Uma lição de dignidade a tanta gente que a perdeu

devolve

De Moisés Mendes, no Zero Hora de hoje:

A personagem do ano é a mulher que sai de casa arrastando chinelos e se dirige a uma repartição do município para dizer:

— Vim aqui devolver o cartão do Bolsa Família.

A cena repetiu-se durante todo o 2015 em prefeituras do sertão nordestino ou daqui mesmo, de Canguçu, de Rosário, de Cacequi. A mãe aprochega-se do balcão para anunciar uma decisão importante. Enfia a mão na bolsa em busca do cartão e puxa aquilo que é provisório em meio a outras coisas muito permanentes. E a moça do guichê pergunta:

— A senhora pode me dizer por que está devolvendo o cartão?

— Porque agora, e enquanto Deus desejar, não preciso mais disso.

Imagine a cena da mãe que sai de casa perfumada, com o melhor vestido floreado, não para pedir ajuda, mas para dizer que não precisa mais do amparo do governo para dar de comer aos filhos. Como a decisão foi tomada com o marido e a filharada, mesmo que a grande maioria nem marido tenha?

São as mulheres que fazem a gestão do benefício do Bolsa Família. Multiplicam os contadinhos. Mas, segundo alguns contrariados com tanta fartura, seriam o exemplo de povo viciado em esmolas. Uma mãe viciada em cento e poucos reais por mês.

Viciada em moedinhas que compram farinha de mandioca, do mesmo jeito que alguns empresários se tornaram viciados em subsídios, isenção de impostos, financiamentos com juro baixo, esquemas de proteção de mercado e outras mumunhas. Enquanto, claro, falam mal do Estado.

Uma mãe assim deveria dar curso de bons modos aos que atacam o Bolsa Família como distorção que não faz bem ao povo e ao país. O povo deveria entregar-se aos milagres do livre mercado, que muitos dos detratores do Bolsa Família defendem só nas teorias.

E também juízes, promotores e procuradores beneficiados com auxílio-moradia e auxílio-alimentação perpétuos podem aprender com uma mãe pobre que se dispõe a devolver aquilo que não precisa mais, porque arranjou um emprego ou descobriu um jeito de se virar sem o socorro do governo.

A personagem de um ano de crise braba não é uma, são as milhares de mães que entregaram o cartão do Bolsa Família em 2015, sem que ninguém lhes pedisse.

Os outros agarrados a benefícios mais graúdos, que ainda se lambuzam em privilégios que eu, você e todos nós pagamos, deveriam conversar com essas mães. Mas é difícil. Eles preferem continuar viciados em bolsas fartas que também as mães do Bolsa Família ajudam a sustentar.

Comentários no Facebook

62 Respostas

  1. Joao batista disse:

    Viva Dilma

    • ernesto disse:

      No caso você deveria dizer: viva o FHC, que criou as bolsas. O Lula as chamava de “esmola” (tem vídeo na Internet) e só as adotou, mudando o nome de Escola para Família, depois que, incompetente como todo petista, não conseguiu nem começar o seu Fome Zero.

      • Leonardo disse:

        Ernesto, como não vale a pena te explicar porque você está postando aqui por anos e insiste em mentir, então, vai tomar no cú. Valeu?

      • augusto2 disse:

        era precisamente esmola. Sem cadastro unico, passando a $ 15 por mês pouco antes das eleiçoes presidenciais (FHC) e com dor no coração por isso contrariar a neolibelice tukana.Era na epoca de Fhc isso mesmo.
        Agora, pergunte a revista Foreign Affairs e a mais de 40 paises do mundo.
        Va catar cokinho na ladeira, simiote.

        • ernesto disse:

          O vídeo está na Internet, basta digitar e ver. O Lula não critica o valor, ao contrário, diz que as bolsas são esmolas que deixam o cabra vagabundo, sem querer trabalhar. Quanto à mudança de nome, o decreto do Lula é de 20/10/2003, é só procurar e conferir. A verdade é que você são muito desinformados.

      • Avelino disse:

        Oi Ernesto
        Você e o Cunha, entre outros, tem uma coisa em comum a cara de pau, safadeza, de se apegar na mentira e achar que todos devem acreditar.
        A casa grande acredita nisso, bem como seus lacaios.

      • Armando Divan disse:

        Se tem o vídeo pq tu não colocou o link? Coloque o link para que não tenhas que mudar teu nome para desonesto.

      • C.Paoliello disse:

        Leia “O príncipe da Privataria” e vai saber melhor sobre quem é fhc.

  2. A. R. Carvalho disse:

    Bravo.

  3. JOACIL DA SILVA CAMBUIM disse:

    Vendo a matéria, e conhecendo bem essa realidade, já que viajo constantemente ao sertão paraibano, sinto um certo constrangimento em relação aos meus pares (altos servidores públicos). Não pelos benefícios que temos, alguns de discutível moralidade, mas pelas críticas que a maioria faz ao governo. E o pior é que, sem nenhum espírito altruísta, a maioria defende a iniciativa privada, um “estado mínimo”, estilo neoliberal. Podem até ter razão, mas certamente não são as pessoas indicadas para falar em enxugamento da máquina estatal, uma vez que somos – nós, funcionários públicos graduados – beneficiários desse sistema iníquo de arrecadação de impostos.

  4. Apolônio disse:

    Belo exemplo dessa senhora! Gostaria que esse exemplo servisse de reflexão para outras pessoas.

    • cloves disse:

      Não deve ser fácil abrir mão de 77 contos por mês, sendo que mais da metade é confiscado pelos impostos…. deve ser eleitora do Aécio e não quer mais ser aporrinhada para votar no PT.

      • Pafúncio Brasileiro disse:

        Cloves, seguramente você é um cara perverso. Vá se tratar !

        • cloves disse:

          Vejamos quem é o perverso….autoridades estão recheadas de mordomias e mamatas e não abrem mão de um centvo sequer dessas excrescências. Vejamos por exemplo ex-presidentes que recebem milhões em palestras e que não abrem mão do carro oficial e seguranças pagos com do dinheiro público. Quem é o perverso mesmo?

          • Beto disse:

            Se vc está se referindo ao pulha do FHC quando cita “ex-presidentes q recebem milhões…” então está certo. Inclusive o instituto dele, o IFHC recebeu uma bolada da SABESP, enquanto o povo de SP sofre com a falta dágua!

      • Leonardo disse:

        Oi Cloves!… Vai tomar no centro do cú! Valeu, querido!?

  5. titus disse:

    Pra ta vendo a dignidade a altivez de um povo, eles estao dizendo …eu quero… estao dizendo me de a mesma oportunidade..so isso e essa nefasta oligarquia tem a petulancia de promover ataques contra esses dignos de respeito e honra a negativa quanto mais se pode aguentar dessa injusta sociedade quanto mais se pode aguentar…oque eles querem uma guerra dos garfos e martelos sera que eles nao entenden que o povo sabe quen sao eles…e que sao eles que seram foicados..quanta estupidez e arrogancia e necessaria….

    • cloves disse:

      Veja no Youtube o Lula esculhambando a bolsa-família….INACREDITÁVEL! tanta safadeza do agora cafetão do bolsa……….Falar em prevelégios….vc efusivo tijoleiro já quitou seus débitos para com a Prefeitura de Macapá?! rs

      • João Paulo Ferreira de Assis disse:

        vídeos de youtube costumam ser editados. Lula nunca criticou o Bolsa Família.

        • cloves disse:

          Tem vídeo na íntegra. Lula chamava de Bolsa-esmola. Certamente pela oposição irresponsável. O Bolsa-Família foi resultado das concepçoes de Cristovão Buarque, Suplcy, FHC e ACM. Lula e o PT queriam o famigerado FOME ZERO.

          • Armando Divan disse:

            Engraçado que falam que tem um vídeo, mas não colocam o endereço para que se possa ver o dizem. Coisa de picareta igualzinho ao patrão Eduardo Cunha.

      • Salvador disse:

        Não vou te dar muita moral não Couves, tu gosta é de mídia então como diria o Boecha: vá procurar uma rola!!!!!
        No entanto eu vou te responder pq eu assisti ao programa do qual vcs editaram a fala do Lula. Nesse mesmo programa teve falas de FHC, José Serra e outros… O Lula ainda não tinha ganhado às eleições (aliás tinha perdido todas) e ele fazia uma alusão aos programas leve leite da prefeitura de São Paulo (Paulo Maluf) e no nordeste ao assistencialismo dos prefeitos (principalmente do extinto PFL) que só o faziam em épocas eleitorais. O contexto da fala era esse. Um momento em que já se percebia (na fala do Lula inclusive) uma busca pragmática do PT para ganhar as eleições. Daí veio a aliança com o PL (de Valdemar costa Neto). No entanto, o Lula não está incoerente como vcs desonestamente tentam mostrar – logo vcs q falam tanto em honestidade – ele tão somente criou uma – vou falar em caixa alta, coxinha – POLITICA DE ESTADO PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL E COMBATE À FOME, o q tem dado certo pq, adivinha, o Brasil deixou o mapa da FOME pela primeira vez. Tenha pelo menos a honestidade de dizer que o governo petista é o governo do mensalão, do petrolão e aquele que errado vou a FOME no Brasil, seria mais honesto se de fato honestidade é o q vc prega.

        PS: não saía dizendo por aí que eu admito que houve petrolão e mensalão, como a tese q prevalece é a de q estes esquemas de corrupção foram em prol da governabilidade – nas palavras de vcs comprá de apoio político de parlamentares e partidos. Eu apenas respondo que: fez parte do pragmatismo politico petista. Como só perdia eleicao quando se aliava aos partidos de esquerda fez uma inflexão ao centro e à direita para governar, precisava de apoio parlamentar então foi obter como pode, ou seja, comprando parlamentares, de fato uma prática muito nova no Brasil honesto. Diria Max Weber: ética da responsabilidade. Ou vc acha q deixariam o PT governar sem maioria no parlamento? A pergunta é retórica, coxinha. Se do mensalão e do petrolão se tornaram viáveis as propostas petistas para o Brasil como: mais educação (FUNDEB, transporte escolar, biblioteca na escola, 34 universidades federais, 250 novos campus de federais incluindo o campus cinobelina Elvas em Bom Jesus do Piauí, saúde (SAMU, MEDICOS CUBANOS) COMBATE à seca no nordeste (transposição do são Francisco, programa de cisternas 1 milhão ) programa Luz para todos que lá no meu Taquari, município de Alvorada do Gurguéia levou energia pra 3 famílias pobres – coisa q o programa luz no campo do trevoso governo FHC nao levou – melhoria real do salário mínimo, COMBATE EFETIVO À CORRUPÇÃO, sem engavetados geral da república, polícia federal com independência até exagerada a ponto de treinar tiro ao alvo na foto da presidência. Esse é o preço que eu pago com gosto. Esse petrolão petista eu pagaria cinquenta vezes mais. O q com certeza eu não pagaria era o mensalão tucano aquele mensalão cujo apoio parlamentar resultou na venda da Vale a preço de banana, na quebra do Brasil 3 vezes, nos programas q só existiam na propaganda oficial, esse mensalão… Esse eu não pago.

        • Salvador disse:

          Correção: Errado vou a fome no Brasil.

        • cloves disse:

          E não foi um só vídeo……foram dezenas de vídeos! sem lero-lero…… Então, para você, a vida nababesca de Lula, Dirceu, Delcídio, Erenice, Palocci, Delúbio, Pizolato, Vargas e cia é em nome do legítimo pragmatismo político!!!Então porque a petralha não reconheceu o mesmo ‘legítimo pragmatismo’ para com os militares, Sarney, Collor, FHC, ACM, Maluf e etc? A marca do governo petralha é a corrupção, a demagogia e sobretudo a empulhação. O pouco que funcionou bem foi devido a governos anteriores e ações alheias ao governo. Caos social causado por cortes no social, juros altos, desemprego, elevada carestia de vida ee sobretudo muita mas muita empulhação!

          • Salvador disse:

            Reconheceria, se visse nestas figuras um mínimo de vontade de ver o Brasil um país menos desigual e mais justo socialmente. Mas até uma toupeira como vc sabe que a diferença é que destes que vc vota e defende eles sim só querem roubar pra roubar e enriquecer e garantirem o seu poder pra continuar roubando. Mas partimos então da premissa (não aceita por mim) de que mensalão e petrolão existiram e foram – nas palavras da revista veja- compra de apoio político e parlamentar. Se essa compra de apoio foi para tornar viável um governo com verdadeiras preocupações de justiça social e oportunidades para todos até um atolemado com sífilis metal como vc vai concordar que aí sim os fins justificam os meios, pq nesse caso seria banditismo por uma questão de classe (Chico Science)

          • Salvador disse:

            Correção : sífilis mental

          • Salvador disse:

            Não vou te dar moral mais não: vá procurar uma rola!!!!!!!!!!!

        • betinho disse:

          Salvador, matou a pau!! Clap, clap, clap!

        • Paulo disse:

          A obra de transposição das águas do São Francisco está linda e grandiosa, mesmo assim pouco se fala na “grande” mídia liderada pela globo que de grande é a desinformação destruidora.

      • titus disse:

        Ohh The aromatic flower(cloves)odio,rancor…sao sentimentos adquiridos na infancia por alguma especie de abuso….
        um sintoma de todos os coxinhas…histeria..normalmente por reacao hormonal sabe…se entregue ao amor…regulariza o seu balance..

  6. italo disse:

    Os planos do Psdb, que segundo o PIG vai instalar a honestidade de volta, consistia em socorrer bancos, alguns de amigos, com o mesmo dinheiro público que o governo hoje paga o bolsa família. Que o TCU batizou de crime de responsabilidade e na TV crime contra a humanidade.

  7. cloves disse:

    Quando Lula vai devolver a Bolsa-Pixuleco…?

    • Patrice L disse:

      NÃO DÁ PRA DISCUTIR
      BOLSA FAMÍLIA
      COM QUEM AINDA
      NÃO ACEITOU A LEI ÁUREA.

      MISAEL FRANCO

      • cloves disse:

        Essa senhora precisa de saúde, segurança, lazer, cultura, poder de compra, dignidade, creche e escola para seus netos, emprego para os seus filhos e não emroa disso tudo 77 conto. Veja o quanto foi roubado só no petrolão? E a bolsa teve origem com ACM e o PT de Lula eram contra…..até que a deturparam e a transformaram em curral eleitoral.

        • Patrice L disse:

          Com seu neoliberalismo nem 77 conto ela terá!!!! E vc não está preocupado com ela, fato, vc está preocupado é em usar isto pra atacar o governo e por o seu Aécio no lugar!!!! Estado mínimo pra população e máximo pra vcs!!!!

          • cloves disse:

            Patrice, isso não é neoliberalismo, isso é o que esá na CONSTITUIÇÃO FEDERAL-88. Dignidade não é receber 77 conto por mês. Dignidade é ter governo realmente voltado para o povo. Quem é feliz vivendo de migalhas? um flanelinha tira muito mais que isso ao dia.E outra, quem recebe a recebe fica impedido de trabalhar, incentivo ao ócio. Contudo aseegura votos.

          • revenger disse:

            O herói do cloves ganha 77 conto por mes. Setenta e sete mil reais!

            Isso sim é uma senhora bolsa!

        • Thila disse:

          Você é Paulistano? Porque aaquhi em Recife tem tudo isto! Minha empregada quebrou a perna e foi atendida na Upa . Demorou a ser atendida plois o dr. que deveria chegar às 19.30 só chegou as 21.30. Ai ja tinha pessaoas demais na ortopedia. Nos outros atendimentos normal. 06 dias depois foj operada na unidade de ortopedia num interior pertinho de Recife. Para minha surpresa ela recebeu duas placas de titânio importada iguais a que minha filha a 4 anos tinha usado! Outra informação aqui em Recife estourou um escândalo sobre desvios enormes de remédios dos hospitais públicos e vendidos aos privados. Depois segredo de justiça e fconsequentemente esquecimento. Aí a culpa é do Governo Federal?

    • Mauricio Gomes disse:

      Assim que você devolver o bolsa troll, que você recebe para encher o saco com comentários saídos direto da fossa que existe na sua cabeça golpista e ridícula.

    • C.Paoliello disse:

      E quando a mídia-bandida vai devolver o bolsa-PIG?

  8. Paulo Brasileiro disse:

    Será que o legislativo e o judiciario vão devolver também o bolsa imoral que eles se dão.

  9. Dorgival disse:

    Como esse Clovis tem uma mente perturbada. Suas sórdidas colocações mostram uma personalidade totalmente voltada para a destruição de reputações, fatos positivos e histórias de vida decentes. Um covarde que se nutre da infâmia para sobreviver . Joga acusações no ventilador de uma forma infame, nojenta. Quero ver quando for acionado na Justiça para provar suas canalhices. É bom ele saber que está providência já está a caminho. Essa de usar codinome para se esconder não impede em nada que seja identificado. Um imbecil. Pode continuar vomitar baixarias que sua hora tá chegando.

    • cloves disse:

      Dorgival, diz aí qual foi a acusação feita por mim?

      Dorgival, diz aí que qual foi a ‘acusação’ feita por mim? Os fatos aqui ventilados são de conhecimento notório da esculhambação que virou o país da demagogia e da corrupção. Quem tem que prestar contas à sociedade com certeza não sou Cloves. Há outros codinomes que saõ realmente nocivos ao país como: MOCH, BRHAMA, BARBA, TIGRÃO, MY WAY, LINDINHO, PIXULECO, CANECO, VACA e assim por diante. O PT sempre foi contra a bolsa-esmola como esá gravado em vídeo. O PT aumentou consideravelmlente a bolsa-banqueiro como está declarado pelo próprio presidente da Febraban. Onde está a infâmia nessas colocações? Quero ver você defender esse desastre de governo e atacar a minha liberdade de expressão seja aqui num mero blog seja na Justiça, eu e você, DORGIVAL! I

      • Beto disse:

        O Brasil de Lula e Dilma SAIU DO MAPA DA FOME DA ONU! Isso é um FATO, e não adianta brigar com os fatos!!
        Pode espernear a vontade, role no chão, enfie o dedo no c* e rasgue, deita na BR, e nada vai adiantar, nada vai mudar o fato de que sob o PT, o Brasil VENCEU A FOME!!! Aprenda a conviver com isso, coxinha! Kkkkkkkkkkk

  10. Marina disse:

    Já ouviram falar da Frente Antifascista? Criada justamente para combater assassinos de reputações como esse Cloves . Uma banca composta por centenas de advogados, com representação na maioria dos estados.

    • cloves disse:

      Marina, diz aí qual é o FUNDO dessa FRENTE? ou seja, quem banca essa tal de frente que você falou? Serão que vão acionar os tijolecos que atacam a reputação de FHC, Aécio, Serra ou so a dos petroleiros e mensaleiros?

      • Beto disse:

        Simmmm… FHC, Serra, Aécio, são hombres de reputación pra lá de ilibada!
        Aliásssss, o PSDB todo é um monastério, só tem anjinho como Cássio Cunha Lima, Eduardo Azeredo, etc…
        Não entendo como o povo brasileiro já está há 16 anos sem eleger esses sanctos para o poder central!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Pafúncio Brasileiro disse:

    Dona Vanja Célia é uma pessoa de muita dignidade, seria bom que muitos brasileiros copiassem o belo exemplo dela. Parabéns !

  12. Maria Rita disse:

    Ganhar seu próprio sustento, ter autonomia. Desprendimento? Isso então é para poucos. Alguém pode imaginar um garotinho do Leblon devolvendo chaves de porshes, cartões de créditos ao papaizinho, dizendo: A partir de hoje vou trabalhar e viver do que ganhar?

  13. hcc disse:

    Minha enorme admiração. Só mesmo os humildes deste país têm esta dignidade.

  14. Ricardo disse:

    Juizecos e promotorzóides deveriam ter vergonha de receber auxílio moradia. Essa gente pobre e honrada dá lição de ética e moral nessa gente.

  15. Bernardo disse:

    Feliz 2016 e vida longa para o Bolsa Família . O Sr. FHC chamava de masturbação sociológica as ideias de sua esposa que junto com outros brasileiros ilustres preocupava-se em dar o mínimo de dignidade aos inúmeros excluídos. Lula aperfeiçoou a ideia e surgiu o Bolsa Família. Em vez de ficarem falando asneiras algumas pessoas deveriam se mirar no exemplo destas senhoras simples e dignas e procurar agir pelo bem de todos. Os tucanos a cada dia dão mostras porque não vão eleger um presidente tão cedo: o povo para eles é um detalhe. Eles não merecem o Brasil.

    • ernesto disse:

      Lula dizia que as bolsas eram esmolas que deixavam o cabra vagabundo e queria fazer o Fome Zero, que nem ele sabia o que era. Com a sua incompetência, desistiu e, em 20/10/2003, chamou o Bolsa Escola de Família e passou a mentir que o inventou e a oposição queria destruí-lo, desvirtuando a ideia original ao utilizá-la para conquistar o voto deste público sem acesso à informação. E nisso ele teve sucesso, pois sem os votos dos bolsistas o PT não chegaria nem no segundo turno, o partido vive dessa exploração da ignorância dos mais carentes.

  16. Oscar Müller disse:

    Alguém já ouviu falar de empresário que abriu mão do desconto no IR por seus dependentes?
    Seria acaso valor menor do que o Bolsa Familia dá por baguri?
    Viciados em esmola…

  17. lia vinhas disse:

    sinceramente, não vale a pena discutir com esses trolls, pago$ regiamente para provocar e tentar, em vão, convencer os seguidores dos blogs”sujos” de que suas mentiras são verdades. O Lula, eu e todos os que sabem pensar com suas próprias cabeças, chamávamos sim de bolsa esmola as migalhas de 15 reais que o falso sociólogo distribuía para um número ínfimo de famílias e sem qualquer contrapartida, como manter os filhos na escola, o que fez despencar vertiginosamente as cifras de evasão escolar ou a obrigatoriedade do pré-natal para as grávidas, o que, no GOVERNO LULA e agora no de DILMA, diminuiu muitíssimo a taxa de mortalidade infantil no país. Acontece que robôs e coxinhas jamais aceitarão essa realidade, uns porque são máquinas, outros porque já carregam os genes da maldade, do preconceito, do egoísmo.
    Continuemos nossa luta pelo fortalecimento da democracia e que o ano e 2016 traga muita saúde e alegria para todos vocês.

  18. JoaoP disse:

    Que essa senhora tenha uma vida digna, conquistada com o seu trabalho. Em contraste, há pouco tempo, os membros de um tribunal superior criou para eles o auxilio moradia, de cerca de 5.000,00 reais. E ainda tiveram a cara de pau de receber, retroativamente, o correspondente a alguns anos.

  19. Octavio disse:

    Não deveriam responder a comentários destes PERFIS FALSOS. Todos eles devem ser a mesma pessoa. Ela é paga pela oposição para fazer um comentário IDIOTA. É só para tirar o foco das discussões. Vamos ignorá-los. Quando eles postarem, vamos apenas colocar na resposta a seguinte frase: o nome dele e em seguida “PERFIL FALSO”. Pronto. Quando virmos esta mensagem, identificaremos o nome. Se for o nome conhecido, daremos o desprezo necessário. Desta forma eles perderam o seu sustento.

  20. Fabio Hideki disse:

    Não tinha uma atriz global que continua recebendo alguma coisa por ser filha de militar ?
    O artigo poderia fazer um contraste com ela

  21. Assim Falou Golbery disse:

    Eu queria que todo petista que tem cargo na administração pública ficasse todo mês só um salário mínimo e doasse o resto para que o partido possa não ficar na miséria

  22. henrique de oliveira disse:

    Alguns empresários, tipo o vagabundo do Skaf deveriam se mirar nesse exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *