A incrível fábrica de pecadores convertidos na Petrobras

venina

Ontem, ia escrever sobre o suposto aviso de uma gerente  – Venícia Fonseca – de que havia gastos irregulares na área de comunicação da Diretoria de Abastecimento e, depois, na Refinaria Abreu e Lima.

Desisti porque a resposta da Petrobras havia sido pífia, tratando os fatos com uma contenção inadmissível a quem está sendo atacado com acusações desta natureza.

Como a empresa, depois, deu maiores informações e, agora, já é possível tratar do episódio, com fatos e lógica, sem cometer leviandades ( adoto o termo de Aécio, para que não restem dúvidas).

Aos fatos e às versões, para que os leitores julguem.

A Folha descreve assim o primeiro caso denunciado pela funcionária:

As primeiras denúncias de Venina Fonseca referiam-se a pagamentos de R$ 58 milhões por serviços que não foram realizados na área de comunicação, em 2008.Segundo a gerente, ela procurou Costa para reclamar dos contratos. Este teria apontado uma foto do presidente Lula e questionado Venina se ela queria “derrubar todo mundo”, relata a reportagem.

O leitor do jornal, portanto, fica supondo que manteve-se a irregularidade.

O que só se reforça, ao final da matéria, quando a Folha vai ouvir “o outro lado” e limita-se a registrar que a empresa “diz ter instaurado comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar os indícios de irregularidades em contratos e pagamentos da gerência de Comunicação da diretoria de Abastecimento e que o resultado das análises foi “encaminhado às autoridades competentes”.

Sem que isso implique qualquer desconsideração pelo que teria dito a ex-gerente, era dever da Folha ter registrado que a Petrobras, mesmo numa resposta pífia, que o “ex-gerente da área” (assim, sem o nome, que é Geovane de Moraes) teria sido demitido em abril de 2009, embora tenha conseguido adiar o afastamento com sucessivas licenças médicas. Como, aliás, faz hoje.

E porque não o fez de imediato, quando já sabia que o caso não fora “deixado para lá”, mas tornou-se objeto de apuração na empresa – ao contrário do que diz Venina – e da decisão de demitir o responsável pela “área de comunicação”? Tanto que a própria Folha o publicou em 22 de junho de 2009, inclusive com insinuações nada suaves de que o gerente Geovane de Moraes teria beneficiado interesses petistas.

Repito, não uso de acusações ou defesas levianas, mas de fatos publicados.

E, aliás, recentemente republicados, pela Época, em setembro, onde se fica sabendo que o cidadão é filiado ao PMDB, não ao PT, foi objeto de investigação por ordem da Presidência da Petrobras e que o assunto foi mandado, como deveria ser, à Polícia, mais especificamente à 10a. Delegacia Policial, onde consta do Procedimento 005.07275 do mesmo ano de 2009.

Se o caso era para “derrubar todo mundo”, inclusive o Presidente Lula – cujo retrato, diz Venícia, Paulo Roberto Costa apontou – parece que não se teve medo de apurar, não é?

Se a demissão de Geovane levou tanto tempo para se consumar, por força de licença psiquiátrica, é o caso de saber-se se havia acordo coletivo impedindo demissões durante licença – sei que há garantindo complementação do INSS até por quatro anos, justo o prazo em que ele voltou e foi mandado embora – ou se seu chefe, Paulo Roberto Costa, passou-lhe a mão na cabeça até sua própria demissão, em 2012.

Esclarecido o caso inicial, que é objetivo, passemos ao perfil da denunciante.

Foi, durante muitos anos, pessoa de confiança de Paulo Roberto Costa, muito antes do governo Lula. Trabalhou com ele, no período FHC e foi ele quem a levou, como pessoa de estrita confiança, para a Diretoria de Abastecimento. Coisa que ela própria descreve, no e-mail mostrado ontem no Jornal Nacional:

“Diz que desde 1999, quando conheceu o então diretor, teve muitas oportunidades de crescimento. Destaca que “tendo a sorte de trabalhar com ele, saí de uma situação de extrema pobreza e dificuldade na infância para o cargo de gerente executiva da Petrobras, atuando na diretoria de abastecimento”.

Lá, dirigiu licitações, foi do conselho da refinaria Abreu e Lima e tudo o que se podia esperar de proximidade com alguém que a tirou ” de uma situação de extrema pobreza e dificuldade na infância”.

Durante dez anos, portanto, Venina foi unha e carne com Costa e aceitou suas falcatruas, como parece ter ocorrido ?

E agora, quando a Comissão Interna da Petrobras lhe aponta responsabilidades nos casos que podem, em tese, levar à sua demissão ou arrolamento em processos criminais (além daqueles que responde no TCU), é acometida de uma crise de honestidade e começa a usar um suposto e-mail dirigido a Graça Foster como álibi?

Porque o e-mail divulgado no JN mostra, sem nenhuma dúvida, que Venina foi cúmplice de Costa: “me deparei com a possibilidade de ter de fazer coisas que supostamente iriam contra as normas e procedimentos da empresa, contra o Código de Ética e contra o modelo de gestão que implantamos não consegui criatividade para isso. Foi a primeira vez que não consegui ser convencida a fazer. Não consegui aceitar a forma. No meio do diálogo caloroso e tenso ouvi palavras como ‘covarde’, ‘pular fora do barco’ e ‘querer me pressionar’. Confesso que eu esperava mais apoio e um pouco mais de diálogo”.

Como assim “diálogo”?

– Ah, querida, é só mais uma roubadinha, vai… Eu sei que você é honesta, que aceita eu roubar só por gratidão, e sabe que eu roubo só porque preciso, porque eu estou enojado, já te contei…

Ainda bem que a imprensa brasileira não é levada a sério. Porque, senão, íamos ter uma inflação de santos, tanta gente safada que se “converte” à moralidade quando sabe que, por razões políticas, vai ganhar perdão por suas “delações premiadas”.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

32 Respostas

  1. Sergiop disse:

    Cadeia. Cadeia. Cadeia

  2. Brasileira disse:

    A Imprensa Brasileira é levada a sério sim, pela imensa maioria do povo brasileiro, ela só não é levada a sério por nós que nos informamos nos “Blogs Sujos”. Este é o nó da questão a maioria está acreditando no JN e outros jornais da Televisão e uma minoria na Veja, Isto É, que aliás já fala abertamente em Impeachment da Dilma,que aliás entrou no governo muda e sairá calada. Só Freud explica!!!

  3. Henrique from Curitiba-PR disse:

    Mandou bem Brito!

  4. renato disse:

    Fernado..onde esta o e-mail.
    parece que tiraram.

  5. Mancini disse:

    FFBB: ‘dupla de dois’! Bota auréola de novo! http://refazenda2010.blogspot.com

  6. Antonio Torres disse:

    Guardar documentos da empresa e depois pressionar a diretoria para obter ou se manter em cargos é chantagem. A nota da Petrobrás deveria ter apresentado os números e datas processos e ofícios encaminhados às autoridades de modo a enfatizar as providencias tomadas. A grande imprensa reacionária, vil e manipuladora esta dando voz a uma chantagista para atacar Graça Foster e obviamente tripudiar sobre a Petrobrás. Com a cotação do barril de petróleo em baixa, possibilidade processos de acionistas na bolsa de Nova York, operação lava jato e sob fogo cerrado da mídia golpista,o momento requer competência e firmeza dos dirigentes e, também, apoio de todos os brasileiros que defendem a Petrobrás. Todo apoio a Graça Foster!

  7. Marcos disse:

    Pois é Fernando. Vi a “denúncia bomba” ontem logo que saiu por volta das 17h. Fiquei desconfiado pois era o dia que a Petrobrás tinha anunciado a entraga de resultados do 3T14 masmo sem auditoria. Pensei: aí tem …

    Segui para um outro raciocínio que leva a uma outra operação além da política como você já mostrou neste texto.

    É o racicínio do mercado. Porque a notícia saiu por volta das 17h? Porque a coincidência (seria casual?) com o horário de encerramento das negociações? Seria para aproveitar o leilão de fechamento?

    As ações da PETR cairam ontem 5,7% e 6,5% e vem caindo muito nos últimos dias. Mas caem com um grande volume de negociações, ou seja, alguém está comprando de baciada, alguém tá enchendo o carrinho, como se diz por aí.

    Quem será? Seriam aqueles mesmos fundos lá nos eua que estão movendo processo por perdas? Quem será que quer comprar o Brasil barrratinha, barrratinha. Quem pechincha?

    Escrevendo este comentário me lembreida velho ditado: quem desdenha quer comprar.

    abraço

  8. Cicero - Porto Velho/RO disse:

    Gente! Vamos no popular: “Amante do Paulo Roberto Costa delata mais umas falcatruas do amásio”. Ou alguém aí tem dúvida? Se tem, prepare-se que nos próximos 12 dias um velhinho vestido de vermelho com uma carruagem voadora chegará à sua casa exatamente às 24:00 horas. Aliás, em todas as casas do planeta Terra exatamente à 24:00 – assim como e na velocidade do “Super Homem”.

  9. Helenita disse:

    Não seriam amantes? Será que no quadro da Petrobrás não teriam diversos funcionários competentes para ocupar alguns dos cargos que essa nova santa ganhou de PRC? Cúmplice e sócia é pouco ainda!!!
    Vejamos que a mídia grande veiculou a ida dessa santa para Singapura como se fosse uma punição, quando ela fora ocupar uma polpuda diretoria naquele país…
    Certo é que o ninho das serpentes fora tecido e aquecido muuuuiiito antes, desde a ditadura, desde Sarney, desde Color, desde FFHH, que deu um empurrão a mais, outorgando à Empresa o direito de fazer contratações fora da Lei de Licitações, Lei essa que não impede as negociatas, mas dificulta, cansa bastante primeiro. Os governos do PT não tiveram inteligência para conhecer a estrutura que estavam recebendo, e deixou ali dentro as mesmas serpentes agindo.
    Idêntico caso, só que bem menor, foi encontrado no Ministério da Saúde, pelo ministro Humberto Costa, que a maldita imprensa acabou por atingir com a imunidície ali descoberta.
    Trata-se do caso da operação Vampiro, creio eu, onde os elementos ali inciaram a corrupção no governo Collor, passaram livremente pelo Itamar, FFHHCC (8 anos!) e logo no início do governo Lula Humberto Costa suspeitou e pediu ajuda Pa Polícia Federal para desmontar a estrutura criminosa. Lembremos que elementos levados pelo Ministro Humberto Costa para o Ministério, ali chegando para ocupar cargos de confiança do ministro, chegaram e se acumpliciaram com os corruptos ali aninhados há anos. Quando José Dirceu tomou medidas para afastar elementos do Roberto Jeferson de cargos dos Correios, eis que Roberto Jeferson, em conluio com Carlinhos Cachoeira e o jornalista da Veja, armaram uma incrível arapuca para incriminar José Dirceu, veiculando vídeo feito há dois anos antes com Valdomiro Diniz, na Loteria do Rio, como se fosse hoje, no Palácio do Planalto.
    Os corruptos não aceitam ser molestados, e têm meios de revidar, como é o caso dessa tal Verçosa…
    Resumo: é muito difícil administrar…

  10. Jose Saguy Tenorio disse:

    Acabei de ser informado que está havendo a maior correria da Polícia Federal, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. A Pedido do Juiz Moro, a PF quer descobrir qual a foto do Lula que foi apontado pelo crime. Os policiais federais que querem saber se é pra apreender também a moldura da foto, pois tem um policial federal que veio de Curitiba, que está desconfiando de uma moldura.
    Os Ministros Gilmar Dantas, Tóffoli e Marco Aurélio, talvez tenham que ficar de plantão, pois a qualquer momento podem ser acionados.

    Assim que eu souber de mais detalhes eu juro que informo a todos vocês.

    Beijos

    • renato disse:

      Qual Lula? O que afirmou que mentiu (inclusive esse blog estava no evento e não teve nenhuma nota sobre isso) sobre os números dos menores de rua no brasil? E agora desapareceu pra evitar que o petrolão respingue nele?

  11. Helenita disse:

    Essa Venina Verçosa é sem dúvida bandida, mas tem bom gosto, não acham? Um tremendo milionário, engenheiro e com “Aqueles olhos verdes…”.

  12. Tomás disse:

    Digamos que a seja verdade o que a Folha relatou: “Segundo a gerente, ela procurou Costa para reclamar dos contratos. Este teria apontado uma foto do presidente Lula e questionado Venina se ela queria “derrubar todo mundo”. Talvez seja esta seja apenas uma mentira do jornalista para meter a foto do Lula no meio da história de corrupção, o que é uma prática bem desenvolvida pela Folha.
    Mas se fosse verdade, e se a funcionária fosse apenas uma inocente que estava a querer defender sua empresa e se deparou com uma muralha intransponível? Neste caso, imagine-se a revolta e a sensação de impotência diante do crime, que uma pessoa como esta deveria ter sentido. Claro que neste caso específico o mais certo é que o bandido estivesse usando a foto do Lula para blefar, sugerindo-se blindado por forças superiores. Esta poderia muito bem ser uma tática fundamental empregada por ele para manter-se safo. É provável até que ele deva ter apelado para a mesma falácia muitas e muitas vezes.
    Coisas como esta não podem ser conservadas em segredo absoluto. O funcionário honesto que impotente percebe o crime contra sua empresa e não tem como saná-la, precisa pelo menos desabafar com alguém, que ele julgue que não vai prejudicá-lo. E é deste modo que passam a circular de boca a boca as informações sobre os fatos, transformadas logo em fofocas, que voam por diversos círculos sociais, em múltiplas e anabolizadas versões. Por baixo, pela base, a empresa e os governantes estão tendo suas imagens destruídas. Políticos começam a falar coisas sem nexo que eles não podem provar, e muitos os consideram loucos. Você acha que existe um outro país subterrâneo ao qual você não tem acesso. Alguns se gabam de “saber de tudo” e tiram proveito pessoal disso. Os traidores aproveitam para aumentar as versãoes ao nível do comprometimento de pessoas que não estão comprometidas, visando fender instituições.
    Esta circunstância de que falamos em respeito à Petrobras, talvez padronizada e reproduzida em outros empreendimentos públicos, imagine-se o quanto de poder não concentra com potencial para solapar qualquer imagem de honestidade que possua os governantes, sejam Lula ou Dilma, independentemente de que estejam completamente inocentes dos malfeitos de bandidos espertos.
    É por isso que é muito bom que se aproveite este momento, e com a maior serenidade e calma, se vá destruindo todo o arcabouço dessa ladroagem que tem empacado o país por décadas e décadas. O funcionário honesto tem que ter o direito de ser a regra inviolável, e não a exceção. Enquanto isso, que vá a Corregedoria fazendo uma limpeza bem expressiva nas bases que replicam este absurdo que nem sequer permite mais que no país existam funcionários honestos e orgulhosos de seu trabalho. Estas bases são as prefeituras.

  13. ademir disse:

    HUmmmmmmmmm!!!! creio que esta “arrependida” não fez o teste do sofá, porque não era candidata a atriz, mas deve ter feito o teste da estalactite, por ser geóloga por profissão…vai dar pra quem tem tempo, bonitinha da Petrobrás….acho que você o Bostonaro estupra….cuidado ao ir ao congresso nacional, o irracional está lá.

  14. Observador disse:

    Isso dá um tango.

  15. janes salete disse:

    Mais uma santinha do pau oco inventada pela mídia corrupta. Foi despedida porque era malandra, não por ameaça. Quem está ameaçando é ela, porque quer voltar a ter as benesses que usufruía diante da Petrobráx. Enquanto isso, quem está sangrando e desesperada para ter audiência é essa empresa corrupta, globo, com seu jn e seus programecos de sexta categoria. A veja está empacada nos caixas dos super, pouquíssimas pessoas a compram.

  16. Joca de Ipanema disse:

    Situação de extrema pobreza na infância? É geóloga formada pela prestigiosa escola da minas de Ouro Preto. Não entra quem quer. Não é estudando em escola pública ou com uma formação precária que se chega lá. Acresce que uma da características dessa escola é o fato de que os alunos precisam ter a condição de manterem-se na cidade, com grandes despesas de alojamento e alimentação. Algo aí não rima. O que faz o cônjuge dessa jovem senhora?

  17. revenger disse:

    Esta é com certeza uma ladra do bem, conforme o PiG pelo menos!

  18. Marco V itis disse:

    Venina Girafa, eu não acredito em você.

  19. Ramiro Conceição disse:

    Ontem, o jn esqueceu o título do filme: Bonnie e Clyde.

  20. Cezar disse:

    Dizem as más línguas que eles eram mais que unha e carne.

  21. Helenita disse:

    Pois é, Venina Verçosa, quem tudo quer, tudo perde… Você participou e compactuou com as falcatruas, retendo em suas mãos um poder cada vez maior, na medida em que cresciam os negócios em que tomava parte ao lado de seu galã Paulo Roberto Costa. Levantou vôos ousados, ocupou cargos jamais sonhados, sustentada nos segredos milionários, nos quais se enriqueceu e se lambuzou. Agora, terá sua vida revirada e terá que ressarcir a Petrobrás dos prejuízos que você própria causou.Votará a ser pobre, se é que algum dia o foi, só que agora pobre e sem honra!
    Pode ir embora, mas sem arrastar as pessoas que a demitiram.

  22. andre disse:

    Ex-gerente da Petrobras que acusou Graça Foster “foi destituída” do cargo porque ameaçava superiores
    A Petrobras divulgou uma nova nota de esclarecimento sobre o caso da ex-gerente Venina Velosa da Fonseca, que disse ter alertado a presidente da estatal, Graça Foster, sobre irregularidades nas obras da Refinaria Abreu e Lima, de Pernambuco, em 2009, de acordo com reportagem do jornal Valor Econômico.

    A estatal do petróleo diz que a funcionária pôde revelar, em comissão interna criada pela empresa para apurar procedimentos de contratação nas obras da refinaria os fatos que acaba de trazer à tona, mas não o fez.

    “A empregada guardou estranhamente por cerca de 5 anos o material e hoje possivelmente o traz a público pelo fato de ter sido responsabilizada pela comissão”, aponta o comunicado da Petrobras. A empresa se refere ao fato de Venina ter sido acusada de ter cometido falhas que elevaram o valor das obras em R$ 3,9 bilhões.

    A Petrobras afirma ainda que Venina “foi destituída” do cargo de diretora presidente da Petrobras Singapore, em Cingapura, onde atuava, por ter ameaçado seus superiores de “divulgar supostas irregularidades caso não fosse mantida na função gerencial”.

    A companhia cita também outras medidas que foram tomadas contra irregularidades, como a instauração de comissões internas, a demissão do gerente da área de Comunicação do Abastecimento em 2009 e o aprimoramento de procedimentos internos. Resultados de relatórios foram enviados para a CGU e para o MP-RJ.

    “Não procede a afirmação de que não houve apuração por parte da Companhia em nenhum dos três casos citados por ela: RNEST, Compra e Venda de BUNKER e Irregularidades da Gerência de Comunicação do Abastecimento”, ressalta a estatal, sobre as denúncias da ex-gerente ao Valor.

    Leia abaixo a íntegra da nota:

    Esclarecimento

    Com referência às matérias publicadas na imprensa a respeito de denúncias feitas pela empregada Venina Velosa, a Petrobras reitera que tomou todas as providências para elucidar os fatos citados nas reportagens. Não procede a afirmação de que não houve apuração por parte da Companhia em nenhum dos três casos citados por ela: RNEST, Compra e Venda de BUNKER e Irregularidades da Gerência de Comunicação do Abastecimento.

    A Petrobras instaurou comissões internas de apuração, entre as quais uma referente aos procedimentos de contratação nas obras da RNEST, em 2014. A empregada foi ouvida nesta comissão, momento em que teve a oportunidade mas não revelou os fatos que está trazendo agora ao conhecimento da imprensa. A empregada guardou estranhamente por cerca de 5 anos o material e hoje possivelmente o traz a público pelo fato de ter sido responsabilizada pela comissão.

    A empregada foi citada no relatório desta Comissão com referência a responsabilidades por não conformidades consideradas relevantes. O resultado foi enviado às Autoridades Competentes (MPF, PF, CVM, CGU e CPMI) para as medidas pertinentes. A empregada foi destituída da função de diretora presidente da empresa Petrobras Singapore Private Limited em 19/11/2014, após o que ameaçou seus superiores de divulgar supostas irregularidades caso não fosse mantida na função gerencial.

    A Petrobras instaurou comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento. O ex-gerente da área foi demitido por justa causa em 3 de abril de 2009, por desrespeito aos procedimentos de contratação da Companhia. A demissão não foi efetivada naquela ocasião porque seu contrato de trabalho estava suspenso, em virtude de afastamento por licença médica. A demissão foi efetivada em 2013. O resultado das análises foi encaminhado para a CGU e MP/RJ e há uma ação judicial em andamento visando ao ressarcimento dos prejuízos causados à companhia pelo ex-empregado.

    Após resultado do Grupo de Trabalho constituído em 2012, a Petrobras aprimorou os procedimentos de compra e venda de bunker, com a implementação de controles e registros adicionais. Com base no relatório final, a Companhia adotou as providências administrativas e negociais cabíveis. A Petrobras possui uma área corporativa responsável pelo controle de movimentações e auditoria de perdas de óleo combustível, que não constatou nenhuma não conformidade no período de 2012 a 2014.

    Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

  23. Meg disse:

    Ah! essa moça tem uma carinha de nota de 3 reais, que eu não sei porque vem posar de anjo arrependido e injustiçado, passado pobre, blá, blá, blá.. Será mesmo que sou só eu??? Graça Foster é merecedora deste dramalhão mexicano??? Ai meus sais!!!!!! Tem cada uma tão fajuta que não cola mais nem para as crianças que acompanham estas baixarias feitas contra Dilma, Lula e o PT (e elas estão entendendo mais da conjuntura política atual do Aécio e seus seguidores sociopatas e fascistas, do que Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino e os Mervals da vida ou Miriam Leitão e Sardenberg entendem da economia). Duro de aturar!!!!

  24. Sidiney Costa disse:

    Ferando Brito, veja isso. Também não sou crente e nem afeito a numerologia ou tarô, mas como diz você: “mesmo ateu uso versos bíblicos”. Eu sendo cético, quis saber algo sobre esta Peçonhenta TEIMOSA.

    SIGNIFICADO DO NOME VENINA
    VENINA: variante de VENILIA (Sugerida por internauta – pendente de revisão)
    ORIGEM DO NOME VENINA
    Qual a origem do nome Venina: ROMANO

    SIGNIFICADO DE VENINA
    Qual o significado do nome Venina: NINFA DAS ONDAS DA PRAIA.

    SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME VENINA – ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: V
    Possui um lucidez incomum, especialmente no que se refere julgar o mundo e as pessoas. Sempre abre a boca para dizer a coisa certa. O problema é que não vive com os pés chão, e desliga sua atenção com uma rapidez incrível. As vezes isso da a impressão de não estar nem ai para o que acontece a sua volta. Liberdade, é uma coisa muito importante para você e, e por esta razão prefere resolver sozinho seus problemas sem pedir ajuda ou conselhos a quem quer que seja. Não gosta nem de dar nem de receber ordens. E precisa aprender a controlar a teimosia.

    http://www.significado.origem.nom.br/nomes/venina.htm

  25. Sidiney Costa disse:

    Olha mais sobre o significado do nome da Peçonhenta Venina

    SIGNIFICADO DO NOME VELOSO
    VELOSO: variante de HELOISA (Sugerida por internauta – pendente de revisão)
    ORIGEM DO NOME VELOSO
    Qual a origem do nome Veloso: TEUTÔNICO

    SIGNIFICADO DE VELOSO
    Qual o significado do nome Veloso: LUTADORA.

    SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME VELOSO – ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: H
    Muito ligado em dinheiro e posição, sua personalidade se sobressai quando você está diante de um desafio. “Vem quem tem ” seria um bom lema na sua vida. Dificilmente passa dias preocupado com problemas, pois é do tipo que encontra soluções para os problemas em segundos. Tem uma imagem de pessoa meio solitária, e que não gosta de brincadeiras. as vezes um pouco distante e severa. Deve tomar cuidado para toda esta eficiência não estar escondendo um pequena insegurança.

    SIGNIFICADO DO NOME VELOSO – SUA MARCA NO MUNDO!
    RESERVADA,EQUILÍBRIO,CONFIABILIDADE,PERSPICÁCIA,ESPÍRITO ANALÍTICO
    Trabalhadora e prestativa, alguém que desde a infância já sabe o valor das coisas, cuida de tudo com muito zelo e não gasta sem controle. Busca oportunidades que a façam atingir independencia profissional e financeira, por isso passa a visão de uma pessoa ambiciosa. Sempre pronta para oferecer ajuda mesmo sendo alguem muito ocupada, nunca se nega a ajudar quem a procura. Precupada em causar sempre uma boa impressão, não economiza quando se trata de qualidade, mesmo assim sabe usar muito bem seu dinheiro. Mostra-se muito bem sucedida, e está sempre na moda. Influencia as pessoas com facilidade, mesmo que a principio reajam a sua liderança. Cortesia e boas maneiras nunca passam despercebidas na pessoa de personalidade 8. Quando se mune destes pontos positivos que causam admiração tira das pessoas a impressão de autoritária. Deve tomar cuidado para o espirito competitivo e seu senso critico não atrapalhar seus relacionamentos,

    http://www.significado.origem.nom.br/nomes/veloso.htm

  26. JOILSON GOMES disse:

    E JAQUES VAGNER? NINGUEM FALA NELE? TOTALMENTE ENVOLVIDO E AGORA MINISTRO?

  1. 13/12/2014

    […]   […]

  2. 16/12/2014

    […] Por Fernando Brito, no blog Tijolaço: […]

  3. 16/12/2014

    […] Fernando Brito, via Tijolaço […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *