Alta no emprego? Quem quiser se enganar, que se engane

estoque

Os números oficiais do Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho são para colocar pulga atrás de qualquer orelha.

O emprego cresceu pelo terceiro mês seguido!

Onde?

Pode olhar os dados na planilha oficial e você verá que o crescimento se dá pela agricultura.

96 mil empregos a mais, de fevereiro para junho!

Isso representa um crescimento de mais de 6% na força de trabalho em apenas 4 meses, e na “roça”!

É o caso de saber se estão pegando trabalhador a laço e se os caminhões bóias-frias lotam as estradas do interior, porque a agricultura emprega, em todo o país, apenas 1,65 milhão de pessoas.

Como não estão, o nome disso é safra, em bom português.

Os serviços, que empregam dez vezes mais, quase 17 milhões de pessoas,   tiveram uma modesta elevação de 2.300 vagas no mesmo período. Ou seja, nada.

No comércio, que dá trabalho formal a quase 9 milhões de brasileiros, em tempo igual, perderam-se quase 43 mil empregos!

Na indústria, que emprega um pouco menos que o comércio (somando a extrativa e a de transformação) assina perto de 7,5 milhões de carteiras e que foi “melhorzinho” este ano , só criou 6,5 mil vagas de fevereiro a junho, 0,1%!

Com um esforço cívico para acreditar nos números do Caged e uma boa vontade de Irmã Paula para interpretar os dados, só um energúmeno pode dizer que isso indica uma recuperação do emprego que está sendo medido – lá vai minha boa-vontade – com base em um setor que emprega apenas 4,17% da força de trabalho nacional e está sujeito muito mais a fatores sazonais que a qualquer outra coisa.

O Governo Temer, que em tudo vai se tornando igual ao de Sarney, bem que poderia adotar o bordão do bigodudo: “isso tem que dar certo!”

Mas pode anotar aí que o “jênios” da economia, amanhã, nos jornais, vão aparecer comemorando a “retomada” do emprego, até que cheguem os números do IBGE para repor ordem na farra e mostrar que, na melhor das hipóteses, o bicho continua feio igual.

E não é adivinhação, não, é só olhar os números e ver que reação não há na criação de postos de trabalho.

Comentários no Facebook

14 Respostas

  1. Messias Franca de Macedo disse:

    Por que ninguém quer a delação do Palocci contra a Globo
    Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim
    https://www.youtube.com/watch?v=0Yr68C2adK4

    • Lenita disse:

      Oi Messias, veja aí um texto um pouco assustador …

      Santayana nos convidando para a luta nas redes sociais ! Texto muito importante que deve ser lido por todos que aqui escrevem.

      Temos todos que nos unir para o ato de quinta-feira para a defesa de Lula, Diretas JÁ e contra as reformas. Basta de ficar xingando o outro ou ficar com papo de novela ou, pior, papo de conformista que só culpa o outro. Temos que trazer os fatos verdadeiros.

      FB organize por favor um mutirão para irmos coletando informações para explicar as falácias absurdas sobre o PT, Lula e Dilma; todas essas abobrinhas de comunismo que come criancinhas (inacreditável). Vamos falar da incivilidade, principalmente em relação a misoginia, o machismo, o racismo e o preconceito de classe que continua a permear o discurso de muitos aqui nesse blog. Como podemos te ajudar com mais informação ? Como conseguir agir de maneira a informar e esclarecer as dúvidas de uns e outros, e de nós mesmos ? É preciso passar a informação fidedigna para descontruir as narrativas do PIG e dos fascistas raivosos. A guerra mediática se dá nas ruas mas grande parte passa pelas redes sociais.

      O MOMENTO DA VIRADA

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-momento-da-virada-por-mauro-santayana/

    • Lenita disse:

      PHA fazendo campanha para o Ciro ?

      • Messias Franca de Macedo disse:

        Prezada e consciente Lenita,
        ao voltar ao poder, o eterno e honrado presidente Lula tem que fazer o que Leonel Brizola prometeu, e somente não cumpriu porque não permitiram a eleição dele:
        “o meu primeiro ato ao assumir a Presidência da República será rever aquela Concessão!”
        Rever, leia-se, cassar sumariamente a Concessão espúria da Globo Organizações MafioCriminosas!

        • Lenita disse:

          Sim, se é que uma vez eleito ele não será destituído ? O Santayana coloca isso e eu tb não vejo muita saída pois a casa grande não vai largar isso. Isso se não matarem Lula no avião da fadinha da floresta. A resistência tem que ser muito maior do que temos visto até agora. A defesa de Lula tem que ser imperativa. Como Mino Carta disse: cadê os 86% que aprovaram o governo de Lula ? E tem gente que fica com discurso de que é preciso renovar a “esquerda” porque o PT errou demais. Como pode Messias ? Parece que os progressistas precisam fazer um curso com o Paulo Freire ou o MTS para aprender a ser sujeito e protagonista, assumir os erros e tocar o barco ! Esse autoflagelo é queimada de filme; enquanto isso a cada grande fica confiante para esmagar os oprimidos.

  2. Cleusa disse:

    Quando esses seres trevosos terão que o merecem??? Quando??

  3. Cleusa disse:

    Sai prá coisa ruim!!!

  4. Márcio Martins disse:

    O emprego de “qualidade” no Brasil varonil da ordem e progresso do Temer é o de bóia-fria…e vamu que vamu!

  5. José Ademar disse:

    Record/Macedo/Crivela x Globo/Farsa Jato.

    Em termos de honestidade,a menos péssima é a Record com certeza.

    O apelido de Leonel Brizola,ou um deles,era Briza.Se eu estiver errado o Tijolaço me corrija.

    Nessa guerra das poderosas Globo x Record fica uma homenagem ao Sílvio Santos cujo apelido é o Cuza.

    O covardão sempre morreu de medo da máfia da Globo e mereceu cair para o terceiro lugar na audiência,ele que se gabava de ser vice líder de 1981 a 2005.

    Dizem que tem mês que ele é vice líder,depois perde de novo e assim vai.

    Não é o que vejo por onde ando e tem tv ligada.

    Infelizmente quando é tv aberta é só Globo e Record.

  6. thewhuela disse:

    Até que enfim a casa grande colocou a senzala no seu devido lugar. Bravos golpistas! Enfim, voltamos à nossa vocação: escravos.

  7. Calil disse:

    É muita cretinice!!! Perde-se a moral quando um jornalista, que de posse de uma tabela de janeiro a junho, decide fazer contas a partir de fevereiro, para criar uma narrativa pessoal da situação atual do País. Ao desconsiderar o mês de janeiro, o blogueiro, deliberadamente, suprimiu um aumento de cerca de 53mil empregos no setor de serviços em 2017. Me pergunto, para que esse tipo de narrativa? Outrossim, dizer que estamos no período de safra de janeiro a junho, no mínimo, é forçar a barra não é mesmo? Quero saber se esse crescimento continuar até dezembro se o blogueiro irá insistir nessa tese excêntrica

    Não precisamos de contabilidade criativa para mostrar que estamos num período nebuloso. Todavia, maquiar números é o mesmo que produzir provas de que somos cretinos!!!

    Basta considerar os percentuais que teremos a real dimensão de como estamos crescendo pouco. E sinceramente, não creio que um governo lulista teria melhores desempenhos.

  8. Tiago disse:

    Enquanto houver retardados de extrema-direita que, porventura, a meu ver ainda ocupa cargo público, defendem números maquiados publicados pelo governo golpista e exautado pela mídia tbm golpista, esse governo não cairá! Esse governo só cairá quando o cinto apertar para a classe média que foram as ruas com suas panelinhas vestidos de palhaço, digo, vestidos de verde e amarelo!

  9. Tomás disse:

    Mesmo assim, estamos supondo que, por enquanto, estão manipulando ainda com informações técnicas corretas. Mas diante de tanta imoralidade e descalabro, não demora e teremos de duvidar seriamente de fraudes nos dados que nos são apresentados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *