Ataque a Petrobras na Bolsa tem nome: entreguem o pré-sal

presal

O ataque especulativo que as ações da Petrobras estão sofrendo tem um significado muito claro.

Não corresponde, em hipótese alguma aos “perigos” que os desvios de recursos produzidos por Paulo Roberto Costa e Cia possam ter produzido.

Mesmo que tenham atingido o bilhão de reais que a mídia acena, isso não corresponde, sequer, a um mês de lucro da companhia.

Há razões objetivas óbvias para a queda que passam muito longe deste motivo: a queda de 40% no preço do petróleo no mercado internacional.

Que só é mencionada, nas análises de nosso jornalismo econômico muito en passant.

As perdas das petroleiras no mercado acionário são generalizadas. Chevron, Shell e BP caíram, desde outubro, algo em torno de 20%

Claro que as da Petrobras, com ataque desfechado contra a empresa, no último mês, ultrapassaram com folga as demais.

Qual é a chance que o mercado vê?

A primeira, é óbvio, é impor uma derrota a Dilma forçando-a a entregar a cabeça de Graça Foster, em nome de deter o vórtice onde o mercado está lançando a petroleira brasileira.

Mas isso é o tático. O estratégico é…

Deixo que O Globo responda, no editorial que publicou ontem.

“A política brasileira para o petróleo, extremamente concentrada na Petrobras, terá de passar por uma revisão. Há sinais que isso começará a ocorrer em 2015. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai propor ao Conselho Nacional de Política Energética uma rodada de licitações no ano que vem com uma oferta que englobe de 200 a 300 novas áreas destinadas à exploração. Após tantos anos sem rodadas ou com ofertas minguadas a potenciais investidores, 2015 pode marcar uma reviravolta na política do petróleo.”

Leiloar áreas petrolíferas, numa hora de depreciação do mercado é uma loucura que não pode ir em frente. Porque as petroleiras, que não estão dando conta de tudo o que investiram em exploração de novos campos na hora do petróleo em alta darão o que para assumirem novos compromissos? Nada, é claro, ainda mais tendo que se submeter a políticas de conteúdo nacional e prazos. Mas, aí, para atraí-las, revogam-se as primeiras e dilatam-se os segundos, não é?

Mas tem mais, querem ver?

“O próprio pré-sal também precisa de uma revisão nas regras de exploração de futuros blocos. O governo Lula instituiu o modelo de partilha de produção no pré-sal, tornando a Petrobras operadora única desses blocos, e com uma participação de no mínimo 30% no consórcio investidor. Na prática, ressuscitou o monopólio para essas áreas. Ambas as condições são inexequíveis para a realidade financeira e gerencial da Petrobras.(…)Ainda que mantenha o modelo de partilha para o pré-sal, o governo terá então de rever a obrigação de a Petrobras ser a operadora única dos futuros blocos e ter um limite mínimo de participação nos consórcios.”

Perto do que pretendem fazer com o petróleo brasileiro, Paulo Roberto Costa era ladrão de galinhas…

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

61 Respostas

  1. NUNO PORTO DE SANTOS disse:

    O vendilhão da pátria chamado Ozires Silva, já deu uma entrevista nesse sentido, no pasquim conservador da cidade de Santos, A Tribuna, há alguns dias.

  2. Edson disse:

    E qual a reação do governo Dilma? Nenhuma. Assiste a tudo sem compor estratégia e mexer nos peões diante do cheque-mate da direita.

    • marta disse:

      O mais assustador não é a tentativa de golpe da direita usando a Petrobras e trabalhando violentamente para entregar o pré-sal aos seus amigos e parceiros de negócios. O pior de tudo é assistir à inércia covarde do governo federal e do PT. Vamos continuar assistindo de camarote à nossa própria derrota? Francamente, não foi para isso que votei no PT desde sua criação e tenho enfrentado tanta luta a cada eleição. A continuar assim, é melhor largar tudo na mão do tucanato e da Kátia Abreu de vez e ir pescar.

    • Abrindo a agua do Porão ! Hitler tambem fez isso !
      O Governo brasileiro no uso de suas prerrogativas, recentemente incrementou o Ativo da empresa perdida pela Gestão de Má Fé, (por roubos e desvios com que a saquearam), através da transferancia de Areas do Pré Sal, visando sustentar o preço das ações em Bolsa e corresponder com maquiagem à auditoria que se iniciava na empresa. Anexou mais Ativos, que eram da UNIÃO, nas Empresa Perdulária Perdida !
      Agora aparecem com este discurso de vitimas do Capitalismo…Só rindo da ingenuidade de quem ainda acredita nessa retórica!
      Acorda Otario (Só um (1) gerente , de 4º escalão, está devolvendo parte do roubo dele de USD$ 97 MILHÕES DE DOLARES, 1 só , o Barão Baruck. Imaginem o Duque, o Visconde Sabugosa, A PRincesa, O Rei e a Rainha, quanto levaram?) . Acorda Otário Brasileiro: Os ATAQUES que levaram esta geração Corrupta a perder a PETROBRAS , vem sendo perpetrados há muitos anos por gestores corruptos e ladrões, em parte já sob acusação com provas na Justiça, referentes às investigações em UMA Diretoria apenas.
      Ainda faltam outras Diretorias; Os Conselhos de Administração do Periodo e as Presidencias do Periodo !
      A Republica Está Viva e Operante em Curitiba, enquanto no Império do Planalto Central, o Crime Organizado tenta decapita-la !
      PF, MP e JUSTIÇA se ocupam deles !
      São Paginas Viradas !
      Vamos agora para o BNDES levantar as lambanças de lá !
      Distrairam a Naçao com FHC e fizeram o Mensalão;
      Distrairam a Nação dom o Mensalão e fizeram o Petrolão;
      Distraem a Nação com o Petrolão e fazem o BNDESÃO, BANDIDÃO; (Recentemente já foram 30 Bi pra lá e mais Autorização para PETR EMITIR 9 BI e CAPTAR MAIS PARA ROUBAREM !)
      Distrairão a Nação com o BANDIDÃO e farão o FUNDÃO com os FUNDOS DE PENSÃO;
      Distrairão a Naçao com o FUNDÃO e farão mais o FRAUDÃO de ELEIÇÃO;
      Por fim distrairão a Nação com o FRAUDÃO e;
      NOS APONTARÃO O CANHÃO , SE O CONTROLE NÃO ANDAR MAIS RÁPIDO QUE A BANDIDAGEM !
      Voce acredita que as ações da Petrobras estão valendo 30% do Patrimonio que representa ?
      Então pegue seu dinheiro e compre na Bolsa as ações da empresa e espere o dia em que o Mercado equiparará Ativo=Stock !
      Como conhecemos o caso da OSX, que foi o Laboratorio desta turma pra fazer a lambança da Petrobras, e hoje as ações da OSX estão valendo R$ 0,07, sugiro que esperem a PETR4 SA chegar a R$2,60 (ou 1 dolar) para compra-la !
      Enquanto sugiro aos Governos dos Estados do RJ, ES e SP, se reuirem, constituirem uma Nova PETROBR_SAL e a requererem o que sobrou do Pré-Sal, se sobrou !

  3. Enteu disse:

    A Petrobras está sendo negociada na bolsa por apenas 30% do seu valor patrimonial.
    O governo ou a Petrobras, já que os especuladores se propõem a vender seus papéis “de graça”, deveria comprar suas ações e aumentar sua participação na empresa.
    Só lembrando que o cidadão comum, como eu e você, pode abrir uma conta numa corretora e aproveitar essa pechincha. Não pior das hipóteses ganharia 11% de dividendos por ano. Qual investimento que garanti isso hoje?
    Bem, eu já comprei uns lotes.

    • Nelson Ribeiro disse:

      Chama se inside trading… bate para depreciar e compra na baixa. Depois promove para maximizar o lucro. Dai a imprensa não pode comprar a não ser com ajuda de laranjas, caso contrário se configuraria crime de inside trading.

  4. Juba disse:

    Aqueles que duvidam, veja o filme:
    O CAPITAL, legendado dirigido por Costa-Gavras e com Gad Elmaleh.
    Filme Francês imperdível. Mostra como funciona o sistema.

  5. Edson disse:

    Meu Deus! A que horas vão tomar uma providência? Espero que Dilma só esteja mesmo esperando a definição dos novos ministérios, para tomar todas as medidas e acabar com essa sabotagem nacional.

  6. Alberto disse:

    O que seria necessário para o Governo comprar parte destas ações (principalmente as de NY) que estão muito baratas, antes que os especuladores que estão vendendo voltem a comprar ?

  7. Jossimar disse:

    Alguém sabe informar se há algum impedimento para que o governo aproveite as ações em baixa e utilize parte das reservas cambiais para fazer uma oferta pública por estas ações que estão em poder de pessoas, fundos, empresas, especuladores e estatize a Petrobrás 100%

    • Enteu disse:

      Não há impedimento nenhum e, inclusive, a própria petrobras pode lançar um programa de recompra das ações.
      Não bastasse, qualquer cidadão também pode aproveitar e comprar ações da petrobras por, neste momento, 30% do seu valar patrimonial. Basta abrir uma conta em uma corretora.

  8. pagliuca disse:

    Calma gente, essa luta e interminável enquanto não formos capas de escolher nosso Judiciário e nossa mídia. Mídia e conssecao , petróleo e conssecao e judiciário (TSF) e vitalício. Que o que. E por aí que tudo se inicia. Nossa geração não vai ver .

  9. C.Paoliello disse:

    Ler coisas ditas pelo globo? Haja estômago. De mais a mais não é o PIG que dita a agenda presidencial.

  10. renato arthur disse:

    Querem se apoderar não só do Pré-sal mas também da tecnologia de exploração em águas profundas, que a Petrobrás desenvolveu, tornando-se “Expert” nessa tecnologia, a qual pode ser utilizada em várias regiões do mundo em particular na Costa Africana, cuja geologia se assemelha a nossa. Por isso é necessário afastar nacionalista e seus partidos, para entregar o Brasil de bandeja ao Mercado Internacional, assim como já fizeram com a Vale a Telefonia no governo do FHC, pois para a Globo e Cia seu sonho é dividir as riqueza do país no mercado financeiro ( Não esquecer a origem da Globo-USAID), e mandar o restante do nosso povo rebolar a bunda como se faziam no tempo da Carmen Miranda.

  11. mz disse:

    Mas antes das eleições eles não repudiavam a privatização da Petrobrás? do BB e CEF? Não eram leviandades da campanha de Dilma para plantar o medo na população?
    Agora que o pré-sal começa a jorrar petróleo eles querem vender? Vendilhões, entreguistas, lesa pátrias.

  12. Galo disse:

    Dilma, compra tudo o que estiver a venda em NY, vamos pegar a PETROBRAS pra trás.

    • radamantys disse:

      De acordo. Estatização total! A fatia do bolo dividida não ta boa? ÓTIMO, ficamos com o bolo inteiro!

      Somente idiotas, que olham apenas para o próprio umbigo, para acreditar que a Petrobras ta sucateada, mentira contada mil vezes não vira verdade. O brasileiro tem que aprender a amar o próprio país, ver os valores que temos que o mundo tem inveja. Nos temos que lutar e proteger o que é nosso, se não fizermos ninguém fará. Ta na hora de derrubarmos o PIG e essa direita extremista privatizadora (só não tentam privatizar o ar porque não descobriram como ainda… bom acho… o.O) e fazê-los consumir o próprio veneno….

  13. Carlos Ribeiro disse:

    Cadê seu Porta voz Dilma, pra falar já em nome do Governo, já que a senhora nada faz para defendê-lo?

  14. antonimo anonimo disse:

    Dilma jâ petdeu o saco e só está esperando o Carlão, aébrio, moro, clube militar, policia federal e gilmar dantas botarem ela pra fora do governo. Acho que esse pessoal ainda não percebeu essa jogada. Basta um deles ir la no Alvorada mandar a Dilma sair que ela sai. O primeiro que for lá leva. E enquanto o PT não convocar a turma pra rua o moro como bom esbirro do psdb entrega a petrobras pros eua. É isso ai! Desde que o populacho possa continuar se reunindo no fim de semana no botequim pra encher a cara e discutir futebol ta tudo bem. Pros meganhas vai ser ótimo. Eles sempre quiseram isso, ser tutelados pela cia, que maravilha. A aposentadoria garantida, casa, comida e roupa lavada pro resto da vida ás custss do estado. Pra que submarino nuclear? Se der o pré sal pros eua eles garantem tudo, não precisa nem trabalhar mais. Basta prender e arrebentar os grupelhos que se revoltarem contra os patrões. O paraíso terrestre! Acho que não tem jeito. Nosso povo nasceu pra ser escravo. Nada o fará mudar.

  15. paulo disse:

    Nunca privatização da Petrobras.
    Hoje os golpista botaram as unhas de fora.
    Quem tem matriz energética tem o poder.

  16. Celio disse:

    Aproveite o momento e recompre os 30% da Petrobrás que o vagabundo do FHC deu.

  17. Celio disse:

    Use o momento de pânico que eles criaram, contra eles mesmos, presidenta. Dê um xeque-mate nesses vagabundos abutres da bolsa e da Globo.

  18. Vincent Velazquez disse:

    Nunca, em nenhum momento da história da Petrobras, a direita reuniu tantos argumentos a favor da sua privatização. Se continuar assim, a tese ganha a opinião pública. E o governo, quieto. Esse silêncio admite pensar que tem gente grande do PT com culpa no cartório. Pra completar, a empresa não divulga o resultado, como se os valores da corrupção impactassem o atual balanço, o que seria uma sandice. A posição do governo e da diretoria da empresa são de absoluta irresponsabilidade diante da gravidade da situação. Quando irão se mexer? Depois que as ações virarem pó, como as da OGX, e a empresa perder a credibilidade e as condições para captação de dinheiro a custo razoável? Não percebem que estão prejudicando a empresa com esse mutismo? Francamente, é mais um caso em que a posição do governo está ficando indefensável.

    • Edson disse:

      Falou tudo Vincent.

      “Nunca, em nenhum momento da história da Petrobras, a direita reuniu tantos argumentos a favor da sua privatização. Se continuar assim, a tese ganha a opinião pública. E o governo, quieto. Esse silêncio admite pensar que tem gente grande do PT com culpa no cartório”

      É incrível como Dilma se apresenta como irresponsável nessa hora. Cadê a “líder”?

      Chega de irresponsabilidade com a nossa maior empresa nacional. Dilma tem que demitir TODA a diretoria da Petrobrás já. É uma questão de bom senso político e parte da estratégia para recompor a capacidade financeira da Petrobrás.

      Caso contrário, a Petrobrás pode derreter no mercado e perder qualquer chance de financiamento para futuros projetos. Sem falar da dívida da empresa que pode crescer e ficar insustentável.

      Se Dilma continuar nessa teimosia (manter a atual diretoria) ela vai ser pior que FHC e vai ser obrigada a DOAR a Petrobrás para as empresas estrangeiras. Daí todo o sonho do brasileiro por mais educação e saúde vai pro fundo do poço (literalmente)…

  19. ]Roberto Torres disse:

    Petrobrás empresa brasileira.
    O Pré-Sal é nosso!

  20. Mancini disse:

    FFBB, pergunto aos mais espertos: O Poder Central reagiu, ou ainda está anestesiado?!… http://refazenda2010.blogspot.com.br/

  21. Vicente disse:

    Deixem o preço das ações cair, o governo está esperando chegar ao valor do “preço de banana” pelas quais foram vendidas, daí compra tudo de volta.

    Aos nacionais que usaram seu FGTS, ele cobre a diferença do quanto teriam caso não tivessem entrado na história e fica tudo certo.

    Aos oportunistas que nunca puseram um centavo na BR, só querem ganhar : perdeu playboy…

    Quem precisa destes “investidores”? A grana para investir sempre vem do tesouro ou do próprio caixa da empresa, quem avaliza os empréstimos internacionais sempre é a União.

  22. marco disse:

    invés de ficar vendendo dolar pra segurar câmbio, compra ações da Petrobrás. esse governo mole não é mole

  23. José Carlos Vieira Filho disse:

    Fugindo do assunto, mas não fugindo, o abaixo assinado para cassação do bolsonaro já passou dos 200 000.
    Vamos lá, todo mundo assinando:
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Conselho_de_Etica_da_Camara_dos_Deputados_Cassacao_do_Deputado_Jair_Bolsonaro_PPRJ/?sKBXieb

  24. ricardo silveira disse:

    Dá uma tristeza danada vendo esse governo assistir a destruição da Petrobrás e não, sequer, esboçar reação. Às vezes tenho a impressão que o governo já tomou a decisão de revisar o sistema de partilha, pois assiste passivo ao massacre da Petrobrás, com a Globo pautando o que deve ser feito. Não será mais surpresa que as coisas sejam feitas à revelia dos interesses brasileiros, o massacre foi longe demais sem nenhuma reação, para valer, do governo.

  25. As ações estão depreciadas pelo mercado? Que o Estado compre todas as que estão aí disponíveis. Não seria a hora dos Fundos de Pensão, Sindicatos que defendem a nacionalização da Petrobrás comprarem essas ações? Utilizemo-nos das próprias regras do mercado para derrubar essa direita velha e carcomida. O Estado tem que ter controle acionário não majoritário, mas total, dessa Empresa que é orgulho de todos nós. Seria de todo absurdo Bancos como a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil realizarem as intermediações para quem tem contas nesses bancos adquirirem ações dessa estatal? Eu trocaria minha poupança pelas ações da Petrobrás agora, sem pestanejar! E tenho certeza que muitas pessoas que entendem de mercado fariam a mesma coisa!

  26. renato disse:

    Gente, a Globo anunciou que os estrangeiros estão desistindo de suas AÇÕES.
    Fernando, conte para nós, como fazemos para comprar estas ações da Petrobras..
    Ajude nós..
    Estou aposentado, e bem louco para entrar no Mercado de Ações..

    • Vargas disse:

      Tive a mesma ideia. Precisamos orientações para como investir na Petrobrás. Como cidadão comum, eu poderia ter acesso às ações da Petrobrás ? Como ?

  27. Terezinha disse:

    Querem privatizar a Petrobrás na marra. Não podemos deixar. É preciso que haja manifestações publicas e grandes defendendo a empresa. CUT e FUP onde estão? É preciso fazer folhetos, distribuir nas ruas. Fazer manifestações – abraçar a empresa. Fazer um escracho contra esta mídia hipócrita e subalterna.

  28. DARCY SALES disse:

    Resistir, resistir, resistir!

  29. renato disse:

    Certeza que o “Paulinho” é ladrão de galinhas, os verdadeiros mentores estão se escondendo, torcendo pra não respingar neles.
    Quem está entregando a Petrobrás é quem a pilhou durante 12 anos, tivesse ela, ao invés de cabide politico, técnicos e gestão honesta não ia ter “mídia golpista” que baixasse as ações pra 9 reais (e caindo)

  30. felipe vicente disse:

    VEJAM QUE AGORA ESTÃO MOSTRANDO CLARAMENTE SEUS OBJETIVOS.
    OS COMENTÁRIOS APÓS O TEXTO SÃO OS MAIS PODRES E CRIMINOSOS QUE JÁ VI:

    http://www.brasil247.com/pt/247/relacoes_com_investidores/163651/P%C3%B3s-Lava-Jato-Globo-prega-a-abertura-do-pr%C3%A9-sal.htm

  31. Emanuel Cancella disse:

    A Globo sempre jogou sujo

    Na década de 90 os petroleiros foram protestar na porta da Globo no Rio no jardim Botânico. A emissora fez campanha pela privatização da Petrobrás, comparando a Petrobrás a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajá. O tempo mostrou quem tinha razão, hoje a Petrobrás descobriu o pré-sal que elevou nossas reservas a 60 BI de barris de petróleo que nos garante o consumo para os próximos 50 anos, e está entre as maiores petroleiras no mundo, inclusive através de seus impostos financiando 75% do PAC, além de vários programas sociais e culturais.

    Hoje a corrupção é investigada e corruptos e corruptores estão indo para cadeia e o Ministério Publico anunciou que vai tentar recuperar R$ 1 BI desviado da Petrobrás. Só para se ter uma idéia do recente passado, em 1999 o então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso do PSDB fez um repasse de R$ 1,4 BI no escândalo conhecido como “Marka e FonteCindam” dizendo que era para impedir a quebra do sistema financeiro brasileiro. Esse dinheiro nunca voltou aos cofres públicos e FHC ainda posa de paladino da moral e dos bons costumes. A Policia Federal o ministério Publico o Congresso Nacional nunca cobraram responsabilidade de FHC.

    Agora a Globo faz campanha sistemática e diária contra a Petrobrás, ainda tem a cara de pau de bater na porta do palácio do Planalto, muito provavelmente para pedir dinheiro através de campanha publicitária do governo na emissora.

    A Globo sem nenhum escrúpulo faz campanha pela vinda das empreitaras norte-americanas para o Brasil, para substituir as nossas empresas envolvidas em corrupção na Petrobrás. Só que as empreiteiras norte-americanas são as mais sujas e corruptas do mundo, responsáveis inclusive pelo maior vazamento de petróleo do mundo no Golfo do México.

    Agora a Globo faz campanha pelos escritórios advocatícios norte-americanos estimulando os acionistas a entrar com ações contra a Petrobrás. Não sei se esses advogados americanos são os melhores defensores de acionistas, haja vista que a Petrobrás, apesar da campanha sórdida da Globo, ela vai bem obrigado, já nos EUA e no mundo os acionistas da GM e do Citybank entre outras estão a ver navios pós quebradeira dos EUA em 2008.

    Creio que esta chegando a hora dos brasileiros voltarem a porta da Globo para barrar seu jogo sujo contra a Petrobrás e em favor dos norte-americanos.

    O autor é diretor do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

    Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2014;

    OBs.: Artigo enviado ao o Globo, Estadão, Folha, Veja, Isto é, JB entre outros para publicação.

  32. Cláudio disse:

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  33. M Silva disse:

    A Globo precisa entender que a Petrobrás é uma empresa brasileira e dela não abrimos mão e para o desespero dessa oposição que só olha o Brasil lá de fora, sonhar com a doação desse patrimônio Nacional chamado PETROBRAS aos estrangeiros, o sonho que eles ainda não conseguiram realizar, pois não estão nem aí para os brasileiros. Precisamos urgentemente estancar essa sangria, do contrario eles podem conseguir algum êxito, o que levaríamos décadas para a tê-la de volta, sã e salva. Acorda Brasil.

  34. pois é disse:

    deste da sua fundação que o que mais se faz na Petrobras é roubalheira, de fato estatal existe mesmo é para ser roubada mesmo, e nunca ninguém disso nada, mas só depois do pré-sal é que se lembraram

  35. Vilson Leonardo disse:

    Também não entendo essa esquizofrenia do PT e do governo em não reagir em nada, os caras deitam e rolam, passam tudo como verdades absolutas e o governo encolhido no canto do corner, nós a militância saímos para a defesa e depois levamos um contra-golpe com a nomeação de Kátia Abreu e o Levy, quer dizer o governo agradando aos rentistas e o grande capital e mesmo assim eles não estão satisfeitos, pegaram os anéis, agora querem os dedos, e se continuar assinar com certeza levarão as mãos os braços e o resto do corpo, e nós não vamos nem chupar os dedos pois vão levar tudo.

    • Celio disse:

      Quanto mais você atende a exigência de arruaceiros e bandidos mais eles se tornam insolentes e aumentam mais ainda as exigências.

  36. ricardo almeida disse:

    Willian vaca e o banana do sardenberguer deitaram e rolaram pegaram pesado e o govrno dormindo , fizeram pior que o editorial do oglobo de domingo uma vergonha nao tem televisao no planalto? Acorda moloides do pt.

  37. S Rod disse:

    Não há passividade, o PIG está moribundo, a Lei dos Médios é inevitável. Ignorar o PIG VIgarista é a melhor resposta. O que eles querem é criar uma cortina de fumaça para abafarem mais uma vez as investigações do Trensalão e continuar sua fidelidade com Wall Street. O PIG vigarista está totalmente desacredidato, só mesmo os seus leitores cativos, crédulos e desinformados continuam ecoando as ilações desta mídia sórdida e cúmplice da ditadura. Peço aos blogueiros “sujos”, mas limpos democraticamente, que não mudem o foco, temos que pressionar os homens sérios de togas, os bandidos de togas, os coronéis de togas, os partidários tucanos de togas, com o caso do Trensalão dos Tucanos e muito outras investigações sobre os tucanos que estão engavetadas há anos. Não é possível um governo de 20 anos em São Paulo ficarem impunes por que o PIG vigarista quer.
    Eles usam da mesmice e conseguem sempre mudar o curso da “opinião publicada” e até mesmo os blogs sujos acabam sufocados pela cortina de fumaça, e ai perdem o “Focus”. O “FOCO” é a reforma da midia, pressão constante sobre as investigações das falcatruas tucanas. O caso do Aécioporto é de polícia e até agora nada. O avião do Dudu sumiu da mídia. Furnas e o Governo de Minas na gestão de Aécio. É isso que eles querem, esconder, engavetarem tudo, criando esta cortina de fumaça. Quem tem no DNA os genes da Ditadura, vão continuar tentando o Golpe, e a reforma da mídia não pode esperar mais.

  38. Tomás disse:

    O que se espera é que o governo constitua uma força tarefa de alto nível para defender a Petrobras, imediatamente. Despache embaixadores para o mundo inteiro. Invada, não como a Turquia, as redações da mídia com cascatas de informações não necessariamente positivas, mas verdadeiras. Se mexa com todo vigor. O inimigo não pode ganhar para sua causa o coração dos brasileiros.

  39. Golbery manda lembraça disse:

    artigo primoroso que prova que estamos muito longe de ser o mais corrupto, há muito espaço, umas 20 Petrobras, para se chegar perto disto
    ========
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2014/12/1562865-multas-cultura-e-corrupcao.shtm

  40. MARIA LARA disse:

    Este é o GRANDE MOMENTO BRASIL-PETROBRÁS! Precisamos ENTRAR EM CAMPANHA:
    DILMA, recompre a PETROBRÁS!!!!!!
    É nosso maior patrimônio, é nela que precisamos investir, porque todo o restante não passa de imensa manipulação. Com ou sem as fraudes, é e continuará a ser a MAIOR EMPRESA BRASILEIRA!
    É o petróleo que está por trás de toda a turbulência política – a Primavera Árabe que estão tentando implantar aqui desde junho de 2013 , com a conivência criminosa de quem já vendeu tudo o mais do Brasil.
    Tenho ações da Petrobrás, mas não sou grande investidora, ou comprava muito mais.
    DILMA, recompre a PETROBRAS, recupere o que é NOSSO e dê uma b… boa resposta para os abutres!!!

  41. Onda Vermelha disse:

    Ok. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas porque a PETROBRAS demorou essa ETERNIDADE para desmascarar essa farsante da Venina e deixou correr solta, durante todo o fim de semana, essa versão que deu a ela ares de “heroína nacional” dos inimigos do Governo Federal? Quando, na verdade, segundo os fatos apurados pela própria empresa, ela seria cúmplice do ex-diretor, agora criminoso confesso, Paulo Roberto Costa? Por que não cortou esse mal pela raiz logo que a reportagem veio a público? Já disse aqui e repito “burrice tem limites” e a atual Diretoria da empresa já cometeu TODOS os erros possíveis! É preciso agilidade! Façam uso das Redes Sociais e do Blog “Fatos e Dados” da Empresa! Estamos numa “guerra” e perdendo feio na comunicação a muito tempo. Uma pena!

  42. Antonio Pereirat disse:

    A PETROBRAS e a soberania nacional sao inseparaveis,.somente o povo na rua podera defender. defender a PETROBRAS.

  43. Alexandro Souza disse:

    Acho interessante deixar essas ações caírem, ainda tem muito patamar a descer, se repatriar as ações agora, corremos o risco de pagar mais por aquilo que podemos pagar menos, e rir mais, porque, seria cômico ver o governo recomprando as ações em baixa, dando um “nó tático” nos especuladores. No instante em que anunciar a compra, as ações param de cair. O silêncio do governo, a esta altura pode ter sim um significado, lembremos que um dos filhos sem nome do Dr. Roberto Marinho encontrou com a Presidenta Dilma Rousseff e sabe-se lá de que assunto trataram. Desde então os ataques de O Globo se intensificaram no comando da Petrobras, isso soa a “retaliação” ou manha de uma criança mimada ao ser contrariada, ou posta de castigo.

  44. MacCain disse:

    O governo é pautado pela Globo e seus asseclas (PSDB-DEMOS, Juíz Moro, Veja-Istoé-Folha) O País parece sem comando, o goveno não existe, não tem voz e nem vez….pobre Brasil!

  45. Vicente Rousseff da Silva disse:

    Uêbaaa…
    Papai Mercado Especulativo se antecipou ao Papai Noel e nos deu o presentinho de comprar ações da Petrobras com 30% de desconto.
    Os fundamentos do Petróleo continuam inabalados: População mundial crescendo, disponibilidade crescendo bem abaixo da demanda mundial, produção em milhões de anos e consumo em segundos, e ausência de substituto viável.
    Único fator novo é a Opep reduzir preço do petróleo para fazer frente ao subsídio dos EU para seu gás de xisto, que é produzido “fraturando” a crosta terrestre, o que deve ser ecológico e geologicamente correto!
    Não é tempo de shopping.
    É tempo de home broker e comprar Petrobras com FGTS.
    VAMOS AS COMPRAS!

  46. anderson disse:

    Luciano Martins Costa: O que esconde o bombardeio da Petrobras pela mídia?
    ESCÂNDALO DA PETROBRAS

    Os dedos sujos de óleo

    por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa, em 16/12/2014 na edição 829

    Os jornais fazem um retrato tenebroso da situação em que se encontra a Petrobras, um mês depois de revelada a extensão das negociatas que envolveram políticos, dirigentes da estatal e grandes empreiteiras que fazem parte de sua constelação de negócios. Os números são tão grandiosos que o leitor é incapaz de imaginar o volume de dinheiro desviado em negócios superfaturados.

    O resultado é que, quanto mais atenção coloca no noticiário, menos capaz fica o cidadão de abranger todo o contexto. Na terça-feira (16/12), porém, surge uma ponta da meada que permite entender a lógica da imprensa: com seu valor reduzido seguidamente por conta do escândalo, sob ameaça de ações judiciais nos Estados Unidos e no Brasil, e ainda sob risco de ver seus principais fornecedores serem condenados e proscritos, analistas começam a afirmar que a estatal estaria impossibilitada de seguir explorando a reserva de pré-sal (ver aqui e aqui).

    Como se sabe, os 149 mil km2 da província do pré-sal apresentam uma taxa de produtividade muito acima da média mundial e já são a fonte de quase 30% de todo o óleo extraído pela empresa. Feita a projeção de crescimento dos atuais 550 mil barris por dia em 25 poços produtores, daqui a três anos, com quase 40 poços ativos, o pré-sal deverá suprir 52% da oferta de petróleo no Brasil.

    Num cenário em que o preço internacional do óleo cai abruptamente, cresce o valor estratégico da empresa brasileira justamente pelo fato de estar próxima de dar ao Brasil a oitava maior reserva do mundo, com 50 milhões de barris ou mais, qualificando o país como protagonista no setor.

    Qual era a vantagem estratégica da Petrobras em relação às demais gigantes do setor? Exatamente o fato de possuir suas principais áreas de exploração em uma região sem conflitos militares, sem instabilidade política e plenamente conformada às normas e regulações internacionais. Até mesmo os riscos ambientais alardeados na década passada, quando foi anunciada a decisão de explorar as reservas de alta profundidade, foram desmentidos com o tempo.

    O escândalo envolvendo a empresa a torna vulnerável a ataques de todos os tipos, mas principalmente abre caminho para as forças que têm interesse em alterar o marco regulatório do pré-sal.

    Interesses poderosos

    Há corrupção nos negócios da Petrobras? Certamente, muito do que tem sido noticiado nos últimos meses acabará sendo comprovado, mas há um aspecto que não vem sendo considerado pela imprensa: a corrupção é parte do processo de gestão do setor petrolífero em todo o mundo e, no caso presente, a estatal brasileira se encontra no papel de vítima. Portanto, há uma distorção no noticiário que esconde muito mais do que o propósito de expor a relação deletéria entre negócios e política.

    Embora os contratos de partilha do óleo de grande profundidade sejam geridos pela empresa Pré-Sal Petróleo S.A, criada como subsidiária da Petrobras para executar o novo marco regulatório, a operadora do sistema é a Petrobras. Cabe à estatal criada por Getúlio Vargas o ônus do processo de depuração que está em curso com as investigações que ocupam diariamente as manchetes dos jornais. Embora a maior parte dos danos seja debitada na aliança que governa o país desde 2003, principalmente ao Partido dos Trabalhadores, é o modelo do negócio que corre risco.

    É pouco conhecido o fato de que a Petrobras não se tornou uma estatal com o novo marco regulatório: apenas 33% do capital pertencem ao Estado, e 67% estão em mãos privadas. O que mantém o controle da empresa em mãos do Estado é o fato de que este controla metade mais uma do total de ações com direito a voto, o que preserva a Petrobras como sociedade de economia mista.

    Não é, então, a condição legal da empresa que pode mover interesses poderosos, mas o sistema de exploração do pré-sal: pelo modelo antigo, de concessão, as companhias concessionárias podiam fraudar facilmente os custos de extração, reduzindo a parcela a ser paga tanto em royalties ao Tesouro quanto em barris de petróleo a serem entregues ao sistema de refino e distribuição. O modelo de partilha, criado pelo novo marco regulatório de 2009, mantém sob controle mais rigoroso o usufruto dessa riqueza natural por parte do Brasil.

    O bombardeio constante e diário de notícias sobre a corrupção esconde outros aspectos desse jogo.

  47. André disse:

    Também acho que o governo deveria agir já. A presidente deveria começar pedindo para sair. Por vontade própria, visto que é incompetente para o cargo, além de ter passado como terrorista. O vice deveria assumir e como primeira medida privatizar de uma vez a Petrobras. A Suíça, a Bélgica e outros não tem petróleo e são nações de primeiro mundo. A chance de ter roubos numa empresa privada é nula, basta ver a Vale do Rio Doce, cujo valor aumentou 17 vezes apos privatizada.

  1. 15/12/2014

    […]   […]

  2. 17/12/2014

    […] parece tomar conta da vida política do país, com sérios danos para a vida política e para a economia. Sem contar que pode colocar em risco as conquistas sociais dos últimos 12 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *