Carreira “política” de Costa na Petrobrás começou na era tucana

costa

O Tijolaço teve acesso a um documento que traz informações que a mídia tem sonegado à população brasileira.

Tem sido vendido à opinião pública que Paulo Roberto Costa, agora no epicentro de um escândalo de corrupção, teria começado sua carreira na Petrobrás em 2004, quando foi nomeado diretor de abastecimento.

Não é verdade.

Costa entrou na Petrobrás em 1979, quando participou da instalação das primeiras plataformas de petróleo na Bacia de Campos.

Suas primeiras indicações políticas dentro da estatal se deram em governos tucanos.

Em 1995, sob a gestão de FHC, é indicado como Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas.

Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobrás. Foi diretor, por exemplo, da GasPetro de 1997 a 2000.

Sua indicação para diretor de abastecimento em 2004, na gestão Lula, era o caminho natural de alguém cujas funções internas lhe permitiram deter informações estratégicas da Petrobrás.

Sob a gestão Dilma, Paulo Roberto Costa foi exonerado, primeiro, e depois preso pela Polícia Federal.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

34 Respostas

  1. Messias Franca de Macedo disse:

    … Agora, tem-se o horário da propaganda eleitoral no rádio e na TV! Por que não esclarecer a opinião pública? Ou o PT insistirá na tese de que o controle remoto selecionará o joio do trigo difundido pelo PIGolpista/fascista?…

    E a militância só comendo poeira! E ouvindo os desaforos proferidos pelo pessoal da DIREITONA [eterna] oPÓsição ao Brasil!…

    Ah, parabéns pelo excelente trabalho jornalístico desenvolvido pelos conspícuos jornalistas Miguel do Rosário e Fernando Brito!

    ‘Tijolaço’ e ‘Cafezinho’, jornalismo de alto nível!

    • Léo disse:

      Quando a Bancada do PT Federal e Estadual, vão cobrar agilidade nas investigações do maior escandalo de corrupção em SP, que é o Trensalão Tucano, nos governos de Mario Covas, Jose Serra e Alckmin?

  2. Messias Franca de Macedo disse:

    Bandido é quem faz delação premiada, não santo

    Por Renato Rovai setembro 6, 2014 21:12

    http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/09/06/bandido-e-quem-faz-delacao-premiada-nao-santo/#comments

  3. Laura disse:

    Miguel, quem o indicou em 1995?O que ele fazia lá?A PF e o juiz Moro vai também investigar épocas pretéritas e esse período?Porque só o período do atual governo? Afinal, será que não há documentos e vestígios de ANTES? Uai.É TUDO tão seletivo ASSIM?

  4. Laura disse:

    Ah, quem o TIROU de lá foi a DILMA.Não foi o FHC…pelo visto. Foi?

  5. marco disse:

    Pois vou ao respeito do assunto,colocar uma ARENGA MENTAL que elaborei com meus botões,não em relação ao aludido senhor,senão ao que o senhor denomina MIDIA,que pra mim é média,de mediar,e que para o JORNALISMO PEQUENO BURGUES que ele é,ideologicamente,não produz além da mediocridade.Se fosse eu,candidato em alguma eleição majoritária,convidaria todos os editores de todos os meios de comunicação,seus âncoras e demais colaboradores,todos eles desde que falem,para um diálogo coletivo e ao vivo,dialogo e não inquirição a que são submetidos todos os candidatos de eventos eleitorais,e com eles,após discutir as pautas livres e formatos,tentaria saber deles,já que todos tem opiniões sobre qualquer assunto,o que acham dos programas apresentados aos candidatos e suas repercussões,se aplicados,às políticas implementadas após as eleições.Dissecar todos os temas que ali se expõe e saber deles,o que dever-se-ia incluir,ao juízo deles próprios,para enriquecer os aludidos programas,mesu e dos outros.A atividade dos FORMADORES DE OPINIÃO?…Se assim o forem,certamente traria para o DEBATE,o que pensam esses BALUARTES DA DEMOCRACIA,os jornalistas isentos,que pairam acima das nuvens,como se fossem,como hoje se colocam,MARINAS E MALAFAIAS,no cenário eleitoral que estamos hoje vivendo.Tentaria isso,sr.Fernando.

  6. Messias Franca de Macedo disse:

    … Ou seja, durante os nefastos períodos em que o (des)governo DEMoTucano FHC *afundou a Plataforma P-36 e gastou **75 milhões de reais para [tentar!] trocar o nome da empresa para Petrobrax… Lá estava o delator Paulo Roberto Costa! O delator que, pasme, fala (sic), segundo o fascista folhetim que responde pela famigerada alcunha de ‘veja’!…

    Isto sim é que é ilação, candidata Marina [Silva?! Natura?! Companheira?!]!

    *Explosão na P-36 foi causada por erros de manutenção e projeto, diz ANP
    A P-36 afunda na bacia de Campos, após fracasso em tentar salvá-la; nove corpos ficaram presos nela

    **Petrobras muda de nome para PetroBrax
    Nova marca comercial melhoraria participação internacional; custos para refazer logotipo chegam a US$ 50 mi

  7. Edson disse:

    Olha. O que tem de neoliberal nas diretorias das empresas públicas e de economia mista no governo do PT… tá cheio. No Banco do Brasil de Dilma, os diretores perseguem grevistas e nas entrevistas para cargos eles questionam a participação em greves… esse é o PT de Dilma. Dilma e Marina são idênticas. Essa é a verdade.

    • SEFHER disse:

      Eu trabalho como oficial de manutenção nas agencias da caixa econômica federal
      de uma região metropolitana com quase 100 agencias da caixa econômica , conheço a maioria dos gerentes e gerentes gerais destas agencias e não conheço nem 1 que seja do PT ou que fale bem do PT ,todos cospem no prato que estão comendo e conheço muitos brasileiros que mudaram de vida para melhor neste 12 anos do PT , mesmo assim não reconhecem que estão melhor agora,sei que mesmo sem notar a maioria dos brasileiros foram sistematicamente ,por jornais ,revista e canais de televisão que são verdadeiros partidos políticos de oposição ao governo do PT , analisem comigo quando foi que alguns deste órgão falou bem do governo,se 1 coisa melhora 95 % a manchete será sobre os 5 % restante , metendo pau no governo ,sempre arruma 1 jeito de desacreditar ou minimizar 1 melhoria, enfim antes de 2002 a revista veja ainda tinha cunho jornalístico investigativo ,agora é mais 1 partido de oposição , para refrescar a memória vale apena ver este acervo digital anteriores a 2002 ,pelo menos olhem as capas das revista já dizem tudo .
      dizem tudo .
      http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

  8. SERGIO GOVEA disse:

    Ok. Começou com os tucanos.

    Então, explique aqui o que ele fazia num governo do PT ?

    O que Delcídio faz no PT , se até as pedras sabem que ele é tucano ?

    O que Paulo Bernardo faz no PT ?

    O que Hélio Costa ( Rede Globo ) fazia no Ministério das Comunicações ?

    O que Cardozo faz para evitar vazamentos seletivos para a “revosta” Veja e para a rede Globo?

    São perguntas pertinentes. Ou não ?

    Se eu estiver errado, corrijam , por favor.

    • aldo madureira do pinho disse:

      As diretorias técnicas das estatais não podem ser ocupadas por critérios políticos. No máximo o Presidente, deve ser um cargo político. Mas a vigilância dos Conselhos de Administração e Fiscal não podem deixar a esculhambação e a destruição das empresas, seja em nome de quem quer que seja. Pois o dono das estatais não é o partido no poder, mas o Estado Brasileiro, que representa os interesses desse Povo sofrido e esbulhado.

  9. Maria Rita disse:

    Esse personagem e sua história é o exemplo melhor que cabe para argumentar com a candidata Marina (PS(D)B do B) que propõe ter os ‘melhores’, independente de partidos e das alianças.Ou com Aécio do titio voador. Esse foi o tal ‘melhor’ que usa e abusa do poder e, quando acuado, usa seus ‘conhecimentos e experiências’ para chantagear, negociar e até se safar para não responder às suas ações criminosas.

  10. Reinaldo disse:

    Segundo “toda propaganda da oposição, mídia, PSDB, DEM…” a corrupção é causa do “aparelhamento do Estado”.
    Pois bem, a cada denúncia se comprova que o grande problema, ou o maior deles, foi não se ter abolido os tentáculos desses “opositores” que, em conhecendo o caminho das pedras, em momentos cruciais, quando se vêm acuados pelas urnas, introjetam seu veneno na cabeça do eleitor.
    Seria fácil reconhecer profissionais com mérito, não vinculados a partidos políticos dentro das estatais.
    Tudo é comprovado em SP e MG, onde o aparelhamento é total, sem chances desse problema acontecer. Só eles detém o “conhecimento”.
    O PT, infelizmente, não aprendeu a conviver com isso. Um mensalão não bastou, agora tem que conviver com toda essa problemática.
    Quanto a mídia, essa a cada dia se degrada dentro de sua libertinagem…
    Que todos sejam punidos, dentro da devida legalidade, mas que se preserve o pais.

  11. Edson J disse:

    E enquanto a empresa volta a ser o alvo preferido da oposição, que tenta convencer o público (e convence mesmo a maioria)de que ela é um mar de corrupção, o site inútil (depois de Graça Foster) “Petrobrás – Fatos e Dados” continua agindo como se fosse mera coluna social.

  12. Muhamad disse:

    Corrupção encontra-se no DNA tucano. Se é tucano, é corrupto.

  13. Alex Herren disse:

    Pelo visto FHC “plantou” vários “Gilmar Dantas” na estrutura do estado.

  14. Thiago Teixeira disse:

    Acabou de acabar (rsrs) o desfile de 7 de setembro em Brasília. Coisa linda, maravilhosa, ver e conhecer nossos brasileiros e brasileiras (nunca vi tanto contingente feminino num desfile) das forças armadas. O público, nota 10, nem coxinhas e nem esquerdistas chatos que diminuem o dia da independência mas estão lá no circo da Fórmula 1 enaltecendo os gringos. Não sei quem difundiu que patriotismo é coisa exclusivamente da Direita e que o verdadeiro esquerdistas deve urinar no símbolo nacional.

  15. BlackFire disse:

    Alguém pode me dizer se Paulo era amigo pessoal do Lula? Pois anda afirmando que o Lula o chamava de Paulinho. Não encontrei referencia.

  16. Herminio disse:

    O grande problema brasileiro são as Instituições tais como: Judiciário, Mídia, Ministério Publico, Policia Federal; pois elas só se preocupam em querer denegrir a imagem do PT, quando as investigações chegam onde realmente mora a corrupção(PSDB & Companhia), dão logo um jeito de afastar os responsáveis pelas investigações e por nos lugares vagos agentes alinhados com essas organizações criminosas, ou estou falando besteiras? É só buscarem a lista de Furnas, Banestado, Trens alam de São Paulo Roubanel etc.

  17. vilasboas disse:

    Acho que não podemos deteriorar o ambiente com especulações, nem acusações. É certo, pelo que nosso querido FB colocou que o tal é funcionário de carreira desde a época de fhc, dentro da Petrobrás; esse detalhe é importantíssimo. É funcionário de carreira. Certo é, tb, que parece estar ferido de morte e gente ferida ataca para todos os lados. Outra coisa certa é que os adversários de D. DILMA vão procurar tirar proveito, entretanto, possuem seus rabinhos presos em assuntos nada abonáveis sobre aviõezinhos. Então, quem esta bem é D. DILMA. O tal da Petrobrás, não é petista, sujou-se e refestelou-se na lama; terá que pagar bem caro como os que se aproveitaram, junto com ele.

  18. vilasboas disse:

    O BRASIL a partir de 2003 ficou diferente do de antes. Passou a desvendar e a punir os erros de quem usa a máquina estatal em seu próprio benefício! Por isto, hoje, consegue fazer tudo pelo BRASIL e pelos brasileiros, sem precisar recorrer ao fmi e aos juros em cima de juros que pagávamos antes. DILMAIS!

  19. HENRIQUE disse:

    ESTE GABRIEL, DEVE SER O “GABRIEL NÃO PENSADOR”.

  20. Israel Just da Rocha Pita disse:

    Se Lula ao tomar posse mandasse investigar a corrupção ocorrida nos governos de FHC / PSDB-DEM e PMDB, não herdaríamos esse corja de corruptos e corruptores e teríamos regatado a Vale do Rio Doce e a Telefonia e as Empresas de Energias, transações que deram prejuízo ao paí e enriqueceram estes bandidos que a mídia protege tão bem.

    • vilasboas disse:

      O problema, querido, é que é muito fácil falar; quero ver executar se nem a justiça consegue por as mãos neles. Quando LULA assumiu, a situação do BRASIL caminhava para o abismo. Não haveria tempo para atacar tudo ao mesmo tempo. Nossa PÁTRIA AMADA estava de cabeça para baixo, prestes a ser engolida pelo dragão capitalista selvagem, sempre pronto a abocanhar os despojos de outras nações combalidas.

  21. ricardo silveira disse:

    Veja é esgoto puro. Só esgoto. Há muito tempo. Nada que essa revista publica vale ser comentado, porque, rigorosamente, não tem credibilidade, salvo o impacto que seus factoides, inexplicavelmente, ainda provocam na vida dos brasileiros. Esse tipo de mídia tem que ir para o lixo, se quisermos democracia.

  22. lidia virni disse:

    O fato todo se resume a uma única verdade: nos governos Lula e Dilma nada se varre para debaixo do tapete como nos demais governos. O indivíduo, como muitos outros já denunciados, foi deletado do governo após as denúncias contra ele e ponto final. Agora cabe a Justiça(?)e a PF investigar honestamente o caso, sem paixões políticas, com toda a imparcialidade que lhe deveria ser inerente. A jogada do PIG e de toda a direita é clara: primeiro foi levantar a bola da Marina, para desviar os votos da dilma, para depois jogar tudo em cima do Aécio. Oposição, seu partido PIG, militares saudosos da Ditadura e todos os afins topam qualquer coisa como candidato, desde que sirva ao seu propósito de voltar ao poder para entregar a administração da economia aos banqueiros nacionais e internacionais e presentear os patrões externos com nosso petróleo e demais riquezas , como água, biodiversidde, enfim, o país como um todo. Os 40 milhões dela tirados voltarão à miséria, comércio e indústria ao fundo do poço e o Brasil, como país, voltará ao ostracismo aonde o jogou o governo FHC em oito anos de total desgoverno, sob a batuta do tio Sam.

    • vilasboas disse:

      Perfeitamente, creio que é, exatamente, isto! Ainda creio que cia e mossad, estão intimamente ligados a esse acidente de Campos. Ainda, não desistem de tentar reabilitar o molequinho. Agem, diretamente, dentro de nosso PAÍS, no nosso dia a dia, na economia e agindo dentro da bolsa de valores….
      https://www.youtube.com/watch?v=YfOAq8JcOY8

  23. Ester Neves disse:

    PAULO ROBERTO COSTA estava na Petrobras há mais de 30 anos, portanto,
    desde os tempos de Sarney. Foi indicação do PP, que não iria indicar amadores. Tão bom no que fazia, que até Roberto Campos foi cooptado. Finalmente, em 2012, Dilma conseguiu demiti-lo. Para que essas PRÁTICAS CORRUPTAS sejam eliminadas, a presidenta Dilma propõe REFORMA POLÍTICA JÁ!
    MAS, A GLOBO QUER ISSO? DU-VI-DE-O-DÓ!!!
    Como ela vai fazer chantagem com os corruptos?
    E elles não querem só propina, QUEREM A PETROBRAS INTEIRA…
    Acorda povo Brasileiro!!!

  24. OCIMAR disse:

    O CARA ESTAVA LA A MAIS DE 30 ANOS,MAS NUNCA ROUBOU TANTO QUANTO DE 2003 PRA CA JUNTO COM O CHEFE DA QUADRILHA, O LULADRÃO,O MAIOR MARGINAL QUE JÁ APARECEU NESSE PAÍS.

  25. jose vicente mendes disse:

    A verdade é que PAULO ROBERTO pediu demissão e não foi demitido pela presidente PASSADILMA, há registro dA festa de despedida e carta de elogios e agradecimentos pelos bons serviços.Se entrou na empresa com ou sem concurso, o que importa é que só passou a roubar para os companheiros a partir de 2004.Aliás o que falar do empresário modêlo do Pt Sr.Ike Bastista, tão elogiada pela PASSADILMA ?Será mais um companheiro na cadeia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *