A pressa de Eduardo Paes em parar (mais) o Rio é só burrice?

Infelizmente, a capacidade da imprensa carioca não anda superando a da média dos jornais nacionais.

Nenhum jornal questiona a  pressa de Eduardo Paes em demolir o – horrendo, é verdade  – elevado da Perimetral.

Pressa que é, no mínimo, estranha.

Abrir o trânsito no primeiro dia útil e começar,já antes, no final de semana,  a demolição da antiga via, sem deixá-la como alternativa para dividir o tráfego e permitir que os motoristas experimentassem os novos trajetos por um mínimo de tempo, até se acostumarem não pode ser só imprudência.

Poderia, até, numa medida extrema, mas razoável, ter impedido a circulação de veículos particulares em trechos do Centro, montando esquemas especiais de ônibus como se faz para grandes eventos.

Fizeram, no Rock in Rio.

Ou, de maneira muito mais inteligente, deixar os dois trajetos abertos, para verificar os gargalos e problemas como o trânsito de um domingo jamais vai mostrar.

Não adianta dar uma de “bonitinho” e sugerir transporte solidário ou coletivo.

Na prática, Eduardo Paes deu uma “de black bloc” e parou a cidade.

Na hipótese mais generosa com o prefeito, pode-se imaginar que a sua mente “Barra da Tijuca” não entenda que aquele trajeto é o de centenas de milhares de pessoas que vêm da Baixada, de Niterói, de São Gonçalo e de muitas outras áreas que, se não são da cidade do Rio de Janeiro, contribuem para a economia e para a vida da cidade.

Eu contei aqui, certa vez, uma história de Leonel Brizola ironizando um secretário de Transportes ao perguntar há quanto tempo ele não tomava um ônibus.

No caso de Eduardo Paes, é o caso de perguntar se alguma vez ele já o fez.

Mas não haverá ninguém para perguntar.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

25 Respostas

  1. Antonio Passos disse:

    Puxa Fernando, pelo menos você concorda que o elevado é horrendo. Você acha mesmo que alguém ia usar a nova via pra se acostumar ? Ou que alguém ia estudar profundamente os gargalos ? Não adianta querer qualidade, eficiência, competência, estamos no Brasil e, como disse o ministro Aldo, “nosso ritmo não é germânico” (declaração ridícula por sinal). Tirando a Petrobrás, por aqui tudo é na base da bagunça mesmo, da desorganização. É isso ou nada.

  2. lidia virni disse:

    Teoria da conspiração: quem está lucrando com o “sumiço” das vigas gigantescas que valiam mais de 200 milhões?´Com uma cidade abandonada, suja, com as árvores desaparecendo por falta de cuidado, com parques e ruas destríudos e isso só na Zona Sul, imagine no resto da cidade, alguém ainda acreita que essas obras da Zona Portuária e a derrubada da Perimetral são para melhorar alguma coisa para os cariocas? Desde o fatídico governo de César Maia a cidade só tem estado em ritmo de decadencia total e ainda com o “apoio” de “honestíssimos” governadores, como o casal Garotinho e Sérgio Cabral, não poderia ser diferente.

  3. Fabio disse:

    Fernando aqui em São Paulo eu ajudaria derrubar o Minhocão e esta Perimetral na Pça 15 é uma vergonha,quanto ao transporte publico a receita é a mesma , em São Paulo já tem mais corredores de onibus , mais falta onibus e vagão no Metro,e CPTM e quando chove os sinaleiros não funcionam. e Parabens por ter derrubada aquela vergonha que é a Perimetral.

  4. Jorge Portugal disse:

    Eduardo Paes ele simplesmente deu um fim em alguma liminar que possa vir e cancelar a demolição!!! O cara pensou rápido!!! Agora não tem mais jeito, qualquer ordem judicial para abrir a perimetral não vai dá em nada. Será que algum juiz daria uma ordem para reabrir a perimetral?

  5. Paulo Brasileiro disse:

    A derrubada do viaduto da perimetral representa a destruição definitiva do transporte ferroviário que escoava os produtos do porto do Rio.
    Essa dupla Paes e Cabral está conseguindo inviabilizar toda a malha ferroviaria do Rio. As antigas vias de Leopoldina estão sumindo em nome de algumas praças de lazer. Quem é contra a criação de locais para o lazer, ninguém. Mas, o que se esconde debaixo disso é o sepultamento do transporte ferroviario do Rio.
    Quantos quilometros de ferrovias os desgovernos do estado ou do municipio já construiram?
    Sou contra a derrubada do viaduto da perimetral. Pode ser feio mas é muito útil. Feio é o centro do Rio.

  6. Este post não agredou nada no Tijolaço

  7. Este post não agredou nada no Tijolaço

  8. Este post não agredou nada no Tijolaço

  9. Este post não agredou nada no Tijolaço

  10. Este post não agredou nada no Tijolaço

  11. Este post não agredou nada no Tijolaço

  12. Este post não agredou nada no Tijolaço

  13. Acordou agora ou está de ressaca.

  14. Serra prepara um dossiê sobre as noitadas no baixo Leblon, para detonar a cambaleante candidatura á presidência do neto do Tancredo. Dossiê é com o bolinha de papel.

  15. Acho que a aposta e o vinho estragado já tá fazendo efeito no porta vós da Globo.

  16. Concordo plenamente com você, Fernando Brito. Longe do ideal, mas caminhando em direção ao resgate, quem sabe um dia, de toda essa dívida histórica, que não é pequena.

  17. Eles já combinaram com o Chirico?

  18. Não sei mais que adjetivos usar para qualificar um desqualificado.

  19. O Serra vai ficar “enrolando” o mais que puder. Quando fizer de conta que concorda com a candidatura
    do Aécio, aí já será tarde demais pra qualquer tentativa de reação do candidato escolhido. Ele será eleito senador e o Aécio sifu.

  20. Aécio só cresce em pesquisas e em popularidade, ainda querem fazer que ele é impopular. Chegando ate a liderar pesquisas virtuais.

  21. Concordo plenamente com você, Fernando Brito. Longe do ideal, mas caminhando em direção ao resgate, quem sabe um dia, de toda essa dívida histórica, que não é pequena.

  22. Sou ex-funcionário da 3A Despachante. Era auxiliar de escritório lá de 2009 a 2010. Obviamente vi e fiquei sabendo de coisas ilegais lá dentro. Uma boa investigação derrubaria esse rei de seu trono mas não diria que será fácil… porque, né, estamos no Brasil.
    Já citei isso em outros comentários em outros sites e muitos duvidaram que trabalhei lá, que estou tentando “ganhar amigos” em cima da notoriedade desse ser infeliz. Não tenho que provar nada a ninguém, mas possuo provas, haha.

  23. Sou ex-funcionário da 3A Despachante. Era auxiliar de escritório lá de 2009 a 2010. Obviamente vi e fiquei sabendo de coisas ilegais lá dentro. Uma boa investigação derrubaria esse rei de seu trono mas não diria que será fácil… porque, né, estamos no Brasil.
    Já citei isso em outros comentários em outros sites e muitos duvidaram que trabalhei lá, que estou tentando “ganhar amigos” em cima da notoriedade desse ser infeliz. Não tenho que provar nada a ninguém, mas possuo provas, haha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *