Auler: Chico não recebeu carta e não viu retratação do texto de agressor

variascaras

Marcelo Auler, em seu blog, andou rápido e já dá pistas de que não será com uma carta de “escapatórias” que o dublê de antiquário e jornalista João Pedrosa vai se livrar das consequências da agressão gratuita a Chico Buarque e sua família.

“Chico, seu familiares e seu advogado leram a carta pela coluna da Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, on line.  Como diz Mario Canivello, assessor do compositor, “a carta tem até um pedido de desculpas, mas não tem uma retratação formal. Em momento algum nós conseguimos detectar ali uma retratação formal.  Ele não diz, “errei, não tenho provas de que o Chico seja ladrão, a família não é uma família de canalhas”.

“Não só pelo conteúdo da carta como também por entrevistas que está concedendo. Ele está muito mais preocupado em justificar e legitimar a agressão dele do que realmente fazer uma retratação formal”, diz Canivello.”

A entrevista a que Canivello se refere é a dada à Veja SP, onde se repete o mesmo tom hipócrita da carta reproduzida ontem. Até em supostos problemas da gestão de Luiza Erundina em São Paulo Pedrosa encontra razões para criticar Chico,

A decisão de seguir com o processo, óbvio, é de Chico e seus familiares. A ofensa causa uma dor íntima que só quem a sofre pode avaliar com exatidão.

Mas a condenação judicial não a “repara”, apenas sinaliza à sociedade que agredir a honra das pessoas sem elementos para isso é inaceitável numa coletividade civilizada. Tem, portanto, uma finalidade não apenas punitiva, mas didática: a de ensinar que quem o fizer deverá pagar por isso.

Esta não é uma batalha entre esquerda e direita. É uma luta pelo convívio civilizado, sem o qual a liberdade é  a dos selvagens.

Leia tudo no blog do Auler.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

9 Respostas

  1. Mário disse:

    Aproveitando o espaço de comentários…pelo “push” do processo do mensalão tucano fica-se sabendo que existe um pedido de informações devidamente estacionado no STF, aquele que foi rápido como um coelho para julgar o PT mas é lerdo que nem tartaruga quando se trata de tucanos.

    15/01/2016 Petição 897/2016 – 15/01/2016 – Juíza de Direito da 28ª Vara Cível de Belo Horizonte/MG – Reitera pedido de informações.
    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=3884382

  2. Dinio disse:

    O Pedrosa cagado, nunca soube o que é ser um “pedro pedreiro esperando o trem…que já vem…” Mas agora vai esperar a intimação que vai chegar à sua porta e de quebra faz uns bicos como “jornalista” dos Frias, pra arrecadar uns pila pra indenização, e vai nos “Jardins” tentar vender uns quadrinhos pras madames das casas grandes, pra completar a indenização…ah e acho conveniente que já vá estocando umas cestas básicas…

  3. Angela Simões disse:

    Muito certa a postura de Chico Buarque e sua família em manter o processo, nada justifica agressão e difamação porque uma pessoa não segue sua linha de pensamento. E desculpas para reafirmar as ofensas não é retratação. E vamos no popular “perdeu playboy”

  4. Celso Junqueira disse:

    Para o Luis Fernando Horta. Não escreva mentiras pois o nariz vai crescer. Você não votou na Dilma pôrra nenhuma.
    E mais: mercado de ações é um CASSINO. Nada a ver com a empresa que é medida por seu patrimônio. Bolsa de Valores é pura especulação. E os tubarões sempre comendo os bagrinhos.

  5. Carlos Salgado disse:

    O cara perdeu as estribeiras…

  6. Mark disse:

    Ao Luis Fernando Horta: Conselho de amigo, continue comprando Petrobrás, por dois motivos: 1) a este preço, não tem como dar errado; 2) vc. vai ganhar muito dinheiro no futuro, só precisa ter um pouco de paciência, que é a virtude de quem aplica a médio e longo prazo… E aproveite para reavaliar seus votos nas eleições anteriores, porque, pelo jeito, vc. votou em Aécim, Serra, Alckmin, etc. É ruim, hein!

  7. Seu Zé disse:

    Perguntem a esse João Pedrosa se ele não quer ir para a Áustria.

    Obs: https://actualidad.rt.com/ultima_hora/197284-aleman-condena-prision-comentario-facebook

  8. Eugênio disse:

    Acabo de ler a tal cartinha, o pedido de desculpas via FOLHA!, é de uma desfaçatez típica de alguns “comentaristas” que aparecem por aqui
    (não seriam bloqueados? Por que dar espaço a esses idiotas se eles já têm toda a mídia comercial e seus feicebuques?).
    Na verdade são todos a mesma pessoa: analfabetos totais (na política e na língua portuguesa),
    papagaios (ou funcionários capangas) de Veja/Globo e etc. e tal.
    Senão, de duas, uma: o cara ou é canalha ou é imbecil, sem que uma coisa exclua a outra.
    Processo neles,
    Chicos, Patrus, Mantegas, Padilhas …
    É o mínimo a ser feito.

    • Evair da Costa Nunes disse:

      Eugênio, resposta de gênio, perdão pelo trocadilho estúpido, mas seu comentário se lê com fluidez e escorreitamente absolutamente irrepreensível, inveja boa!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *