A história do petroleiro Rubem e o preço da anistia a FHC na Petrobras

p36

Rubem Gonzalez é petroleiro.

Não o conheço, mas sua história chegou-me por amigos, via Facebook e achei que devia difundi-la.

É uma narrativa crua, dura, do que ele viveu na empresa, nos tempos de FHC.

E um lamento dolorido não apenas pelo PT ter “adotado” figuras que vinham deste período –  vejam que todos os “operadores de falcatruas são “de carreira” e exerceram cargos chave na administração tucana, inclusive Delcídio do Amaram, durante meses Ministro de Minas e Energia. Mas por ter aceitado que é ele – e somente ele, como quer o Dr. Moro – o protagonista do tal “maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.

Leia, é de chorar pelo que fizeram  com nossa mais importante empresa e que, hora alguma, agora vem ao caso.

Um pouco da minha história

Rubem Gonzalez, no Facebook

Trabalhei no GEDEP da Petrobras e fui fiscal e supervisor de unidade marítima , entre outras a P-34 , Antigo PP de Moraes, atual Juscelino Kubiscthek , Ela foi totalmente reformada no Caju no RJ no estaleiro da IVI, mas o dono da obra era o estaleiro Astano da Espanha lá pelos idos do final do século passado.
O “incentivo” a indústria nacional naquela época era tanta que até as cortinas dos banheiros vinham de Portugal, tudo era importado, centenas de fornecedores do planeta inteiro, boa parte empresas de fachada abertas apenas para fazer uma venda “laranja”, até da nova Zelândia e do Vietnã tinham fornecedores.
Um verdadeiro cipoal de contratos, subcontratos, concorrências casadas e 90% das obras ganhas pela Marítima que para quem sabe chegou a ter uma das maiores carteiras de encomendas de unidades petrolíferas do planeta sem ter um estaleiro , pessoal ou expertise no meio.
Essa Marítima era apenas uma saleta alugada de 3X4 com uma mesa, um fax , uma linha telefônica e uma secretária feia. Em nenhum lugar do planeta aquela empresa de fachada poderia se habilitar a pegar a reforma de um conjugado no morro do sabão.
Porém no honestíssimo e probo governo FHC essa mistura de galinheiro com prostíbulo detinha 90% da carteira bilionária da Petrobras de encomendas navais, mormente superfaturadas em 30 % na média porque 10 % é gorjeta de garçom.
Foi desse produtivo forno de falcatruas aonde emergiu – e é óbvio e de conhecimento de todos que depois naufragou – e nasceu a sua obra prima, a famigerada e conhecida por motivos trágicos e funestos a Petrobrás – 36, ou P-XXXVI para os íntimos.
O resto é história, história de impunidade, de desvios e corrupção criada pelo PSDB, descoberta inclusive pelo correto tucano Philippe Reichstul , mantida e surpreendentemente acobertada pelo PT que aceita passivamente que toda a história de corrupção da empresa caia em suas costas sem dar um pio.
Afinal foi decretado que a corrupção nasceu em 2003 – e esses fatos que que narrei aconteceram a partir de 1996 -Então de duas uma, ou eu desconheço minha história ou então o sentido da palavra corrupção mudou muito nessas reformas ortográficas que aconteceram no período...

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

39 Respostas

  1. JOSÉ disse:

    Fernando, como bom jornalista que vc é, provavelmente já checou toda a história atras de provas factuais não é msm? Porque um “chegou até vc” é temerário. Ou seria desespero de não ter mais como fazer sua ginástica habitual com os números e notícias vindas da Petro?

    • Paulo ETV disse:

      presunção da culpa pega ,heim?!!!!!!!!

      exercício para casa:
      criminalize,pragueje,xingue, todo café e cerveja que tomar e veja se dar dor de barriga.

      • rubem gonzalez disse:

        Alguma dúvida? quer me entrevistar também? Se quiser estou a disposição, pode deixar o seu telefone.

        • Ricardo T Munhoz disse:

          Parabéns Rubem. importante história que vc nos passa, eu dito que o grande erro do PT foi, de não ter feito uma faxina na Petrobrás, quando assumiu o governo deveria ter conversado com os sindicalistas e a associação de engenheiros para ter uma noção da realidade da empresa. Entretanto vivemos hoje repleto de puritanos que nunca viram corrupção antes, como disse o Ricardo Semler outro dia na sua coluna da Folha de São Paulo, tenta alguém colocar um produto na Volkswagen. Terá que passar pelo chefe de compras, o resto nós sabemos, mais uma vez Parabéns.

  2. Nelson disse:

    “O resto é história, história de impunidade, de desvios e corrupção criada pelo PSDB, descoberta inclusive pelo correto tucano Philippe Reichstul , mantida e surpreendentemente acobertada pelo PT que aceita passivamente que toda a história de corrupção da empresa caia em suas costas sem dar um pio.”

    Não foi só na Petrobras, não. Também a imensa (*) roubalheira perpetrada por FHC e seus asseclas nas privatizações da Telefonia, da Energia Elétrica, da Vale do Rio Doce e de outras empresas, acabou por ser acobertada pelo PT. Livrar a cara de FHC e dos tucanos foi, sem dúvidas, um grande desserviço prestado por este partido ao povo brasileiro.

    * Possivelmente, somente nas privatizações realizadas na ex-União Soviética é que ocorreram roubalheira e corrupção maiores que nos oito anos de FHC no comando do Brasil.

  3. Roberto Monteiro disse:

    E ainda vêm uns trastes por aqui defender o fhc, dizendo que em 14 anos o pt nunca descobriu nada sofre o impoluto príncipe da privataria. Cada um!

    • ernesto disse:

      Não foram só 14 anos meu filho. O PT na oposição vivia, com o auxílio de seus militantes no jornalismo, tentando encontrar qualquer coisa para acusar o governo. Imagina se o FHC comprasse do Vietnã algo que seria mais barato aqui, a gritaria que as gralhas não fariam. Não encontraram antes. E não encontraram depois, quando estavam com o governo na mão. Um roubo de um grupinho aqui ou ali deve ter existido, é óbvio. Mas, como dizem os próprio participantes, nada parecido com a “corrupção institucionalizada” do PT.

      • Sidnei Brito disse:

        Ernesto, já viu a lista de corrupção do TSE?
        Quem foi o campeão de fichas sujas em 2012?
        Bom trabalho de casa!

      • Geraldo Silva disse:

        Ernesto me convidou, prum samba ele mora no Braz…
        Pegamos o Trem das 11 superfaturado com as propinas do tremsalão.

        Isso não se faz Ernesto!!!

  4. Celso Junqueira disse:

    Trabalhei na Petrobras Distribuidora em 1972, na rua Acre, no Rio de Janeiro. época d ditadura brava. O Presidente da Petrobras era Ernesto Geisel, depois presidente da República. Muitos militares na empresa. À boca pequena, já se falava em irregularidades aqui e ali, mas todo mundo quieto. Meu chefe me disse uma vez:”O que você ouvir aqui, não passe para a frente. Guarde para si”.

  5. ernesto disse:

    Há um erro crasso no título que fala em “anistia”. Anistia é aquilo que o bandido pode receber, não aquilo que ele pode dar. O Zé Dirceu pode ser anistiado, o Delúbio, o Genoíno, etc. Em breve, talvez a própria alma viva mais honesta possa requerer a sua.

    • LUIZ disse:

      Meu caro. Não estou acreditando que você prega que a corrupção no Brasil é obra do PT. Só mesmo sendo completamente ignorante para acreditar nisso. Busque na história (não na Globo, Estadão, Folha, Estado de Minas e outros lixos), mas na história do Brasil e vai entender o que é corrupção. FHC só não destruiu o Brasil, porque ele é muito maior do que qualquer corrupto. Então, leia um pouco de história antes de repassar essa conversa fiada de que a corrupção é coisa do PT. FHC e sua gangue doaram o patrimônio Brasileiro todo e você ainda vem me falar de “corrupção institucionalizada do PT”. Me ajuda ai!!!!!

      • ernesto disse:

        Em primeiro lugar não esqueça que, apesar da excepcional situação mundial, o PT só não levou o Brasil para o buraco de imediato porque o Lula tinha a receita do FHC para seguir, como prometeu na Carta aos Brasileiros (que ele cumpriu no início). Quanto ao desconhecimento do processo de privatização e dos seus benefícios, ou à visão tacanha de que isso é “doação do patrimônio”, quem precisa estudar, e urgente, é você. Mas o tema era a corrupção e é claro que ela sempre existiu e vai existir. Como também é claro que o PT a levou a um estágio de saque organizado do país jamais visto, talvez não só no Brasil. Saia do mundinho em que se faz de conta que a realidade é outra. Caso contrário você corre o risco de ficar como o seu líder, a alma viva mais honesta, que fala grosso quando está com seus blogueiros de estimação, mas não tem coragem de entrar num estádio de futebol ou de aparecer na propaganda do seu partido.

        • Haroldo Mourão Cunha disse:

          Meu caro, qual o significado de “situação excepcional mundial” é essa de que fala? Tu vive em qual mundo? Lembra da “marolinha”, quando Lula disse isso foi taxado de lunático bêbado, pois se o mundo estava uma bosta, como o Brasil seria diferente? Bem, ele provou que seria sim!!!

        • Salvador disse:

          Como é que é? Receita do FHC? Receita do FMI, ou o sabichão acha que recorreu-se ao FMI para mendigar uns dolarezinhos sem uma contrapartida. Enche o saco essa premissa desses alienados de que o Brasil se governa por gravidade desde o FHC. Na ideia de vcs o Brasil se deu bem apesar do governo petista e por causa de uma excelente gestão tucana. Ledo e Ivo engano, Ernesto. Como então se explica que no “excelente”governo FH o Brasil sucumbiu a (não uma nem duas) mas a 3 crises econômicas de países periféricos do capitalismo mundial (Rússia, Tigres asiáticos e Argentina)? Sabe qual era o jargão no jornalismo econômico de então? Se os EUA pegassem um resfriado, o Brasil dava pneumonia. Que belo exemplo de saúde financeira não? Agora vc vim dizer que existiu uma corrupcaozinha aqui outra ali é muita cara de pau tua. O que existiu, Ernesto era: corrupção organizada multiplicado pelo acobertamento organizado tanto dos órgãos de investigação, quanto da mídia amiga( que hj é inimiga do governo de turno). Mas esperar de vc um mínimo de perspectiva histórica é pedir muito, haja vista ser a tua única Fonte de CONHECIMENTO as reportagens da veja, Globonews, CBN, etc. Quem nasceu pra Magnoli, nunca chegará a Celso Furtado.

          • Octavio disse:

            Não deveriam dar créditos ao perfil falso chamado “ernesto”. Ele certamente é pago para fazer comentários nos sites progressistas. Mas, falando em corrupção, lembro-me de uma audiência pública a respeito da privatização da telefonia. Um promotor disse que os imóveis das empresas privatizadas pelo governo fhc foram vendidos pelas empresas que “compraram” (receberam doação) e com esta venda obtiveram dinheiro suficiente para pagar a dívida contraída. Apenas com a venda dos imóveis que eles receberam junto com a empresa. Lembrem-se, que as grandes áreas que abrigavam a obsoleta tecnologia das teles, foi substituída por uma tecnologia mais compacta. Infelizmente, tenho que concordar com um comentário acima. O PT teve toda a oportunidade de colocar a boca no trombone e mandar toda a turma da privataria para a cadeia. Mas, ao invés disto, deu oportunidade para Delcídios …

          • ernesto disse:

            Da corrupção não vou nem falar porque se o cara realmente acredita nos wikiconsultores e nas demais lorotas petistas é questão para a psiquiatria. Quanto ao FHC, é inegável que o Brasil mudou por ações suas, saindo da baderna da hiperinflação para uma moeda estável, a reorganização do PROER, a modernização das privatizações, as bolsas para os pobres que depois o Lula mudou de nome, a LRF e tudo o que compunha a receita que acabou encimada pelo chamado tripé. E isso foi construído a partir de um país em escombros, numa época mundial de crises fortíssimas e com uma oposição canalha. Mas sabe quem acabou confessando que a receita era boa? Foi o Lula. Repito, o Lula, que prometeu segui-la na Carta aos Brasileiros. E no começo ele seguiu, colhendo o que havia sido plantado antes numa fase em que os pares do Brasil cresceram no automático (e cresceram mais que nós). Mas o que o Lula plantou? Corrupção, incompetência, o aumento cavalar da dívida e das despesas, etc. E aí, para completar, quando a maré refluiu um pouco, eles começaram a achar que sabiam pensar e decidiram se afastar da receita e criar uma “nova matriz”, gerando o desastre atual, que só será revertido com a retirada da camarilha petista do poder.
            Agora, só por exercício, imagine que aquilo que os petistas lhe contaram fosse verdade. O Brasil estava quebrado, mas o gênio analfabeto foi lá e fez o que ninguém fizera em 500 anos. Depois de 13 anos desse grande governo o país estaria espetacular e, mesmo que houvesse alguma pequena crise, quem soube consertar os erros milenares dos outros em meses corrigiria isso em dias. Por que não conserta? Por que a mágica não funciona? Percebe que te enganaram e a coisa só funcionou enquanto ele respeitou a receita?

          • Salvador disse:

            Ah Ernesto, percebo que me enganaram sim, e que a ti continuam enganando. Sobre a autoria da receita, reitero, é do FMI e não do FHC. O FMI sempre usou e ainda hj usa o seu receituário de liberalismo econômico contra qualquer país cujo governo se submeta a tal. Mas até eles recentemente admitiram que nenhuma economia sobrevive sem um bom estímulo estatal. Estímulo de fato via investimento público que de fato entregue ao cliente (pra usar terminologia da New Management Public) obras concretas e não uma reles jogada de marketing como o “avança Brasil” do trevoso governo que vc defende. Mas para falar de plano real, basta vc ler o livro da Papisa do jornalismo econômico Mirian Leitão e vc verá que o plano real é uma imitação do plano cruzado do Sarney ( veja só). Os economistas, segundo ela, todos da PUC do Rio, estavam em ambas equipes econômicas. A base foi um tal de plano Larida. Se não fosse uma proibição Constitucional – o país não podia ter duas moedas ao mesmo tempo – José Sarney seria o “estadista” por trás da estabilização econômica e FH seria o político de Quinta que é o lugar que lhe cabe por justiça. A obra prima de FH foi entregue pelo tal de Itamar Franco, o presidente mandatário no lançamento do plano. Depois o mesmo Itamar – segundo relato de Pedro Simon – não deixou prosperar uma PEC que tinha o escopo de dar-lhe uma reeleição (imagina se ele tivesse feito como o FH, que não só não se pôs contra como estimulou e comprou votos pra sua própria reeleição – ah se fosse em El Salvador onde um tal de Manuel Zelaya foi deposto unicamente por propor um plebiscito perguntando se a Constituição deveria ser mudada para permitir a reeleição do governante.) Se aplicassemos este rigor ao FH ele saía era morto do Planalto. Um país sobre escombros? Não muito diferente do que ele entregou em 2002. Ernesto, seu microcefalo, economia não é um fim em si mesmo. O que importa é o bem estar das pessoas e qualquer governo minimamente sério deve tomar as medidas de correção das imperfeições do mercado (ooooohhhh, falei besteira? Pois adivinha só o papai Noel não existe, coelhinho da Páscoa também não e o MERCADO -a ele toda honra e toda Glória- tem imperfeições). E quando o governo toma medida que em vez de desagradar a população desagrada o mercado -a ele o poder a honra e a glória – imediatamente este aciona o seu arsenal ideológico disperso nos vários meios de comunicação e de informação e passa a desacreditar o governante hostil. Com relação ao FH continua sem me explicar como ele como ele fez essa mágica de governar de 2003 até hoje sendo que, quando mandatário, quebrou o país 3 vezes e foi de Pires na mão a FMI mesmo tendo privatizado tudo sem contudo legar um mísero dólar pra um fundo soberano para a nossa Pátria – o que ele privatizada num dia o mercado comia e uma semana. O q aconteceu, Ernesto, foi que FH seguiu à risca o plano recessivo imposto ao Brasil e com isso matou a oferta (indústria) e a demanda interna – bolo fermentado mas nunca repartido. Já o Lula deu valor real ao salário mínimo – o tu vai dizer que foi o FH?- destravou o crédito, turbinou a assistência social, gerou milhões de emprego, fez isso tudo com os mesmos ou até menores índices inflacionários que o FH, ou seja turbinou a demanda sem estourar a inflação, coisa que o FH dizia que se desse 10 reaizinhos a mais no SM a inflação explodia.Quem é o enganado aqui?

    • FAbricio Azevedo disse:

      Meu caro Ernesto, dúzias de coisas foram descobertas, denunciadas e até comprovadas. Mas lembra do “engavetador geral da república” ? Ou do “rolo compressor” do FHC no Congresso ? A quantidade de coisas que foi legalizada na marra é absurda, tudo com o apoio do PMDB, esse partido que só não chamo do que quero para não ofender as senhoritas que fazem da venda do corpo ganha-pão. Isso sem falar do criminoso acobertamento da mídia… Mas vamos falr de fatos mais recentes… O Cérvero, a quem não dou muito crédito, falou de alguns milhõezinhos que caíram na mão da turminha do FHC. Se você acredita nele quando ele fala do PT, porque não quando ele fala do FHC e sua quadr…, digo, seu partido.

      • Manrel disse:

        Fabricio, deixe o Ernesto continuar a passar o “atestado” de mal informado.
        Um burro deve ser levado até a fonte, mas não podes ensiná-lo a beber água.

  6. Batista disse:

    Se domínio do fato, de fato fosse não seletivo, o “estamos no limite da irresponsabilidade”, confessos em tempos da Privataria, seria mais que suficiente para engaiolar toda essa corja que vendeu o Brasil, de pai, para filho, desde 1500.

  7. Isaias Patricio da Costa disse:

    Tem um irmão na minha igreja que trabalhou ha dois anos para um gerente da petrobrás. Esse gerente tinha diversas casas e apartamentos tudo feito com dindin da petrobras e os funcionários dele eram pagos com o din din da petrobrás tbm.

  8. titus disse:

    A corrupcao desse FHC nao foi so vista por muitos brasileiros mas foi sentida por milhoes!

    E falnado em corrupcao ainda nao descobri quem e o dono da tal da PRIME !!! Alguem?

    O dono dessa laranja esta muito bem escondido(a)

  9. Alex Cardoso disse:

    Puxa, estou chorando até agora. Ainda bem que chegou o PT e a roubalheira e a incompetência na Petrobras sumiram quase que por encanto. Ô sorte.

  10. Gerson disse:

    Essa empresa Marítima, era praticamente de fundo de quintal, e passou de uma para outra a ganhar concorrências de construção de plataformas para a Petrobras de centenas de milhões de dólares, e como disse o autor, sem ter um estaleiro. Um dos capítulos desta história está no fundo do mar com os corpos de 9 trabalhadores. Investiguem isso e vão achar tucanos bicudos agarrados nesses contratos.

    • rubem gonzalez disse:

      Fundo de quintal, falou tudo. a certeza da impunidade era tanta que nem se preocuparam em usar uma empresa com tradição no mercado. Saíram do zero e fizeram isso.

  11. edson disse:

    Não é à toa que um dos mantras da oposição é o tal aparelhamento para a companheirada. Nesse blá blá blá conseguem que seus lacaios continuem em postos chaves em empresas como a petrobras, o Banco do Brasil, etc, etc etc,

  12. henrique de oliveira disse:

    Tenho um cunhado que trabalhava na REPLAN em Paulínia SP , e nos tempos do “honestíssimo” FHC ele sempre me dizia , rapaz a Petrobras do jeito que tá vai pro vinagre logo logo , ou seja os tucanos queriam fazer a empresa quebrar para justificar sua venda ou doação para os gringos.

    • Gerson disse:

      Igual a Vale do Rio Doce.

      • Octavio disse:

        A Vale? Vale a mesma coisa que um plano de saúde. Bem, ela foi vendida por 3 bilhões (vamos reajustar o valor para o triplo, cerca de 9 bilhões hoje – chutando). O plano de saúde AMIL foi vendido por 5 bilhões. Então …

  13. Edivaldo disse:

    Sou petroleiro. e a decada de 90 foi muito dificil na era fhc, eles queriam sucatiar para vender, a troco de banana.

    • Luiza disse:

      Ela está sendo preparada para ser vendida na bacia das almas, Edivaldo..
      Já venderam vários campos e agora estao começando a entregar ativos na pior baixa do preço do petróleo. Isso nao é atoa, pode ter certeza.
      Entrega para os gringos por um precinho bem baixinho..e em poucos meses a petrobrás vai estourar a boca do balao com os preços lá em cima, inclusive com o valor das açoes petro valorizadas em 700%, tenho absoluta certeza. Foi assim também com a Vale e a CSN, preços despencam, o Brasil entrega e em pouquinho tempo as duas ressurgiram como as estrelas do pedaço, as mais lucrativas e o valor das açoes mega valorizadas.
      Por que voce acha que o Soros comprou uma fortuna em açoes e desde entao é o maior acionista privado da Petrobras? Porque ele sabe que o Brasil vai doar a empresa e aí a extraçao vai ser de 100% da capacidade e as açoes vao subir ao céu, simples assim..

  14. Nelson disse:

    A grande obra do FHC, em benefício do grande capital, nacional e internacional, foi colocar o país e seu povo, definitivamente, de joelhos perante o poderio desse capital, Sr Ernesto.

    FHC pegou o país com dívida interna de R$ 68 bilhões e o entregou a Lula, oito anos depois, com R$ 687 bilhões.

    Detalhe. FHC privatizou – doou – quase 70% do nosso patrimônio afirmando que utilizaria os recursos arrecadados para amortizar a dívida pública e a multiplicou por 10.

    Fernando Henrique Cardoso fez o governo mais deletério e corrupto da história brasileira.

    • Assim Falou Golbery disse:

      por isso não… Dilma acabou de doar todo patrimônio público tecnológico, coisa de uns R4 3000 tri para iniciativa privada. Agora, quem quiser pode montar centro de pesquisa em universidade privada com docente de pública, sendo que esse continua recebendo o salário público e apenas um capilé da privada

  15. beto disse:

    Caros blogueiros progressistas quem é mais traidor da pátria, o fhc ou Silvério dos Reis?

    O fhc tem ap em Paris e diz q é de um amigo, q o sempre empresta. Agora, sinceramente, na vida real quando um homem faz isso para outro há uma relação homoafetiva entre eles, pô …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *