiro-do-golpe-prev%C3%AA-%E2%80%9Cnovo%E2%80%9C-STF-e-privatiza%C3%A7%C3%B5es.htm

    O deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) publica nesta sexta-feira (25) em seu Twitter o roteiro do golpe que está em curso no país. Segundo ele, a articulação entre mídia, setores do Judiciário, grandes empresários e oposição não se limita a tirar o PT do poder, mas inclui mudanças nas leis trabalhistas, privatizações, ampliação do número de integrantes do Supremo, enfraquecimento da operação Lava Jato, alteração nas funções do MPF e PF, fim da participação dos estrangeiros no programa Mais Médicos e retorno do financiamento privado das campanhas eleitorais.

    Veja:

    1 – O Golpe midiático jurídico com farto apoio empresarial tem objetivos q vão além de tirar o PT do poder e impedi-lo de ter a força q tem

    2- os compromissos assumidos pelos golpistas, envolvem profundas mudanças nas legislações trabalhistas e previdenciárias p/ retirar direitos

    3- ampliação de privatizações, incluindo CEF, BB, Universidades e o alvo principal Petrobras é uma das exigências dos financiadores do golpe

    4- uma novidade q ganha força entre os golpistas é a ampliação p/ 15 dos integrantes do STF com a imediata indicação do novos Ministros

    5- ponto pacífico entre os golpistas é a exigência q a Lava Jato suba para o STF após a consolidação do golpe contra Dilma e o PT

    6- Moro com o vazamento da lista odebrecht garantiu seu protagonismo junto aos golpistas frente a perda de influência com decisão de Teori

    7- CPI contra os movimentos sociais é aposta mais forte dos golpistas p/ criminalização das lideranças populares e reduzir suas influências

    8- Alterações q envolvem MPF e PF estão tb no pacote de maldades.Já a Globo quer somente a renovação das concessões, algumas vencem em 2018

    9- naturalmente p/ os golpistas, após afastar Dilma e criminalizar Lula e o PT a Vaza Jato, já no novo STF ñ teria mais sentido

    10 – e p/ o bem e pacificação nacional será concluída, salvando os incautos envolvidos e perdoando a todos q desejam um novo Brasil, sem PT

    11- nos nomes cogitados p o ‘novo’ STF, estão o próprio Temer, e as demais indicações seriam de Aécio, Cunha e a OAB recebendo seu quinhão

    12- alguns pontos completares dos golpistas: o fim da possibilidades de estrangeiros no mais médicos e a PEC da demarcação d áreas indígenas

    13 – por fim a cereja do bolo: o retorno do financiamento privado das campanhas, o ‘argumento’ mais forte utilizado pelos golpistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *