A oposição entra em alerta com risco de queda de Marina e derrota no 1° turno

validos

O conservadorismo entrou em “alerta vermelho”, sem trocadilho.

O apogeu do foguete Marina foi atingido antes da hora e não dá para disfarçar que a candidata entrou em trajetória de queda, cuja velocidade ainda é, neste momento, difícil de calcular.

Os resultados apresentados pelo Ibope, ainda que numericamente “dentro da margem de erro”  cristalizam uma tendência que, salvo por fatos novos favoráveis a Marina (e o arsenal foi usado fartamente) é de dificílima reversão.

Mesmo que seja verdadeiro o índice de 42% de rejeição a Dilma, transformar a eleição de primeiro turno em um disputa de “todos contra ela”  pode “empurrar” a uma votação maciça de grande parte dos 58% que não a rejeitam.

É com o que Aécio Neves tem tentado se defender da chuva de punhaladas que vem recebendo de seus aliados, que já negociam com os marinistas, como revelou hoje Ilimar Franco, em O Globo, ao narrar o encontro entre Fernando Henrique Cardoso e o coordenador da campanha de Marina, Walter Feldman.

O desgaste de Marina, que ontem se procurou diagnosticar aqui com mais precisão, tem proporções muito significativas nas faixas de maior renda, de onde os movimentos de opinião pública se espalham com mais facilidade.

Quem viveu eleições por dentro, sabe que, na reta final, com votos cristalizados, é mais sólida a posição de quem vem enfrentando pauleira há muito tempo do que a de quem apareceu como novidade, mas perdeu o impulso.

A oposição vai, agora, jogar a defender, para garantir o segundo turno.

Enquanto a campanha de Dilma vai se lançar num rush para uma difícil, mas novamente fora do campo do impossível, vitória em primeiro turno.

avaliacaoEla ainda não conseguiu “colar” o crescimento da avaliação de Governo  na decisão eleitoral, como você vê na tabela ao lado, do Ibope.

Um quinto dos que consideram seu governo ótimo e bom ainda não lhe declaram o voto, pois ela tem 30,5% em 38%.

Já Marina tem mais da  metade de seus eleitores com um julgamento entre ótimo, bom e regular do governo Dilma: 18,3 em 31%.

Este dado já havia sido percebido ontem por Fábio Vasconcellos, em O Globo.

É na classe C, como se disse ontem aqui, que se travará a batalha destes últimos dias,

 

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

43 Respostas

  1. Iskra disse:

    Isso se trata do Globope mas a situação real deve ser mais desesperadora para o oposição.
    Senão vejamos, Padilha deve subir bastante nestas últimas semanas em São Paulo, consequentemente levará Dilma nessa subida.
    Marina cai vertiginosamente no RJ e após o ato de segunda na Cinelândia a febre vermelha deve se espalhar pelo estado impulsionando Dilma ladeira acima.
    Por fim a militância petista deve dar aquele conhecido sprint final nesta etapa da campanha, logo, podemos sim garantir esses pouco mais de 5% dos votos faltantes para definir a parada no primeiro turno ( sempre considerando a elásticaaaaaaaaa margem de erro do globope ).
    É arregaçara as mangas e trabalhar duro durante estes dias !
    VAMOS COM DILMA !

    • Eduardo Pereira da Silva disse:

      Não é nem cinco amigo. Você tem que considerar que se a Dilma tirar votos dos concorrentes não é nem cinco por cento, porque a cada um ponto que ela tira dos concorrentes significa dois entre os votos válidos.

      Essa é a hora. De adesivar carros, de colocar bandeiras nas casas, de fazer campanha boca a boca, pelo telefone, pela rede. O importante é que não se pregue ódio, mas demonstrar o quanto a vida das pessoas melhorou durante o governo Dilma e o que representa a candidatura Marina: arrocho salarial, desemprego, juros extratosféricos para alegria dos banqueiros, etc. Quem irá comprar carros com juros extratósféricos, quem irá constrir com juros extratosféricos, quem irá consumir com juros extratosféricos? Ninguém. E se ninguém estiver fazendo isso como os empresários irão lucrar e empregar? Isso tem que ser explicado ao povo. Isso sem falar da questão so pré-sal. Vamos a luta.

      • BlackFire disse:

        Vc falou uma coisa q me fez perceber. Existe uma parcela de eleitores q n vota na Dilma pois entende q com um remédio mais amargo do juros mais altos e aperto de gastos com os programas sociais a inflação baixe e o país trilharar rumo ao crescimento econômico chinês de dois dígitos. O q eles querem é q o PT pare de beneficiar esse povo q n aceita mais um salário minimo, e por isso aceita receber a bolsa-esmola. Carregarei por anos a pergunta feita por Boris Casoy feita para Aecio sobre “quando o país parará de fazer assistencialismo e ensinará o povo a pescar”. Cara isso foi a maior ofensa feita em rede nacional e o povo ainda dá moral pra esses BABACAS.

        • João Batista disse:

          Pois é… assistencialismo é o que recebem os bancos, os empresários na Bolsa, do Agronegócio… quem é que ganha dinheiro sem trabalhar é o povão ou são os ricões que nem trabalham, só lucram com juros, especulação etc?

          • Dinio disse:

            Borys, Boechat, Bonner os (BBB) âncoras enferrujadas da TV brasileira, duvido que resistam a uma lente bem polida de Receita Federal em cima de suas bolça-apresentadores.
            A “moral” destes tres mosquitos, não é mais nem de cueca, é a moral dos antigos sacos de passar café, CAPISCE???

          • BlackFire disse:

            Não me entenda mal. Apenas explicitei o pensamento dos que são contra o atual governo. Até critico a própria presidenta por manter o atual modelo de rentismo. Uma parte significativa dos atuais defensores apoiam a ideia de uma reformulação do pagamento das dívidas soberanas. Como os 2ª vias defendem o rentismo, ficamos sem debate a esse propósito.

        • Marcelo disse:

          Boris,

          Aquele que ofendeu 2 garis, falando que eles eram a parte mais rabera da sociedade!!!!

  2. Antonio disse:

    A campanha deve continuar enfatizando o que era este país até doze anos atrás.
    Dilma brava é ótima. Encosta o bagre nas cordas.
    Dilma está apanhando desde que subiu ao poder.
    As notícias depreciativas que não se confirmaram, nenhuma, fizeram o povo perceber quem quem nesta estória.
    Mande alguém ao interior, mesmo nos estados governados pelo PSDB e pergunte a qualquer jovem que está na faculdade graças ao FIES o que ele pensa e em quem vai votar.
    Os partidos conservadores não percebem ou não querem perceber que o país mudou e para melhor.
    Não percebem que o povo maltratado por séculos quer um país soberano e mais igualitário.
    Querem uma nação!

  3. VLO disse:

    O jacaré abriu a boca, e não fechará mais. Vamos Dilma, allez Dilmá, go Dilma go!avanti Dilma!

  4. RicardãoCarioca disse:

    Os programas eleitorais precisam continuar nessa linha da política, com intervalos para mostrar os feitos, os avanços, o que há para se fazer e também bater, bater e bater em cima da Marina. No bom sentido, que é simplesmente desmascará-la. A Marionete Marina do Itaú não resistiria até o final desse mês. Lula precisa priorizar Dilma! Seria bom até esquecer alguns candidatos a governador pra lá. Estarei na Cinelândia na segunda-feira. Vamos conversar com os familiares e amigos. Vamos bombar a Internet. É o País que está em jogo.

  5. Joao disse:

    To sem palavras. Só sei dizer eh tu Dilma. Outra vez.

  6. Iara Lopes disse:

    “Quando nada parece ajudar,
    eu vou e olho o cortador de pedras
    martelando sua rocha talvez cem vezes
    sem que nem uma só rachadura apareça
    . No entanto, na centésima primeira martelada,
    a pedra se abre em duas
    e eu sei que não foi aquela martelada a que conseguiu,
    mas todas as que vieram antes.” Cortador de Pedras(Jacob Riis).
    Neca é Marina,Marina é Neca.Filha legítima e filha por adoção da ditadura.Olavo Setúbal e Clube Militar que o digam.OBRIGA, Povo brasileiro.DILMAIS 2014!Dinheiro de Nequinha de Nada não vale “tustão” furado. De olho bem aberto vamos em frente,que detrás vem muita gente. Brizola, muitas saudades.

  7. Reinaldo disse:

    Alguém sabe como faço para conseguir material da campanha Dilma. Aqui em Marechal Candido Rondon – PR a campanha ainda não começou.

  8. Carlos Ribeiro disse:

    Bora lá Dilminha, falta pouco!

  9. manelito disse:

    O maior problema para O PT governar sao as chantagens do PMDB. Vamos dar GOVERNABILIDADE a Dilma no 2º mandato. Vamos votar em massa nos candidatos do PT e do PCdoB. O PMDB com suas chantagens e picuinhas prejudica o desempenho da nossa presidente. Vamos divulgar isso nas redes sociais pessoal. Voto em massa nos candidatos do PT.

  10. Victor disse:

    Estou emocionado só de pensar na segunda-feira. Ver um mar de gente ali na Cinelândia,vendo Lula, Dilma e quem sabe até, com sorte, ver o Fenando Brito. A febre vermelha. Que beleza que vai ser.

    • Carlos Dias disse:

      Vamos todos. Todos vamos!!! Temos d edefender nosso emprego e nosso ouro negro…
      Já nos roubaram o pau brasil, já levaram nosso ouro de minas gerais, já levaram nosso café, já levaram muitas gerações. Agora não podemos deixar que levem nossas riquezas que sobraram.

    • judith godinho disse:

      Tenho inveja (boa), do povo do Rio, que vai ver ao vivo e a cores a Cinelândia pintada de vermelho, dia 15. Mas acompanhairei pelas redes, por favor, matenham nos informados.

  11. emerson57 disse:

    Aécio pousou. (em Claudio ou Montezuma, tanto faz)
    Narina Já entrou para o anedotário sonhático irrelevante.
    Há que se retirar o outro anel da mão direita:
    Alquimim, o homem do Pinheirinho, Da falta de Agua, do picolé de chuchu.
    Aquele que sustenta o PIG de São Paulo.
    Porque PIG, ninguém merece.
    E, por falar em bala de prata, a que vai derrubar o Alquimim é a da falta de água.
    Estou sentindo falta das fotos do fim do mundo, quer dizer do sistema Cantareira.
    O estado de São Paulo é pródigo, não temos terremotos nem furacões ou tsunamis. Com os tucanos nem água temos mais!

  12. Diogo disse:

    O Aécio infarta se Dilma e Pimentel vencerem no 1º turno.

  13. Marco Aurelio disse:

    Dá-lhe Dilma. Vamos mandar Marina pro mato de vez, junto com Aécio.

  14. Alex disse:

    A pesquisa anterior é que estava errada. Provavelemente Marina nunca teve todos esses %. Estas novas pesquisas são muito mais realistas porque foram para governador, entrevistando mais gente e atingindo populações do interior que as pesquisas só de presidência não avaliam ( a famosa pesquisa “só de paulista”).

  15. Rita disse:

    Antonio José (copiei deste senhor, que comentou no blog do PH- Achei muito, muito útil!)

    Companheiros,
    Uma pessoa que entende um pouco do assunto, o ganhador do prêmio Nobel de Economia, americano Joseph Stiglitz atribuiu o bom desempenho do Brasil frente a crise financeira global ao Banco Central ligado ao governo.
    Segundo ele, “países com bancos centrais MENOS independentes, como Brasil, China e Índia se saíram muito, mas muito melhor do que países com BCs MAIS independentes, como na Europa e nos Estados Unidos”, disse ele, em palestra na sede da autoridade monetária da Índia.
    E mais, “um BC independente é desnecessário e impossível”, prosseguiu.
    O raciocínio está em linha com posição da presidente Dilma Rousseff e bate de frente com defesa de BC independente feita por Marina Silva e herdeira do banco Itaú, Neca Setúbal.
    Assim, até 2026!!!

  16. Quincas disse:

    Marina Silva, na verdade, é a barriga de aluguel do PSDB, ela poderia ser uma ótima candidata como senadora, deputada ou vereadora, mas não tem o perfil de uma executiva, falta lhe, vamos dizer, a pose. Quando se fala numa presidenta a primeira imagem que nos vem é a da nossa primeira professora, depois a da mãe rainha (Inglaterra), da Margareth Tate (Inglaterra), da Angela Merkel (Alemanha) e agora a presidenta Dilma. A postura da Dilma é de uma estadista nata. Ela não se abala , não se irrita, não dá chilique, não demonstra fraqueza nos momentos mais difíceis, não se faz de vitima , de coitadinha, não se acovarda diante das críticas, é fiel às decisões que toma, e aos compromissos firmados. Marina é frágil demais, insegura demais, acho que até mesmo complexada e isto a faz agressiva, descontrolada, e às vezes até inconsequente em suas decisões, como foi ao deixar o PT (por se sentir preterida), por sair do PRONA (porque não se dava bem com Eloisa Helena), ao sair do PV (o que provou que ela não tem uma linha edeológica). Eu acho que o termo melhor não é regeição, mas insegurança dos seus eleitores, pois é muito complicado confiar numa pessoa instável como ela.

  17. jõao disse:

    12/09/2014 14h51 – Atualizado em 12/09/2014 15h04
    PT diz que denunciará Marina ao MP por suposta ‘difamação eleitoral’
    Candidata do PSB disse que PT colocou ex-diretor para ‘assaltar’ Petrobras.
    Segundo assessoria, partido alegará que ex-senadora ‘feriu a honra’ do PT.
    Filipe Matoso
    Do G1, em Brasília

    A assessoria de imprensa do PT informou nesta sexta-feira (12) que o partido apresentará uma representação criminal junto ao Ministério Público Eleitoral acusando a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, de ter difamado a legenda. Nesta quinta (11), durante sabatina ao jornal “O Globo”, a presidenciável declarou que o PT, seu antigo partido, colocou Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras para “assaltar” os cofres da estatal.
    Conforme a assessoria petista, a legenda alegará ao Ministério Público que houve “difamação eleitoral” por parte de Marina. A sigla entende que as declarações da ex-senadora feriram a “honra” da legenda.
    “Segundo avaliação do Diretório Nacional do PT, durante a sabatina Marina Silva extrapolou – e em muito – o mero direito de crítica, ferindo abertamente a honra da agremiação, bem jurídico tutelado pelo tipo penal em questão”, ressalta nota oficial divulgada pelo PT

  18. Apolônio disse:

    Vamos convencer as pessoas a reeleger Dilma. É um compromisso que nós temos que ter com a nação brasileira. Vamos conversar e convencer, na rua, nas praças, no banco, no ônibus, no trem, onde for necessário. Isto é questão do nosso futuro. Vamos utilizar as redes sociais. Não podemos esquecer, eleger de ponta a ponta os candidatos do PT.

  19. Jaide disse:

    Vixe!

    Alerta vermelho na oposição?

    Podem estar pensando não em “bala de prata”, mas em “bomba atômica”. É bom ficar atento em “algo mais no ar além de avião de carreira”. E por falar em avião, o sem dono sumiu do noticiário.

  20. antonio carlos martins disse:

    Parabens Brito por seu Blog e demais Blogs Progressistas,pela luta na internet,petardos de artilharia….se Dilma sobe= devido a luta destes destemidos Blogs…do apoio maciço e Comicios com o Presidente Lula…..da Militancia do PT e partidos aliados,dos sindicatos….movimentos populares..nao vamos baixar a guarda!! VAMOS A LUTA!!!!XOOOOOOOOO ITAU…CIBANK….ENTREGUISMO…LARA REZENDE….ETC o discurso fundamentalista da blablarina botou medo entre os escolarizados!

  21. Luiz disse:

    Existem pessoas (fiéis eleitores tucanos) que consideram, como meu cunhado, que Marina é o PT2 e Dilma o PT1. Ele acha que votar em Marina é a mesma coisa que votar em Dilma. Achei ótimo a posição dele e considerei verdadeira a afirmação do cunhado desesperado. Sorrindo aconselhei-o a votar em branco pensando cá com meus botões o quanto isso favorece a Dilma por causa da diminuição dos votos válidos. Quanto menor o índice de votos válidos, mais fácil para Dilma conseguir a vitória. Assim, quando encontro alguém resistente, mas tão resistente que você percebe que o sujeito baba um pouco e mantém um olhar furioso quando argumenta que o ÚNICO mal do Brasil se chama PT, então eu o encosto na parede e digo: – Está bem. A melhor coisa que você faz então é não votar, votar em branco ou anular seu voto.

  22. jõao disse:

    Publicado em 12/09/2014
    TRACKING DATACAF:
    DILMA 39 A 26
    Com mais uma semana de horário eleitoral, ela leva no 1o. turno.

    COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+53) | Imprimir Imprimir

    Tracking DataCaf, que nasceu do interesse nacional de desmoralizar o Globope e a Procunsult de 2014:

    Dilma 39

    Marina 26

    Aécio 14

    Segundo turno:

    Dilma 45

    Marina 41

  23. Eduardo Pereira da Silva disse:

    Militância do RJ, chamem, os amigos, marquem o horário, dêem carona, temos que fazer um ato gigantesco na segunda, para abalar o RJ, mas é preciso que TODOS entrem na luta, não deixe para o colega fazer, faça você mesmo, arregace as mangas e leve quantas pessoas puder. Não deixe para última hora. Segunda tem que ser um dia para entrar para história no RJ.

    Eu não sou do RJ e não posso ir, mas quem é dai, faça a mobilização. Não devemos ficar de salto alto, temos que ir a luta e conseguir cada voto possível todos os dias e segunda vai ser nossa arrancada final se cada um fizer sua parte.

  24. nilo walteer disse:

    As pessoas começaram a raciocionar e temem a marina .

    Já presenciei aqui no condomínio popular onde moro .

    Acaba no primeiro turno .

    A entrevista do Giannetti confessando o que a Osmarina irá fazer, tirei cópias e distribuo . Ficam assustados. E explico que não fui eu que escrevi, mas o braço direito da Osmarina .

  25. Maria Helena disse:

    A maré está mudando. Tenho alguns poucos parentes que sempre votaram contra o PT. Com o que tem se informado com relação a Marina, estão mudando de opinião e hoje fiquei surpresa com a posição deles. Alguns já vêm a possibilidade de votarem em Dilma, pela primeira vez. Outros em branco, mas em Marina, de forma alguma. Isso é uma boa notícia!

  26. Pereire disse:

    O momento é de trabalho sério.
    Deixemos as especulações para depois dos resultados do dia 05/10/2014.
    Temos que trabalha duro para assegurar a vitória do povo trabalhador brasileiro.
    Temos que trabalha muito duro pela VITÓRIA de DILMA!!!
    Temos que ter muito cuidado e trabalho intensificado e redobrado.
    É hora de SERIEDADE!!!
    Vamos trabalhar, de forma muito SÉRIA, para consolidar a VITÓRIA de DILMA!!!!
    CERTAMENTE será a vitória do BRASIL!!!

  27. manelito disse:

    Vamos votar em massa nos candidatos do PT e do PCdoB. Nao basta votar em Dilma. Temos que dar condiçao ao governo de realizar as reformas.
    Vamos militância, informar isso para as bases.!!!!!!!
    Isso é importantíssimo!!!!!!!!! DIVULGUEM.

  28. Cláudio disse:

    Vitória de Dilma e do Brasil logo no primeiro turno!!!! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  29. jose carlos machado da silva disse:

    Segunda feira estarei no showmicio de LulaDilma e o PT, sim, Lula e imbativel, a nacao vermelha estara la, a massa vermelha sera forte e vibrante, contagiaremos todos que por ali passarem, mataremos o PIG de raiva e os coxinhas tambem. Aviso , precisamos tambem alertar as pessoas em igrejas, seria muito bom. Tenho apenas um receio, esta midia desesperada pode tentar fazer alguma coisa mais drastica contra nossa Presidenta, sim vejam so, Ministerio Publico, STF, parte da Policia Federal, ricos, parte do PMDB e o PIG, o proprio vice de Dilma poderia assumir na impossibilidade dela ficar no cargo.
    Finalizando, pobre e negro tem a obrigacao de votar em Dilma, pois foi a unica na presidencia que realmente fez alguma coisa para defende-los, os que nao votarem, devem estar malucos.

  30. JÔ MUZY disse:

    Adorei a matéria e todos os comentários, estou em êxtase.
    Sairemos vencedores sem segundo turno.

    Quanto a revista VEJA não a leio há muitos anos, desde a matéria
    sobre doença de Cazuza.

  31. Lauro disse:

    Pqp… Mais um bloguete de quinta financiado com dinheiro roubado PTralha… Esse lixo esta contaminando a internet.

  1. 12/09/2014

    […] todos os que pretendem desmoralizar o Globope da Globo e a Proconsult de 2014.Agora, o incansavel Fernando Brito percebe que o Globope faz sumir a intençao de voto dos que acham a Dilma otima e boa.Milagre da […]

  2. 12/09/2014

    […]   […]

  3. 13/09/2014

    […] A capa de Veja é uma ilustração deste medo (a caminho do pânico) que tomou conta da direita, como ontem já se assinalava aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *