Aécio, em três anos, da soberba ao buraco…

aecio3anos

Colocada na “moda” pelo Facebook, esta mania de “flashback” na internet acabou por me trazer um texto de 2014, logo após as eleições, uma espécie de presságio do que viria a acontecer com o ex-quase-por um-triz-presidente do Brasil, que hoje precisa andar escondido.

A vaidade empurra Aécio ao suicídio anunciado…

A pior decisão que alguém pode tomar, na política ou em qualquer área da vida é tentar ser diferente do que sempre foi.

Aécio Neves está se lambuzando neste erro, ao proclamar-se o feroz “general da oposição”.

Não foi como homem feroz, mas jeitoso, que se fez presidente da Câmara, nem governador de Minas e muito menos que se habilitou ao posto de candidato a Presidente, lugar que Serra acabou tendo de deixar pela rejeição estigmatizante que reuniu em 2010.

Aécio, confiante nos seus tempos de praia, espera surfar a “onda” de oposicionismo histérico construída pela mídia a partir de uma guerra econômica prolongada e de um caso de polícia e bandido, cuja alimentação seletiva feita por um grupo de policiais e promotores, com o beneplácito de um juiz de primeira instância que se candidata a Joaquim Barbosa II.

Se fosse mesmo observador, ainda que de praia, Aécio saberia que ondas não apenas passam como, muitas vezes, “enchem”: perdem a força e não levam o surfista a lugar nenhum.

O tucano está cometendo um erro crasso em política e em marketing: o da superexposição.

E o da superexposição pelo radicalismo, o que é ainda pior, porque lhe transmite um ar de inconformismo pós-eleitoral.

De pouco ou nada adianta que formalmente diga que não se vincula aos que pregam golpe militar e impeachment se, nas reuniões e manifestações da intolerância é o “rei dos coxinhas”.

Convenhamos: Aécio não tem densidade política para ver-se como um Napoleão no exílio, cuja volta as massas exigirão.

Ninguém sem o porte de um estadista – o que absolutamente lhe falta – consegue se manter candidato por quatro anos.

O que consegue é tornar-se tão ou mais estigmatizado que Serra, que se inviabiliza nas eleições nacionais por partir, exceto em São Paulo, de uma repulsa eleitoral generalizada.

Aécio começou o processo eleitoral com uma rejeição de 20% dos eleitores. Chegou ao final do pleito com mais que o dobro.

Agora, aceita tola e vaidosamente o papel de “general da banda” histérica que a mídia, espertíssima, lhe atribui.

Vai ser gasto até ficar poído e restrito à histeria.

Talvez, se olhasse a seu lado e visse o que aconteceu com Marina Silva depois que entregou-se a este papel, não o fizesse.

É estúpido acreditar no próprio discurso de que Dilma ganhou pela máquina do governo, pelo Bolsa-Família, pelo “bovinismo” que, pejorativamente, atribuem aos pobres em geral e aos nordestinos em particular.

Mesmo que se acredite nisso, como supor que ela ganhou metade dos votos que não foram seus ou dele no primeiro turno?

É simples e evidente: Aécio, do político simpático e agregador que recebeu até mesmo os elogios e alianças de petistas, travestiu-se de lobo feroz.

Nos 20 dias de segundo turno, perdeu o favoritismo com que emergiu do primeiro e só não sofreu derrota maior por artes da Veja e seu golpe publicitário criminoso às vésperas das eleições.

Agora, no pós-eleição, com uma disposição poucas vezes vista em sua carreira política, está se esforçando para ser o primeiro dos radicais e, portanto, o último dos agregadores.

O que faz um tolo não é apenas a mediocridade. É a mediocridade dominada pela vaidade primária de quem acredita que passou a ser o que nunca foi.

Comentários no Facebook

21 Respostas

  1. Roberta disse:

    Perfeito!!

  2. Ulan Bator disse:

    Fernando, esse LIXO MORAL ainda tentará se reerguer, oxalá o povo mineiro se rebele e o mande para o inferno.

    Interessante verificar o que foi o casamento de uma certa deputadazinha no Paraná, filha do “ministro” da saúde de temer. Parece que o POVO começa a acordar.

    A vida vai ficando difícil para o POVO mas parece que se tornará infernal para os golpistas…

    • James Gressler disse:

      Aécio carrega consigo sua sujeira que será mais visível tanto quanto o elemento
      consiga que a eterna mídia submissa( até sem a maninha) continue o paparico.

  3. Lenita disse:

    Titulo perfeito FB: “Aócio, em três anos, da soberba ao buraco” … Espero que possamos utilizar, num futuro próximo, o mesmo título para todos os golpistas, todos, sem exceção.

  4. Gilbert Santos da Silva disse:

    A(n)écio aético “branquinho” neves… Nove denúncia no STF, não passa na” prova dos nove”! Esse sim deveria ser conhecido como o “Nine”!

  5. Lenita disse:

    Foro de São Paulo com Gleisi (linda!) … “Eleição sem Lula é fraude” …

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/306537/Gleisi-articula-movimento-pr%C3%B3-Lula-no-Foro-de-S%C3%A3o-Paulo.htm

  6. Marcio disse:

    Pô como eu sou leigo em política!!! Alguém pode me dizer se em 2018 vai ter alguém com proposta para PENA DE MORTE PARÁ POLÍTICOS pois como eu sou leigo e estou indignado com eles eu imagino vcs!!!!!

    • Lenita disse:

      Nós aqui estamos indignados com a Casa Grande e seus jagunços. Qto aos politicos: temos o maior líder político de esquerda do Brasil (e talvez do mundo) vivo e disposto a continuar fazendo política com talento e determinação. Aliás, a vida sem política no século 21 só vai convencer aqueles em estado de anomia profunda. Pena de morte só para sociedades bárbaras; esperamos evitar tanto retrocesso assim.

  7. João Paulo Ferreira de Assis disse:

    Aécio está morto e enterrado. Em 2014 perdeu em Minas e seu candidato a governador foi derrotado no primeiro turno. Em 2016, seu companheiro de partido, o ex-goleiro do Atlético Mineiro, João Leite estava na frente e tudo indicava a sua vitória. Foi Aécio aparecer no programa eleitoral e João Leite murchou como uma bola a quem furam. Em São João del-Rei ganhou Nivaldo, mas não o candidato de Aécio, Rômulo Viegas.

    O que ajuda a sua rejeição aqui em Minas é a tal Lei 100, que foi tornada sem efeito pelo Supremo Tribunal Federal. Muitos acreditaram na propaganda enganosa do governo de Minas e deixaram de fazer concurso por já se crerem efetivados.

  8. Quino disse:

    Notícia requentada de Aécio pra esconder a manobra da “Emenda Lula”, dileto blogueiro????

  9. renato arthur disse:

    A mais de 150 anos atrás, José Honório Rodrigues que em seu clássico Conciliação e Reforma no Brasil (1965) diz com palavras que parecem atuais:
    ”Os liberais no império, derrotados nas urnas e afastados do poder, foram se tornando além de indignados, intolerantes; construíram uma concepção conspiratória da história que considerava indispensável a intervenção do ódio, da intriga, da impiedade, do ressentimento, da intolerância, da intransigência, da indignação para o sucesso inesperado e imprevisto de suas forças minoritárias” .
    Esses grupos prolongam as velhas elites que da Colônia até hoje nunca mudaram seu ethos. Nas palavras do referido autor: “estes aproveitadores foram sempre alienados, antinacional e não contemporânea; nunca se reconciliou com o povo; negou seus direitos, arrasou suas vidas e logo que o viu crescer lhe negou, pouco a pouco, a aprovação, conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que continua achando que lhe pertence”.
    Vemos que estes golpistas tem o mesmo gens dos oligarcas do tempo de Dom Pedro II, eles detestam o povo e são escravagistas, por isso não tem reconciliação, somente eliminando essas pragas, o Brasil se reconciliará com a democracia.

  10. Paulo Rodrigues disse:

    Não vejo Aécio como um derrotado, pelo contrário, está no grupo dos vencedores para desgraça do Brasil.

  11. Quino disse:

    ALERTA:

    ENQUANTO VOCÊ ESTÁ VENDO ISSO, O PT ARTICULA A “EMENDA LULA”.

    • Ulan Bator disse:

      Quanta imbecilidade !!! Quanto ganha pra postar isso ? Ou será mesmo um celerado ? Volta pra toca rato fdp.

  12. Gilbert Santos da Silva disse:

    Segue Link do vídeo dos 50 políticos que votaram a favor da reforma trabalhista, com seus respectivos nomes, Estados e Legendas partidárias. Vamos divulgar! “Se votar não volta!” Nem eles e nem os que eles apoiarem!

    https://www.conversaafiada.com.br/brasil/quem-sao-os-canalhas-que-votaram-pela-volta-da-chibata

  13. ANAC disse:

    Aecio foi comido pelo ódio q alimentou. Não como deveria sendo preso por corrupcao e outros crime, mas foi. Perdeu totalmente a credibilidade. Morreu politicamente. Todavia, vai tentarde se manter na política se candidatando no próximo pleito a deputado federal. Cargo proporcional q para ser eleito apostará na força do partido. O psdb nao escapara do crivo do povo ao apoiar as reformas q provocarao prejuizos. O psdb está morto. Dois defuntos impestando o ambiente se negando a sair de cena . Pobre Minas.

  14. carlos disse:

    Isso por si só explica a relação promiscua dos membros do STF e do CNJ com os políticos, é de se estranhar pois quem deveria ser um guardião da constituição cidadã rasgam e jogam no lixo, que não se perca pelo nome, Marco Aurélio Gilmar Mendes e Carmem Lúcia, e afins.

  15. Sidnei Brito disse:

    Difícil um texto ser tão profético como foi esse de 2014. Parabéns

  16. Jader disse:

    O desgraçado vai ser eleito, pois esse “coeficiente” eleitoral SÓ serve para manter bandido em cargo público.
    O Brasil é um pais amaldiçoado, na política se perpetua o DNA de bandidos, filhos e netos fazem carreira,:família Sarney, Newton Cardoso, ACM e muitos outros que o caoeta abençoou para a desgraça do Brasil, essas famílias possuidas não tem fim.

  17. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKSE MANTER VISÍVEL?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKQUE TAL SE MATAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *