A Prece e Cunha: dez anos de cumplicidade da mídia e do Ministério Público

cunhavamp

A Folha, hoje, dá manchete para o relatório da Comissão de Valores Mobiliários  – vinculada ao Poder Executivo –  onde se afirma que os ganhos de Eduardo Cunha no mercado financeiro, à custa de prejuízos para o fundo de pensão dos funcionários da companhia de água e esgotos (que metáfora!) do Rio de Janeiro superam cosmicamente qualquer obra do acaso.

O esquema era simples: Cunha e a Prece aplicavam recursos em fundo de uma corretora, que aplicava o “bolo”. Onde ganhava, 98% era de Cunha; onde perdia, dos da entidade de previdência:

“Para se ter uma ideia, a probabilidade de se obter uma taxa de sucesso de 98% ocorre em uma vez para cada 257 septilhões. Sabendo-se que a chance de ganhar a Mega Sena quando se faz a aposta mínima é de 1 em 50 milhões, verifica-se que a chance de uma taxa de sucesso de 98% é praticamente nula e decorre claramente de uma fraude”.

Muito bem, parabéns pela descoberta das falcatruas de Cunha…

Espere aí, descoberta?

Deviam assinar a matéria com o nome do repórter Leonardo Souza, que registou, na mesma Folha e há mais de DEZ ANOS, a maracutaia de Cunha, descrita em seu texto.

Que, aliás, foi pega por outro órgão do Executivo, a Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, que aplicou as multas que eram de sua competência aplicar.

Não dá pra crer que a Procuradoria Geral da República não lesse os jornais, em 2005. Mesmo porque já havia a informação da chantagem de Cunha para abafar o caso.

Ou, quem sabe, a do coleguinha, gente boa, Sérgio Torres, na mesma Folha, dois anos depois, registrando  que o Tribunal de Contas do Rio (até o Tribunal de Contas do Rio!) havia encontrado prejuízos milionários na Prece e via o dedo de Eduardo Cunha por lá.

Onde é que estiveram o MP e a Folha  nesta “década perdida”?

Como é que Eduardo Cunha construiu seu império de poder e dinheiro e chegou à Presidência da Câmara?

Por uma simples razão: servia para chantagear e, depois, derrubar o Governo que  odeiam.

Com todo o respeito ao trabalho dos profissionais que “requentaram”  o assunto, com detalhes mais picantes, não houve descoberta alguma.

Há, sim, a revelação de um longo período de leniência e cumplicidade da mídia e do Ministério Público diante de Eduardo Cunha, que permitiu ao monstro tomar o gigantismo que tem hoje.

E que, ainda assim, pretendem-lhe aproveitar, dando legitimidade, algo de sua obra: o processo de impeachment.

No direito, há uma teoria de  que a árvore que tem veneno em suas raízes o terá em seus frutos, sejam quais forem eles.

Com tudo o que sabem dele, e há tantos e tantos anos, pretender descer seu fruto goela abaixo da nação não pode ter outro sentido que não o de envenená-la.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

15 Respostas

  1. Cunha e Silva disse:

    Quem fiscaliza o fiscal ? . Tem gente lá no MP recebendo pra ficar quietinho , bem quietinho . No mínimo esquecer na gaveta ou trocar de gaveta e dizer que perdeu . Esses nossos procuradores hein !!!!

  2. Seu Zé disse:

    E se, de repente, esse fundo tiver outros nomes ‘sortudos e famosos’? E se alguns forem dos ‘acusadores ou julgadores’? E se…

  3. Luiza disse:

    Brito, já que a Dilma é inepta politicamente, cerca-se de gente fraca, tem um republicanismo burro e nao confronta politicamente nada e ninguém, será que a saída – agora vem a idéia impossível e absurda – nao seria melhor ela pegar um aviaãozinho e ir direto para washington para resolver essa treta toda, na base do “olho-no-olho” e cartas sobre a mesa??? Ah, se fosse possível que houvesse a possibilidade de haver decencia e transparencia nas altas questoes políticas com implicaçao geopolítica.. Seria uma soluçao mais acertada negociar com quem manda aqui e dá as cartas. De repente, o pré-sal em troca deles nos deixarem em paz para que a gente consiga viver um pouco.
    Do jeito que as coisa vao o Tio Sam vai derrubar o seu governo e isso vai acontecer pelas maos dos próprios brasileiros que sao insttrumento dos interesses de washington. A America Latina sempre sofreu golpes e foi dessa forma. Instituiçoes públicas , mídia e políticos unidos contra os interesses do próprio pais para entrega-lo de bandeja com todas as reservas naturais que possui. Brasil, Argentina[essa já caiu] e Venezuela sao objeto de cobiça mundial e estratégicos para hegemonia geopolítica. Petróleo é o que nao falta. Brasil além do pretóleo tem muito mais que os primos.
    O povo que se foda !!
    Negue educaçao ao povo e ele será, em primeiro – prisioneiro de si mesmo e, segundo – prisioneiro de quem o manobra e faz com ele o que bem quiser. O povo brasileiro é analfabeto político e funcional atoa?? Pior – e ele nem se dá conta, aceita e ainda agradece.
    Aos que nao aceitarem a dominaçao, porque a cabeça pensa, o caminho será de pedras porque a ignorancia da maioria manipulada ao extremo será a principal arma para sufocar qualquer coisa pensamento que atenda pelo nome de igualdade, justiça e liberdade.
    Dilma sabe disso e mesmo assim brinca com fogo e comete uma burrice atrás da outra. Ela ainda está no cargo porque nós progressistas fizemos barulho. Mexendo na previdencia ela perderá o apoio.
    A posiçao toda[midia, instituiçoes dos 3 poderes, eua] estao botando prá quebrar e comemorando a própria Dilma se enforcar. E ela está fazendo a alegria dessa gente a cada dia. Será que ela se entregou de vez ou nós é que nao estamos vendo alguma estratégia salvadora que ela está empreendendo?
    Brito, o governo está uma bomba relógio e eu já começo a sentir cheiro de pólvora, muita pólvora.
    Dilma vai cair sentada porque ela nao é o povo; nós vamos cair “de pé” do ponto de vista moral de termos feito a nossa parte – oferecido combate – para apoiar a democracia MAS, na prática, nós o povo, ficaremos no chao e entregues a uma devassa dos recursos naturais e patrimoniais do país, além de ficarmos órfaos de direitos trabalhistas, constitucionais, humanos e sei lá mais o que…Só perda e mais perda..
    É ou nao é um pesadelo, um filme de terrror tudo isso???

  4. titus disse:

    Carta Capital: O Estado brasileiro não controla os agentes estrangeiros?
    Carlos Alberto Costa: Não controla. Porque quem paga é quem dá as ordens. Os Estados Unidos pagam, eles dão as ordens nos setores que lhe são vitais. Os seus governos não querem uma polícia independente, autônoma, bem paga e bem treinada, porque temem que o feitiço se volte contra o feiticeiro.

  5. Luís CPPrudente disse:

    A imprensa das famiglias do PIG já sabe há muito tempo que o Achacador Cunha é o Achacador Cunha, sempre foi conivente e escondeu as suas falcatruas.

  6. Lenita disse:

    Fernando Brito, eh terrivel ver os blogs progressistas cairam matando em cima da Dilma. Nao sei se ela tem margem para manobrar tanto assim. Ela nao disse que iria antes discutir com os movimentos sociais antes de decidir sobre as mudancas na previdencia? Se todos entram assim em panico diante de uma midia golpista sordida e ja tao descreditada nao da pra adicionar criticas tao virulentas em relacao a Dilma. A Argentina acabou dando espaco para a direita e a Venezuela/Maduro mesmo falando grosso risca de levar o pais ao caos e a guerra civil. Dilma nao eh Lula mas isso nao significa que ela erra tudo. Acho que o momento eh de esclarecimento: atacar com as armas da pedagogia, da informacao, e do esclarecimento das noticias destorcidas e falsas do PIG, DEM, PSDB. E acima de tudo, colocar o povo nas ruas dando as pautas a serem discutidas: nao as mudancas na previdencia, nao aos abusos das leis trabalhistas, nao as pautas bombas e conservadoras. O povo eh que tera que falar mais forte, ao mesmo tempo em que a pressao sera feita para que a Dilma tenha forca e espaco de manobra. Tanta critica assim (pouco construtiva) so deixa a situacao com cara de horror qdo na verdade eh a correlacao de forcas que precisa mudar. Fazer o jogo do inimigo deixa o governante ainda mais fragilizado.

    • Wilson garcia disse:

      Lenita, concordo inteiramente com você, observo aqui que esta cheio de especialista em opinião de solução de como Dilma deve agir, mas na verdade a meses atras li muitos especialista dizendo que iria acontecer horrores, que Dilma já tinha chegado no fundo do poço, que ela deveria ter fito acordos para não sofrer o impitimam, ouvi mil coisas. mas na verdade ela cometeu erros ou foi levada a cometer erros, mas no fim prevaleceu a sua coragem de enfrentar as adversidades e apostou que não deveria mais praticar a velha politica desonestas que já praticavam ha mais de cinquenta anos neste pais, eles pensaram que Dilma era Getúlio, ela prometeu que não deixaria pedra sobre pedra, e que doesse a quem doesse, e esta cumprido, ela e limpa cristalina honesta. nunca no brasil pensei que alguém fizesse isso na politica. só porque ela estar enfrentando todos esse velhos políticos safados, raposas,corruptas do baixo clero já valeu.

  7. antonimo disse:

    Depois de um tempo refletindo sobre a melhor maneira de resolver nosso problema politico atual acho que cheguei na solução final. Todos ficarão satisfeitos. A solução é: Delegar ao sr. Moro líder inconteste da moral e bons costumes a tarefa de nomear nosso presidente da república. Por seu turno, pode-se delegar ao MPF, já que é difícil para um individuo só fazê-lo, nomear as câmaras estaduais e municipais incluindo a federal e, claro, o senado. Os ministérios em seguida à posse do presidente nomeado pelo Grande Líder Moro. Acabam de um só golpe a corrupção e os custos astronômicos das eleições que se resumirão ao módico salário de 77 mil penduricalhos do seu moro.
    Se for o caso pagamos uma passagem aérea em primeira classe, ou melhor fretamos um jato, ou melhor mandamos o jato presidencial levá-lo com sua comitiva a Washington consultar os patrões sobre se lhe agradam as escolhas.
    Os paneleiros e midiotas de todas as classes ficarão exultantes de terem um líder mais honesto que eles mesmos escolhendo os futuros serviçais do MPF.

  8. Helbert Fagundes disse:

    Boa noite,

    mas deixa o EC, furta uma Ave, penosa ou qualquer animal que tenha pena, tomaria no mínimo 10 anos de cana

  9. renato disse:

    Eu fico confuso?
    Esta é a Folha, que o PHA chama de feulha..
    Prefiro a confiança da Carta de Mino..
    E continuar a vigiar a Globo..
    E ler o Tijolaço..

  10. geraldo disse:

    Porque ele esta solto?

  11. derli souza disse:

    A ‘Prece’ de Cunha faz milagre, né não?

  12. Lenita disse:

    Wilson, tb concordo contigo pois enfrentar tantos bandidos da pior especie dessa mafia brasileira de 500 anos nao e para qquer um. A Dilma e honesta e tem fibra, somente nao pode mover montanhas sozinha. Ela precisa sim ser blindada por aqueles que apreciam sua seriedade e empenho para poder avancar com o projeto de inclusao no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *