Ato falho de Merval joga “delator” no colo de Aécio

aecio

É difícil especular o impacto que as “denúncias” de Veja terão sobre o eleitorado. Pode ser até nenhum. Denúncia em época de eleição sempre parece um tanto armada, e a fonte desta última, a revista Veja, não ajuda a lhe dar credibilidade.

Os jornalões amanheceram cheio de manchetes garrafais e análises apocalípticas, mas sem nenhuma informação nova. Só se lê “segundo a Veja” aqui, “segundo a Veja” acolá.

Há um cheiro de farsa no ar. A denúncia oferece barulho demais sem mostrar a bomba.

A Veja, como sempre, não traz prova de nada. Apenas vaza supostos trechos de uma delação que não foi analisada nem pela PF, nem pelo Ministério Público, muito menos aceita pela Justiça.

Interessante ainda que Merval Pereira, do Globo, num ato falho, tenha acusado Aécio Neves, de ser o operador oculto da denúncia da Veja

Em sua coluna de ontem, Merval diz que “Aécio estaria fazendo o mesmo esforço inútil que o tucano José Serra fez em 2002, destruindo, com sucesso, as candidaturas de Roseana Sarney e Ciro Gomes para depois ser derrotado por Lula no segundo turno.”

Ora, a informação de Merval é nova para leitores de Globo e Veja, essa classe de cidadãos que, se continuarem a beber apenas dessas fontes, caminham para se tornar mutantes morais e políticos, se é que já não se tornaram.

A operação que detonou a candidatura de Roseana Sarney veio da Polícia Federal. Quer dizer que a Globo admite agora que o PSDB aparelhou e usou politicamente a PF para fins eleitorais?

Quer dizer que o PSDB usou, deliberadamente, seus quadros na Polícia Federal para destruir as candidaturas de Roseana Sarney e Ciro Gomes?

Quer dizer que o PSDB hoje, mesmo fora do governo, volta a usar sua influência dentro da PF e do MP, para tentar prejudicar as candidaturas adversárias?

Os leitores de publicações como Carta Capital já sabiam que Serra era o principal responsável pelo caso Lunus, que detonou a filha do Sarney. Matéria de Leandro Fortes, de 2010, rebatia uma ridícula reportagem de Veja, que tentava pespegar no PT a responsabilidade do flagrante, pela PF, de R$ 1,2 milhão no escritório do marido de Roseana Sarney.

Obrigado pela informação, Merval. Mais alguns atos falhos assim e você pode até ir trabalhar na Carta Capital.

A declaração do principal colunista político da Globo devolve a “bomba” da Veja para o colo de Aécio Neves.

Trata-se de um novo caso Lunus?

De uma nova operação midiático-policial lançada com objetivos puramente eleitorais?

O fato de a denúncia vazar seletiva e exclusivamente para a Veja, a mais fina flor do esgoto jornalístico brasileiro, ajuda a validar essa teoria.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

32 Respostas

  1. Milton disse:

    Tramoia que vem do PSDB ninguém acredita. O povo não é mais bobo. Aécio quer sair do lamaçal político e moral de qualquer jeito. Mas está atolado até o pescoço com aquele discurso caricato.

    • De fato disse:

      Não conheço nenhum corrupto ainda que tenha nascido depois que o petismo chegou ao poder. Estão apenas em fase de treinamento, roubando chupeta em berçário. Além disso, desgraça como essa governo nenhum pode fazer nada, a não ser deixar ficar maior

  2. Antonio - SC disse:

    A coluna do Merdal deixa claro que ele marinou de vez, abandonando o Aético Never.

    • Vinicius disse:

      Mas as denuncias em si,também afetam Marina de forma mais contundente(o vice dela também está metido no rolo).

  3. Luiza disse:

    Produzirá, sim, efeito.

    O que se verá a parir de agora é uma estratégia velha mas que sempre deu certo com o “eleitor” brasileiro que, em sua maioria, é despolitizada e altamente sugestionável. O “senhorio” e o “servo” continuam os mesmos.

    A estratégia não tem como alvo o cidadão politizado. Ela encontra terreno fértil entre os despolitizados e/ou sugestionáveis.

    SEU RESULTADO – impactar para conflitar gerando enfado/aversão para resultar, ao final, em negação. Negação é o mesmo que “revelia” em matéria eleitoral. O “Senhorio” sabe dessa “artilharia” para neutralizar. Já o “Servo” não se dá conta de que é, intencionalmente, afastado do debate político – neutralizado – sendo a parir daí conduzido.

    A maioria dos evangélicos sofre dessa aversão política naturalmente e é por isso que negam a política e se apegam no “divino”, na “verdade absoluta”. Porque para eles são os valores absolutos da bíblia, como manual de conduta, que devem nortear as suas decisões. Esse é o eleitor de MARINA SILVA. Esse é o grande pulo-do-gato da oposição. São fundamentalistas. Não há remorso ou culpa nas consequências de seus atos, porque, para eles, é uma Lei Divina que tem que ser cumprida.

    Esse processo abaixo sendo diariamente explorado, em pouco tempo, acaba surtindo o resultado da “negação” em questão de minutos ou até segundos. Gerar essa aversão política num povo para que ele negue a política é “arma” poderosa e suficiente para decidir uma eleição. Por isso o bombardeio midiático é vazio mas contínuo.

    Como funciona a manchetada:

    1) IMPACTAR O ELEITOR – Submeter o eleitor a um bombardeio diário de manchetadas desconcertantes e/ou impactantes sem necessariamente aprofundar ou levar em conta a seriedade do que foi exposto.

    2)GERAR UM CONFLITO – Como a notícia implica em análise de pessoas e fatos mas nada conclui ou informa objetivamente, o eleitor acaba sendo conduzido ao mais fértil campo das “dúvidas” e “incertezas”.

    3) Gerar enfado e aversão política – Imerso em dúvidas sem o respaldo de qualquer informação objetiva para formar uma certeza, o eleitor entra num processo de stress, enfado, que acabará resultando numa sensação de aversão diante da situação exposta e, também, em relação as pessoas envolvidas e aos fatos sob suspeita. Seria o Looping da mente, do raciocínio.

    4)A NEGAÇAO COMO RESULTADO DA AVERSAO- O que não se digere, se expele. Como não se consegue “concluir”, se enfada, sente aversão e aí o próximo passo é de negar-se a continuar, abandonar a idéia, ficando somente com a idéia inicialmente proposta que é a de que todos os personagens e fatos são “verdadeiramente” “suspeitos” induzindo ao julgamento tendendo para a “culpa” ou uma “quase culpa”, não dando, assim, margem a hipótese da “inocência”. Pronto – conseguiu-se colocar tudo e todos no “mesmo saco” sem absolutamente apresentar nada que justifique a “acusação”. Está feito o estrago.

    Pobre Brasil.

    • Vinicius disse:

      Mas a denuncia também atinge Marina Silva(Além do Campos,o vice dela está envolvido na tal lista).

      Ou seja,ao invés de ajudar,pode ferrar Marina.

  4. Muhamad disse:

    A credibilidade da Veja é ZERO. O que o pessoal de lá diz ou escreve não pode ser levado a sério. Impossível que a revista do trio bicheiro Carlinhos Cachoeira, corrupto Demóstenes Torres e o mentiroso Policarpo jr possar er considerada isenta.

    • Gilson Raslan disse:

      Muhamad, a resvista Veja não tem credibilidade nem é lida pelo povão, mas o que bublica é repercutido pela televisão, que é vista por milhões de brasileiros desinformados e sem espírito crítico. Aí é que mora o perigo.

  5. Edson disse:

    Se realmente a Policia Federal estiver sob comando político do PSDB, essa instituição deverá ser abolida do Estado

    • vinícius disse:

      Edson, em qualquer ministério ou órgão público existem pessoas a serviços de interesse deste ou daquele partido.

      São funcionários de carreira, os ministros passam eles não.

      Critica-se muito o posicionamento do Ministro da Justiça, mas eu não gostaria de estar na pele dele.

      Aqui em Brasília, sempre que tem essa manifestação generalistas contra corrupção tem gente da PF organizando.

      Tem uma banda podre na PF… como tem em todo lugar… em toda família… em toda empresa… em todo clube…

  6. Carlos disse:

    Pra cima deles, sem perder a ternura jamais!

  7. Beto disse:

    Agora poderemos perguntar a todos os políticos citados, criminosamente pela “REVISTA VEJA” como “suspeitos” e principalmente os Presidentes da CAMARA e o SENADO o que Eles acham de votar agora a LEI DO DIREITO DE RESPOSTA?

  8. marco disse:

    Sr.Britto,Agora ha pouco,fiz um comentário comprido e com pouco sentido,para a percepção daquele blog,que consiste no seguinte.Enquanto perdurarem as prerrogativas de todos o cidadãos no exercício da ATIVIDADE JORNALISTICA,de não precisarem revelar suas fontes de informação,a sociedade será vítima de CONSTRUÇÕES DE MENTIRAS,em ´proveito das teses que estes cidadãos exercem sobre à sociedade.O único caminho que se tem,contra tais PRIVILÉGIOS,será estender ao resto da sociedade tais PRERROGATIVAS CONSTITUCIONAIS,para ter-se as mesmas armas que dispõe,ao contraditar mentiras que atiram no ventilador,possíveis mentiras ao respeito deles próprios,que possamos também,tirar no ventilador.Mentiras,senhor Fernando,para barra-las,somente com mentiras contra o MENTIROSO!

  9. Pedro Lima disse:

    O PIG (especialmente Globo) é o alvo a ser abatido.

  10. Roberto de Paulo disse:

    PROTÓGENES,para Ministro da justiça,além do mais,é do PC do B,o partido mais LEAL,do PT.

    • jose carlos machado da silva disse:

      Penso que seria uma boa indicacao para ministro, Protogenes, conhece bem a turma da PF e nao gosta da Globodarf. Ja fiz um comentario, que vivemos no Brasil um momento parecido com Chicago, nos anos 30, onde All Capone mandava em juizes, politicos, artistas, grande parte dos ricos, e policia, hoje aqui ocorre o mesmo, so que a coisa e muito pior, temos neste meio parte da Imprensa a mesma que apoiou a Ditadura, ela mesma sonega informacoes e inventa, mas com pesar coloco neste meio alguns membros da PF, policia esta que sempre admirei e respeitei.

  11. DESDE 1964 A DIREITA VEM APARELHANDO TODOS OS ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS.
    FHC completou a obra,inclusive alterando a legislação para melhor servir ao sistema financeiro.
    Estupidamente, o PT não esta sabendo fazer o mesmo. Resultado: leva chumbo de todos os lados. Até mesmo a mídia que o governo sustenta e os banqueiros que “henriqueceram” mais ainda nos últimos anos,cospem no prato em que comem.

  12. SERGIO GOVEA disse:

    Esse Miguel do Rosário é muito bom.

    Eu estava lendo essa matéria e me engasguei, quando li as perguntas.

    Eu ri demais…. que dizer então que ” MERVAL PEREIRA ACUSA PSDB DE APARELHAR MP E PF CONTRA CANDIDATURAS ADVERSÁRIA !

  13. eduardo jorge disse:

    Dilma não sabia de nada?Apure-se,o M.da Justiça SABIA DE TUDO:Traição Interna!Apure-se!

  14. Iskra disse:

    Toda patranha já era esperada. Lembram do Merval advertindo que ainda não era tempo de abandonar o Aécio pois algo poderia cair do céu ? Creio que foi na terça ou quarta.
    Ai está a “nova lunus” Hoje tive novamente que ir ao HADES e ler o Merval de novo, na incansável tarefa de monitorar parte do humor do PIG. O resumo é simples, Merval afirma que somente um personagem tem a ganhar com o “caso”, exatamente Aécio que o Miguel mui claramente nos faz perceber , pelo ato falho do Merval ( GLOBO ) que foi o artífice da “nova lunus”, ou seria o Serra ? Sei lá !
    O certo é que Marina não inspira confiança alguma no núcleo duro da Globo, até o Gaspari detona ( indiretamente ) a fadinha com o caso do avião fantasma.
    Dilma ganha, pois a DIREITA parece que só estará unida quando forem pra cadeia, tal qual uma velha e poeirenta esquerda nacional!

  15. irineu Almeida Baptista disse:

    Infelizmente o José Eduardo Cardoso é um dos piores ministros da Dilma. Quem tem um ministro deste nível não precisa de inimigo.

  16. renato disse:

    Enquanto. nós brasileiros ficarmos contentes com pisada de bola de jornalista, aqui e acola.
    Nada vai mudar.
    Isto para mim é CRIME..CRIME, assim daqueles que se vai para cadeia..
    Tipo CRIME de PRETO e POBRE…aqueles que você nunca mais vê o elemento,
    e na primeira rebelião são degolados, pois não tem outra serventia dentro da cadeia.
    MAS…não, fica só esta P….ria, de o fulano fez isto, mas é safo..
    O secrano fez aquilo mas é rico e tem gente na mão.
    O Coitado pisou na bola…e vai para cadeia pelo dominio do fato..
    Esta gente da midia malcomunada, todos são tão perigosos como a quinta frota!!

    • Elinton disse:

      Vai ser divertido. Prefiro lidar com os tucanos de sempre do que com a tucana de última hora. O cara constrói um aeroporto na fazenda do tio, e abre a boca para pregar moral de cueca. Tem campanha no ar, ele acha que vai ficar sem resposta? De novo ele abriu a boca, como já fez no CPI fake e no crime do wikipedia. É um boquirroto, biruta de aeroporto, que precisa de qualquer coisa para sair do lodo. Pelo menos minha teoria se confirmou, Aécio é o candidato da mídia. Dilma vem tomando porrada desde que sentou na cadeira, já tentaram colar tudo nela e não rendeu, essa bomba vai estourar no colo da marineca, e aí, só caindo mais um avião para viabilizar um segundo turno.

      • Irina Malino disse:

        Elinton, o aeroporto já foi explicado, documentado e assunto fechado. Não dá para abafar os escándalos diários do PT com um aeroporto, mesmo sendo mentira. Em qualquer país sério Dilma já sofreria impeachment.

  17. Elinton disse:

    Vai ser divertido. Prefiro lidar com os tucanos de sempre do que com a tucana de última hora. O cara constrói um aeroporto na fazenda do tio, e abre a boca para pregar moral de cueca. Tem campanha no ar, ele acha que vai ficar sem resposta? De novo ele abriu a boca, como já fez no CPI fake e no crime do wikipedia. É um boquirroto, biruta de aeroporto, que precisa de qualquer coisa para sair do lodo. Pelo menos minha teoria se confirmou, Aécio é o candidato da mídia. Dilma vem tomando porrada desde que sentou na cadeira, já tentaram colar tudo nela e não rendeu, essa bomba vai estourar no colo da marineca, e aí, só caindo mais um avião para viabilizar um segundo turno.

  18. nilo walter disse:

    Requião para Henrique Alves , ” não quiz aprovar minha lei de direito de resposta ” .

    Aécio não sobe nem com viagra e vai dar Dilma no primeiro turno .

    Deram tiro no próprio pé .

  19. José Mario disse:

    Quantos processos as pessoas, os partidos prejudicados abriram contra a Revista Veja e outros jornais que participaram destas denuncias falsas? Quem é o Chefão da Polícia Federal? Quem é o maior contribuinte financeiro de toda estrutura de comunicação do PIG? Quem depois de uma campanha politica violenta, que teve na mídia alternativa o grande motor da vitória do PT, foi prestigiar a Rede Globo fazendo um omelete no programa de uma de suas principais críticas?

  20. jose carlos lima disse:

    A Veja consultou no site do TSE a relação de doações legais do doleiro Youssef a politicos de todos os partidos e ai fez a lambança que quis fazer, tirando o dos tucanos da reta http://lexometro.blogspot.com.br/2014/09/a-veja-e-sua-fabrica-da-delacao-premiada.html

  21. joao.uirapuru disse:

    A verborréia do Merval é um verdadeiro MERDAVAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *