Aécio sabia do que falava. Há mesmo o “mensalão da Internet”: o da direita…

robot

No final de maio do ano passado, o senador Aécio Neves publicou um artigo na Folha, fazendo coro às acusações de Marina Silva de que havia um  “Mensalet” ou “mensalão da internet”, “uma indústria subterrânea voltada a disseminar calúnias e a tentar destruir reputações”.

“Fingindo espontaneidade, perfis falsos inundam as áreas de comentários de sites e blogs com palavras-chaves previamente definidas; robôs são usados para induzir pesquisas com o claro objetivo de manipular os sistemas de busca de conteúdo; calúnias são disparadas de forma planejada e replicadas exaustivamente, com a pretensão de parecerem naturais.“, escreveu Aécio.

Hoje, o Estadão mostra que o presidente do PSDB sabia do que estava falando.

Pouco antes do julgamento dos embargos infringentes, segundo o jornal, “um ‘exército de “robôs’ entrou em campo no Twitter durante o julgamento do mensalão com o provável objetivo de levar um slogan aos “trending topics” – a lista de termos mais citados”.

A mensagem “diga #NaoAosEmbargosInfringentes” foi espalhada por 23.846 usuários.

Deles, apenas três pessoas de verdade.

Os outros 23.843 eram perfis falsos, criados em série e, informa o repórter Daniel Bramatti, “seguidos por zero usuários e também não seguiam ninguém no Twitter; entraram na rede em 13 ou 14 de setembro”.

Todas as mensagens remetiam a um vídeo no Youtube, o “#OperaçãoBrasilSemPT.”.

O senador Aécio Neves, que foi à Justiça tentar bloquear menções a seu nome que o associassem a entorpecentes ou a desvios de verba, certamente vai apoiar uma investigação sobre este “exército”  de “robôs” que visava pressionar o Supremo e criar um clima de comoção nas redes sociais, não é?

E não precisa ser sob sigilo de Justiça, como fez ele, identificando-se apenas como “A.N. da C.”.

Pode e deve ser aberto, conduzido pelo Ministério Público Eleitoral, já que a menção ao “Brasil sem PT” deixa evidente o cunho de propaganda antipartido da propaganda e, portanto, tão propaganda eleitoral irregular quanto aquela que é a favor.

Basta imaginar o que estariam fazendo, a esta hora, os tucanos se a chamada fosse para um “#OperaçãoBrasilsemPSDB”.

É, simples, simples, descobrir a origem: basta pedir ao Twitter os “IP” dos criadores ou do criador dos perfis falsos, naqueles dois únicos dias. Identificado, ver quem o contratou.

Você acredita que o PT vá pedir essa apuração? Nem eu.

E os “brucutus” tucanos vão continuar agindo na certeza da impunidade.

 

Comentários no Facebook

11 Respostas

  1. Pedro Lima disse:

    Lamentavelmente, o PT é muito covarde!

  2. Gilson disse:

    Em São Jose do Rio Preto, o PT não se comunica com os Filiados,só tomam conhecimento dos eventos Partidários, aqueles que estão próximo dos controladores do Partido

  3. Edson J disse:

    E, se forem atrás, vão descobrir a origem do #NÃOVAITERCOPA também.

  4. Antonio Luiz disse:

    Tijolaçao dá a partida:
    “Você acredita que o PT vá pedir essa apuração? Nem eu.”

    Marias vão com as outras, trolls ou idiotas?:

    “Será que o PT, partido ao qual sou filiado, vai exigir tal apuração?”
    “Você acredita que o PT vai pedir essa apuração? Nem eu.”
    “Lamentavelmente, o PT é muito covarde!”
    “Em São Jose do Rio Preto, o PT não se comunica com os Filiados,…que estão próximo dos controladores do Partido”

  5. Eva disse:

    Então vamos nós, pedir apuração, investigação e punição. Sou leiga em direito. Como se faz isso? O STF deve julgar os assuntos de interesse da população.

  6. MARCOS FERREIRA disse:

    O FACEBOOK esta apagando as páginas que fazem críticas ao PSDB da rede e deixando só as que criticam o PT, tinham que manter as das duas tendências na internet.

  7. Leonardo disse:

    O PT é um poço de vassalagem. As vezes penso que existe uma máfia que ameaça com morte nossa Gestora (Presidenta é a Cristina), Lula e o PT em geral.

    Só pode ser algo parecido com isso, pois ô partidinho cagão!

  8. Vicente Busch disse:

    Se o PT fosse atrás, processasse, abrisse IP, viesse a público denunciar mentiras da mídia e falsos perfis e robôs difamadores, colocasse a boca no trombone melhoraria muitíssimo sua imagem e vacinaria a opinião publica das manipulações e mentiras da direita.
    M

  9. Vicente Busch disse:

    Se o PT fosse atrás, processasse, abrisse IP, viesse a público denunciar mentiras da mídia e falsos perfis e robôs difamadores, colocasse a boca no trombone melhoraria muitíssimo sua imagem e vacinaria a opinião publica das manipulações e mentiras da direita.
    Mas preferem apanhar calados igual mulher de malandro.
    Não dá para entender.

  10. Ricardo disse:

    É muito evidente o uso desses expedientes por setores da oposição. Eles pagam algumas pessoas para escreverem comentários em blogs e sites de notícias e nas redes sociais, mas esses funcionários, com as facilidades que a internet lhes propicia, multiplicam suas mensagens com perfis falsos e enganam os leitores desses sites. Com isso, acabam influenciando aqueles mais ingênuos, que ficam achando que a maioria da população é contra o PT e a favor dos governos corruptos do psdb e da ditadura, por exemplo. A farsa ficou bem evidente no episódio da marcha dos fãs da ditadura, que não conseguiu reunir mais de algumas dezenas de pessoas, mesmo tendo tanto “apoio” na internet e convocação até pela TV.
    Esses criminosos da internet, além de tudo, são pessoas de baixíssimo nível moral. Quando recentemente petistas ou políticos de esquerda, como Hugo Chaves, ficaram doentes e/ou faleceram, esses funcionários da oposição raivosa postaram ofensas e muitas barbaridades, mostrando bem o tipo de gente que está a serviço da baixaria na internet.
    Ah, se tivéssemos um ministério da justiça disposto a mandar investigar essas tramóias, esse estelionato, e mandasse os mandantes (gente certamente muito poderosa) para a cadeia!

  1. 30/03/2014

    […]   […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *