A brava gente brasileira não é carne de coxinha

glauber

Um dia como o de hoje não merece terminar com as trapalhadas do governo ilegítimo como o que temos.

Nem com as podridões que misturam  polícia, ministro e interesses escusos.

Merece terminar com essa imensa multidão que foi a Monteiro, na Paraíba, saudar as águas do São Francisco e o intérprete de suas esperanças, Lula.

Não é massa que se amolda, é carne seca, dura, curtida.

Que teima em ficar inteira mesmo quando a enfiam na máquina de moer cabeças que é nossa mídia.

É por isso que ela merece ficar como a imagem final do dia em que o Brasil começou a recuperar tudo o que o fizeram andar para trás.

Do  dia em que começou a tomar a sério todo o ridículo que nos fizeram passar naquele outro infame domingo em que a canalha foi chamar o pai, a mãe, os netinhos para dizer sim à infâmia do impeachment.

O Brasil de pele crestada pelo sol está aí.

A mídia pode escondê-lo, menosprezá-lo, não dar a ela uma foto, uma imagem nos jornais, ou dar-lhe dez ou cem vezes menos espaço do que dá ao Brasil da massa cheirosa.

Porque ele teima e brota e é só ter uma chance que ele vai se mover como um só homem e  uma só mulher e vai chamar os outros que estão mudos e assustados por outras partes, por outros Nordestes que temos por toda parte onde há exclusão, injustiça, servidão e sede.

Sede de justiça que não é a justiça dos ternos de Miami.

Sede de justiça que não é a de prender, mas a de libertar.

Sede de justiça da qual só teve um gole e um gole que querem lhe secar.

Todos os poderes, o do governo, o da toga, o do dinheiro, o da estupidez ainda são fracos porque, como como o profeta do Sertão, Gláuber Rocha, um dia gritou por seu personagem: mais fortes são os poderes do povo!

Comentários no Facebook

20 Respostas

  1. Edes disse:

    Reforma agrária já!

  2. marco disse:

    Quisera eu,pudesse dar-lhes ARMAS.Não as armas dos sofismas burgueses e de ditadura da classe rica,DIREITO,FRATERNIDADE ,LIBERDADE ,IGUALDADE.Quisera poder instigar com armas,e aí sim,teriam forças maiores das que já tem.

  3. Betinho disse:

    Esses (aí da foto) sim, são os verdadeiros BRASILEIROS. Trabalhadores, patriotas!
    São o oposto da massa coxinha acéfala do pato amarelo, que são por definição entreguistas, alienados, VIRA-LATAS (apesar de metidos a burgueses)!

  4. iSKRA disse:

    Faltou dizer Fernando, que não teve piranha pintada de “verde/amarelo” mostrando o ânus, aliás , atitude típica dos COXINHAS, quando não estão abaixados com as vergonhas a mostra esperando algo bem GROSSO a tapar-lhes os espaços vazios , demonstram vergonha ainda maior gritando os frutos podres da falta de leitura que cabem nos espaços ainda mais vazios de suas cabeças descerebradas.

    Bastam UM HOMEM daqueles, para moralmente, sobrepujar toda massa cheirosa da Paulista, aqueles velhos IMBECIS que ainda comemoram o 9 de Julho, bostejando sandices…

    Monteiro HOJE, lá na VELHA E BOA Paraíba ( que o saibam os boçais “cariocas” a la Edmundo ) foi a representação do BRASIL REAL, daquele que a GLOBOSTA insiste em esconder, pena que faltou combinar com o POVO….

    Vamos a LUTA……o parafuso começa a girar a OUTRA VOLTA !!!

  5. Eliseu Leao disse:

    Falou e disse, Fernando Brito. Excelente post.
    Euclides da Cunha, escreveu ”O nordestino antes de tudo é um forte”

  6. Lenita disse:

    Magnifico post FB … Fiquei com um no’ na garganta de emoçao. Obrigado !!! Bom começar a segunda-feira assim. Ontem acompanhei pelos videos essa massa vermelha de gente de verdade e amei ver Lula, Dilma, Gleisi, e tantos outros compondo essa turma solida que não desiste de lutar com garra. So’ senti não poder estar la tb junto aquela multidão exaltada de emoção e alegria por estar perto da inspiração maxima para esse pais, esse homem nordestino impar, de inteligência rara e muita coragem. Junto, é claro, dessa guerreira lucida, inteligente e sempre pronta a defender a democracia. Valeu demais !!!

  7. Florinda disse:

    Nossa carne carne é vermelha. Saudável. Firme. Mesmo quando tostada pelo sol nossa carne continua vermelha e forte. Nossa carne não é carne de coxinha, pois carne de coxinha é podre, azulada, e mesmo com todo o cheiro de perfumes importados a carne de coxinha continua com mal cheiro.
    A carne de coxinha exala o mal cheiro da corrupção, a mesma corrupção que sempre foi varrida pra debaixo do tapete durante os longos anos dos governos coxinha.
    Fernando Brito, você é de fato um grande jornalista e também consegue entender a linguagem subliminar que se passa nas simbologia dos fatos. Parabéns pelo seu texto. Esta imagem de carne vermelha serve perfeitamente pra resgatar a simbologia do vermelho. Quiseram demonizar o vermelho mas vermelho é a cor do nosso sangue. Da nossa carne. Vermelho é a cor saudável da vida que corre em nossas veias.
    Espero que venha aqui aquela leitora que leu Nietzsche e acha que sabe tudo, mas não consegue agregar nada pra dar o seu pitaco.
    Os coxinhas de carne podre estão querendo acabar com o BRasil que dá certo. Por isso mesmo querem acabar com Lula, porque Lula é o simbolo do Brasil que dá certo.

    • Lenita disse:

      Dona Florinda, você realmente ficou incomodada com o Nietzsche e acha mesmo que não consigo agregar nada ? Estranho e triste ficar assim com papo de fofoca né ? Da proxima vez escreva dizendo claramente o que te incomodou tanto, responda diretamente à pessoa em questão.
      Ah, “aquela” tem nome : Lenita.
      PS: Ja tinha escrito elogiando o Brito antes de ver o teu comentario fofoqueiro.

  8. jose magno disse:

    Tenham certeza de que a luta do povo brasileiro se iniciará pelos nordestinos; sertanejos fortes; cabras da peste, mas, muitos homens de coragem e de vergonha…As revoltas nativistas e históricas: sabinada,balaiada,alfaiate,mascate e outras foram frutos do povo nordestino.Povo sofrido e explorado.

  9. Rui disse:

    A água do São Francisco no nordeste foi pra lavar a alma dos mortadelas e colocar veneno na sopa dos coxinhas. O povo não quer mesóclises e palavras rebuscadas enganadoras. O povo quer atitude, quer atenção, quer esperança, quer vida e isto Lula tem de sobra pra dar e não vender. Viva Lula o maior de todos em todos os tempos!

  10. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Mas o Lula quebrou o Brasil. Éramos a 13a. economia do mundo e chegamos à 6a. Nosso PIB era de 1,6 trilhões e chegamos à 5 trilhões. Bom, pelo menos na Matemática dos coxinhas, a conta é esta. Pode haver algo mais estúpido?

  11. Florinda disse:

    Ora Ora… Quem está incomodada ao que parece ainda não estudou história suficiente. Ainda não conhece suficientemente a história da formação do fascismo. Sou otimista, creio com esforço conseguiremos vencer esta fase de tremenda agressividade existente em nosso país. Creio no bom senso das pessoas, especialmente das pessoas de carne vermelha, creio que vamos conseguir agregar, suplantando as revoltas pessoais. Com maturidade vamos poder criar um debate comprometido em elevar a dignidade do povo brasileiro e não ficarmos perdidos nas idiossincrasias pessoais.
    Creio nas pessoas, creio que algumas pessoas demoram mais para amadurecer, mas acabam um dia percebendo que não são donas da verdade, acabam percebendo que realizar auto crítica é muito importante e muito digno, especialmente porque errar é humano.
    Vamos seguir em frente estudando, não apenas os grandes filosofos do passado, mas ler também os do presente, como Noam Chomsky e também Piketty, por exemplo. Vamos sim abrir nosso leque de paciência e agregar, especialmente nessa hora que as forças reacionárias querem tirar o nosso sangue. Para concluir, não falo pra A e B falo para todos e não é de hoje que digo isso.
    Obrigada Fernando Brito por sua garra e seu bom senso. Obrigada por textos como esse que nos dão força pra continuar nossa jornada.

    • Lenita disse:

      Ora Ora … Então o melhor é não ficar fazendo fofoca para poder agregar né ? Tenha um bom dia Dna. Florinda e não perca tempo criando “historias” onde so’ ha participação.

  12. Florinda disse:

    Neste momento estou sentindo vergonha alheia.
    Uma terrível vergonha alheia….
    Mas sou otimista, creio que as pessoas evoluem então não serei mais acometida dessa terrível vergonha alheia.

    • Lenita disse:

      Dona Florinda, a senhora é engraçada, acusa os outros de serem ignorantes por não saberem a historia do fascimo que a senhora diz ser uma verdadeira mestra. Depois recomenda dois autores super conhecidos no mundo todo porque sente estar conversando com uma ignorante. E depois diz sentir vergonha alheia de quem ? Tudo isso não faz o menor sentido. Além de ficar brigando feito criança com alguém que a senhora, tão superior ao resto da raça humana, nem sequer se refere diretamente. Gostaria de dizer isso tudo olhando nos teus olhos, mas não é possivel. Tenha um bom dia e pare de inventar historias que não existem além das criações de sua propria cabeça. Volte para teus livros e tua sabedoria imensa e deixe as pessoas tranquilas; não compre briga dos outros, e qdo comprar, enfrente teu adversario diretamente. Afinal, não vi nada que se referisse ao que foi criticado sobre o post do FB. Se era essa a questão porque foges ? Vai entender né ? Acho que a tua vergonha alheia esta voltada para o eixo errado.

  13. L'Amie disse:

    Todos os países deste orbi azul têm na sua composição humana uma certa variedade étnica. A Espanha, a Itália, a Rússia, França , Alemanha que são matrizes dos Povos das Américas; assim como as Nações da Ásia, do Oriente Médio e África contribuíram geneticamente nessas matrizes e noutras regiões planetárias. Resumindo, somos todos Irmãos consangüíneos, com DNA ” igual ” . Por isto fico impressionado com certos habitantes do Sul Brasileiro que demonstram periodicamente uma superioridade invisível aos nossos olhos. Exatamente eles que têm origem ancestral na Europa, onde a história nos conta estarem as causas das mazelas deste mundo. Guerras, perseguições, fascismo desemprego, epidemias, fanatismo religioso e político, violência, machismo, vícios etc. O Povo Brasileiro é Um Só, tem que se acabar com a mania de esquarteja-lo e rotulá-lo mais ou menos importante em face dessa localização geográfica. Se isso fosse considerável, então o Norte e o Nordeste estariam elevados e nivelados ao Sul, porquanto, holandeses, franceses, ingleses, espanhóis ali marcaram presença política, econômica e étnica. Enfim, não somos coxinhas e petralhas como quer a mídia corrupta, assim dizedo para nos força a uma Nova Secessão nas Américas . Somos um por todos e devemos ser todos por um, para nos fortalecermos; do contrário seremos mais fracos , isto porque a divisão favorece ao inimigo e permite a dominação pelos Exploradores. Os que aqui surgem contrariando o conceito de União, assim agem por ignorância, que é pior doença humana, cegando-os para a Verdade.

  14. Florinda disse:

    Continuo sentindo uma terrível vergonha alheia. Mas isso passa.
    Sei que existem pessoas que têm problemas de cognição. Que invertem as premissas.
    Sei também que é mais inteligente guardar nossas energias para a luta que travamos diariamente.
    Enquanto a esquerda se engalfinham a direita vai tomando conta dos corações e mentes. Sou uma aprendiz, a vida me ensina todos os dias, ensina principalmente que não é necessariamente quem diz a última palavras é que está com a razão. Todos evoluimos, cada um a seu ritmo.

    • Lenita disse:

      Falando de si mesma de novo Dona Florinda ! So que desta vez é a tua “cognição” que lhe falha ? Tenha um bom dia, tome uma Coca-Cola gelada para esfriar um pouco o cérebro e pare de se achar melhor do que o outro. Vamos unir forças como a Senhora diz, que tal ? … So’ fica dificil unir-se à pessoa tão azeda e de nariz empinado como a senhora que se comporta como “a sabia e defensora dos pobres e oprimidos (FB) das horas de teclado né ? :-) … Essa então de ter a ultima palavra é pra rir né ? Uma pérola …

      • Lenita disse:

        Ah, até lembrei dessa professorinha do inicio do século 20 que ja tinha dado seus “pitacos” (mui agregadores :-) ha uns tempos atras qdo eu tinha criticado o FB. Coisa que faço sempre qdo sinto que não concordo ou qdo existe um traço muito misogino (importante alertar, quem quiser vestir a carapuça ou ficar puto que fique!). Enfim, lembro dessa senhorinha Floribela/Florinda citando tb Eric Hobsbawn. Dona senhorinha Florinda, a senhora deve ter complexo de viralata porque precisou nestes posts falar de si mesma com arrogância exemplar; falou da sua suposta cultura superior ao outro, e até da tua suposta cogniçao que me fez pensar mesmo na nossa maravilhosa Marilena Chaui com sua lucida e brilhante sacada sobre a “aberração cognitiva” da classe merdia brasileira. Certamente existem muitos da esquerda caviar brasileira que vestem essa roupagem e nem percebem esse comportamente gosmento. Sugiro que a senhora leia os classicos brasileiros porque os estrangeiros citados ja estão muito bem lembrados em meu trabalho. Da mesma forma que tb tive o privilégio de estudar o “fascismo”, que parece ser a sua especialidade de mestra, com um professor alemão/judeu. Depois do curso abriram uma pesquisa para avaliar os efeitos que esse estudo provocava nas pessoas. Isso na outra Universidade onde ele lecionava e não onde eu estudava. Lembro somente de ter tido pesadelos no final do curso, que por sinal terminei com nota maxima (tempos dos primeiros passos). Assim, não escrevo aqui para ficar competindo com ninguém (mas sou obrigada a me defender um pouco), e não vejo sentido ou necessidade de ficar enaltecendo o meu “saber” como a senhora parece ter necessidade. A senhorinha deveria assumir que uma pessoa fofoqueira é que deveria ter vergonha alheia/DE SI MESMA; é so olhar no espelho e veras o que descreves. A senhorinha é patética porque é covarde e não tem peito, nem idéias para debater nada. O FB esta acostumado comigo, ele sem duvida sabe quem sou, e se me dirijo a ele diretamente é porque não o vejo como “dono” nem como “mestre” de minhas visões e posições. Qdo ele pisa na bola eu digo sim, até porque isso é uma questão de responsabilidade, de civilidade, de respeito por mim e pelo outro. Veja que o “outro” para a senhora so’ existe mesmo numa certa hierarquia que teus comentarios mostram bem. Me fez lembrar daquelas mulherzinhas do século passado casadas com o Coronel poderoso do pedaço/daqueles livros classicos da literatura brasileira. Vai ler pelo menos esses dois classicos, G. Freyre/Buarque de Holanda, e tente refletir sobre seu verniz de viralata. Da proxima vez tenha coragem, tenha argumentos, se concentre no que foi discutido, não fuja pelas sombras caracteristicas dos covardes. Eu so tinha citado um outro filosofo para contrapor a citação de um comentarista que havia citado um filosofo. A senhora vem com um economista e um especialista da semiotica para lamber as botas do FB e se colocar de suprema “sabia” frente à carniça seca que segundo a senhora é ignorante ? Dê uma boa olhada no espelho e da proxima vez pense bem antes de escrever. E tem mais, so’ lembro da senhora ter escrito um comentario uma outra vez que houve um papo sobre fascismo e que eu tinha criticado o Brito, acho, faz tempo. Assim não sei o que a senhorinha tanto agregou nos teus comentarios ou no debate nesse espaço ? Começe por favor examinando teu proprio umbigo antes de fazer fofoquinha de mulherzinha de Coronel. Gostou ? Va também fazer um teste de cognição com a Marilena Chaui, tenho certeza que ela vai te colocar no lugar certo. Te incomoda uma “pessoinha” como eu ter coragem de falar com a senhorinha e o FB sem papas na lingua ? Que coisa né ? Tente entrar no século 21 e volte aos livros porque a senhora esta um pouco empoeirada. Adoro um papo de idéias com respeito. O FB me respondeu no vivo da minha indignação e eu lhe respondi imediatamente sem blablabla. Mantenho minha posição e minhas criticas, sei do que falo e porque falo, mas tenho mesmo nojo de gente fofoqueira que passa pela escuridão porque é covarde. Aproveite e leia o grande filosofo da desconstrução que tanto te incomodou, vai ajuda-la a se focalisar no seu proprio espelho. Tanha um péssimo dia ! E não venha me dizer que és progressistas porque nao és !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *