O incrível interrogatório sem perguntas de Cerveró

suicid

Cerveró  – Então eu fui indicado para a diretoria da BR Distribuidora por reconhecimento do Presidente pela ajuda que prestei para resolver aquele problema do empréstimo da Schahin –

Procurador – Sim, o como é que o senhor soube do reconhecimento do presidente Lula a isso?

Cerveró – …. (silêncio)

Procurador – Ele disse isso ao senhor, pessoalmente ou por telefone?

Cerveró – Não, senhor…

Procurador – E como é que o senhor soube disso?

Cerveró – …. (silêncio)

Teria sido assim o interrogatório do senhor Nestor Cerveró  que lhe rendeu redução da pena?

Deve ter sido, porque a “ligação” de Lula à sua nomeação e a razão dela ter sido a “gratidão” presidencial pela operação ocua exatas duas linhas e meia no depoimento premiado de Cerveró, que, há coisa de uma hora, foi liberado pelo “vazador” para ser publicado. Sim, porque duvido que um repórter experiente como o do Estadão fosse “deixar para depois” de ser furado pela Folha que havia uma menção a Lula, justo na primeira página do documento.

Mas vamos ao que diz o papelucho, cuja guarda estava a cargo dos procuradores Fábio Mangrinelli Coimbra e Rodrigo Telles de Souza.

QUE, como reconhecimento da ajuda do declarante nessa situação (a quitação do empréstimo), o Presidente da República LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA decidiu. indicar o declarante. para uma diretoria da BR DISTRIBUIDORA, a Diretoria Financeira e de .Serviços.

Só. Nada mais, oficialmente, foi dito ou lhe foi perguntado, porque não está no depoimento, nem que seja para dizer “que, indagado, não soube explicar que…etc…”

Inacreditável. Aliás, na página seis, Cerveró diz que  Delcídio ” também era considerado responsável pela indicação do. declarante para a diretoria da BR DISTRIBUIDORA”. Era considerado ou era? Foi Delcídio que falou a Cerveró  da suposta gratidão de Lula?

A única operação concreta a que Nestor Cerveró se refere é um suposto empréstimo do Banco do Brasil ao usineiro João Lyra, em 2010, por influência de Fernando Collor e que teria irritado Renan Calheiros. Há, porém, um “probleminha”: informa oficialmente o Banco do Brasil que o empréstimo foi recusado e não saiu…

Qualquer delegado novato de DP no pé do morro aqui no Rio interroga melhor. Até porque sabe que um depoimento destes, sem materialidade e sem concatenação é lixo no tribunal.

Mas, no tribunal  em questão, parece “não vir ao caso” e o depoimento é totalmente adequado ao que se busca, de fato: acusar Lula assim na base do “ouvi dizer”.

Não precisa nem dizer de quem ouviu dizer.

PS. Detalhe intrigante: Detalhe, a delação não é o mesma que estava nas mãos de André Esteves e Delcídio do Amaral por uma simples razão: ambos foram presos  no dia 25 de novembro e o depoimento foi prestado dia 7 de dezembro. É uma nova versão, certamente  revista e talvez ampliada. Assim se conduz uma montagem.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

44 Respostas

  1. Messias Franca de Macedo disse:

    [AINDA SOBRE O MANUAL DE REDAÇÃO DO PIG]

    O que é delatado na Folha quando a mira é Lula, Renan ou FHC

    TER, 12/01/2016 – 15:54

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/o-que-e-delatado-na-folha-quando-a-mira-e-lula-renan-ou-fhc#comment-822611

  2. Messias Franca de Macedo disse:

    Cerveró – Então eu fui indicado para a diretoria da BR Distribuidora por reconhecimento do Presidente pela ajuda que prestei para resolver aquele problema do empréstimo da Schahin –
    Procurador – Sim, o como é que o senhor soube do reconhecimento do presidente Lula a isso?
    Cerveró – …. (silêncio)

    NOTA:
    e se o presidente em tela for o [presidente] da Petrobras!
    e se o presidente em tela for o [presidente] do Flamengo do [eduardo] ‘CU(nha) do ‘Aécio Furnas Forever’?
    e se o presidente em tela for o [presidente] da Escola de Samba Mangueira sob o patrocínio da estatal petrolífera?!
    (…)

    E continuemos assistindo ao clássico PIG X Razão Futebol Clube!

    • Messias Franca de Macedo disse:

      OKAMOTTO DIZ QUE LULA NÃO CONHECE CERVERÓ

      “Eu conheço o Lula há muitos anos e não conheço o Ceveró. Nunca o vi nem mais gordo nem mais magro. E acho que o presidente também não conhece o Ceveró”, afirmou o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, braço-direito do ex-presidente; em seguida, ele fez a ressalva de que o ex-diretor da Petrobras pode ter participado de algum evento com Lula; em delação premiada divulgada nesta terça pela imprensa, Nestor Cerveró disse ter sido indicado para um cargo na BR Distribuidora por “gratidão” de Lula por ter ajudado o PT a quitar um empréstimo com o banco Schahin;
      (…)
      “Deve ter algum evento (de Lula na Presidência) que o cara (Cerveró) foi. Agora, imaginar que teve uma reunião que ele (Lula) falou: ‘olha estou te nomeando porque você é um cara assim, assado’, isso, eu acho que não existe”, acrescentou.

      12 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 18:30

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/213037/Okamotto-diz-que-Lula-n%C3%A3o-conhece-Cerver%C3%B3.htm

    • beto disse:

      Esse jogo é chato.
      A razão sempre vence.

  3. José Carlos Vieira Filho disse:

    Esses caras tão querendo…..
    Acho que vão ter.

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … O que dá raiva também:
      esses procuradores de merda, almofadinhas alienados, são descompreendidos!
      Deveriam lavar a boca com creolina e desinfetante bactericida de última geração antes de proferir o nome [presidente] Lula com a tentativa torpe, inútil e criminosa de enxovalhar a história de um dos maiores líderes da nação brasileira!
      Asquerosos!
      [Reles] Golpistas!
      Escroques!
      Nojentos!…

  4. Messias Franca de Macedo disse:

    ESQUEÇAM A PROPINA BILIONÁRIA DE FHC! Ou, ‘Os golpistas não saem em férias’!

    “‘Quolé’ Conversinha mole do Pedro Corrêa!
    Agora – como nunca dantes (sic) – é Dilma”, afirma o PIG!
    Entenda

    #############

    Delator entrega registro de hotel para comprovar reunião com Palocci

    De São Paulo
    12/01/2016 17h29

    O operador de propinas Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, entregou à Polícia Federal cópia dos registros de entrada e saída do hotel em que se hospedou em Brasília, em junho de 2010, ocasião que teria participado de reunião entre o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. No encontro, ele afirma que foi acertado o pagamento de R$ 2 milhões para a campanha da presidente Dilma Rousseff.
    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/01/12/delator-entrega-registro-de-hotel-para-comprovar-reuniao-com-palocci.htm

  5. revenger disse:

    A charge pode até ser engraçada mas tem precedente no caso de Vladmir Herzog! Aquele que “se enforcou” sentado no chão. Ou melhor, foi suicidado.

  6. Heitor disse:

    Cadê a justiça?
    Não falo da Lava-Jato.
    Cadê o PGR, STF, CNN……

  7. titus disse:

    Realmente e abismal a incompetencia desses inquisitores!
    O cervero faz uma enrolacao total e parece que os que estao ali sonham!

  8. Messias Franca de Macedo disse:

    Lula já desmentiu Cerveró à Polícia Federal

    Mas, a PF vaza o que quer, Presidente – Paulo Henrique Amorim

    publicado 12/01/2016

    (…)

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/lula-ja-desmentiu-cervero-a-pf

  9. Tomás disse:

    Lula ter nomeado Cerveró para tão importante cargo, em reconhecimento por ele ter facilitado um empréstimo ao PT? Não foi porque Cerveró já trabalhara em grande destaque na Petrobras, inclusive ao tempo de FHC sendo auxiliar do tucano Delcídio? O problema maior é quererem que nós, os brasileiros, engulamos uma patranha monumental como essa. Só falta agora a mídia e seus procuradores, policiais e juízes midiáticos, antes de qualquer publicação de suas maluquices, pedirem desculpas aos mais capazes de perceber suas jogadas. Esta estupidez não pode ter sido bolada na mente do Cerveró, que devemos reconhecer que é brilhante. Certamente deve ter sido bolada por alguém primitivo tanto quanto os primitivos e ingênuos que pretende enganar. Cerveró apenas teria acedido, por não ter outra escapatória.

  10. Messias Franca de Macedo disse:

    Petrolão: se procurar o FHC, acha

    Fernando Morais: o juiz Garzón certamente sabe coisas desse rolo monumental

    http://www.conversaafiada.com.br/pig/fernando-morais-ao-pig-se-procurar-o-fhc-acha/capa.jpg/@@images/7b7bc47d-f1ed-47c7-950d-f21918cc4d17.jpeg

  11. italo disse:

    Segundo o PIG, o PT também é o mais culpado pela corrupção que levou o PSDB à receber 100MI do esquema da Petrobras. Vai que dá certo.

  12. renato arthur disse:

    Hoje a noite na Globo News será perguntado ao Gerson Camarotti a declaração de Cerveró “que foi indicado para a diretoria da BR Distribuidora por reconhecimento do Presidente Lula pela ajuda que prestou para resolver aquele problema do empréstimo da Schahin ” Camarotti dirá, que isto causou enorme preocupação no Planalto e que Lula tem medo real de ser indiciado na Lava Jato. No Jornal Nacional Bonner dirá que há forte suspeitas da ajuda de Lula e provavelmente Dilma à Cerveró. Amanhã na CBN Merval e Miriam leitão dirão que as ações da Petrobras entraram em forte queda em virtude das ações escusas no Planalto p/ ajudar o PT via Cerveró. Só que Cerveró nem conhece o Lula, mas isso não importa para nossa Midia.

    • Tomás disse:

      Se o Brasil já tivesse alcançado o patamar de país sério, o Camarote seria um contínuo de algum jornal.

      • Messias Franca de Macedo disse:

        … [Gerson] ‘Cama(a)rroti’ &$ ‘Renata Não Presta’ – uma das duplas (sic) de depravados da ‘RouboNews’!

        Lá isso é jornalismo, siô?!

  13. renato arthur disse:

    Os que querem denunciar o Lula deviam explicar o que a Globo (CBF e seus presidentes) e seus afiliados (RBS) fazem na operação Zelotes-
    http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/.
    O Cerveró tem muito que apreender com a Globo e a RBS Como se constrói falcatrua ( no governo FHC)

  14. Alisson Souza disse:

    Engraçado vc usar no post a charge que foi feita na Argentina sobre o promotor assassinado pela ex-presidente.

    • Gengiva disse:

      VazaTrol!!!!

    • Roberto Monteiro disse:

      E daí? Deixa de representar o que o Brito quis dizer? O assunto é outro, o objetivo é outro. Cabeça pequena não tem jeito: não cabem mais do que dois neurônios.

    • henrique de oliveira disse:

      Você esta mal informado ou mal intencionado , a arma que matou o promotor estava no nome de um presidente do Clarin, a Veja e Globo da Argentina.

  15. Messias Franca de Macedo disse:

    Recordando: “Renan indicou Cerveró para diretoria da Petrobras”, diz Delcídio

    Abaixo, *texto de Gerson Camerotti, publicado em seu blog no G1 – das Organizações Globo – em 20 de março de 2014. Nem é preciso desenhar para quem acreditava que Dilma Rousseff havia indicado Cerveró para a Petrobras.
    Em conversa com o blog, o senador petista Delcídio Amaral (MS), ex-diretor da Petrobras, disse que a indicação de Nestor Cerveró para a diretoria da Área Internacional da estatal foi do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL).
    Delcídio admite que foi consultado pelo governo sobre a indicação no nome de Cerveró, já que tinha trabalhado na Petrobras.
    O ex-diretor Cerveró, que agora está na BR Distribuidora, é considerado o pivô do negócio da compra de refinaria norte-americana pela Petrobras, que deu prejuízo aos cofres da estatal.
    “Eu fui consultado pelo governo por conhecer os quadros da Petrobras, mas foi o Renan quem bancou o nome do Nestor. O Nestor é uma indicação do Renan”, disse Delcídio Amaral.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://limpinhoecheiroso.com/2015/11/28/recordando-renan-indicou-cervero-para-diretoria-da-petrobras-diz-delcidio/

  16. Messias Franca de Macedo disse:

    Um dos três é o [presidente] Lula, segundo o PIG

    https://novobloglimpinhoecheiroso.files.wordpress.com/2015/11/renan_calheiros16.jpg?w=450&h=264

  17. Paulo ETV disse:

    algo se sucedeu durante o dia de hoje pois as chamadas para as notícias sõbre este assunto sumiram de repente do site da UOL.

    será que alguém percebeu a armadilha …

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    … Quando o PIG irá perceber que está exagerando na dose?!… II

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    DELCÍDIO USAVA SEU PRESTÍGIO PARA MANTER CERVERÓ NA PETROBRAS

    dezembro 01, 2015

    Em outro depoimento, Baiano diz que deu propina a Delcídio

    Deu no Correio Braziliense

    O lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, afirmou em sua delação premiada que a manutenção do engenheiro Nestor Cerveró na Diretoria Internacional da Petrobras era sustentada pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) – preso na quarta-feira passada sob suspeita de tentar barrar as investigações da Operação Lava Jato.
    (…)
    CERVERÓ CONTOU
    O delator declarou que Cerveró ligou para ele e contou sobre a indicação para a diretoria. “Pelo que o depoente sabia, a permanência de Nestor Cerveró no cargo era sustentada por Delcídio Amaral”, disse.
    (…)
    NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em outro depoimento, o lobista Fernando Baiano afirmou ter sido autorizado por Cerveró a repassar sua parte de propina pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas, ao senador Delcídio. Segundo Baiano, Delcídio do Amaral (ex PSDB) estaria pressionando Cerveró. Baiano teria repassado cerca de US$ 1,5 milhão a um amigo de Delcídio entre 2006 e 2007. O dinheiro teria sido usado para pagar dívidas de campanha.

    FONTE: http://www.tribunadainternet.com.br/delcidio-usava-seu-prestigio-para-manter-cervero-na-petrobras/

  19. Messias Franca de Macedo disse:

    … E, depois, quem é grato ao Cerveró é o [presidente] Lula!
    Ah, sei!
    [… Quando o PIG irá perceber que está exagerando na dose?!… III]

    ############

    Delcídio diz que por ‘questões humanitárias’ tentou ajudar Cerveró

    BRASÍLIA – Em depoimento prestado na Polícia Federal, o senador Delcídio Amaral (ex PSDB-MS) negou que tenha procurado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a libertação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O senador disse que apenas prometeu ajudar, para dar palavras de conforto ao filho dele, Bernardo Cerveró. Questionado se tinha interesse na soltura do ex-diretor da Petrobras, preso em Curitiba em decorrência da Operação Lava-Jato, Delcídio respondeu que sim, mas por motivos pessoais, por já ter trabalhado com ele na Petrobras e por presumir o sofrimento pessoal que vinha sofrendo. Em resumo, por “questões humanitárias”. As informações são da “Globo News”, que teve acesso ao resumo do depoimento.
    (…)

    FONTE: http://www.dm.com.br/politica/2015/11/delcidio-diz-que-por-questoes-humanitarias-tentou-ajudar-cervero-2.html

  20. Jose Fernandes disse:

    Essa mídia e uma verdadeira pornografia.

  21. Messias Franca de Macedo disse:

    Amigo de Lula prestava consultoria fajuta, constata Relatório da Zelotes, segundo o PIG

    $$$$$$$$$$$$$$$$$

    Relatório da Zelotes ferra global RBS e Nardes

    Era fajuta a consultoria que o relator das contas do TCU prestava !

    publicado 12/01/2016

    O Conversa Afiada reproduz parte do relatório de Procuradores da República ao Supremo Tribunal Federal sobre as atividades da Globo no Sul, a RBS e o Ministro (sic) das Contas, do Nardes, no âmbito da Operação Zelotes .

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/relatorio-da-zelotes-ferra-nardes-e-global-rbs-200b

  22. Messias Franca de Macedo disse:

    e aqui

    Relatório da Procuradoria Federal ao STF sobre o caso da RBS na Zelotes: rastros de uma operação que provoca arrepios

    Postado em 12 de janeiro de 2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=8110

  23. Danilo Stinghen disse:

    Então quer dizer que quando o Moro taca fogo no próprio rabo, de repente começa a requentar a delação do Cerveró? Ahhhh, cortinas de fumaça…

  24. serralheiro velho disse:

    E chamam este horror de judiciário, mpf e pf ? Estes caras estão nos roubando através de salários nababescos e questionável serviço público.

  25. Messias Franca de Macedo disse:

    Mario Prata no Roda Viva: “A imprensa, atualmente, está muito careta, muito séria e, principalmente, muito mentirosa. (…) Hoje só tem cronista caga regras na imprensa brasileira”

    Por jornalista Carlos Eduardo
    13/01/2016

    Em entrevista memorável ao programa Roda Viva, o cronista Mario Prata critica a falta de imparcialidade da imprensa brasileira e seus cronistas que espalham o ódio pelo país.

    https://www.youtube.com/watch?v=B02cgjFAMQo

  26. Leonel Inácio disse:

    A origem de todos os males tem nome: GLOBO.

    Generalizar para a mídia inteira é um erro. Serve apenas para tirar o foco. Sem a Globo, o resto da mídia não terá força.

    A Globo é o câncer do Brasil. É a Globo que deseduca, desinforma, distorce, esconde, inventa e manipula. Induz e conduz. Faz e desfaz.

    No Brasil, não haverá ESTADO DE DIREITO enquanto existir a Globo.

  27. Luís CPPrudente disse:

    O Homem de Preto da Vara de Guantánamo ataca novamente, seu desejo é continuar sendo o Homem do Ano da Famiglia Marinho.

  28. José Magno disse:

    Interessante em tudo o que se relata ou cita, os tucanos (politicos do PIG) que roubaram ou foram propinados estão mortos e pobres e os que NÃO roubaram ou aceitaram propina estão ricos e vivos…

  29. Eduardo Pereira da Silva disse:

    Caríssimo Brito, existem perguntas sim, apenas não as transcreveram para transparecer que o depoimento é totalmente espontâneo e sem direcionamento.

    OBSERVE, no começo do termo consta “INDICAÇÃO PARA “A DIRETORIA DA BR DISTRIBUIDORA e DISTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES NA BR DISTRIBUIDORA, RESPONDEU:” (repare que o “RESPONDEU ESTÁ GRIFADO e que após segue-se os dois pontos). Ora, se respondeu é porque lhe foi perguntando. Mas depois note QUE EXISTE APÓS CADA “RESPOSTA” UM PONTO E VÍRGULA E OUTRO “QUE”. Isso significa que aquele “RESPONDEU” seguido de dois pontos é o início de uma série de PERGUNTAS que são omitidas, mas cujas respostas iniciam nos inúmeros “QUE”, existente nos termos. Se divulgarem os áudios do termo se verá a infinidade de perguntas que existiram mas que não foram transcritas no termo.

    Além disso, não é de se descartar a possibilidade que todo o depoimento e perguntas (omitidas) já estivessem previamente acordados com a defesa e que a audiência de realização do termo de colaboração já estivesse previamente acertada, inclusive com as perguntas e respostas (“declarações”), sendo a referida audiência apenas para formalizar o que já estava acertado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *