Aécio finge desconhecer a crise do petróleo para entregar o pré-sal

petrecio

Em seu artigo de hoje na Folha, depois de uma lenga-lenga de “adivinhão” (claro, qualquer um deveria saber que os preços do petróleo iam cair vertiginosamente, onde já se viu?) sobre a trajetória de investimento – e crescimento – e faz comparações para dizer que – oh! – a Petrobras está “mais pior” que as demais petroleiras, todas afundadas em prejuízos, cortes de investimentos e demissões.

Todas, inclusive a indústria de petróleo que há dois anos eram apontadas como as “vedetes” do mercado petroleiro, as empresas de shale oil norte-americanas que – exatamente como teve de fazer a Petrobras com o pré-sal, a partir de 2008, investiram em aumentar sua produção.

Para que se tenha uma ideia, o número total de sondas em operação nos EUA caiu de 1.633 para 637, entre 23 de janeiro de 2015 e sexta-feira passada. Só na última semana, foram menos 13 (- 2%). Um pouco mais atrás, com o petróleo lá em cima, eram mais de duas mil. Segundo a Bloomberg, “no ano passado, 42 empresas de energia norte-americanas foram à falência, devendo mais de US $ 17 bilhões”.

“As falências estão se acelerando. Magnum Hunter Resources Corp., Swift Energy Co. e New Gulf Resources fecharam em dezembro. Com mais liquidações chegando ao mercado, os caçadores de pechinchas podem não estar disposto a pagar alto quando há tantos negócios disponíveis.   O próximo teste será o leilão de propriedades de Quicksilver Resources Inc., agendada para quarta-feira. O perfurador de xisto declarou falência em março, com mais de US $ 2 bilhões em dívidas.

“Portanto, muito do frenesi em shale nos últimos anos foi um resultado do dinheiro que transbordava de Wall Street”, disse Terry  Clark da White Marin. “Foi tanto um jogo Wall Street como se fosse um jogo de petróleo e gás. “As empresas assumiram todos esse risco e agora vemos o resultado. ” 

Lógico que os assessores de Aécio sabem disso. Então porque fazer demagogia com a principal empresa brasileira no meio de uma crise desta gravidade na indústria do petróleo?

A resposta está no próprio artigo: para entregar o pré-sal.

“O caminho para recuperação da Petrobras e seu papel no desenvolvimento nacional não é simples, mas possível. Um bom começo é a discussão no Congresso da proposta do senador José Serra, que propõe mudanças importantes no modelo da partilha, acabando com obrigatoriedades que hoje engessam o bom funcionamento da empresa.”

Os traidores do Brasil sempre estão usando essa desculpa. “Ajudar a Petrobras”, como Fernando Henrique “ajudou” a Vale.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

31 Respostas

  1. GABRIEL disse:

    Brito, quando iremos atingir a auto-suficiencia de petróleo ?

  2. Pereira disse:

    Meu caro Brito, o papel da UND além de golpista entre muitos outros, é ser simplesmente ENTREGUISTA de quatro para a CIA.

  3. L. Souza disse:

    Porque o Aecio não escreve sobre o Jet Set no Leblon?

  4. Irion disse:

    É a especialidade do PSDB: ENTREGAR! (além de mandar descer o pau em professores…). A propósito, eles NÃO CONSTROEM NADA, mas são os primeiros que querer entregar o que foi construído com o dinheiro do povo.

  5. renato arthur disse:

    Que sorte o Brasil nessa última eleição. Tivesse Aécio ganho, com esse congresso a Petrobras, patrimônio brasileiro, já era. Por isso tem que se ficar sempre atento pois a função do PSDB e dessa oposição é entregar tudo que é nosso, pois no futuro eles vão todos morar em Miami.

  6. Pedro C. disse:

    Acho que a melhor resposta a este cidadão chamado Aécio, seria a seguinte:
    Como o preço do barril do petróleo está muito baixo, qual a necessidade de extrair mais petróleo do pré-sal agora? O que a Petrobras está extraindo está bom demais, não precisamos entregar nada pra ninguém neste momento e em momento nenhum.

  7. Joselito disse:

    Independente do mérito da reportagem, algo me chamou a atenção:
    “Segundo a Bloomberg, “no ano passado, 42 empresas de energia norte-americanas foram à falência, devendo mais de US $ 17 bilhões”.

    Pelo que me parece, no ano passado fechou-se mais empresas de energia nos Estados Unidos do que jamais houve no Brasil, com sua política de monopólio e a consequente ausência de concorrência……

    • Elza disse:

      São muitas empresa pois o Xisto é espalhado, não se encontrando em gigantescas formações nos EUA, pelo menos até agora, não interessava as grandes corporações, era muito pouco para elas,entendeu ou quer que eu desenhe?

      • Joselito disse:

        Isso eu entendo, mas justificar um xisto “espalhado” pelo não monopólio realmente não faz sentido. Trata-se de opção soberana “de poder”.

        Quando se fala “de energia” não estamos falando só de hidrocarbonetos, mas elétricas também.
        Voce poderia desenhar o que o fato de o xisto ser espalhado tem a ver com as poucas empresas de energia elétrica que temos, ou com o fato de que o pré-sal também é “espalhado”?
        A concorrência seria ruim nesses cenários (no setor de energia elétrica já existe concorrência)?

        • Leo F. disse:

          E isso é ruim ? O não fechamento de dezenas de empresas de energia e consequente ondas de demissões, pelo fato do mercado ser fortemente concentrado na Petrobras ?

          O mercado dito “concorrencial” americano de exploração de petróleo e gás, tem a maior parte do seu share em companhias de estrutura societária majoritariamente americana (ou norte-americana, se estendermos às áreas de concentração de areias betuminosas canadenses hoje).

          Isso, desde antes do boom de conhecimento da extração do óleo de xisto.

          O monopólio da Petrobras se estabeleceu em um mercado diametralmente oposto de energia, cuja maior parte das reservas se encontram offshore e o nível de capacitação humana e tecnológica exigidos, além das pesadas necessidades de investimentos, exigiam a participação estatal.

          Mais do que isso, se definiu que o “ouro negro” era recurso estratégico para a soberania nacional, e portanto, de propriedade do Estado ao compor suas reservas. Tendo assim começado o monopólio.

          • Hell Back disse:

            Sim; lá nos EUA pode ter monopólio, aqui no Brasil é proibido ter monopólio nos setores estratégicos da economia.

          • Joselito disse:

            Só mencionei um fato. Não tenho conhecimento dos dados suficientemente para poder opinar, de forma sólida, se o monopólio é bom ou não. (lembrando que monopólio é uma coisa, a obrigatoriedade de empresas com capital majoritariamente nacional, outra).
            No entanto, bom que as coisas fiquem esclarecidas:
            Se a Petrobrás “é brasileira”, orgulho dos brasileiros, deve ser pelo fato de que a União tem 50,3% de suas ações ordinárias (se somar com BNDES fica maior).
            No entanto, na hora de distribuir os lucros, mais de 60% do capital não é do Brasil, está em ADR nivel 3, estrangeiros e bovespa.
            Então, ficamos assim:
            – Eu dito as regras do negócio, o negócio é meu.
            – Na hora de pegar o lucro do negócio, ai é seu.

            Mas o petróleo é nosso, sem dúvida. Seu lucro, bom, ai não sei….

  8. Marcelo Teixeira disse:

    Fernando Brito
    Está no DNA de Aécio.
    A Famiglia de Aécio tem Curriculum em entregar patrimônio nacional aos gringos.
    Niobio:
    http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com.br/2013/01/niobio-aecio-neves-e-antonio-anastasia.html

  9. titus disse:

    Quem dera fosse so o presal!
    CBMM vende à estatal japonesa poder de veto sobre o Nióbio
    Briga entre as famílias Neves e Faria provoca crise institucional ao eliminar a soberania
    nacional sobre o mineral mais estratégico e raro do mundo

  10. Lenita disse:

    E urgente um debate entre os petroleiros e os engenheiros da Petrobras em rede nacional com o “coca-boy”, serra e fhc. Queria ver dizerem essas abobrinhas olhando bem nos olhos dequeles que conhecem a importancia da Petrobras para o Brasil. Nao sobraria nem as penas dos tucanos para contar a historia. Esta na hora da midia alternativa pautar essa questao de maneira firme.

    • Mark disse:

      Lenita, vagabundo não enfrenta nada “olhos nos olhos”, o negócio deles é agir na calada da noite, porque é onde a propina corre solta e os interesses pessoais (e corporativos) ficam ocultos…

      • Lenita disse:

        Oi Mark, concordo contigo e por isso mesmo que o debate tem que ocorrer de maneira clara. O povo que nao tem tempo pra entender esse jogo sujo precisa ser informado. Sei que sao bandidos assumidos e muito caras de pau. A informacao tem que ser difundida, me parece a unica maneira de ganhar a guerra da informacao. Os blogs sujos poderiam promover debates assim, enfim e preciso muita uniao para desmascarar essa turma sinistra… rsrsrs

  11. Luiza disse:

    Não é desculpa do aécio, psdb ou oposiçao…eles estao sendo coerentes, nada mais…
    Todos eles mais o poder judiciário brasileiro em todas as instancias[mpe/f, pgu, stf, pf, cnj,cnmp e afins] estao enterrados até os dentes no plano de dominaçao geopolítica aglo-americano[jogue no google] que vai engolir o Brasil, principal palyer da América Latina. A infiltraçao dos representantes dessa força mundial está enraizada no país em todos os poderes[legislativo, executivo,judiciário], nos movimentos sociais “espontâneos”[ mpl, mbl, revoltados on line etc, em diversas ongs que atuam camufladas[maioria na amazonia e/ou ligadas ao meio ambiente], e em centros de estudo camuflados[ Univerdidade Autonoma, instituto millenium], assim como blogs contratados para esse fim[blogs hospedados como na revista veja e revistas como istoé, valor economico], jornaçoes como folha, o globo, estadao e tantos outros,além de tvs como a globo e afins.. para disseminar o pensamento de EStado mínimo, enfraquecimento da nacionalidade e soberania nacional em prol da abertura total do país as multinacionais, ou seja, desnacionalizaçao em todos os sentidos.
    Dilma, como todos os ex presidentes brasileiros antes dela , capitulou vergonhosamente[veja no ggogle o sentido exato da palavra].
    O que vamos assistir daqui prá frente é a entrega do que de resta do patrimonio público – petrobras, bancos[cef , bb e o que restou de bancos estaduais – quase nenhum], etc. porque infraestrutura de Estado como aeroportos, portos, rodovias e outros já foram entregues por período de 30 à 60 anos em concessao, o que é na prática “privatizaçao, como nao?
    Previdencia, que o governo mente que nao é superavitária, é sim, mas vao desvincular receitas da seguridade, que é a fonte do seu financiamento, para poder esse recurso advindo da desvinculaçao entrar no “bolao” do orçamento para poder ser destinado ao pagto dos juros de uma dívida pública que nem 20% dela se comprova legalmente.
    E o brasileiro em tudo isso? O brasileiro foi exluido do debate porque as altas questoes sobre o destino do povo sao discutidas e decidas sem povo, simples assim..
    A 1e recomendaçao do FMI e do Banco Mundial ao Brasil é a privatizaçao do Banco Cantral, a entrega da chave do cofre. Já está em andamento essa entrega. O povo sabe disso?? Quem faraá a discussao do tema??? Ninguém..
    Enntregando o BC ao setor privado, tornando-o independente, nao fará mais diferença alguma o presidente que os brasileiros vaso eleger depois disso. O povo sabe o que sobre isso?? Nada, absolutamente nada.
    É isso que dá uma nacão rica em recursos naturais cobiçadas mundialmente ter negado educaçao de qualidade ao seu povo. O resultado disso é um povo alienado, maipulado pela mídia vendida e sem a menor condiçao de participar dos rumos do seu própirio destino, aliás, destino trágico, miserável de estrema pobreza.
    Os que aplaudem as srbitrariedades da lava jato serao as próximas vítimas da ditadura judicial que está sendo implementado no Brasil , que suprimiu o devido processo legal com as garantias do direito de ampla defesa, presunçao de inocencia e observancia das leis formais e processuais.
    Vai custar caro ao cidadao brasileiro dar com as costas para tudo isso..

    • Hell Back disse:

      A maior riqueza de uma nação e que ninguém pode se apoderar é a educação do sei povo.

      • Nelson disse:

        Concordo apenas em parte com a tua afirmação, meu caro Hell Back. Penso que temos que fazer a seguinte ressalva: depende do modelo de educação.

        Se não, vejamos: o governo de Fernando Henrique Cardoso era eivado de intelectuais, gente da mais alta inteligência, supostamente. Eram todos, ou quase todos, pós-graduados, mestres, doutores em economia, administração, sociologia, etc. E o que foi que fizeram? “FHC destruiu a alma nacional”, afirmou, com propriedade o saudoso jornalista Aloysio Biondi.

        O filósofo Paulo Arantes chegou a escrever um artigo cujo título, se minha memória não me trai, era “A estupidez da inteligência” em que afirmava e se questionava, ao mesmo tempo: “nunca tivemos um governo com tão alta densidade de intelectuais, para quê?”

  12. marco disse:

    Pior é que com qualquer dolarzinho hoje eles veem e compram Petrobrás e pronto tá transferido o prejuízo de lá para cá!

  13. revenger disse:

    Esse shale gás nada tem a ver com aquele paninho fashion que Doutora Osmarina usa com muita propriedade, né?

  14. Alisson Souza disse:

    De que adianta a Petrobras ser nossa, a gente ter pre-sal, ser autossuficiente em petróleo e ter que pagar uma fortuna embutida no preço da gasolina pra amenizar o prejuízo que a petralhagem causou à Petrobras?

  15. Lenita disse:

    Alisson, onde estao as provas do que vc diz ? Sabemos todos (o Brasil inteiro e o Universo) que os abusos na Petrobras sao antigos, muito anteriores ao PT, assim, o que vc diz nao tem fundamento e vc bem sabe disso. Que tal vc contribuir para o debate com informacoes fidedignas, ja ajudaria bastante.

  16. Heitor disse:

    Com os preços baixos das ações, o Aécio deve ter comprado muitas ações. Sabe que vão subir quando o preço da commoditie estabilizar.
    Só que sua maior aposta é quando conseguirem, se é que conseguirão, privatizá-la.
    Tem muito dinheiro por trás de suas opiniões.

    • Hell Back disse:

      “(…) Tem muito dinheiro por trás de suas opiniões.”
      É por isso que os ianques querem eleger o Aéssim e fazê-lo mais um presidente fantoche, como os muitos ditadores existentes mundo afora.

  17. Tomás disse:

    Entreguista e traidor de seu país. Está para sempre banido da vida política, porque na luta eleitoral sua face perversa ficará marcada na cabeça de todo eleitor.

    • Hell Back disse:

      Mas depois da entrega total das riquezas nacionais ele terá a sua recompensa pago pelas multinacionais que se apoderaram das nossas riquezas.
      Quem diria que depois de 224 anos da morte de Tiradentes, Minas Gerais nos daria traidores do nível de um Joaquim Silvério, como Aécio Neves Cunha; Fernando Henrique Cardoso; José Serra; e muitos outros que compõem a oposição.

  18. Coocodeco disse:

    Esses mavis petralhas são hilários, são bobagens e mais bobagens, quem os lê tem a impressão q estamos no melhor país do mundo, mas é só o segundo pior, tem um país esquerdopata q ainda está na nossa frente, com a mesma mentalidade…. Ok tem gente q faz qqr coisa p sobreviver, espero q a mortadela tenha saciado a todos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *